+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Leilão do WiMax ainda não tem prazo para ser realizado

    Anatel informa que discussões amadureceram e caminham para uma decisão, mas não há data para a venda das frequências de 2,5GHz e 3,5 GHz

    O leilão das duas frequências que seriam utilizadas para prestar serviços de banda larga móvel por redes WiMax ainda não tem data para acontecer no Brasil. O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, informou que o assunto está na pauta do órgão para 2010, mas prefere não fazer mais previsões sobre a licitação.
    No ano passado, Sardenberg prometeu ao mercado que o leilão sairia em 2009, o que não aconteceu. Nesta quinta-feira (10/12), durante o Fórum Telequest 2009, evento que reuniu em São Paulo empresas de telecomunicações para fazer um balanço do setor, o presidente da Anatel disse que não arriscaria falar em datas para a venda das frequências de 2,5GHz e 3,5 GHz
    “A questão está madura e caminha para uma decisão”, disse o presidente da Anatel. Ele informou que as discussões evoluíram neste ano, mas que o órgão ainda precisa bater o martelo e finalizar as regras.
    A novela sobre a regulamentação do WiMax no Brasil vem sendo assistida desde 2006, quando Anatel e Ministério das Comunicações travaram uma batalha sobre a implementação do serviço no País.
    O mercado continua em compasso de espera. Representantes do setor querem que o leilão aconteça logo por considerem que essas redes são um pilar importante para que o plano nacional de banda larga do governo federal seja colocado em prática.
    O diretor de planejamento da Oi, João de Deus, um dos participantes do seminário, afirmou que o impedimento de operação de WiMax no Brasil é uma das barreiras para a universalização da banda larga. Embratel, Telefônica e a própria Oi estão com pilotos de rede WiMax e aguardam uma definição sobre as regras das Anatel para saberem como vão ofertar esse serviço.

  2. #2

    Padrão

    A profecia está se cumprindo, o que era para ser nosso (SCM) vai ser para as SMP, se as faixas forem destinadas para o serviço móvel, esqueçam, dançamos!!! E merecidamente, porque somos desorganizados, desunidos e olhamos somente para o interesse individual.

    Cadê o sindicato patronal dos SCM?

    Porque não comparecemos em massa na CONECOM?

    E o cadastro de provedores junto ao Registro.Br?

    Toda ação (ou omissão é o nosso caso) tem suas consequências! Desculpe a franqueza, mas essa é nossa realidade.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    A profecia está se cumprindo, o que era para ser nosso (SCM) vai ser para as SMP, se as faixas forem destinadas para o serviço móvel, esqueçam, dançamos!!! E merecidamente, porque somos desorganizados, desunidos e olhamos somente para o interesse individual.

    Cadê o sindicato patronal dos SCM?

    Porque não comparecemos em massa na CONECOM?

    E o cadastro de provedores junto ao Registro.Br?

    Toda ação (ou omissão é o nosso caso) tem suas consequências! Desculpe a franqueza, mas essa é nossa realidade.

    O duro de tudo isso, é ter que afirmar que você está certo! Infelizmente não temos união, não temos, praticamente ninguem diretamente nos representando por meio de sindicato ou qualquer coisa parecida que consiga brigar diretamente por nós!

    Se tiver por favor me passe pois eu desconheço!

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    é Kleber, há muito tempo penso isso... união... ela não existe. Creio que, pelo grande despreparo dos empresários deste setor. Quer um exemplo simples, desta falta de preparo? Uma consulta pública que é de graça, não dói, não leva quase tempo nenhum, tem uma contribuição pífia pelos que são os maiores interessados.

    Sempre será assim, uns poucos, interessados e ativos como você, chamando a responsabilidade e "carregando tudo nas costas", e um bando de folgados só "deitados em berço esplêndido" assistindo de camarote e reclamando quando as coisas dão errado, sempre com aquela velha frase: "o que será de nós?"

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    ... o que era para ser nosso (SCM) vai ser para as SMP, se as faixas forem destinadas para o serviço móvel, esqueçam, dançamos!!!
    Essa é um misto de lenda com esperanças exageradas. Nunca houve nenhum possibilidade prática das licenças de 2,5 e 3,5Ghz serem das SCM, pelo menos não das pequenas e médias.

