Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Luis, a única explicação que eu vejo para isso, seria o que eu postei sobre região de campo próximo e de campo distante. Se realmente fosse constatado que ao desligar o transmissor o modem voltasse a funcionar é por que ele está imerso da região de campo próximo do transmissor (campos muito intensos) ou este está muito desregulado ou uma mistura dos dois.

    Sobre os efeitos da rede elétrica em equipamentos eletrônicos, sugiro ler os tópicos abaixo, onde eu e Marcelo tivemos discussões ferrenhas (né Marcelo? Forte abraço)

    https://under-linux.org/f131917-tran...-interferencia

    https://under-linux.org/f129077-2-km...ora-de-energia

    O mais interessante é a conclusão de uma dissertação de mestrado daí da PUC-RS que investigou o tema, e o autor conclui no final: Eu confio muito nessa conclusão.

    "No presente trabalho é possível concluir que equipamentos colocados a
    distâncias superiores a 20 metros de linhas de transmissão de até 500 kV não sofrem interferência eletromagnética apreciáveis mesmo em tempo de chuva forte.
    Por outro lado, em tempo bom os equipamentos eletroeletrônicos e de
    telecomunicações praticamente não possuem problemas com as rádios
    interferências a qualquer distância de linha de transmissão até 500 kV
    ."

    Saudações,


    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Pessoal, queria discutir um pouco mais essa questão do "Relato2"... Principalmente com as opiniões do motacosta...
    Ainda não sou Engenheiro como o motacoisa ou o Marcelo de Goias e tantos outros ótimos profissionais que temos aqui no fórum, mas já me considero pensando como tal e por isso tenho total certeza do que eles falam quando dizem que não tem como, não tem como mesmo... Mas a minha parte que ainda não tá formada como Engenheiro ainda se pergunta justamente essa questão do "Relato2".
    Criemos uma situação hipotética onde o transmissor sitado é desligado e o modem 3G passa a funcionar na mesma hora... Que explicação podemos dar para isso?
    Se o amigo que relatou o fato pudesse justamente fazer esse teste tmb seria interessante...
    As vezes uma coisa que não teria como acontecer acontece, e dai? Esquecendo a questão inicial da torre da Claro... e partindo pra esse Relato2, que aparentemente seria uma situação mais símples de identificar o que há... No caso, não poderia ser um campo magnético gerando por alguma bobina ou algo assim no transmissor? algo assim?

    PS.: Uma coisa que sempre me chamou atenção é justamente o fato de algum equipamentos não funcionarem corretamente perto de fontes de alta potência... porque isso?
    Última edição por motacosta; 16-12-2009 às 15:21.

  2. #42
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dsilva Ver Post
    Quando eu crescer quero ser igual a você rsrsrsrs

    Abraços
    2!

  3. #43
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Luis, a única explicação que eu vejo para isso, seria o que eu postei sobre região de campo próximo e de campo distante. Se realmente fosse constatado que ao desligar o transmissor o modem voltasse a funcionar é por que ele está imerso da região de campo próximo do transmissor (campos muito intensos) ou este está muito desregulado ou uma mistura dos dois.

    Sobre os efeitos da rede elétrica em equipamentos eletrônicos, sugiro ler os tópicos abaixo, onde eu e Marcelo tivemos discussões ferrenhas (né Marcelo? Forte abraço)

    https://under-linux.org/f131917-tran...-interferencia

    https://under-linux.org/f129077-2-km...ora-de-energia

    O mais interessante é a conclusão de uma dissertação de mestrado daí da PUC-RS que investigou o tema, e o autor conclui no final: Eu confio muito nessa conclusão.

    "No presente trabalho é possível concluir que equipamentos colocados a
    distâncias superiores a 20 metros de linhas de transmissão de até 500 kV não sofrem interferência eletromagnética apreciáveis mesmo em tempo de chuva forte.
    Por outro lado, em tempo bom os equipamentos eletroeletrônicos e de
    telecomunicações praticamente não possuem problemas com as rádios
    interferências a qualquer distância de linha de transmissão até 500 kV."

