+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fmn127
    Visitante

    Padrão Solução para condomínio com Nano5

    Boa noite, Pessoal.

    Estou com um projeto para atender um condomínio com cerca de 10 prédios de 4 andares cada, 04 aptos por andar. Estamos pensando em trabalhar com sinal 5.8 neste projeto.

    Vou descrever +/- nossa idéia e qualquer coisa me corrijam.

    Com 01 Nano Station 5 em um ponto estratégico para cobrir todo o condomínio, vamos enviar o sinal configurado como painel setorial.
    Em cada prédio do condomínio teríamos 01 Nano Station 5 recebendo o sinal e distribuindo a internet para os clientes, por um Switch.

    As dúvidas são:
    Dessa forma vai funcionar corretamente?
    Quantos clientes consigo suportar no Nano Station 5?
    Seria interessante colocar um Painel Setorial enviando o sinal para o condomínio ao invés do Nano Station 5?

    Aguardo respostas e sugestões.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fmn127 Ver Post
    Boa noite, Pessoal.

    Estou com um projeto para atender um condomínio com cerca de 10 prédios de 4 andares cada, 04 aptos por andar. Estamos pensando em trabalhar com sinal 5.8 neste projeto.

    Vou descrever +/- nossa idéia e qualquer coisa me corrijam.

    Com 01 Nano Station 5 em um ponto estratégico para cobrir todo o condomínio, vamos enviar o sinal configurado como painel setorial.
    Em cada prédio do condomínio teríamos 01 Nano Station 5 recebendo o sinal e distribuindo a internet para os clientes, por um Switch.

    As dúvidas são:
    Dessa forma vai funcionar corretamente?
    Quantos clientes consigo suportar no Nano Station 5?
    Seria interessante colocar um Painel Setorial enviando o sinal para o condomínio ao invés do Nano Station 5?

    Aguardo respostas e sugestões.

    Obrigado.

    "Quantos clientes consigo suportar no Nano Station 5?"

    Você precisa ter muito bem definido a velocidade que irá prover ao cliente. Pois num enlace Wireless existe a taxa de throughput, que é a velocidade máxima transmitida pelo Enlace. Então a depender da velocidade que irá comercializar e a previsão de clientes, o Nano Station pode ser interessante ou não.

  3. #3

    Padrão

    Amigo, creio que da pra fazer com nanostation 5 sim. Claro que o throughput é importante ser levado em cosideração mas, o NS5 suporta uns 20mb e acredito que vc nao vai usar tudo isso ne.
    Agora, vai ficar muito melhor se vc enviar o sinal com um painel setor. O correto é vc tirar uma foto aerea do local atravez do Google mesmo pra ver o grau de abertura (do painel setor ou omni) que vc vai precisar para cobrir esse condominio.
    Se preferir, entre em contato conosco que minha area tecnica pode te ajudar na elaboração do projeto e eu posso te ajudar na aquisição dos equipamentos.

    Espero ter ajudado

    At,

  4. #4
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por samueltarga Ver Post
    Amigo, creio que da pra fazer com nanostation 5 sim. Claro que o throughput é importante ser levado em cosideração mas, o NS5 suporta uns 20mb e acredito que vc nao vai usar tudo isso ne.
    Agora, vai ficar muito melhor se vc enviar o sinal com um painel setor. O correto é vc tirar uma foto aerea do local atravez do Google mesmo pra ver o grau de abertura (do painel setor ou omni) que vc vai precisar para cobrir esse condominio.
    Se preferir, entre em contato conosco que minha area tecnica pode te ajudar na elaboração do projeto e eu posso te ajudar na aquisição dos equipamentos.

    Espero ter ajudado

    At,
    20Mbps em ponto-multiponto? Dá tanto assim? P2P com certeza, mas Ponto-multiponto não sei não... me parece muito... Enfim, não tenho experiência com 5.8GHz em Ponto-Multiponto, então deixo pro pessoal que tem, mas acho importante confirmar isso...

    Sobre usar Painel ou não, depende de muita coisa, principalmente da angulação horizontal necessária... se não me engano o nano é 45º, então se em 45º vc cobre todos os prédios não precisa de setorial (imagino que todos sejam próximo e com visada total, se não a coisa já muda muito)... A resposta normalmente é depende... se vc passar mais informações como a imagem aérea como foi dito, já dá pra ajudar mais...