    Desde 2006 se esperava que cada canal de 5Mhz (e um só não serve para muita coisa, seriam necessários vários para conseguir criar um modelo de negócio razoável) saísse por perto de 2Milhões de reais nas regiões menos concorridas. Isso sem possibilidade de subdivisão (contratar apenas para uma cidade ou região).

    É claro que as pequenas e médias SCM podiam fazer lances, mas eu achei muito engraçado que ouvi relatos de que haviam mais de 200 empresas interessadas em fazer lances e - essas mesmas empresas - anunciando planos, indicando que estavam realmente acreditando que tinham chances.

    Mesmo sem as grandes operadoras, nunca houve esperança de que essas licenças viessem, de alguma forma, servir as pequenas e médias.

    Além disso o problema não era apenas o custo da licença, mas também dos equipamentos. Novamente - sem base mas com muita imaginação - muitos esperavam que os equipamentos de WiMAX tivessem preços acessíveis, comparados os de 2,4 ou 5,8Ghz. Quando os fabricantes de WiMAX anunciavam que a padronização iria reduzir custos, era comparado as centenas de milhares de dolares de uma ERB 3G, nunca foi plano colocar os valores próximos (nem de perto) das tecnologias não licenciadas.

    Sendo assim, o fato é: as licenças de 2,5 e 3,5Ghz nunca foram e jamais serão para o mercado de pequenos e médios SCM. Não por eu ser chato ou por eu ser pessimista, mas apenas porque são patamares de solução totalmente diferentes.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    Essa é um misto de lenda com esperanças exageradas. Nunca houve nenhum possibilidade prática das licenças de 2,5 e 3,5Ghz serem das SCM, pelo menos não das pequenas e médias.
    Se vc ler o editão do Leilão de 2006, vai ver que foi elaborado para nós, pequenos, os canais poderiam ser vendidos para "DDD", eu como do Tocantins, elaborei minhas propostas para comprar no DDD 63, as teles estavam vetadas de participarem, porque a intenção era fomentar a concorrência.

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    Desde 2006 se esperava que cada canal de 5Mhz (e um só não serve para muita coisa, seriam necessários vários para conseguir criar um modelo de negócio razoável) saísse por perto de 2Milhões de reais nas regiões menos concorridas. Isso sem possibilidade de subdivisão (contratar apenas para uma cidade ou região)..
    No edital a oferta de um par de canal, para cada canal licitado, além do mais existia a oferta dos canais frequencias de 10,5 Ghz, para fazer os links entre as ERBs, melhor isso do que modelo atual, onde canibalizamos as ISM.

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    É claro que as pequenas e médias SCM podiam fazer lances, mas eu achei muito engraçado que ouvi relatos de que haviam mais de 200 empresas interessadas em fazer lances e - essas mesmas empresas - anunciando planos, indicando que estavam realmente acreditando que tinham chances.
    Tinha 100 empresas, umas 90 eram pequenas e média, 10 eram as teles que conseguiram participar, porque se uniram em busca de liminares judiciais...

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    Mesmo sem as grandes operadoras, nunca houve esperança de que essas licenças viessem, de alguma forma, servir as pequenas e médias.
    Isso tenho que concordar, porque lá os pequenos se sentiam grande, em 2006 quando comentei que usava Mikrotik, um provedor do Maranhão falou para me profissionalizar, pq eu tava usando Lixo... Vai ser sempre assim, os pequenos "tacando" pedras entre si e as grandes achando bom.

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    Além disso o problema não era apenas o custo da licença, mas também dos equipamentos. Novamente - sem base mas com muita imaginação - muitos esperavam que os equipamentos de WiMAX tivessem preços acessíveis, comparados os de 2,4 ou 5,8Ghz. Quando os fabricantes de WiMAX anunciavam que a padronização iria reduzir custos, era comparado as centenas de milhares de dolares de uma ERB 3G, nunca foi plano colocar os valores próximos (nem de perto) das tecnologias não licenciadas.
    Tinha essa preocupação na época, mas uma opção que já existia e que eu estava pensando seriamente em usar, era os cartões 3,5 Ghz da Ubiquiti, só lembrando que o Leilão não era da tecnologia Wimax, mas o uso das frequencias 3,5 Ghz.

