+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Como montar um servidor de cache paralelo ao mikrotik ?

    Fala ae galera do forum ,pocha o forum aqui tem me ajudado em bastante coisa aqui no meu provedor, agoa estava querendoo montar um servidor de cache para colocar na minha rede estou com 1 mega full de link e estava querenco colocar o cache sendo que eu ja tenteii montar ums aqui mas não tive sucesso,queria ver se alguem me mandava um passo a passo da instalação configuração etc. que possa me ajudar .
    gratoo
    a compreenção de todos.
    Última edição por DeividMoika; 05-12-2009 às 10:24.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DeividMoika Ver Post
    Fala ae galera do forum ,pocha o forum aqui tem me ajudado em bastante coisa aqui no meu provedor, agoa estava querendoo montar um servidor de cache para colocar na minha rede estou com 1 mega full de link e estava querenco colocar o cache sendo que eu ja tenteii montar ums aqui mas não tive sucesso,queria ver se alguem me mandava um passo a passo da instalação configuração etc. que possa me ajudar .
    gratoo
    a compreenção de todos.
    Amigo os pasos primarios são... ter um mk bem configurado e rodando. depois um debian 5.02 com o basico.
    nada de kde/gnome esquece o grafico servidor tem que ser em texto mesmo.
    você vai colocar thunder cache ou só squid??

  3. #3

    Padrão

    o mk eu ja tenho bem configurado e rodando.. agora não tenho preferencia em thunder ou squid quero mesmo um cache para economizar banda

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    euu ja tinha vistoo esse o problema e na hora de instalar o squid ou o linux sabe aquelas configurações inicias..que eu queria sabe

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DeividMoika Ver Post
    euu ja tinha vistoo esse o problema e na hora de instalar o squid ou o linux sabe aquelas configurações inicias..que eu queria sabe
    Olá amigo vai de debian então, instala pelo cd net-install só o basico, só marque a opção sistema basico, deixe o resto desmarcado.
    Obs, vai precisar de um modem roteado ligado a ele.. depois de instalado é só dar o comando.
    pra instalar o que quizer.
    apt-get update
    apt-get install xxxxxx onde xxxx é o nome do pacote a ser instalado, squid, bind9, apache2, ssh etc etc..
    abraços

  7. #7

    Padrão

    amigo eu tambem tinha essa dificuldade , ai comprei o mk-auth e facilitou tudo , alem de vc ganhar um otimo gerenciador para o seu provedor ... Manual - MK-AUTH

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    amigo eu tambem tinha essa dificuldade , ai comprei o mk-auth e facilitou tudo , alem de vc ganhar um otimo gerenciador para o seu provedor ... Manual - MK-AUTH
    Bem lembrado amigo,, tinha me esquecido do mk auth, tenho aqui na rede... mais mkauth é igual airaya, você coloca e fica lá sem dar problema ai você acaba esquecendo que tá lá,, he he he
    Abraços.

  9. #9

    Padrão

    euu estou implantando ele aqui mas estou com um problema aqui sobre o cache do mk-auth pode me ajudar com ele.
    add no msn ai fazendo favor
    [email protected]

  10. #10

    Padrão

    boa noite amigos, tbm estou com esse problema no mk-auth se puderem meajudar agradeço, meu msn e [email protected]

  11. #11

    Padrão

    Mais qual seria o problema exatamente?? pois na verdade é só criar redirecionamentos.
    tipo você já deve ter configurado o ip do mk 169.254.0.1 / mkauth 169.254.0.2 , certo?
    então agora é só criar um nat que conste. origem 169.254.0.2 para 169.254.0.1 que é o mk (masquerade tambem funciona mais vai abrir uma brecha de segurança)
    para redirecionar para o squid do mk-auth use assim....

    add action=dst-nat chain=dstnat comment="" disabled=yes dst-address=\
    !169.254.0.2 dst-port=80 protocol=tcp src-address=\
    primeira ip de cliente-ultima ip de cliente to-addresses=192.168.11.1 to-ports=3128

    ou faça um para cada cliente exemplo..

    add action=dst-nat chain=dstnat comment="" disabled=yes dst-address=\
    !169.254.0.2 dst-port=80 protocol=tcp src-address=\
    192.168.11.2 de cliente to-addresses=192.168.11.1 to-ports=3128

    add action=dst-nat chain=dstnat comment="" disabled=yes dst-address=\
    !169.254.0.2 dst-port=80 protocol=tcp src-address=\
    192.168.12.2 de cliente to-addresses=192.168.11.1 to-ports=3128

    add action=dst-nat chain=dstnat comment="" disabled=yes dst-address=\
    !169.254.0.2 dst-port=80 protocol=tcp src-address=\
    192.168.13.2 de cliente to-addresses=192.168.11.1 to-ports=3128

    ...etc.. etc .... etc .... etc ....etc e mais um monte de ....etc até o ultimo cliente.

    O o nat o src nat tambem poder ser feito um para cada mais vai dar uma montueira de codigos,
    prefira fazer por blocos.

    Abraços , espero ter ajudado

  12. #12
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão MK + Thunder Cache


  13. #13

    Padrão Re: MK + Thunder Cache

    Ola´amigos esta é a primeira vez desculpe-ma algum erro.
    Mas vamos la tenho uma rb 433ah com 3 cartoes e 3 setoriais meu modem esta em brigde a rb com MK que disca queria eu colocar um servidor para cache ficaria assim: modem+servidor+rb tentei com o centOS mas a rb não discava alguem pode me ajuda?

  14. #14
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: MK + Thunder Cache

    Citação Postado originalmente por cfcruz Ver Post
    Ola´amigos esta é a primeira vez desculpe-ma algum erro.
    Mas vamos la tenho uma rb 433ah com 3 cartoes e 3 setoriais meu modem esta em brigde a rb com MK que disca queria eu colocar um servidor para cache ficaria assim: modem+servidor+rb tentei com o centOS mas a rb não discava alguem pode me ajuda?
    Amigo, creio que o conceito seria:

    RB >> Modem / Router
    RB >> Saida Clientes
    RB >> Servidor Cache
    Na RB que vc faz o NAT "Redirecionamento" das solicitações dos clientes apontando para o teu servidor de Cache...

    Da uma olhada nesse artigo, pode ser que ele te ajude a sanar teu problema, abraços

    Linux: Proxy em paralelo com o mikrotik [Artigo]

  15. #15

    Padrão Re: Como montar um servidor de cache paralelo ao mikrotik

    Mk-Auth faz cache? Galera... me ajudem pois eu nuca vi ou achei...