  5. #5

    Padrão

    Amigo qual é a distância do ponto aos mults?
    Pelo que entendi são 10 prédios, ou seja 10 nanos como station e ainda mais sendo StationWDS passando o trafego de 160 apartamentos (lógica que não serão todos clientes + se forem graças à Deus hehehe), ou seja, não vai funcionar bem, vai ter percas e pings altíssimos, pois o nano principal seria o ponto de acesso de todos esses clientes, o que não foi projetado pra isso, pra ponto à ponto ou estação nunca ví nada melhor + pra operar como Ap pra essa infra pode esquecer, e realmente passa um trafego ótimo de 20 à 25 Megas, mais isso sendo testado de tx ou rx, se for tx + rx é divido por igual 10 à 12,5 Megas, na minha visão, um nano em cada prédio é excelente, + o ponto de acesso tem que ser mais robusto e o ideal e softwares totalmente compátiveis é uma Rb com mini-pci 5.8 podendo ser até um 8602 bem configurado + se quer qualidade mesmo, utilize o xr5, logo, vai ter que utilizar uma antena painel 5.8 o que não é tão fácil de econtrar (pelo menos eu não consigo tão fácil) ainda + se precisar de uma de 120º o que é + difícil ainda, mas à depender da distância e se a angulação for muito + de 120º, pode utilizar uma omni 5.8 de preferência hyperlink, e mesmo sendo omni não terá problema de interferência alguma, pois é 5.8Ghz e vários canais pra trb, configure os nanos como StationWDS configurado pra associar ao ssid do Ap e na Rb deixe como WDS Dinâmico, marque WDS IGNORE SSID, com essa configuração não precisa setar os Macs de cada nano no cartão da Rb, o enlace é associado automaticamente, amigo minha opnião é essa eu faria assim, vai ficar show de bola e se tiver um link de qualidade vai dar até pra concorrer com as torres 3g das operadoras hehehe,
    abraços, boa sorte e que Deus te abençoe.

  6. #6

    Padrão

    Opa!!

    E ai Fabricio já resolveu a questão do condomínio?

    É o seguinte, realmente o nano pra passar 160 clientes fica apertado, mas se levarmos em conta que dificilmente todos os condôminos serão usuários dos seus serviços o nano é suficiente vejamos:

    Considerando que 60% dos condôminos sejam seus clientes teremos 96 clientes. desses 96 fazendo a media 4 x 1 teremos 24 usuários simultâneos.

    Então o NS5 atende perfeitamente.

    Sobre a questão do painel, é necessário observar o angulo de irradiação do NS5, e simular se a abertura horizontal dele é suficiente para iluminar todos os prédios.

    Por fim leve em consideração que se for montar um pop no condomínio, precisará de 8 NS5.

    2 - para o ptp entre sua torre e o POP do condomínio;
    1 - para o pop em si;
    5 - para os clientes (prédios).

    O que considero uma solução cara, a meu ver é necessário uma pesquisa para saber a real demanda de cada prédio, os que tiverem demanda alta usa 5.8 os que não tiverem usa 2.4.

    Estou agarrado nos últimos tempos, mas logo logo quero ir ai pra ver como tudo está.

    Abraço

  7. #7

    Padrão

    esta perfeito o q esta fazendo
    *vai ficar bom
    *soh com nano
    *sem setorial pois naum tem necessidade
    *saum proximos do ponto de acesso
    *os clientes ??

    ai funcionar muito bem assim
    *soh configura-los certinhos q naum vai ter problemas


  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Opa!!

    E ai Fabricio já resolveu a questão do condomínio?

    É o seguinte, realmente o nano pra passar 160 clientes fica apertado, mas se levarmos em conta que dificilmente todos os condôminos serão usuários dos seus serviços o nano é suficiente vejamos:

    Considerando que 60% dos condôminos sejam seus clientes teremos 96 clientes. desses 96 fazendo a media 4 x 1 teremos 24 usuários simultâneos.

    Então o NS5 atende perfeitamente.

    Sobre a questão do painel, é necessário observar o angulo de irradiação do NS5, e simular se a abertura horizontal dele é suficiente para iluminar todos os prédios.

    Por fim leve em consideração que se for montar um pop no condomínio, precisará de 8 NS5.

    2 - para o ptp entre sua torre e o POP do condomínio;
    1 - para o pop em si;
    5 - para os clientes (prédios).

    O que considero uma solução cara, a meu ver é necessário uma pesquisa para saber a real demanda de cada prédio, os que tiverem demanda alta usa 5.8 os que não tiverem usa 2.4.

    Estou agarrado nos últimos tempos, mas logo logo quero ir ai pra ver como tudo está.

    Abraço
    Olá amigão boa noite, na minha opnião, se a busca da qualidade do serviço pra nosso amigo do tópico necessita de solução mais em conta, o ideal então é utilizar um ptp com um par de nano 5.8 que sei que é ótimo, pois tenho um ptp desse passando 80 à 100 clientes simultaneos com ping de 1 à 5 ms, e passar cabo de prédio à prédio com um bom switch em cada prédio, se é pra economizar e se a distância de cada um é viável e o local é acessível pra passar cabo de um prédio pra o outro ta aí a solução barata e de qualidade, agora configura um nano como AP e associa aí uns 10 simultâneos mesmo com banda de 128k no máxima cada um e depois poste aí o que aconteceu, cara te digo que até alguns desses Apzinhos de chip rtl-8186 que não prestam mesmo se sairão melhor, nanoSTATION o nome ja diz, estação, + não vamos usar a teoria e nem o nome, sim a prática e a opnião de muitos que ja passaram pela experiência, e acredite fiz o teste por aki
    como Ap e foi melhor substituir por um Ap-router rsrsrsr abraços Deus abençõe a sua vida!

