+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Não Registrado
    Visitante

    Question Exibir ip Válido de Cada estação

    Caros amigos,

    Estou com um problema no meu mikrotik e depois de procurar muito por aqui não achei nada relacionado, por isso, gostaria se possível de uma ajuda da comunidade para tentar resolver meu problema.

    A situação é a seguinte:

    Eu tenho 24 ip's válidos da operador OI. Cada servidor mikrotik meu (Quatro no total) possui um ip válido distribuido da seguinte forma:

    MK1 (Ip 189.10.10.254) - Faz controle de banda dos outros três mikrotiks (Servidor central)
    MK2 (Ip 189.10.10.1) - Estação em um ponto remoto da cidade (Zona sul) - Esse servidor faz controle de banda, firewall, nat e outros para os clientes finais da rede;
    MK3 (Ip 189.10.10.2) - Estação em um ponto remoto da cidade (Zona Norte) - Esse servidor faz controle de banda, firewall, nat e outros para os clientes finais da rede;
    MK4 (Ip 189.10.10.3) - Estação em um ponto remoto da cidade (Zona Leste) - Esse servidor faz controle de banda, firewall, nat e outros para os clientes finais da rede;

    Na minha estrutura como tenho pouca banda 6 MB full, faço controle de banda pra cada estação para evitar que uma passe do limite deixando a outra sem disponibilidade ... Só pra você entender, deixo setado 2 MB pra cada no MK1.

    O problema é que quando os clientes da estação MK2 ou MK3 ou MK4 acessa Internet, ao invés de aparecer o ip válido de suas respectivas estações, só aparece o ip do MK1; Ex: digamos que eu use a estação com MK2, quando eu acessasse o endereço ww.meuip.com.br deveria aparecer o ip do MK2 no caso 189.10.10.1, mas, ao invés disso, aparece o ip do MK1 189.10.10.254 ... Eu gostria que aparecesse o ip da própria estação entendeu?

    Não é erro físico como cabeamento ou outros, pois, de fora da minha rede através de um celular ou Lan House acesso qualquer um dos servidores no seu respectivo IP valido, logo, se eu quiser acessar o MK3 é só digitar o ip do mesmo no Winbox e pronto ... vai embora ...

    Estou ficando louco com esse negócio, não consigo resolver de jeito nenhum, não sei se colocando o MK1 como bridge funcionaria, pois, a estrutura do mesmo é roteando e fazendo mascaramento na rede.

    Se alguém puder me ajudar, fico agradecido.

  2. #2

    Padrão

    Olá,


    Ao que me parece você está fazendo NAT. Se estiver olhe se na regra do NAT não está sendo feito para a interface inteira (receita de bolo que todos seguem). Se for esse o caso remova a interface da regra e coloque apenas o Src Address apontando a rede dos clientes. Isso resolve 90% dos casos.

    Tfa,

    Ademir Peixoto

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ademirpeixoto Ver Post
    Olá,


    Ao que me parece você está fazendo NAT. Se estiver olhe se na regra do NAT tinuanão está sendo feito para a interface inteira (receita de bolo que todos seguem). Se for esse o caso remova a interface da regra e coloque apenas o Src Address apontando a rede dos clientes. Isso resolve 90% dos casos.

    Tfa,

    Ademir Peixoto

    Bom dia Ademir,

    Obrigado por me responder, mas, como havia te dito, possuo três estações que usam internet através deste servidor, logo, tenho três faixas de ip diferente. Se eu fizer o que você falou pra uma das faixas de ip usado por uma estação as outras duas continuaram acessando Internet já que as faixas delas são diferentes? ou tenho que fazer uma regra para cada estação?

  4. #4

    Padrão

    Olá,


    Sim, vc precisa criar uma regra masquerade independente pra cada bloco de ip dos clientes ou fazer uma Src Address com máscara grande o bastante pra pegar as 3 redes. Ex: Clientes com ip 10.0.0.2/24 ; 10.0.1.2/24 e 10.0.2.2/24 vc colocaria uma rede 10.0.0.0/22 porque já englobaria 4 redes /24 consecutivas.


    Tfa,


    Ademir Peixoto

  5. #5

    Exclamation Não de certo

    Oi Ademir,

    Olha só, tentei o que você sugeriu ... não funcionou, continua do mesmo jeito ... to tentando outras loucuras por aqui ... por acaso você tem alguma outra idéia pra eu quebrar a cabeça???

    Ricardo

    Citação Postado originalmente por ademirpeixoto Ver Post
    Olá,


    Sim, vc precisa criar uma regra masquerade independente pra cada bloco de ip dos clientes ou fazer uma Src Address com máscara grande o bastante pra pegar as 3 redes. Ex: Clientes com ip 10.0.0.2/24 ; 10.0.1.2/24 e 10.0.2.2/24 vc colocaria uma rede 10.0.0.0/22 porque já englobaria 4 redes /24 consecutivas.


    Tfa,


    Ademir Peixoto

  6. #6
    rafael wib
    Visitante

    Padrão ip fixo nas estacoes

    cara vc ta fazendo errado aqui tenho essa mesmo tipo de estrura
    e tenho tudo fucionando perfeitamente posta suas regras
    ou me add no msn ( [email protected] )

  7. #7
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    A velha frase: "ME ADD no M$N".

    Citação Postado originalmente por rafael wib Ver Post
    cara vc ta fazendo errado aqui tenho essa mesmo tipo de estrura
    e tenho tudo fucionando perfeitamente posta suas regras
    ou me add no msn ( [email protected] )

  8. #8

    Thumbs up

    Bom dia,

    Meu servidor MK1 é simples, não faz proxy nem cache full, só estou fanzendo literalmente o controle de banda das estações e o firewall como mostra abaixo:

    IP-> Firewall

    Guia Geral
    chain: srcnat
    Out Interface: LinkInternet

    Guia Action
    Action: Masquerade

    Neste servidor tenho obviamente duas placas de Redes demominadas RedeLocal e LinkInternet, onde minha RedeLocal tem o IP 10.10.10.10 e o LinkInternet 189.xx.xx.xx ... somente isso ... e não passa o ip das estações só o do servidor MK1 ...

    Abraço

    Citação Postado originalmente por rafael wib Ver Post
    cara vc ta fazendo errado aqui tenho essa mesmo tipo de estrura
    e tenho tudo fucionando perfeitamente posta suas regras
    ou me add no msn ( [email protected] )