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    Sendo assim, o fato é: as licenças de 2,5 e 3,5Ghz nunca foram e jamais serão para o mercado de pequenos e médios SCM. Não por eu ser chato ou por eu ser pessimista, mas apenas porque são patamares de solução totalmente diferentes.
    Se continuarmos desunidos assim suas palavras prevalecerão, mas ainda tem tempo para fazermos barulhos, brigarmos, mostrar aos políticos que fazemos inclusão digital, que sem ajuda de financiamentos, nós pequenos SCM fazemos milagres.... Bom, o Rogério Assis tá organizando um encontro Nacional dos Provedores e uma das pautas é a fundação do sindicato... isso abrirá portas para conversarmos com senadores, deputados, etc.. Nós somos pequenos, mas somos muitos....

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    é Kleber, há muito tempo penso isso... união... ela não existe. Creio que, pelo grande despreparo dos empresários deste setor. Quer um exemplo simples, desta falta de preparo? Uma consulta pública que é de graça, não dói, não leva quase tempo nenhum, tem uma contribuição pífia pelos que são os maiores interessados.

    Sempre será assim, uns poucos, interessados e ativos como você, chamando a responsabilidade e "carregando tudo nas costas", e um bando de folgados só "deitados em berço esplêndido" assistindo de camarote e reclamando quando as coisas dão errado, sempre com aquela velha frase: "o que será de nós?"
    Sérgio,

    Vc tem toda razão, as consultas públicas da ANATEL são ignoradas pela maioria, mal sabemos o quanto vale isso, basta a turma olhar aos comentários inseridos em cada consulta, as teles estão em todas, pq será? A ANATEL compila essas informações "públicas" para inserir em suas resoluções... SOMOS Muitos, mas não seremos nada se continuarmos desorganizados... Me filei a ANID somente pq a causa deles é tão nobre, que não poderia deixar de ajuda-los, nem que seja pelos míseros 30 reais por mês.... Mas a ANID é só um caminho, existe outros a serem percorridos.

  8. #8

    Smile Frequencias

    Gente pelo pouco que sei o leilão das frequencias permitiria um usuario de utilizar as frequencias de forma proprietária.

    Agora tenho que concordar que este leilão não era para pequenas ou médias e acredito que os valores mais baixos passariam da casa do milhão.

    Abraços,

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Se vc ler o editão do Leilão de 2006, vai ver que foi elaborado para nós, pequenos, os canais poderiam ser vendidos para "DDD", eu como do Tocantins, elaborei minhas propostas para comprar no DDD 63, as teles estavam vetadas de participarem, porque a intenção era fomentar a concorrência.
    Kleber, quanto você acha que o ganhador do DDD 63 ia pagar? R$ 100K? R$ 300K? Duvido que saíssem por menos de R$ 2M. Isso mesmo sem as teles participando.

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Tinha 100 empresas, umas 90 eram pequenas e média, 10 eram as teles que conseguiram participar, porque se uniram em busca de liminares judiciais...
    Nesse ponto posso estar enganado, mas se recordo 100 eram as que já haviam mostrado interesse antes do cancelamento. Havia quase o dobro esperando o resultado da pendência judicial para demonstrar interesse também.


    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Tinha essa preocupação na época, mas uma opção que já existia e que eu estava pensando seriamente em usar, era os cartões 3,5 Ghz da Ubiquiti, só lembrando que o Leilão não era da tecnologia Wimax, mas o uso das frequencias 3,5 Ghz.
    O leilão era de uso das frequências 3,5Ghz para equipamentos homologáveis pelos padrões Anatel. A má notícia é que, até onde eu sei, os cartões Ubiquiti 3 não são homologáveis.
    Mas mesmo que não fosse assim, e nos cliente, você ia usar o que?