    Saudações,
    Demais cara! por isso que gosto da Engenharia como um todo... tudo tem alguma explicação, mesmo que no momento a gente ainda não saiba, ela existe, e mais... o momento do descobrimento é incrivel!

    PS.: Quando perguntei não tinha lido seu post, provavelmente eu estava escrevendo o post quando vc o enviou!

    Um abraço,

  4. #44
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Toda essa nossa discussão me remete a um ponto chave: distância. É saudável respeitar distância. Isso pode ser um problema em uma mesma torre.

    Vejam um gráfico típico de Campo X Distância medido de transmissor típico (só como exemplo).

    O que significa esse gráfico? Significa que perto demais de uma antena (centímetros, para microondas) o campo é muito intenso e vai decaindo rapidamente com o quadrado da distância. Nessa região onde o campo é muito intenso, pode não ser "saudável" colocar outra antena, mesmo em outra frequencia.

    Por isso continuo não acreditando que tenha sido a Claro por motivo de frequencia e da distância que foi dita no tópico de 150m (longe).

    Em contrapartida, outro colega poderia ajudar a esclarecer melhor esse assunto. Ele compartilhou a torre dele com a TIM, e teve problema de interferência. Nesse caso foi bem diferente, por que os equipamentos estavam na torre dele. Nesse eu acredito que possa ter sido a TIM e fiquei curioso para saber. Embora isso não seja uma situação normal e geralmente implica em alguma anomalia técnica.

    https://under-linux.org/f81418-torre...ia-omni-2-4ghz

    https://under-linux.org/f59647-anten...iente-wireless

    Outra coisa que não se pode confundir é interferência VS. efeito que uma torre de celular causa na visada de um enlace. São coisas distintas. Eu já tive que pagar 200 reais pra cortar um coqueiro vagabundo da linha de visada pra fechar um enlace em 5 GHz. Imagine o efeito de uma torre metálica! Ou seja, se você tem uma torre de celular na frente do seu enlace o problema é visada (obstrução) e não interferência da ERB.

    Saudações,


    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Demais cara! por isso que gosto da Engenharia como um todo... tudo tem alguma explicação, mesmo que no momento a gente ainda não saiba, ela existe, e mais... o momento do descobrimento é incrivel!

    PS.: Quando perguntei não tinha lido seu post, provavelmente eu estava escrevendo o post quando vc o enviou!

    Um abraço,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         campo_distancia.JPG
Visualizações:	119
Tamanho: 	19,7 KB
ID:      	6327  
    Última edição por motacosta; 16-12-2009 às 21:02.

  5. #45

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dsilva Ver Post
    Quando eu crescer quero ser igual a você rsrsrsrs

    Abraços
    Eu tb.

  6. #46
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    Descartada a hipótese, como citei acima, troquei tudo, o cabo é RGC 213 Profissinal da Ericson, somente 01 metro de cabo da Routerboard para a antena, troquei a RouterBoard, os cartões, os pigtails, antena, fonte, mudei os canais, só faltei trocar a caixa hermétrica e a torre

    Pessoal, A COINCIDÊNCIA MAIOR, é que isso começou justamente no período em que o sinal da Claro foi ativado, antes eu tinha clientes conectados nessa mesma omni, localizados a mais de 4km de distância, que hoje não conseguem conexão.

    Inclusive estive observando que uma das 3 Paineis da Claro está apontada justamente na direção da minha torre.

    Agradeço a ajuda de todos, mas a bronca persiste, se alguém souber de algo mais que possa ajudar, por favor poste aqui.
    Amigo, solicita a Anatel uma vistoria técnica lá na torre deles.

    Ou derruba a torre deles com uma retroescavadeira!! (brincadeira)!!

    Sério, se os problemas começaram após a instalação dessa torre, lendo tudo que vc postou,
    está claro que algum problema nesse sinal deles tem, ou é amplificador vazando sinal , ou coisa assim.
    Denuncie a Anatel que eles fiscalizam.
    envie documentado com nivel de sinal, etc.
    Abraço.

