Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Citação Postado originalmente por nikollas Ver Post
    Caramba tb estou perdido nisto, mais pensandoa aqui já que não precisa de um profissional para expedir então poderia compra esta equipamento para medir e com isto medir os concorrentes e assim quem tiver fora das normal fazer a denucia a Anatel, porque só um seguir as normal enquantos outro faz o que quer sem lincença ou SVA da vida e sem nenhum dor de cabeça, pois a anatel só fiscaliza quem tem resgistro é muito mais facio para ela.
    Gosto de comparar sempre à uma construção civil, vc pode instalar o autocad e fazer o projeto da sua casa, respeitando as normas para esse fim, mas para ter validade como projeto, o mesmo precisa ser assinado por um engenheiro e ter a anotação de responsabilidade técnica, essa lógica serve para todas as áreas da engenharia, inclusive telecomunicações.

    Abraços!

  2. #22

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Alguns amigos engenheiros não concordariam com essa analogia ... hehehehehehehe ... mas, tendo o equipamento para fazer é isso aí mesmo que o Kleber falou.

  3. #23

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Alguém já respondeu para Anatel sobre o assunto: Lei 11.934 de 5 de maio de 2009 considerando determinação constrate do Acórdão no 2658/2009 TCU-Plenário?
    tem que manda um laudo ou somente responder dizendo que os equipamento estar usando esta dentro das normas.
    Att...

  4. #24

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Amigos.

    Vejam a resposta que recebi de um Engº, quando fiz uma consulta sobre a confecção do Laudo Radiométrico.

    O Laudo radiométrico não é um procedimento tão simples como vem sendo passado. Este laudo, deve ser elaborado com maiores detalhes e informações, além do que é demonstrado no Anexo à Resolução 303/2002 da Anatel.

    A Resolução apenas passa a parte mais simples, para a elaboração de um laudo simples. Os laudos elaborados por nós vão com maior quantidade de informações, pois para isso é feita uma vistoria na estação do cliente, onde são retiradas todas as informações necessárias para que o laudo atenda ao que pede a agência.

    Os cálculos devem levar em conta, além da potência do rádio e do ganho da antena, a altura das antenas, e, caso tenha mais de uma frequência de trabalho na torre, de outra operadora, por exemplo no caso de autorizadas que compartilham torres de celular, ou com outra autorizada, deve-se levar em conta TODAS as antenas e frequências utilizadas, para que realmente a estação atenda ao que pede esta resolução.

    No laudo elaborado por nós, também é levado em conta os índices de absorção permitidos pela legislação, onde são feitos os cálculos utilizando a massa de indivíduo, por membros, ou seja, cálculos específicos para absorção em todo o corpo, desde a cabeça, membros superiores e inferiores, onde fica explícito que a estação atende ou não à todos os requisitos solicitados pela Anatel.

    Tal laudo deve ser acompanhado pela ART emitida pelo profissional que elaborou o mesmo, que deve ser registrada no CREA de origem da estação licenciada, dando assim a validade necessária ao mesmo.

    As estações repetidoras, ou isentas de licenciamento, não são obrigadas a manter tal laudo, mas, o mesmo pode ser solicitado à qualquer tempo pela Anatel, de qualquer estação conforme o Art. 66 da resolução 303/2002 que diz:

    “Art. 66. Estão isentas da necessidade da avaliação por profissional habilitado, as estações transmissoras de radiocomunicação enquadradas nos seguintes casos:

    I. Estações com operação itinerante, definidas pela Agência;
    II. Estações de aeronaves e embarcações;
    III. Estações de radiocomunicação isentas de licença para seu funcionamento;
    IV. Estações de enlaces ponto-a-ponto cuja radiofreqüência de operação seja superior a 2 GHz e a potência do transmissor seja inferior a 2 (dois) watts;
    V. Estações terminais para as quais o licenciamento é efetuado observando procedimento próprio estabelecido no Regulamento para Arrecadação de Receitas do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações – FISTEL, aprovado pela Resolução no 255, de 29 de março de 2001, excetuando-se os terminais portáteis enquadrados no Capítulo II, do Título III, deste regulamento.

    § 1o. A isenção de que trata o caput, não exime as estações transmissoras de radiocomunicações do
    atendimento aos limites de exposição estabelecidos.

    § 2o. A Anatel poderá determinar, a qualquer momento, que quaisquer estações, mesmo as
    enquadradas nos incisos acima, sejam avaliadas para demonstração do atendimento aos limites de
    exposição estabelecidos.”


    Qualquer nova solicitação estou à disposição.


    Diante do acima exposto, vejo que não é assim tão simples a confecção deste laudo. Quem tiver mais novidades sobre o mesmo, que poste aqui no forum.


    Saudações a todos.

  5. #25

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Hoje falei com eng. que dar suporte quando precisamos e o mesmo nos informou que foi até a central da Anatel e o que aconteceu foi um erro da mesmo que startou esta correspondência para todos que critérios e que não vale para nos provedores que tem SCM.
    Fica aqui a dica onde muito eng. esta aproveitando para ganhar um $$ a mais.
    Att....

