Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão EU e a NANOSTATION2 - Um caso de amor!

    Recibi a pouco tempo pelos correios uma NANO2 da Ubiquiti que tinha comprado via MP, ao efetuar o teste para constatar se o equipamento funcionava bem tive uma incrível surpresa.

    Cenario: Enlace Ponto-Multiponto Clientes online no momento: 10 - trafegando a +- 600 Kbps no cartao R52H. Antena: Omini 12 Dbi OiW. Modulaçao: B Potencia do minipci: 63 mw(18 dbm)

    Distancia: 1300 metros com visada de 80 %

    Troughput IP REAL: 5.5 MEGA, e detalhe, no cartao os outros clientes continuaram trafegando normal a 600 Kbps. ou seja, o cartao foi a 6.1 Mbps !!!!

    Nivel de Sinal: - 30 dbm

    Quase cai da laje da minha colega de tanta emoção!

    Divlguem vocês tambem os casos de sucesso

  2. #2

    Padrão

    vc não viu os bullet ligados na antena de grade de 25 dBi, ai vc casa. rsrsrs

    até mais...

  3. #3

    Padrão

    me convida pro noivado ...
    rsrsrsrsr!

  4. #4

    Padrão

    RSRSRS!

    Vou efetuar o teste o um Painel Hyperlink de 14 dbi que comprei de um colega! posto os resultados depois!

  5. #5

    Padrão

    poisé ,gosto muito da minha ap ns2, tá lá em cima, relento, sol, chuva e lá atendendo meus clientes, até hoje naum tive problemas em 9 meses e tomara que assim seja.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    poisé ,gosto muito da minha ap ns2, tá lá em cima, relento, sol, chuva e lá atendendo meus clientes, até hoje naum tive problemas em 9 meses e tomara que assim seja.
    Amigo, eu também tenho algumas células com Nano2 distribuindo. E estou satisfeito.
    Só não sei quantos usuários cada um aguentaria, com uma banda de 300kbps. O que você já testou sobre isso.

  7. #7

    Padrão

    Instalei o entroncamento com ela ontem. Foi dificílimo para coloca-la na estrutura de ferro(claro que foi dificil pra levandar a estrutura!) mas ao final, liguei as interconexões e para minha surpresa:

    Sinal na Nano2 -50 dbm x Sinal no RouterOS 4.2 com R52H -78 dbm

    Thoughput efetivo em G : 6 Megabit com o entroncamento em PtM(ponto multi ponto)

    Mas esta funcionando perfeitamente!

    Qualuquer dia posto a foto para vocês!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigo, eu também tenho algumas células com Nano2 distribuindo. E estou satisfeito.
    Só não sei quantos usuários cada um aguentaria, com uma banda de 300kbps. O que você já testou sobre isso.
    aqui simultaneo chega a uns 30 35 com ping de 5 a 15ms liberado 250 kbps para esses clientes, com tráfego médio, sem muitos p2p.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    aqui simultaneo chega a uns 30 35 com ping de 5 a 15ms liberado 250 kbps para esses clientes, com tráfego médio, sem muitos p2p.
    Já observei que não precisa colocar 6 nanos para fechar os 360º. Com 4, se não for mais que 1 km de cobertura, vai tranquilo.
    Então 4x30 daria um total de 120 por célula. Mais do que suficiente para a maioria das instalações em cidades pequenas. Dificilmente alguém vai chegar a este número por célula.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Já observei que não precisa colocar 6 nanos para fechar os 360º. Com 4, se não for mais que 1 km de cobertura, vai tranquilo.
    Então 4x30 daria um total de 120 por célula. Mais do que suficiente para a maioria das instalações em cidades pequenas. Dificilmente alguém vai chegar a este número por célula.
    muita gente usa routerboard, eu particulamente não gosto dessa solução, apesar de ser muito boa, prefiro o ring de nanos, um colega meu aqui vai trocar uma rb 433 por 6 ns2. gosto da solução dos nanos, mas cada uma tem um público e necessidades que atendem.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    muita gente usa routerboard, eu particulamente não gosto dessa solução, apesar de ser muito boa, prefiro o ring de nanos, um colega meu aqui vai trocar uma rb 433 por 6 ns2. gosto da solução dos nanos, mas cada uma tem um público e necessidades que atendem.
    Tchê! eu particularmente acho 6 nano num cluster, muita coisa. Começando que não vai haver canal suficiente para tudo.
    Com 4 voce usa o 1 5 9 e 13. Assim ficam 3 canais livres entre eles e evita grande parte da sobreposição.
    E outro cuidado com o cluster, é inclinar mais os nano para não dar interferência em outro cluster seu mesmo, caso houver.