  7. #47

    Padrão

    Bem,

    foi o que eu imaginei pelo seu relato. Fico impressionado como algumas pessoas negam-se a reconhecer que interferências existem, mesmo entre frequências e modulações diferentes.

    Por outro lado essa ERB da Claro está precisando de vistoria e de um competente laudo de medição do espectro radio-elétrico. A potência E.I.R.P dessa estação deve estar bem além dos 100W.

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    Bom, para quem não acreditou na interferência lavai a bomba!

    Mudei de torre, instalei o mesmo, repito, o mesmo equipamento em outra torre, distando uns 700 metros da torre da Claro, resultado, PROBLEMA RESOLVIDO!

    Motacosta, eu sei que estamos falando de coisa séria, mas observe que a maioria dos usuários estão prontos a compartilhar opiniões e idéias e nem sempre elas batem com as teorias. Eu brinquei com o caso do "problema psicológico" visando acalmar um pouco os ânimos, porque não estamos em um ringue de boxe e sim em um fórum de ajuda mútua. Se contar que se eu levasse isso a sério, seria uma tremenda falta de respeito pela minha e pelas demais opiniões contrárias as suas no Under.

    Rádio Frequencia não é uma matemática exata, há aspectos que influem e tudo deve ser levado em consideração. Seu raciocínio é lógico, mas talvez para suas instalações, sabe-se lá o que os técnicos da claro fizeram por aqui, como foi citado várias vezes.

    Quanto a sua rude e infeliz colocação de cidade Folclórica, bem, não vou comentar para não estender a discussão, mas como vc se coloca com observações aperentemente "seguras", deveria saber que um AP dentro de uma residência, com uma antena de 2dBi, com 50mw de potência, não deveria causar efeitos tão consideráveis a um sinal provido por uma Routerboard com cartão de 600mw, ligado a uma OMNI com menos de meio metro de cabo RGC 213 a 30 (trinta) metros de altura. Agora se considerar uma Setorial de 120º em Dual Band, dentre elas a frequencia de 1900mhz, com 3watts, apontada para essa omni citada anteriormente, fica mais fácil acreditar em poluição (lembrando que o problema teve início no momento em que a ERB foi ativada).

    Resumindo: o problema era a interferência mesmo e graças a Deus e a ajuda dos colegas foi resolvido e por mim é CASO ENCERRADO!

  8. #48

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bem,

    foi o que eu imaginei pelo seu relato. Fico impressionado como algumas pessoas negam-se a reconhecer que interferências existem, mesmo entre frequências e modulações diferentes.

    Por outro lado essa ERB da Claro está precisando de vistoria e de um competente laudo de medição do espectro radio-elétrico. A potência E.I.R.P dessa estação deve estar bem além dos 100W.

    Olha eu sou um aprendiz nessa area se eu estiver falando besteira me corrigam. Porque vc diz que ha interferencia entre frequencias diferentes? se varias torres compartilham frequencias diferentes.

    E porque em grandes cidades as torres ficam mais pertos umas das outras e também não há interferencia? vc poderia mostrar algum caso especifico de interferencia entre modulação em distancias maiores? Ja aconteceu de E.I.R.P da claro estar além de 100w e interferir em algum sistema mesmo com a perda do espaço livre?

    Abraços a todos.
    Última edição por dsilva; 18-12-2009 às 09:15.

  9. #49
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dsilva Ver Post
    Olha eu sou um aprendiz nessa area se eu estiver falando besteira me corrigam. Porque vc diz que ha interferencia entre frequencias diferentes? se varias torres compartilham frequencias diferentes.

    E porque em grandes cidades as torres ficam mais pertos umas das outras e também não há interferencia? vc poderia mostrar algum caso especifico de interferencia entre modulação em distancias maiores? Ja aconteceu de E.I.R.P da claro estar além de 100w e interferir em algum sistema mesmo com a perda do espaço livre?