  6. #26

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    opa , chego um oficio da anatel aqui semana passada sobre isso vai comecar ser exigido

  7. #27

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Citação Postado originalmente por tioruan Ver Post
    opa , chego um oficio da anatel aqui semana passada sobre isso vai comecar ser exigido

    Aqui ainda não chegou o oficio.

    Agora me pergunto fazer ou não fazer eis a questão.

  8. #28

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Citação Postado originalmente por pinhais Ver Post
    Aqui ainda não chegou o oficio.

    Agora me pergunto fazer ou não fazer eis a questão.
    O velho ditado diz: "O precavido morreu de velhice!" Esse ditado serve para empresas tb!! arhauerhua Abraços!!

  9. #29

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    De qualquer forma eu recebe uma correspondencia da Antel mais nada dizendo que eu teria que fazer explicidamente, pelo menos foi assim que entendi, vou esperar para ver.

    Mais se alguém já fez e tiver a caridade de passar o modelo e procedimente, agradeço... ou quem fez e qual o valor do serviço.
    Att...

  10. #30

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Citação Postado originalmente por nikollas Ver Post
    De qualquer forma eu recebe uma correspondencia da Antel mais nada dizendo que eu teria que fazer explicidamente, pelo menos foi assim que entendi, vou esperar para ver.

    Mais se alguém já fez e tiver a caridade de passar o modelo e procedimente, agradeço... ou quem fez e qual o valor do serviço.
    Att...
    Nosso engenheiro está fazendo Custo R$ 300 reais cada estação.

  11. #31

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Citação Postado originalmente por pinhais Ver Post
    Nosso engenheiro está fazendo Custo R$ 300 reais cada estação.
    Fui informado pelo engenheiro que nos atende que deve ser feito 1 para cada torre e outro pra estação base (a registrada na Anatel).

    Alguem sabe se a informação confere?

  12. #32

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Estamos postergando e tem gente falando ai que não é obrigatório o Laudo Radiométrico para bandas 2,4 Ghz e 5 Ghz, alguém viu isso por escrito oficial da ANATEL?

    Parece meio confuso de se entender, mas até no Direito existe uma lógica, isso quer dizer que a Lei nº 11.934/2009 é mais moderna, mais específica e hierarquicamente mais elevada do que as Resoluções 303/2002 e 506/2008 da ANATEL, quando se trata de estudos relacionados à exposição aos campos eletromagnéticos.

    Partindo dessa lógica, na justiça prevalecerá a Lei nº 11.934/2009 e essa não especifica excessões "dentro do espectro", muito pelo contrário, delimita bem as freqüências de ondas eletromagnéticas (...) situadas na faixa entre 9 kHz e 300 GHz.

  13. #33

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Boa tarde!
    Por gentileza, Voce pode mandar uma copia do Laudo Radiometrico.
    Para servir de modelo, se posivel te agradeço.
    Azevedo

  14. #34

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Boa tarde,

    O eng. que nos atende já disse que não precisa fazer pois isto é somente para a teles, isto esta dizendo o cara que trabalha para teles.
    sds.

  15. #35

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Pessoal, sei que esse tópico ja é antigo. Eu sou novo por aqui, Sou engenheiro eletricista (telecom) e ja fiz esse laudo. Existe aqui algum engenheiro alem de mim que também ja fez?

  16. #36

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Citação Postado originalmente por Cerbero666 Ver Post
    Corrigindo, a resolução é 303/2002

    Desculpem o erro!
    Boa tarde,
    somos fornecedores de serviços de pesquisa de campo para EIV, PLC e PCS, alem de pesquisa de mercado qualitativa e quantitativa em todo o estado de minas gerais, precisando, conte com a gente.
    contato: 3193031969
    obrigado,

    João

  17. #37

    Padrão

    Segue link de um modelo.

    Creio que seja o que esta mais alinhado a solicitação de todos.

    http://www.guaruja.sp.gov.br/wp-cont...PA-7983-16.pdf

  18. #38

    Padrão Re: Laudo Radiométrico

    Prezado, bom dia.

    A alguns meses atrás recebi uma notificação da prefeitura para realizar o LICENCIAMENTO DE TORRE DE TRANSMISSÃO.

    Um colega indicou que fizesse uma petição solicitando a isenção da entrega destes laudos uma vez que se trata de torre de TX para WIFI, algum colega aqui já conseguiu? Teria o modelo?

    Dentre as solicitações ainda tenho algumas pendências qual preciso providenciar para protocolar o pedido.

    - LAUDO RADIOMÉTRICO + ART
    - PLANTA DO EQUIP. DE TEL. CEL. A SER INSTALADO, PROJETO COMPLETO, LOCALIZAÇÃO/PLANTA/CORTES E ELEVAÇÃO. + ART
    - ATESTADO TEC. DOS EQUIPAMENTOS INSTALADOS + ART

    Se houver alguma empresa participante que possa orçar:

    E aproveitando para tirar uma dúvida.

    No caso de minha formação de TECNICO EM TELECOMUNICAÇÕES qual possuo registro ativo no CREA e recentemente foi transferido para o CFT, estaria apta a gerar a TRT correspondente aos laudos solicitados?

    Desde já agradeço.

    At