Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB_Mikrotik com ThunderCache?

    Bom dia a todos,
    Preciso muito de alguem que possa me ajudar, montei um servidor e gostaria de instalar o ThunderCache na minha Rede podem não obtive sucesso com nenhum tutorial pois não especificaram nada sobre IP nem quando se deve colocar o Ubuntu as condições finais;

    Meu caso é esse:
    http://i77.photobucket.com/albums/j8..._Mikrotik2.jpg
    Inserir um computador para ser o ThunderCache porem todos os manuais me falam pra usar esse comando no Ubuntu "wget http://www.thundercache.org/repo/thundercachev21.tar" que faria com que fossem baixados updates para o Ubuntu, sendo que isso não é possivel sem que haja alguma configuração para liberação de intenet a essa Interface ainda não configurada.

    Ao tempo os manuais tambem citam varias referencias a IP's que complicam ainda mais meu entendimento.

    Se alguem puder ajudar ou mesmo "desenhar" seria de grande ajuda, pois até conseguir ter acesso ao comando wget qnd instalei esse servidor numa lan house. Mais não ajudou pois não entendir a parte de configuração de IPs.

    Grato a todos que possam ajudar.

  2. #2
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cesarpsa Ver Post
    Bom dia a todos,
    Preciso muito de alguem que possa me ajudar, montei um servidor e gostaria de instalar o ThunderCache na minha Rede podem não obtive sucesso com nenhum tutorial pois não especificaram nada sobre IP nem quando se deve colocar o Ubuntu as condições finais;

    Meu caso é esse:
    http://i77.photobucket.com/albums/j8..._Mikrotik2.jpg
    Inserir um computador para ser o ThunderCache porem todos os manuais me falam pra usar esse comando no Ubuntu "wget http://www.thundercache.org/repo/thundercachev21.tar" que faria com que fossem baixados updates para o Ubuntu, sendo que isso não é possivel sem que haja alguma configuração para liberação de intenet a essa Interface ainda não configurada.

    Ao tempo os manuais tambem citam varias referencias a IP's que complicam ainda mais meu entendimento.

    Se alguem puder ajudar ou mesmo "desenhar" seria de grande ajuda, pois até conseguir ter acesso ao comando wget qnd instalei esse servidor numa lan house. Mais não ajudou pois não entendir a parte de configuração de IPs.

    Grato a todos que possam ajudar.

    Opa e ai blz??

    Faz o seguinte usa o debian, e instala com o script do Luciano (m4D3)

    https://under-linux.org/f132382-conl...utomaticamente, ConLiNUX3Duo , veja o video e sigas os passos que nao tem erro mano

    Abraços

  3. #3
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cesarpsa Ver Post
    Esse Debian seria mais um computador adicional ou outro sistema pra ser instalado nesse mesmo servidor Ubuntu?
    O debian é um sistema operacional, o ubuntu é baseado nele, no caso ai você formata o pc que esta o ubuntu e instala o debian ok.

    Você ja roda alguma coisa nesse ubuntu ou ainda ta zerado??

  4. #4

    Padrão

    Ele tava zerado, obrigado pela ajuda amigo.
    Vou baixar o Debian agora mesmo e tentar seguir os tutorias.
    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    O debian é um sistema operacional, o ubuntu é baseado nele, no caso ai você formata o pc que esta o ubuntu e instala o debian ok.

    Você ja roda alguma coisa nesse ubuntu ou ainda ta zerado??

  5. #5
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cesarpsa Ver Post
    Ele tava zerado, obrigado pela ajuda amigo.
    Vou baixar o Debian agora mesmo e tentar seguir os tutorias.
    Certo, segue a risca que nao tem erro ok, demora um pouco mais fica bom


    Abraços

  6. #6

    Padrão

    cara tem 2 tutos que segui e ja montei pelos 2 Do luciano e do roberto e tem o bill gates que manja muito......mas o ultimo que eu montei , eu usei o do roberto e mostei com o 2.1 pois o 3 apesar de ser melhor vou aguardar que ele fique totalmente estavel, pois quando montei e tive que reinstalar.

    https://under-linux.org/f130724-thun...-por-billgates

    segue ai que da certo , da uma olhada no forum do thunder.

  7. #7

    Padrão

    Fernando, foi justamente esses tutorias que tentei seguir, porem se vc ler o começo desse meu topico saberar qual minha duvida na qual não fica claro nos tutorias.

    Obrigado por tentar ajudar.

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    cara tem 2 tutos que segui e ja montei pelos 2 Do luciano e do roberto e tem o bill gates que manja muito......mas o ultimo que eu montei , eu usei o do roberto e mostei com o 2.1 pois o 3 apesar de ser melhor vou aguardar que ele fique totalmente estavel, pois quando montei e tive que reinstalar.

    https://under-linux.org/f130724-thun...-por-billgates

    segue ai que da certo , da uma olhada no forum do thunder.

  8. #8

    Padrão

    ahhhh
    vc usa hotspot ou ppoe?