    Abraços a todos.
    É... eu tmb tenho de discordar... Acho que a questão dos campos próximos e distantes está bem clara... a ERB do amigo teria de estar no campo próximo da ERB da Claro... Como foi dito tmb, uma coisa que pode ser é a própria visada que ficou prejudicada com a torre... o amigo não disse como era a visada, o quanto a torre da claro prejudicou a visada... e se os clientes ficarem bem atras da torre mesmo, bom, dai tá explicado... Talvez fosse até uma questão interessante para continuarmos discutindo... é um caso interessante...

  10. #50
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Um outro conceito que existe em RF são os Produtos de Intermodulação:

    Vejam esse site: Procom - Intermodulation concepts

    Intermodulação é um problema de interferência onde dois ou mais sinais são misturados em um dispositivo não-linear (amplificador, por exemplo) para formar um ou mais novos sinais, que são chamados produtos de intermodulação. As três principais fontes de intermodulação são descritas abaixo, em ordem de importância:


    1. Intermodução entre transmissores muito próximos
    2. Interferência em receptores causados por sinais fortes fora de frequência
    3. Interferência gerada em antenas, mastros, conectores e filtros.

    Essa é a parte interessante: Em outra parte do mesmo site citado acima, temos:

    Procom - Intermodulation between closely spaced transmitters

    Nessa parte é explicado matematicamente como combinações de sinais (existem infinitas combinações) podem gerar produtos de intermodulação fora da faixa de frequência (interferência). A maior parte das interferências causadas por intermodulações se limita na própria faixa dos sinais interferentes ou em faixas múltiplas inteiras dos sinais em questão (ex: 2X, 3X, 4X, etc...).

    Eu particularmente não consegui encontrar nenhuma combinação matemática de como um sinal em 1900 MHz poderia interferir em 2400 MHz, como já havia dito em um post anterior. Se alguém conseguir, avise-nos.

    Lembrando que isso ocorre por problemas técnicos (situações fora da normalidade), por que todos os equipamentos são certificados e testados (pelo menos deveriam ser) para que esses efeitos sejam controlados.


    Saudações a todos e forte abraço.


    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    É... eu tmb tenho de discordar... Acho que a questão dos campos próximos e distantes está bem clara... a ERB do amigo teria de estar no campo próximo da ERB da Claro... Como foi dito tmb, uma coisa que pode ser é a própria visada que ficou prejudicada com a torre... o amigo não disse como era a visada, o quanto a torre da claro prejudicou a visada... e se os clientes ficarem bem atras da torre mesmo, bom, dai tá explicado... Talvez fosse até uma questão interessante para continuarmos discutindo... é um caso interessante...
    Última edição por motacosta; 18-12-2009 às 20:08.

  11. #51

    Padrão

    [
    Lembrando que isso ocorre por problemas técnicos (situações fora da normalidade), por que todos os equipamentos são certificados e testados (pelo menos deveriam ser) para que esses efeitos não ocorram.


    Saudações a todos e forte abraço.[/QUOTE]

    Mota,

    mais uma pergunta de leigo,

    Se os canais forem diferentes também e possivél não haver interferencia?

  12. #52
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Não sei se entendi bem sua pergunta, mais vou dar um exemplo de acordo com o site que postei anterioremente:

    A faixa de 1900 MHz na verdade vai de 1710 MHz a 1890 MHz aqui no Brasil (vide figura).

    Cada canal em uma ERB celular possui um transmissor distinto cujo sinal é combinado com os demais canais em um "combinador" para aproveitar uma única antena para os vários transmissores (canais). É principalmente na hora que esses sinais são combinados que podem ocorrer intermodulações.

    Suponha que a ERB só tenha dois canais:

    1720 MHz e 1810 MHz

    Como esses dois canais poderiam gerar interferência:
    Intermodulação de 2ª ORDEM:

    Int1 = 1810 + 1720 = 3530 MHz (longe de 2.4)
    Int2 = 1810 - 1720 = 90 MHz (longe de 2.4)

    Suponha que a ERB tenha 3 canais:

    1720 MHz, 1810 MHz e 1870 MHz

    Como esses dois canais poderiam gerar interferência:
    Intermodulação de 3ª ORDEM:

    Int1 = 1720 + 1810 -1870 = 1660 MHz (longe de 2.4)
    Int2 = 1720 + 1870 - 1810 = 1780 MHz (longe de 2.4)
    Int3 = 1810 + 1870 -1720 = 1870 MHz (longe de 2.4)

    E por aí vai. Mesmo que esse problema ocorra, que não é a situação normal de operação, as combinações não apontam para uma interferência em 2.4 GHz.