  9. #9
    fmn127
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Jaidamasceno Ver Post
    Amigo qual é a distância do ponto aos mults?
    Pelo que entendi são 10 prédios, ou seja 10 nanos como station e ainda mais sendo StationWDS passando o trafego de 160 apartamentos (lógica que não serão todos clientes + se forem graças à Deus hehehe), ou seja, não vai funcionar bem, vai ter percas e pings altíssimos, pois o nano principal seria o ponto de acesso de todos esses clientes, o que não foi projetado pra isso, pra ponto à ponto ou estação nunca ví nada melhor + pra operar como Ap pra essa infra pode esquecer, e realmente passa um trafego ótimo de 20 à 25 Megas, mais isso sendo testado de tx ou rx, se for tx + rx é divido por igual 10 à 12,5 Megas, na minha visão, um nano em cada prédio é excelente, + o ponto de acesso tem que ser mais robusto e o ideal e softwares totalmente compátiveis é uma Rb com mini-pci 5.8 podendo ser até um 8602 bem configurado + se quer qualidade mesmo, utilize o xr5, logo, vai ter que utilizar uma antena painel 5.8 o que não é tão fácil de econtrar (pelo menos eu não consigo tão fácil) ainda + se precisar de uma de 120º o que é + difícil ainda, mas à depender da distância e se a angulação for muito + de 120º, pode utilizar uma omni 5.8 de preferência hyperlink, e mesmo sendo omni não terá problema de interferência alguma, pois é 5.8Ghz e vários canais pra trb, configure os nanos como StationWDS configurado pra associar ao ssid do Ap e na Rb deixe como WDS Dinâmico, marque WDS IGNORE SSID, com essa configuração não precisa setar os Macs de cada nano no cartão da Rb, o enlace é associado automaticamente, amigo minha opnião é essa eu faria assim, vai ficar show de bola e se tiver um link de qualidade vai dar até pra concorrer com as torres 3g das operadoras hehehe,
    abraços, boa sorte e que Deus te abençoe.
    Obrigado pela resposta cara.. Qualquer coisa entro em contato sim.

  10. #10
    fmn127
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Opa!!

    E ai Fabricio já resolveu a questão do condomínio?

    É o seguinte, realmente o nano pra passar 160 clientes fica apertado, mas se levarmos em conta que dificilmente todos os condôminos serão usuários dos seus serviços o nano é suficiente vejamos:

    Considerando que 60% dos condôminos sejam seus clientes teremos 96 clientes. desses 96 fazendo a media 4 x 1 teremos 24 usuários simultâneos.

    Então o NS5 atende perfeitamente.

    Sobre a questão do painel, é necessário observar o angulo de irradiação do NS5, e simular se a abertura horizontal dele é suficiente para iluminar todos os prédios.

    Por fim leve em consideração que se for montar um pop no condomínio, precisará de 8 NS5.

    2 - para o ptp entre sua torre e o POP do condomínio;
    1 - para o pop em si;
    5 - para os clientes (prédios).

    O que considero uma solução cara, a meu ver é necessário uma pesquisa para saber a real demanda de cada prédio, os que tiverem demanda alta usa 5.8 os que não tiverem usa 2.4.

    Estou agarrado nos últimos tempos, mas logo logo quero ir ai pra ver como tudo está.

    Abraço
    Valeu Rogério, quem sabe você não nos acompanha nessa configuração ai.. Qualquer coisa é só falar.

  11. #11
    fmn127
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por PAULOMURILO Ver Post
    esta perfeito o q esta fazendo
    *vai ficar bom
    *soh com nano
    *sem setorial pois naum tem necessidade
    *saum proximos do ponto de acesso
    *os clientes ??

    ai funcionar muito bem assim
    *soh configura-los certinhos q naum vai ter problemas

    Valeu cara.
    Os clientes são próximos sim, creio que não chegue a 1km.

  12. #12
    fmn127
    Visitante

    Padrão

    Galera, obrigado a todos.

    Assim que terminar todas as configurações eu coloco aqui o resultado.

  13. #13

    Padrão

    amigo, qual a distancia de 1 condominio para o outro?

    veja bem, aqui trabalhamos com condominios
    temos um local onde sao 7 condominios um proximo ao outro.
    a solucao que usamos foi cabeamento... cabeamos tudo, inclusive de um condominio para o outro.
    alem da rede esta super estavel, passa um thougput mto bom... bem maior do que passaria nos nano.

  14. #14
    fmn127
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    amigo, qual a distancia de 1 condominio para o outro?

    veja bem, aqui trabalhamos com condominios
    temos um local onde sao 7 condominios um proximo ao outro.
    a solucao que usamos foi cabeamento... cabeamos tudo, inclusive de um condominio para o outro.
    alem da rede esta super estavel, passa um thougput mto bom... bem maior do que passaria nos nano.
    Creio que 10 metros no máximo. Possivelmente menos.

    Eu te adicionei no MSN para conversamos melhor.

    Obrigado.