    Se usar hotspot pode colocar uma placa de rede no mk e colocar um cabo cross na maquina que vai ter o thunder e faz uma nat direta sem restrição de velocidade pra essa interface e coloca o redirect no hotspot e se for pppoe coloca uma regra de redirect da inmterface cliente para o thunder com a porta dele .

  9. #9

    Padrão

    No caso do ip coloca na interface que add por exemplo

    Adress 192.168.50.1/24
    Network 192.168.50.0
    Broadcast 192.168.50.3
    Debian 192.168.50.2 e o ip do thunder vai ser esse

  10. #10

    Padrão

    Uso Hotspots, com Routerboard Mikrotik que não tem como por placa adicional ou pelo menos não faço ideia de como fazer isso. Porem a saida livre que disponho coloquei esse computador que pretendo instalar o ThunderCache nele.

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    ahhhh
    vc usa hotspot ou ppoe?

    Se usar hotspot pode colocar uma placa de rede no mk e colocar um cabo cross na maquina que vai ter o thunder e faz uma nat direta sem restrição de velocidade pra essa interface e coloca o redirect no hotspot e se for pppoe coloca uma regra de redirect da inmterface cliente para o thunder com a porta dele .

  11. #11

    Padrão server mk

    Monte um uma cpu para seu servidor mk
    para não força sua rb
    deixe a rb em bridge

  12. #12

    Padrão

    Instalar mais um computador agora vc me leva a falencia antes de começar.
    Valeu pela dica mais pra frente eu estarei adicionando outro computador ao projeto.

    Citação Postado originalmente por wifiinternet Ver Post
    Monte um uma cpu para seu servidor mk
    para não força sua rb
    deixe a rb em bridge

  13. #13

    Padrão

    tbm estou com o mesmo do camarada, problemas na config do thundercache, to com 1 pc so pra fazer isso, baixei o debian, uso hotspot, minha rb é uma 433uah com 3 r52h, 3 antenas setorias de 14 dbi 120º, modem em modo router....

  14. #14

    Padrão

    Vou passar a dica que me foi passado até agora e creio que resolverar meu problema:


    1º Renomear a interface livre para Linux ficando mais facil a identificação.
    2º em IP Address - Add:
    address: 192.168.88.1/24 (IP de sua escolha)
    Network: 192.168.88.255
    Interface: Linux
    3º em IP > Hotspots > IP Binding Cadastrar a MAC do Debian ou Ubuntu com o Type ByPassed.

    Obs.: Pra pegar a MAC quando começar a instalar o Debian ele vai pegar ip pelo dhcp certo, ai vc faz o seguinte, olha la na leases do dhcp e procura por alguma mac que nao seja de seus clientes, com algum hostname de debian ou algo parecido, ou senão pelo host no hotspot, que esteja sem autencaçao, na mesma faixa de ip que vc colocou pra ele.

    Creditos edcomrocha
    Última edição por cesarpsa; 08-12-2009 às 11:47.

  15. #15

    Padrão

    Uso Hotspots, como faço esse redirect que vc mensionou no topico?

    Tenho uma interface livre com o nome Linux.

    https://under-linux.org/f133883-rb_mi...m-thundercache

    Nos tutorias eles mandam usar o comando wgethttp://www.thundercache.org/repo/thundercachev21.tar

    porem precisaria ter acesso primeiro a internet.

    Pode postar aqui mesmo......pra que vc possa instalar vc tem que ter internet ja na interface onde vai instalar o thunder. é só fazer o que eu disse acima que da certo

  16. #16
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão MK + Thunder Cache

    Amigo verifique aqui:
    Thunder Cache 3.x by Minelli.'.

  17. #17

    Padrão

    Obrigado a todos,
    Conseguir configurar tudo certinho com o Derbian conforme o edcomrocha passou a cima.

    Porem no final da instalação deve-se retirar a interface o DHCP.

  18. #18

    Padrão

    cesarpsa,

    voce conseguiu resolver o problema, caso nao vai aí mais uma dica. vai de mk-auth, já vem com servidor radius e vc pode contralar seus clientes atraves do admin, segue abaixo o link para mais informaçoes.

    forum
    Fórum de discussão - MK-AUTH

    manual
    Manual - MK-AUTH

    até mais

  19. #19

    Padrão

    Alguem sabe dizer se o ThunderCache pode ser usado pra fazer cache de uma rede tipo uma "Lan House"

    Se sim, deve ser configurado nas opções de internet dos browser?
    Se não, exixte algum sistema que faça isso sem precisar ter mais um servidor alem do de Cache?

  20. #20
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cesarpsa Ver Post
    Alguem sabe dizer se o ThunderCache pode ser usado pra fazer cache de uma rede tipo uma "Lan House"

    Se sim, deve ser configurado nas opções de internet dos browser?
    Se não, exixte algum sistema que faça isso sem precisar ter mais um servidor alem do de Cache?
    Uso na minha Lan, coloco ele como parent do squid, e intercepto o tráfego http para o squid ('proxy transparente')