  12. #12

    Padrão

    Com as RB's se tem uma gestão melhor do serviço!

    Analise do sinal, Autenticação, Servidor PPPoE ou Hotspot, configurações de queue, entre outros

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Com as RB's se tem uma gestão melhor do serviço!

    Analise do sinal, Autenticação, Servidor PPPoE ou Hotspot, configurações de queue, entre outros
    No meu caso, uso os Nano em bridge e MK como servidor.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tchê! eu particularmente acho 6 nano num cluster, muita coisa. Começando que não vai haver canal suficiente para tudo.
    Com 4 voce usa o 1 5 9 e 13. Assim ficam 3 canais livres entre eles e evita grande parte da sobreposição.
    E outro cuidado com o cluster, é inclinar mais os nano para não dar interferência em outro cluster seu mesmo, caso houver.
    sei, mas vc pode intercalar os canais tipo de 3 em 3, tipo

    ns1, canal 1
    ns2, canal 5
    ns3, canal 9

    ns4, canal 1
    ns5, canal 5
    ns5, canal 9

    sendo que teoricamente eles devem estar separados, um de costas para o outro, mas acho interessante deixar pelo menos um metro longe das costas um do outro , isso pelo menos eu acho.
    Última edição por beirsdorf; 13-12-2009 às 23:47.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Com as RB's se tem uma gestão melhor do serviço!

    Analise do sinal, Autenticação, Servidor PPPoE ou Hotspot, configurações de queue, entre outros
    NS tambem dá pra ver nivel de sinal.

    E servidor pppoe e hotspot em RB?? Prefiro deixar tudo pro servidor.

    Sobre a NS2 show mesmo, tenho aqui passando 6Mb full (B) em 500m.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    NS tambem dá pra ver nivel de sinal.

    E servidor pppoe e hotspot em RB?? Prefiro deixar tudo pro servidor.

    Sobre a NS2 show mesmo, tenho aqui passando 6Mb full (B) em 500m.
    Com total detalhamento não!

    O RouterOS da individual, os niveis de sinal alem do Ip Througput de cada cliente e tambem da desnecessidade de reiniciar o sistema toda vez que há cadastro de novo cliente(nunca testei na nano) O processamento tambem nem se fala. Nanos são excelentes para bridges. Podem ser usadas sim como AP, mas não suportam trafego pesado e muitos clientes simultaneos

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Com total detalhamento não!

    O RouterOS da individual, os niveis de sinal alem do Ip Througput de cada cliente e tambem da desnecessidade de reiniciar o sistema toda vez que há cadastro de novo cliente(nunca testei na nano) O processamento tambem nem se fala. Nanos são excelentes para bridges. Podem ser usadas sim como AP, mas não suportam trafego pesado e muitos clientes simultaneos
    Como assim detalhamento??

    Suportam tréfego bom sim 5-6Mb mesma coisa de cartões, com muitas vantagens, é barato, fácil de configurar, o firmware é bem completo, etc.

  18. #18

    Padrão

    vou com você, uma ring de 6 nanos funciona tão bem quanto uma rb ou melhor por não haver instabilidade de cartões perdendo força, ainda vou de nano.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    vou com você, uma ring de 6 nanos funciona tão bem quanto uma rb ou melhor por não haver instabilidade de cartões perdendo força, ainda vou de nano.
    Po nem fala, rb pode dar mil problemas até descobrir o que é to fud***

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    sei, mas vc pode intercalar os canais tipo de 3 em 3, tipo

    ns1, canal 1
    ns2, canal 5
    ns3, canal 9

    ns4, canal 1
    ns5, canal 5
    ns5, canal 6

    sendo que teoricamente eles devem estar separados, um de costas para o outro, mas acho interessante deixar pelo menos um metro longe das costas um do outro , isso pelo menos eu acho.
    Pelo que sei (através de alguns manuais e troca de informação nada oficial), o ideal seria manter uma distância de, pelo menos, 1.2m cada um.