Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Torre da Claro atrapalhando sinal da RB ?

    Olá Colegas,

    Meu problema é intrigante, tenho uma torre de 30 metros, com uma RB 433AH com cartão Engenius de 600mw, ligada a uma OMNI Aquario de 15dBi, esse é meu ponto de acesso principal. Coincidência ou não, depois que foi ativada uma ERB da Claro há aproximadamente 150 metros da minha torre o nível de sinal dos meus clientes continua o mesmo, mas qualidade de rede está péssima, a conexão da maioria dos clientes não ultrapassa 1mb na aba registration dos clientes, e outros mais distantes, nem sequer conectam.

    Ao solicitar informações sobre a ERB, um funcionário da Claro disse que ela trabalha em 1800mhz e com transmissores de 3 a 5 watts.

    Já outro coleda de uma cidade vizinha teve um problema similar com uma torre da vivo que trabalha em 1900 mhz.

    Alguém já passou por problema similar, que pudesse me dar uma ajuda?

    Agradeço antecipadamente aos colegas de boa vontade

  2. #2

    Padrão

    Amigo, verifica teu cartao, agora pouco tive problemas parecidos e era o engenius, são excelentes cartoes, porem tem vida util de 12 a 18 meses depois disso começa a degradar e perder potencia, estou estudando e acho que pode ser pq ele trabalha com a potencia alterada em + 10 db em relação a setada na rb....tenta trocar o cartao, outro fator pode ser sobreposição de canal (interferencia).
    Última edição por jodrix; 12-12-2009 às 02:00.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Amigo, verifica teu cartao, agora pouco tive problemas parecidos e era o engenius, são excelentes cartoes, porem tem vida util de 12 a 18 meses depois disso começa a degradar e perder potencia, estou estudando e acho que pode ser pq ele trabalha com a potencia alterada em + 10 db em relação a setada na rb....tenta trocar o cartao, outro fator pode ser sobreposição de canal (interferencia).

    Já troquei cartão, antenas, RB, Pigtail, cabos, fonte e continua a mesma coisa

  4. #4

    Padrão

    Colega,

    caso seja uma torre GSM operando na frequência de 2100MHz (2.1GHz) pode ter uma relação direta, pois está bem próxima de 2.4GHz, embora sejam padrões de modulação diferentes. Dependendo da potência E.I.R.P. (acima de 100W) utilizada pela ERB Claro o espectro radio-elétrico pode estar bem poluído.

    Entretanto, atualmente mais de uma operadora tem compartilhado a mesma estrutura sem interferência. Reveja as instalações, equipamentos e cabos. Pode ser água nos cabos (chuva), cabos e conectores ruins ou equipamento com defeito.

  5. #5

    Padrão

    Acredito que não tenha relação a interferencia pois temos torres instaladas a 20 metros de ERB Celular de 3 operadoras e não temos problema nenhum fora isso a nossa torre principal com todos links PTP em 5,8Ghz e 3 setoriais ficam a menos de 15m ta torre de transmissão da CPFL, tudo funcionando muito bem, porém com a experiência que já tive com esse cartão maldito ENGENIUS ligada numa omni, já te adianto que não funciona muito bem mesmo. Como vc tem uma torre profissional de 30m parta para uma RB600 com 4 setoriais OIW de 17dbi por 90° usando R52H.

  6. #6

    Padrão

    Bom dia , voce informou " cartão Engenius de 600mw" apenas pra identificar o cartao ou porque voce usar essa potencia?? Se usa ta explicado o problema , nao usando essa potencia tenta colocar outro cartao tipo r52h ,r52,xr2 . Uma vez eu precisei substituir um cartao da minha torre e como nao tinha outro cartao a venda aqui onde compro , eu comprei um engenius e ficou pessimo, tentei varias potencias e nao ficou bom . O noise floor do r52h era -98 o engenius ficou -88 e as vezes ate pior

    boa sorte

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Amigo, verifica teu cartao, agora pouco tive problemas parecidos e era o engenius, são excelentes cartoes, porem tem vida util de 12 a 18 meses depois disso começa a degradar e perder potencia, estou estudando e acho que pode ser pq ele trabalha com a potencia alterada em + 10 db em relação a setada na rb....tenta trocar o cartao, outro fator pode ser sobreposição de canal (interferencia).
    Bom dia, tenho 2 torres ao lado de uma operado como vc citou, e nao tenho problema nenhum... na minha opnião voce deve estar com algum problema nos cabos e conectores... faz uma revisão geral.. pega o multimetro e da uma olhada se nao esta fechando 'curto' em algo...abraços

