+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SERVIDOR MIKROTIK REINICIA TODA NOITE SOZINHO

    Galera, estou com um problema aqui, minha rede ta com aproximadamente 200 clientes, eu uso hotspot, a disposição esta da seguinte forma...
    Link dedicado 2mb
    Adsl 3.1 mb
    balanceador d-link
    um unico cabo leva o link balanceado para o servidor
    Servidor P4 2.8Ghz, 1GB de ram, HD de 80GB para cache
    Este servidor controla quem pode ou não navegar pela rede, faz cache full e ainda tem regras simples de firewall.
    Um unico cabo RJ45 leva a rede para a torre onde tenho uma RB433ah e 3 cartões r52 com 350mw
    neste mesmo cabo ainda é ligado um pt a pt 5.8 levando o link a uma repetidora com outa RB 433 e dois cartões senao em 600mw

    O PROBLEMA...

    Todo dia por volta de 20:00 hs ate umas 21:30 o servidor fica lento, com alto consumo de procesador girando em torno de 60 ate 100% de consumo, e neste periodo ele reinicia muito.

    Será que meu trafego interno esta grande, pelo fato de tudo rodar dentro de apenas um cabo de rede?
    Ou seria outro problema?

    Desde ja agradeço...

  2. #2

    Padrão

    Bom dia Amigo, olha eu tenho aki um sevidor MK 2.9.27 ja utilizei varia configuraçoes de hardwer e ja tive varios problemas desse que voce esta tendo, segue alguns deles e como os resolvi
    problema: servidor reinicia em hario de pico
    soluçao: troquei a fonte

    problema: servidor travava, tinha que desliga manualmente pra volta a funciona e logo travava denovo parentemente todo o hardwer estava funcionando bem.
    soluçao: foi so troca a placa mae e tudo fico ok.

    bom esses ai foi um dos problema identificado que eu tive a certeza do que era o problema, mas ja teve vezes tambem que troquei a memoria, flat do HD, placa de rede ETHER WLAN,

    caso voce use WEBPROXY no proprio MK esperimenta desativalo so pra teste, fiz isso um vez que estava com problema de lentidao, desativeio o WEBPROXY, quando fui reativalo ele travo coloquei um termometro em cada dispositivo dentro do gabinet e e a memoria estava com 69ºc troquei a memoria e reativei o WEBPROXY fico funcionando legal

    em questao a outo trafego na rede eu acho que nao tem nada ha ver nao pq ja vi uns provedores bombando o trafeo e ta la funcionando belezinha (essa questao do trafego eu estou deduzindo que nao tem nada a ver, eu nao tenho certeza)

    amigo boa sorte com sua rede, espero ter ajudado

    Atencizamente: Wilker Santos
    SN TELECOMUNICAÇÕES LTDA. ME em breve autorizada pela ANATEL
    Última edição por wilkeer; 11-12-2009 às 13:30.

  3. #3

    Padrão

    Já tentou colocar um nobreak?

    Vc usa conexão PPPoE?

    Esse horário é de pico de consumo de eletrecidade, pode haver quedas significativas.

    Descarto a possibilidade de ser tráfego de rede, praticamente impossível.

    Processamento de 100% não é normal para mikrotik
    Última edição por emsfalcao; 11-12-2009 às 12:03.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    Já tentou colocar um nobreak?

    Vc usa conexão PPPoE?

    Esse horário é de pico de consumo de eletrecidade, pode haver quedas significativas.

    Descarto a possibilidade de ser tráfego de rede, praticamente impossível.

    Processamento de 100% não é normal para mikrotik
    Então meu amigo, valeu a dica, mas eu ja tenho nobreak com bateria automotiva de 60ah eu uso hotspot, e o pico ao qual me refiro é de uso mesmo da internet. tipo de 40 a 60 clientes ao mesmo tempo

  5. #5

    Padrão

    /system hardware set multi-cpu=no

    em seguida reinicie o servidor.

    não esqueça de desabilitar Reboot on Failure em

    /system watchdog

    Espero ter ajudado.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fabiocp1984 Ver Post
    /system hardware set multi-cpu=no

    em seguida reinicie o servidor.

    não esqueça de desabilitar Reboot on Failure em

    /system watchdog

    Espero ter ajudado.
    Não resolveu nao, ja troquei a fonte, arrumei uma de 500w reais, me custou o olho da cara, e quamdo digitei este comando nao deu certo eu uso a versão 2.9xx
    mas quero arrumar uma boa maquina e comprar a versão mais estavel possivel para um bom rendimento, lembrando que quero aumentar minha rede e muito

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Não resolveu nao, ja troquei a fonte, arrumei uma de 500w reais, me custou o olho da cara, e quamdo digitei este comando nao deu certo eu uso a versão 2.9xx
    mas quero arrumar uma boa maquina e comprar a versão mais estavel possivel para um bom rendimento, lembrando que quero aumentar minha rede e muito
    atualize para a 3.30
    acho que eh uma das mais estaveis para min

  8. #8

    Padrão

    aconselho a versão 3.28 .
    Quando tive um problema como esse foi só atualizar para a versão 3.28 que o próprio suporte da mikrotik me aconselhou.
    Vamos parar de usar versão crackeada galera, muitas das vezes o problema é no próprio sistema e nem adianta instalar novamente que acontece de novo. Vamos investir no sistema que nos dá o sustento do todo mês.

  9. #9

    Padrão

    versao cracked eh a mesma coisa q a versao original
    basta ter uma versao estavel

    eu usei a versao 3.20, 3.28, e agora a 3.3
    achei a 3.3 melhor, mais estavel

  10. #10

    Padrão

    gente minha versão é crack sim, mas quero montar um sistema sem dor de cabeça e comprar uma versão legal, sair da pirataria, tudo bem, pois todos começam com a crack mesmo, mas é hora de ficar tudo blz! So não sei que maquina comprar

  11. #11

  12. #12

    Padrão

    geralmente ele fica super lento eu troquei e restaurei um backup em outro, vou ver o que acontece e posto os resultados

  13. #13

    Padrão

    Como já tive esse mesmo problema, meu conselho seria analisar o hardware, como já trocou a fonte, ficou ainda placa mãe, memoria e HD... olhe nos capacitores que ficam proximos ao processador para ver se não estão estufados ou vazando oleo, e as memorias passe uma borracha ou limpa contatos, depois parta para o sistema, desative o cache por um dia para ver o resultado, desative as regras de firewall que criou e veja se para com esse reboot. Caso tenha uma maquina secundária manda bala e troca.

  14. #14

    Padrão

    Eu troquei todo o servidor, por outro identico, restaurei o backup, e esta funcionando ja a 24hs sem travar, mas o processamento ainda esta alto.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Eu troquei todo o servidor, por outro identico, restaurei o backup, e esta funcionando ja a 24hs sem travar, mas o processamento ainda esta alto.
    Va desabilitando item por item (proxy, regras de firewall, etc) para identificar o que está consumindo processamento.

  16. #16

    Padrão

    Se eu desativar proxy, regras etc não existe chande de a navegação parar? Pois tenho medo de fazer besteira nele e dai tudo parar, minha rede não pode parar pois atendo clientes importantes aqui da cidade...

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Se eu desativar proxy, regras etc não existe chande de a navegação parar? Pois tenho medo de fazer besteira nele e dai tudo parar, minha rede não pode parar pois atendo clientes importantes aqui da cidade...
    Dá pra desativar algumas coisas sem derrubar os clientes, mas no geral vc vai ter que fazer para identificar o problema. Imagina se o problema se agrava e para tudo de uma vez?