    Sds,

    Citação Postado originalmente por dsilva Ver Post
    [
    Lembrando que isso ocorre por problemas técnicos (situações fora da normalidade), por que todos os equipamentos são certificados e testados (pelo menos deveriam ser) para que esses efeitos não ocorram.

    Saudações a todos e forte abraço.
    Mota,

    mais uma pergunta de leigo,

    Se os canais forem diferentes também e possivél não haver interferencia?[/QUOTE]
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         faixa1900.gif
Visualizações:	144
Tamanho: 	9,9 KB
ID:      	6347  
    Última edição por motacosta; 19-12-2009 às 13:35.

  13. #53

    Padrão

    Galera Boa Noite a todos em relação a interfrencia existe sim a possibilidade da interferencia, pois estou passando pelo mesmo problema e localizei depois de 2 semanas de loucura. troquei todos equipamentos e nada resolvido, daew fui perguntar para um de meus clientes que era Supervisor da Alcatel e ele me falou que era a torre que estava me dando interferencia: eu respondi impossivel de interferir pois trabalham em 900mhz (Eu mesmo vi isso na antena quando trabalhava na Telefonica) daew ele me respondeu mas os Mini Link nao, eu perguntei o que era isso ele me respondeu vc viu uma antena redonda separada das paineis eu respondi que sim! passa exatamente na reta do predio o que acontece ele falou que eu estava na area de espectro de comunicação desta torre com a outra de tras. daew ele me falou pq vc nao se afasta uns 50 mts desse raio que resolve eu falei que nao dava pois eu iria cair do predio porem nao tem como eu resolver colocando em outro local pois o predio eh um ponto estrategico. amanha segunda feira vo comprar equipamentos 5.8 e fazer ponto a ponto em varios bairros e fazer micro areas estando fora do espectro das torres da claro ..... a proposito o mini link funciona em 2.3ghz até 3.6ghz ou seja o que tiver na reta é atropelado pois ainda trabalham em 3 watts gerando muito ruido quem tiver nesse enlace. cliente meu q tinha qualidade 70 ruido -47 agora tá qualidade 10 ruído -82
    as outras torres de concorrentes que estao fora do spectro da torre nao estao com esses problemas.
    e afirmo e assino Realmente dao interferencia só espero que meu 5.8 passe.
    Última edição por wagnermoreno; 25-04-2010 às 22:45.

  14. #54
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnermoreno Ver Post
    Galera Boa Noite a todos em relação a interfrencia existe sim a possibilidade da interferencia, pois estou passando pelo mesmo problema e localizei depois de 2 semanas de loucura. troquei todos equipamentos e nada resolvido, daew fui perguntar para um de meus clientes que era Supervisor da Alcatel e ele me falou que era a torre que estava me dando interferencia: eu respondi impossivel de interferir pois trabalham em 900mhz (Eu mesmo vi isso na antena quando trabalhava na Telefonica) daew ele me respondeu mas os Mini Link nao, eu perguntei o que era isso ele me respondeu vc viu uma antena redonda separada das paineis eu respondi que sim! passa exatamente na reta do predio o que acontece ele falou que eu estava na area de espectro de comunicação desta torre com a outra de tras. daew ele me falou pq vc nao se afasta uns 50 mts desse raio que resolve eu falei que nao dava pois eu iria cair do predio porem nao tem como eu resolver colocando em outro local pois o predio eh um ponto estrategico. amanha segunda feira vo comprar equipamentos 5.8 e fazer ponto a ponto em varios bairros e fazer micro areas estando fora do espectro das torres da claro ..... a proposito o mini link funciona em 2.3ghz até 3.6ghz ou seja o que tiver na reta é atropelado pois ainda trabalham em 3 watts gerando muito ruido quem tiver nesse enlace. cliente meu q tinha qualidade 70 ruido -47 agora tá qualidade 10 ruído -82
    as outras torres de concorrentes que estao fora do spectro da torre nao estao com esses problemas.
    e afirmo e assino Realmente dao interferencia só espero que meu 5.8 passe.
    Já sabia dessa situação de Mini links tambem. O pior é que não tem como fugir mesmo desses 3watts, infelizmente as operadoras não se preocupam com os provedores ou quem quer que seja.
    Os caras metem 3watts, 5watts e por ae vai.
    Amigo, faça um site survey na área , pois em 5.8gh tambem já está acontecendo problemas de ruidos por uso exagerado de potência.
    Att.

