+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 4 MB full da Embratel da prá qtos clientes?

    Olá, boa tarde à todos do forum.

    Estou montando um provedor e o cliente contratou um link de 4 MB full. Qtos clientes vcs acham que posso alocar nessa banda com qualidade?

    Grato pelas opiniões de todos.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darkhscosta Ver Post
    Olá, boa tarde à todos do forum.

    Estou montando um provedor e o cliente contratou um link de 4 MB full. Qtos clientes vcs acham que posso alocar nessa banda com qualidade?

    Grato pelas opiniões de todos.
    depende das velocidades vendidas no caso de 256k simultaneos com banda maxima daria 16 clientes, como não são todos que utilizam a banda maxima multiplica por 4 = 64, então vc pode vender para uma média de 110 clientes que geralmente fica uns 50% dos clientes online que atende bem....

  3. #3

    Padrão

    aqui tenho 140 clientes de 200/200k cadastrados num link de 4mb full, claro que utilizo um cache nervoso e a média de pico é de 75 simultaneos. Para planos maiores pode enxugar mais...

  4. #4
    cytron
    Visitante

    Padrão

    Bom, utilizo link Embratel 4Mb e já conversei muito com técnicos (verdadeiros) da embratel (e não aqueles atendentes). O cara me passou uns relatórios interessantes: pesquisas da embratel, são estimativas e cálculos bem precisos sobre o perfil brasileiro, é a fómula que a Embratel usa. Eu comprovei ao longo do trabalho em meu provedor:

    Para cada 2Mb é possivel manter 200 clientes (mas é preciso ter um cache violento)

    Explicaćão:

    Não importa a velocidade fornecida, o importante é o perfil do usuário, eu questionei com o técnico sobre fornecer velocidade de 200k ou 1 mega, ele deixou bem claro que ninguém abre página a 1 mega, o que faz muito sentido, pois a página dá um tapa e já é carregada, o que não gera um fluxo de 1 mega tempo o suficiente para o servidor calcular que está trafegando 1 mega, imagina abrindo o site do google a 1 mega kkkk, não faz sentido. (NÃO ESQUEĆA DO SQUID)

    Basicamente o que o técnido da Embratel disse foi:

    Não importa a velocidade fornecida, com o link de 2 megas da Embratel você pode pendurar 200 clientes (no máximo). Torno a lembrar: Para isso é necessário um servidor cache afiado!!!

    Bom, minha experiência foi:

    Quando cheguei em uns 120 clientes, percebi que o link já estava chegado no talo com uma certa frequencia, pensei: vou ter que colocar mais link..
    No entanto, me surpriendi ao continuar cadastrando clientes, ..., o número de clientes aumentava mas o uso do link se mantia quase o mesmo e o desempenho do link sempre atendendo a demanda.

    Hoje tenho um link de 4 megas alimentando 370 clientes. Enquanto o link fica oscilando entre 1.300 a 3.700, o squid rende de 30 a 60%. Sem falar que meu squid é interligado com o cache da embratel no Rio de Janeiro, para isso basta fazer uma solicitaćão ao seu representante na Embratel.

    No início de 2009 montei um provedor para uma empresa de informática em uma cidade do interior, foi colocado um link de 2 megas da Embratel, lá a empresa fornece velocidades entre 64k e 250k (cidade de renda baixa), nesse link a empresa já tem CADASTRADO cerca de 650 clientes, pois 60% são velocidades de 64k e 100k. (Lembrando que no máximo 60% dos clientes conectam ao mesmo tempo)

    Várias pessoas já debateram comigo dizendo que é impossível o link aguentar isso, mesmo sendo Embratel.

    Minha resposta é: Não importa! Eu tenho 4 megas e estou usando, liga lá na Embratel e fala com o atendente, se ele não souber te informar... ele pergunta a um técnico lá na hora ou transfere a ligaćão, pergunte a ele quantos clientes o link aguenta.

  5. #5

    Padrão

    realmente para abrir paginas tudo bem o problema é que tem alguns perfis complicadissimos, u tenho uns 10 usuarios que não desligam o micro, enquanto a maioria dos clientes consome 1GB mes +ou- esses consomem 50GB, se tiver muito cliente baixando filme e coisa e tal o link satura, mas ai vc cria regras para darprioridade as conexões http e https

  6. #6
    DaLua
    Visitante

    Padrão Concordo...

    Tou prestes a aumentar meu link de 2Mb pra 4Mb full embratel, e estou segurando 186 clientes a 128kbps mais uns 8 s 256kbps, e até agora só escutei reclamação dos irados, que pra falar a verdade na relação custo beneficio é melhor nem te-los, mas os clientes domesticos normais estão muito satisfeitos...

    Falou...

    Uso Microtik RouterOS.. e paineis setorias de 2,4Ghz e 5,8Ghz 802.11a/b/g

  7. #7

    Padrão

    cytron percebi isto que vc comunicou, tenho 2mb embratel e uma média de 40online e trafego de 1mb a 2mb e não fica lenta a conecção e nem o download, o que era bem diferente quando usava 4mb velox.

  8. #8
    cytron
    Visitante

    Padrão

    Pois é, agora o problema mesmo são os usuários mamadeiras, toda vez que conecta só fica mamando, parece que tem doença! kkkkk, o cara nem chega a abrir o navegador, já vai direto no p2p, faz uma busca e começa a baixar trocentras iso eheehe.

    É como MaxAdriano disse, tem que priorizar tráfego, aqui deixo priorizado icmp, http, https, ssh, msn (e afins).

    E Ultimamente criei um esquema para liberar bem o link, (esse eu não contei no post acima eheheh), simplesmente coloquei 4 adsl em bonding e redirecionei todos os downloads para a interface bonding, filtrei por extensão e por p2p. Ainda criei um segundo proxy, na verdade.... ziproxy, onde ele antecipa os links das páginas antes dos clientes clicarem, e o ziproxy puxa via adsl. Isso tudo deixa o link da embratel livre leve e solto para a cambada navegar no orkut, msn e voip. A única desvantagem é que o ziproxy é pouco incentivado, o que acaba tendo um retardo no desenvolvimento, o site do mercado livre por exemplo perde o css ao passar pelo ziproxy, então tem que colocar na lista de exessões.

    Quem estiver interessado em adquirir link da embratel então fica ligado no próximo mês, pois sempre tem promoção de início de ano, tipo.... de quase 2 mil cai pra 1.100,00 2 megas. Com certa manha dá pra ganhar 6 meses de roteador grátis. Não é aconselhável comprar roteador caro, nesse caso é melhor alugar da embratel, ..., se queimar eles trocam na hora.... já seu roteador caro.... kkkkk, o meu queimou

  9. #9

    Padrão Agradecimento ... e continuem postando dicas ....

    Então gente, deixa eu agradecer ai pela participação

    Como sei que ninguém é obrigado a participar de uma pesquisa como estas, e principalmente, que todos estão tendo a maior boa vontade do mundo, estou aqui eu agradecendo a TODOS, MAS TODOS MESMO que até agora postaram dicas e/ ou sugestões neste tópico.

    E peço humildemente, a TODOS, MAS TODOS MESMO NOVAMENTE... que qualquer coisa que puderem acrescentar, que o façam ... insisto em agradecer à TODOS pelas dicas e/ ou sugestões!!!

    Forte abraço à todos e que todos tenham um ótimo natal e uma feliz passagem para o ano de 2010!