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Se continuarmos desunidos assim suas palavras prevalecerão, mas ainda tem tempo para fazermos barulhos, brigarmos, mostrar aos políticos que fazemos inclusão digital, que sem ajuda de financiamentos, nós pequenos SCM fazemos milagres.... Bom, o Rogério Assis tá organizando um encontro Nacional dos Provedores e uma das pautas é a fundação do sindicato... isso abrirá portas para conversarmos com senadores, deputados, etc.. Nós somos pequenos, mas somos muitos....
    O que não falta no Brasil são associações de provedores. Me desculpa mas a informação de que está se criando um sindicato demonstra, ao meu ver, o quanto essa classe é desunida. Ao invés de se fortalecer as entidades já existentes, se cria mais e mais dividindo ainda mais a representatividade das poucas que já existem.

    NOTA FINAL: na antiguidade as informações eram carregadas por mensageiros - que normalmente eram escravos com a função de correr de um lado para o outro. Quando um imperador recebia uma notícia que o desagradava, era normal mandar executar o mensageiro.

    Eu não tenho culpa desses fatos e não tenho interesse em que a coisa caminhe a favor das grandes operadoras. Sou apenas o portador das más notícias. Não matem o mensageiro.
    Última edição por mlrodrig; 13-12-2009 às 14:01.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    Kleber, quanto você acha que o ganhador do DDD 63 ia pagar? R$ 100K? R$ 300K? Duvido que saíssem por menos de R$ 2M. Isso mesmo sem as teles participando.
    Rodrigo, vale a pena dar uma lida no edital para não falar o que não conhece, o lance inicial no Tocantins para um canal era R$ 67.914,96 (para 3,5 Ghz) e 50.488,29 (para 10,5 Mhz), empresa do Tocantins só tinha eu, chegar a 2 milhões no valor final é viagem, principalmente sem a presença das teles.
    Fonte: https://under-linux.org/attachments/...spv-anatel.pdf

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    Nesse ponto posso estar enganado, mas se recordo 100 eram as que já haviam mostrado interesse antes do cancelamento. Havia quase o dobro esperando o resultado da pendência judicial para demonstrar interesse também.
    Eu estava lá, assinei a ata, inclusive tenho cópia dela no Tocantins, vou scanea-la e depois posta-la aqui para vc... Tem um site confiável que fala sobre isso:

    Entre as cem companhias que apresentaram propostas esta manhã para adquirir uma das faixas de freqüência dedicadas à banda larga sem fio, em 3,5 GHz e 10 GHz, estavam desde pequenos provedores de internet, como a Beleza Network, como as grandes concessionárias de telefonia fixa - graças a uma liminar obtida na sexta-feira - e operadoras de telefonia móvel.

    Fonte: Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

    Coincidentemente falou o nome da minha empresa.

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    O leilão era de uso das frequências 3,5Ghz para equipamentos homologáveis pelos padrões Anatel. A má notícia é que, até onde eu sei, os cartões Ubiquiti 3 não são homologáveis.
    Mas mesmo que não fosse assim, e nos cliente, você ia usar o que?
    Isso é só um detalhe, saia mais barato homologar esses equipamentos - na época - do que usar equipamentos wimax e nos clientes logo depois saiu o Nano em 3,5 Ghz, passível de ser homologado também.

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    O que não falta no Brasil são associações de provedores. Me desculpa mas a informação de que está se criando um sindicato demonstra, ao meu ver, o quanto essa classe é desunida. Ao invés de se fortalecer as entidades já existentes, se cria mais e mais dividindo ainda mais a representatividade das poucas que já existem.
    Sindicato trabalha diferente Rodrigo. são profissionalizados e existe uma legislação que ampara o seu funcionamento e receita, além de ter mais credibilidade... Se não fosse importante, não existira sindicato patronal das teles, dos bancos, das construtoras, etc... Cadê as dos SCM?

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    NOTA FINAL: na antiguidade as informações eram carregadas por mensageiros - que normalmente eram escravos com a função de correr de um lado para o outro. Quando um imperador recebia uma notícia que o desagradava, era normal mandar executar o mensageiro.
    Na boa, as vezes me sinto assim também...

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    Eu não tenho culpa desses fatos e não tenho interesse em que a coisa caminhe a favor das grandes operadoras. Sou apenas o portador das más notícias. Não matem o mensageiro.
    Rodrigo, vc é um gênio, seu blogs são ótimos, sua contribução para nossa classe é completamente benéfica, mas tenho que discordar quando vive e conheci os fatos de algo que tá sendo debatido sem fundamento. Abraços!!