  8. #8

    Padrão Descartada essa hipótese

    Citação Postado originalmente por felilogo Ver Post
    Bom dia, tenho 2 torres ao lado de uma operado como vc citou, e nao tenho problema nenhum... na minha opnião voce deve estar com algum problema nos cabos e conectores... faz uma revisão geral.. pega o multimetro e da uma olhada se nao esta fechando 'curto' em algo...abraços
    Descartada a hipótese, como citei acima, troquei tudo, o cabo é RGC 213 Profissinal da Ericson, somente 01 metro de cabo da Routerboard para a antena, troquei a RouterBoard, os cartões, os pigtails, antena, fonte, mudei os canais, só faltei trocar a caixa hermétrica e a torre

    Pessoal, A COINCIDÊNCIA MAIOR, é que isso começou justamente no período em que o sinal da Claro foi ativado, antes eu tinha clientes conectados nessa mesma omni, localizados a mais de 4km de distância, que hoje não conseguem conexão.

    Inclusive estive observando que uma das 3 Paineis da Claro está apontada justamente na direção da minha torre.

    Agradeço a ajuda de todos, mas a bronca persiste, se alguém souber de algo mais que possa ajudar, por favor poste aqui.

  9. #9

    Padrão

    Pode ser que a Claro esteja usando o amplificador de 5 W sem o filtro de banda da freqüência respectiva, sendo assim, joga ruido na freqüência de 2.4 Ghz.

  10. #10
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Pode ser que a Claro esteja usando o amplificador de 5 W sem o filtro de banda da freqüência respectiva, sendo assim, joga ruido na freqüência de 2.4 Ghz.
    Pois é... e num caso desses não era de denunciar à ANATEL? Eles podem usar amplificadores assim para ponto de acesso? E o fato de estarem invadindo outras frequências que não a licenciada para eles?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Pode ser que a Claro esteja usando o amplificador de 5 W sem o filtro de banda da freqüência respectiva, sendo assim, joga ruido na freqüência de 2.4 Ghz.

    Entrei em contato com um amigo que conhece o pessoal da equipe da Claro que fez as configurações da torre, eles disseram que não estão usando amplificadores, apenas o transmissor normal setado a 3 watts.

  12. #12

    Padrão

    Se Tiver Base registrada com SCM, pode mete o galho que a Claro vai tomar uma multinha!

  13. #13

    Padrão secundario

    mas pelo fato dos nossos equipamentos trabalharem em carater secundario...eles podem jogar interferencia na gente...nao nos neles...ou estou enganado?

  14. #14

    Padrão

    Mas eles estao jogando interferencia fora da freqüência no qual estão licenciados!

  15. #15
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    Pode ser que a Claro esteja usando o amplificador de 5 W sem o filtro de banda da freqüência respectiva, sendo assim, joga ruido na freqüência de 2.4 Ghz.
    Sua afirmação é totalmente sem fundamentos. Falácia. Sugiro revisar a teoria básica sobre harmônicos e interferência. Uma ERB de celular, que é um transmissor profissional certificado, mesmo que fosse muito ruim jamais jogaria um segundo harmônico. Exemplo: 900 MHz, caso a ERB fosse muito ruim poderia jogar um harmônico em 1800 (segundo harmônico), o que é impossível pois somente um transmissor caseiro "feito com os pés" poderia jogar um segundo harmônico. Não confunda alhos com bugalhos. Para uma interferência de celular chegar em 2.4 GHz teria que ser um terceiro harmônico de 800 MHz (3x8=24). O que é impossível, não existe terceiro harmônico em um transmissor profissional.

    Uma coisa eu digo com certeza companheiro, seu problema não tem nada a ver com a Claro. Pode ser até psicológico.

  16. #16

    Padrão

    mesmo nao trabalhando na mesma frequencia eu ja tive prob com as torres das telecom, basta a mesma estar no caminho da visada entre meu cliente e minha torre que sinal do cliente fica tao deficiente que nao consegue nem antenticar no AP, tive varios casos assim... soh resolveu mudando de pop...