  15. #55

    Padrão

    entao to comprando material 5.8 e rezando para tudo der certo e irei montar miccro bases fora dessa area de spectro da torre de celular.
    fazer ponto a ponto de 1km em 5.8 e depois jogar 2.4 do ponto B

  16. #56
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnermoreno Ver Post
    entao to comprando material 5.8 e rezando para tudo der certo e irei montar miccro bases fora dessa area de spectro da torre de celular.
    fazer ponto a ponto de 1km em 5.8 e depois jogar 2.4 do ponto B

    Então , compra dois nanostation homologados , pra essa distancia. dependendo da área tu consegue usar até canalização de 40mhz passando o dobro de banda por eles.
    Até 5km vai tranquilo , fácil de instalar, configurar. sem dor de cabeça.

  17. #57
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Esses mini-links são na verdade rádios PDH/SDH, funcionam em várias bandas, com enlaçes registrados como SLP (serviço limitado privado), e até onde eu saiba, não tem nada a ver com 2.4Ghz...

    É coisa de 6Ghz pra cima... Nada diferente do Nec PasoLink, ou coisa que o valha.
    Não necessariamente meu caro. existem sim os mini links citados acima.
    Talvez na sua região não, mas em outras existem sim.

  18. #58
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Torre da Claro atrapalhando sinal da RB ?

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Minilink, que eu saiba, são rádios ericsson, STM-1 (SDH) operando acima de 8ghz nas diversas faixas de SLP que existem no plano de alocação de frequências da anatel.

    Se as operadoras de celular usarem 2.4ghz, teriam de respeitar todas as regras que nós obedecemos, sem "vantagens".

    Não há mistério nisso. É mais economicamente viável simplesmente ir para a banda licenciada e passar seus 155mbit/sec do STM-1, sem preocupacoes com interferencias de outros rádios.
    isso não se aplica à "alguns" locais amigo, nem sempre o que é regra é cumprido pelas operadoras. conhço vários casos onde os caras simplesmente metem um amplificador de 5watts e f. o resto que tiver na volta.
    Aqui no sul tem vários exemplos.

  19. #59

    Padrão Re: Torre da Claro atrapalhando sinal da RB ?

    Edit: Onde eles conseguem radios minilink em 2.4Ghz ?[/QUOTE]

    Ja fiz essa mesma pergunta nesse mesmo topico e até agora nada.

  20. #60
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Torre da Claro atrapalhando sinal da RB ?

    Boa noite a todos.

    Tive um problemas parecidos. A uma semana atrás foi instalado uma torre (Célula) da telefonia móvel e a mesma encontra-se entre o cliente e minha torre do provedor, exatamente na visada, no direcionamento. Após esta torre, o prédio onde tenho os clientes, fica com sinal bom pórem não navegam. Com alta perca de pacotes e uma latência altíssima (em torno de 1000 ms). Assim que redirecionei os clientes, normalizou. Conclusão: Torres (células) de telefonia móvel com certeza dará interferência em sua rede wireless. Porém, vale ressaltar, em sua visada, sua direção. Ao lado, em torno de 100 metros em diante, não tenho nenhuma interferência.

    Atenciosamente,
    Última edição por MDdantas; 23-09-2010 às 01:09.