+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Burst-time do cartão (da pra otimizar o protocolo?)

    Olá pessoal,


    Wireless realmente é um mundo complexo e quanto mais apreendemos, necessitamos de aprender mais! Assim nas minhas incansáveis busca de maior qualidade tenho estudado a fundo o protocolo 802.11 principalmente no modo B. Colocando de uma maneira que todos entendam um ap se comporta como um palestrante que tem configurado um tempo determinado para ouvir as peguntas de cada cliente e respondelas uma a uma, ocorre que se esse tempo for muito curto podemos estar trocando de ouvinte sem completar a resposta ou entender a pergunta, dái me pergunto o uso do burts time no cartão poderia otimizar a comunicação?

    Bem creio que sim, contudo estou fazendo testes, levando em conta o número de clientes que meu cartão pretende atender, visto que valores muito grandes poderia aumentar a latencia.

    O assunto taí espero que seja descutido, de minha parte ainda estou realizando estudos.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Olá pessoal,


    Wireless realmente é um mundo complexo e quanto mais apreendemos, necessitamos de aprender mais! Assim nas minhas incansáveis busca de maior qualidade tenho estudado a fundo o protocolo 802.11 principalmente no modo B. Colocando de uma maneira que todos entendam um ap se comporta como um palestrante que tem configurado um tempo determinado para ouvir as peguntas de cada cliente e respondelas uma a uma, ocorre que se esse tempo for muito curto podemos estar trocando de ouvinte sem completar a resposta ou entender a pergunta, dái me pergunto o uso do burts time no cartão poderia otimizar a comunicação?

    Bem creio que sim, contudo estou fazendo testes, levando em conta o número de clientes que meu cartão pretende atender, visto que valores muito grandes poderia aumentar a latencia.

    O assunto taí espero que seja descutido, de minha parte ainda estou realizando estudos.
    O assunto é realmente palpitante. Tem muita matéria, mas sempre é bom para refrescar nossa mente.
    Gostaria de saber onde o burst poderia ajudar, segundo o seu objetivo, a não ser dar aquela rajada inicial e logo cair na banda contratada.
    Agora, o ACK sim, se comporta como o "palestrante", pois é o tempo que o rádio dispensa para cada escuta do solicitante. Se for muito alto o valor, ele fica marcando tempo sem necessidade, e se for muito baixo pode acontecer de ele não ser suficiente para "ouvir e responder", usando a sua ilustração que é muito boa.
    Basicamente o ACK é em função da distancia entre os rádios, mas já notei que mesmo calculando um ACK para 1km por exemplo, o valor pode não ser exatamente o das tabelas existentes, visto que outros fatores podem interferir. Até dias chuvosos pode alterar este valor. Então, se em dia normal, deu por exemplo um ack de 30 como ideal, deixando ele um pouco mais acima, como 40 pode prever qualquer oscilação.

  3. #3

    Padrão

    Olá amig 1929, na verdade acho que não expliquei direito, não to falando do burt-time do controle de banda e sim do burt-time do cartão, aquele que faz com um cartão transmita initerruptamente para apenas um cartão durante o tempo especificado, assim poderiamos tirar vantagem desta opção.
    O ack na verdade é uma confirmação de comunicação bem sucedida e assim a sua configuração especifica o tempo em que esperamos por essa confirmação, no entanto burst-time (do cartão) agende de outra forma
    por exemplo imagine que temos 30 clientes pendurados em um cartão , para termos uma latencia de 30 ms segundos por exemplo, o cartão dispensaria 1ms para cada ou seja 1000 microsegundos,
    assim acredito que se ajustarmos o burst time podemos ter melhor rendimento do distema

  4. #4

    Padrão

    Muito interessante. Vivendo e aprendendo.
    Vamos ver então as opiniões.

  5. #5

    Padrão Re: Burst-time do cartão (da pra otimizar o protocolo?)

    Desde 2009 ninguém mais se pronunciou a respeito do tema. Nem eu me lembrava mais.
    Mas como a necessidade agora apareceu, numa breve pesquisa achei o tópico e vamos tentar esclarecer o assunto.

    Jhonne, você chegou a alguma definição a respeito?

    No wiki do mikrotik não fala nada sobre o assunto a não ser as opções.

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Burst-time do cartão (da pra otimizar o protocolo?)

    Carlos, eu acho que de 2009 para cá, tanto coisa mudou, com a entrada no protocolo 802.11N e, atualmente, com os projetos em cima do beanforming, que pensarmos em ajustes manuais de burst não ajudaria, pois se trata ajustes tão sensíveis e valores tão ínfimos, que apenas algoritmos de muita precisão para lidar com os mesmos.