  17. #17
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    mesmo nao trabalhando na mesma frequencia eu ja tive prob com as torres das telecom, basta a mesma estar no caminho da visada entre meu cliente e minha torre que sinal do cliente fica tao deficiente que nao consegue nem antenticar no AP, tive varios casos assim... soh resolveu mudando de pop...
    Braw,
    Há controvérsias. O que você falou não prova nada, não tem fundamento e não quer dizer nada. As pessoas esquecem que a faixa de 2.4 é mais poluída do que Cubatão na década de 80 e querem culpar outras faixas de frequência.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post

    Uma coisa eu digo com certeza companheiro, seu problema não tem nada a ver com a Claro. Pode ser até psicológico.

    Mota, levando a coisa por um lado engraçado, bem queria que fosse psicológico e se for, tá grave o caso, porque tem uns 10 clientes sem internet e mais uns 50 com qualidade péssima de rede por causa desse surto.

    E voltando para o lado sério da coisa, discordo quanto a não questionar o profissionalismo do pessoal da Claro, porque a ERB deles está no meu terreno, fiz um contrato de cessão há uns 6 meses. E durante a instalação os técnicos tiveram dificuldades no alinhamento da antena do enlace, a convite deles, um dos meus técnicos do provedor passou 2 dias trabalhando com eles e foi quem mais ajudou a conseguirem o sinal desejado. Por isso que digo, foi feito ou instalado por humanos, é passível de erros!

    Mas tomei outra providência, mudei a omni para painel de 15dBi e estou de mudança de Ponto de Acesso para outra torre mais afastada e pelos testes que estou fazendo, está saindo tudo bem, a continuar dessa maneira, vou mudar todos os clientes para lá.

    Obrigado a todos pela atenção.
    Última edição por emsfalcao; 15-12-2009 às 12:38.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Sua afirmação é totalmente sem fundamentos. Falácia. Sugiro revisar a teoria básica sobre harmônicos e interferência. Uma ERB de celular, que é um transmissor profissional certificado, mesmo que fosse muito ruim jamais jogaria um segundo harmônico. Exemplo: 900 MHz, caso a ERB fosse muito ruim poderia jogar um harmônico em 1800 (segundo harmônico), o que é impossível pois somente um transmissor caseiro "feito com os pés" poderia jogar um segundo harmônico. Não confunda alhos com bugalhos. Para uma interferência de celular chegar em 2.4 GHz teria que ser um terceiro harmônico de 800 MHz (3x8=24). O que é impossível, não existe terceiro harmônico em um transmissor profissional.

    Uma coisa eu digo com certeza companheiro, seu problema não tem nada a ver com a Claro. Pode ser até psicológico.
    "Pode Ser" SIGNIFICA ALGO PARA VOCÊ?

    Alem disso vc esta la para ver se o equipamento é realmente certificado e de boa qualidade? Aqui perto de casa tem uma torre da Oi sem nenhuma identificação ? e ai, ao que diz sobre as identificações das bases com a plaquinha na rua ???

    Porque não fazer com um amplificador, não pode haver defeito, so porque é um equipamento de uma tele ???

    o "Pode Ser" é somente uma alternativa, ou seja, somente uma sugestão do que possa estar ocorrendo, ja que o amplificador de 2.4 Ghz tambem causa interferencia em outros tipos de comunicações

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Braw,
    Há controvérsias. O que você falou não prova nada, não tem fundamento e não quer dizer nada. As pessoas esquecem que a faixa de 2.4 é mais poluída do que Cubatão na década de 80 e querem culpar outras faixas de frequência.
    Na verdade nao estou nem querendo provar nda, apenas dando o meu relato sincero que tive problema de interferencia com uma torre da vivo aki na minha cidade, e acho que ante de dizer que uma opiniao nao tem fundamento, acho deve-se analisar cada caso com cautela para depois assim deixar a opiniao. Primeiro, apesar de a faixa 2,4 estar poluida realmente nao tenho esse tipo de prob pq e sou unico provedor na cidade. Segundo, faço a correta distribuição de canais pra nao sofrer interferencia em mim mesmo. Frente a isso entao qual seria a explicação com "fundamento" e logica para mais de 3 casos de clientes que ficam com a torre da vivo na frente nao conseguirem sinal bom e nem se conectarem, ae eh soh mudar para outra torre q tem visada sem a torre no meio e o sinal vai a 100%. Teoria eh uma coisa, e sabemos que pratica eh bem dif. entao apesar dizerem nao interfere eu ainda fico com minha experiencia que me mostra que, pelo ao menos aqui na minha cidade as torres interferem sim.