+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bloquear IP's que estao livres

    Olá Pessoal, sou novo aqui no forum.Gostaria de saber se alguem já fez uma regra no Mikrotik para nao permitir o uso de IP's que estao livres.Tenho um servidor DHCP rodando e queria bloquear os IP's que nao estao atribuidos a nenhum cliente.Seria possivel?

  2. #2

    Padrão Sim é possivel

    Altere o seu address pool no dhcp-server para static-only, ai ele só irá atribuir o ip de quem foi cadastrado.

  3. #3

    Padrão

    Amigo... uma dica que te dou pois mudei aqui no meu provedor é autenticar os clientes via PPPoE
    esta funcionando muito bem mesmo!!

  4. #4

    Padrão

    Olá pessoal, vlw pelas dicas.Mas é o seguinte, o address pool já está static only.Eu nao expliquei direito ao criar o topico,me desculpem.O que eu estava pensando é o seguinte, como tenho a faixa de Ip declarada no servidor DHCP, se um cliente colocar um IP estatico, que esteja dentro da faixa, ele irá navegar normalmente.Queria evitar isso,só sendo possivel navegar com o IP que está atrelado ao seu mac.Nao sei se tem como.E sem autenticação.

    Obrigado pela atenção de voces...

  5. #5

    Padrão

    Tira a opção add arp for leases no dhcp server e add na arp um por um .

  6. #6

    Padrão

    Olhá amigo tem como fazer o que vc quer sim....

    Só que eu ja fiz isso quando usava Linux como servidor... o problema que achei foi que enchi de regras no firewall e me deu a impressão de ficar mais lento. Além de que é muito facil o pessoal clonar mesmo vc atrelando IP ao MAC. Por isso resolvi mudar para PPPoE que vc atrela Usuário x Senha x Mac e consegue bloquear conexões simultaneas. Além de poder filtrar todo o trafego dentro da Bridge que os clientes conectão para chegar no seu servidor liberando somente trafego PPPoE sendo assim vc não fica usando desempenho dos teus radios com trafego inutil.

  7. #7

    Padrão

    Pessoal, obrigado pelas dicas.....Consegui uma forma, na interface eu uso a opção ARP : Reply-Only.E cadastro os clientes na tabela ARP.Assim eles só irao funcionar com o IP destinado a eles no dhcp.

  8. #8