+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Promessas para um futuro Distante - WiFi 802.11ac com 1Gbps até 2012

    IEEE promete padrão WiFi 802.11ac com 1Gbps até 2012

    Ainda não há previsão de quando a versão final ou mesmo uma versão “rascunho” será disponibilizada, mas a IEEE já está dando os primeiros passos para divulgar a próxima evolução do Wi-Fi: as conexões WiFi 802.11ac. Este é um novo protocolo que irá utilizar os canais de 80MHz até 160MHz, oferecendo muito mais largura de banda para a troca de dados entre os dispositivos.

    Se espera uma largura de banda de até 1Gbps. Um grande passo, considerando que a velocidade do atual WiFi 802.11 “n” é de 300Mbps, que já permite a transmissão de vídeo de alta definição via rede local sem fio. Com 1Gbps haverá banda suficiente para que vários dispositivos se beneficiem desse tipo de utilização na mesma rede.

    Os usuários mais ansiosos precisarão se acalmar porque ainda levará um bom tempo para serem vistos os primeiros produtos com essa especificação. A IEEE definiu um prazo até dezembro de 2012. Dois anos para o desenvolvimento desta nova versão WiFi é um tempo razoável. É semelhantemente ao estipulado para o padrão 802.11n, e é possível que os primeiros produtos WiFi 802.11ac apareçam ainda em 2011 (em versão preliminar ou draft).

    Fonte: Engadget – Gizmologia

    IEEE promete padrão WiFi 802.11ac com 1Gbps até 2012

  2. #2

    Padrão

    não conseguiram fazer o N funcionar como deveria ser, talvez com a largura maior dos canais seja até possível essa dar certo.

  3. #3

    Padrão

    Não importa qual protocolo, frequencia, radio e chicletes usemos... enquanto não tiver controle e investimentos concientes nada vai funcionar no ambiente em que vivemos !!!

  4. #4

    Padrão

    nano m5 consegui 100mb agregado.. pelo CUSTO .. ja compensa.. paguei o mesmo valor do que uma ns5 comum..

    vou montar uma base com rocket M5 e uns 30 clientes operando com nano m5 .. acho que vai ficar bem legal

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post

    vou montar uma base com rocket M5 e uns 30 clientes operando com nano m5 .. acho que vai ficar bem legal
    Quando fizer, poste os resultados pra gente

  6. #6

    Padrão

    Alexandre, talvez se as interface lan da nano não fossem 10/100 fosse possível mais que 100mb de transferência, ainda não montei meu provedor, estava eu pensando em usar MK com R52N e a futura RB800 na torre e Nano M nos clientes, antenas agora temos as das própria ubiquiti mais acessível e as kathrein que custam um olho e meio da cara, estou analisando muito e fazendo pouco, mas logo logo espero partir para os finalmente

  7. #7

    Padrão

    interresante!

    agora se temos dor de cabeca com 20 e 40 mhz imagine 80-160 mhz

  8. #8

    Padrão

    Não acho que devemos esperar muito do 802.11ac.
    Considerando que o 802.11n, que tem 300Mbps de banda bruta, tiramos entre 100 e 150Mbps, podemos esperar uma banda de 250Mbps em 80Mhz e perto de 500Mbps em 160Mhz de canal. Algo realmente muito interessante, mas tudo tem seu preço.

    Em 2,4 Ghz temos um pouco mais que 80Mhz, assim haveria apenas 1 canal de 500Mbps em 2,4Ghz e, obviamente, toda interferência iria reduzir ainda mais essa banda. O 11ac vai simplesmente marcar o limite de uso do 2,4Ghz (é claro que podem surgir novas técnicas de modulação, mas não dá para tirar muito mais leite dessa pedra). Vale lembrar que com 2 AP 802.11n em 40Mhz conseguimos 600Mbps de banda bruta ou quase 300Mbps de banda efetiva, o que permite um banda dentro uma rede (compartilhada entre vários equipamentos) nos mesmos moldes (mas obviamente que um único usuário não conseguiria mais que 150Mbps).

    Além disso o 802.11ac é para frequências abaixo de 6Ghz, ou seja, não será necessariamente uma tecnologia para frequências não licenciadas. Lembrem que o 802.16 - base do WiMAX - não foi focado em frequências não licenciadas, tanto é que até hoje não existem equipamentos com certificação WiMAX em 2,4 ou 5,8Ghz.