+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PC-AP ou uma Routboard Mikrotik/rb433 com três MINI PCI ENGENIUS 8602 PLUS HOMOLOGADA

    Olá amigos do forum, estou querendo trocar os equipamentos dos repetidores, mais estou em duvida sobre oque colocar, um PC_AP ou uma placa Routerboard RB 433 com level 4 instalado????

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adbthomaz Ver Post
    Olá amigos do forum, estou querendo trocar os equipamentos dos repetidores, mais estou em duvida sobre oque colocar, um PC_AP ou uma placa Routerboard RB 433 com level 4 instalado????
    Se for usar somente em bridge, vai de RB433, agora os cartões pegue os R52H homologados são otimos, uso deles aqui!

  3. #3

    Padrão

    Os 2 são bons mais eu me dei mais bem com pc ap achei muito mais estavel dependendo da placa mae que vc colocar acaba sendo mais estavel pois não tem tanta frescura com voltagem que nem a rb e é muito mais economico tambem. Mais coloque eles em locais de facil manutenção assim fica mais tranquilo e use caixas hermeticas da cemar são otima.Agora se for de dificl manutenção fica com rb mesmo.
    Eu falo tudo isso pois troquei 2 pc ap por rb 433 e desempenho foi pior não consegui melhorar mesmo troquei fonte coloquei r52h e nada. Não quis voltar pois a caixaa era muito grande para o mastro apesar de estar la a anos não deu vontade de voltar não agora to usando rb 411ah que ta se saindo melhor pois a fonte fica so pra um cartão.
    mais isso tudo e minha opnião tem gente que se deu melhor com rb o meu caso não foi esse com as rb de 3 mini pci.
    Se for montar pc ap coloque em local de facil manutenção e procure usar placa boas nem se for das antigas como que uso bastante das de k62500 da asus e da compaq e algumas de p3 pois são exelentes em bridge.
    Última edição por wala; 14-12-2009 às 15:19.

  4. #4

    Padrão

    Se fosse montar seria assim, Sobre as placas pci Senao, são boas???
    Placa mãe: GIGABYTE GA-8VM533M-RZ
    Processador: Pentium 4 2.80 Ghz + Dissipador e coller original (Box).

    Memória: 512 MB - 2 X DDR 256 MB
    E 3 Placas Pci Senao/eng. Epi-3601s 600mw Chip Atheros.

    A minha rede está assim, o meu link é de 6MB ADSL, sai do centro para a primeira torre, que fica mais ou menos a 1km do local, lá tenho um AP-Router WR254 recebendo, com uma antena ommini de 15db da Aquario, Que manda para clientes no centro mesmo e manda para a segunda torre, que recebe com um AP-Router wr254 com uma antena de grade de 25db da aquario, e manda via cabo para outro ap-Router wr254 que tem outra ommini de 15db da aquario, td homologado, essa segunda torre fica a uns 6km da primeira. Nessa primeira torre consigo atingir uns 3mb e 400kbps, por ai e na segunda não passa de 1mb e 400kbps, acho que é pelo sinal. Ai a minha ideia colocar esse pc ap na torre o centro com as três placas, uma para receber o link só em WDS e uma para mandar para os clientes do centro, e a outra para fazer outro WDS com a segunda torre, Oque vcs acham, fica bom???

  5. #5

    Padrão

    Vou dizer minha topologia para vc ter uma idéia:

    ADSL(dedicado no começo do ano)==> Server MK ==> PC-AP

    Server MK com Hotspot, web-proxy, etc:
    PIV 2.0 - 512RAM - HD 10GB -

    PC-AP bridge:

    PIII 500(slot) -128RAM - HD 4GB - 4 PCI Atheros - 3 Gr aquario 24 - 1 omni 15 aquario


    As grades são enlaces para outras repetidoras e a Omni para clientes. Como trabalho com micro células não utilizo painéis, e são poucos clientes em cada célula e no máximo a 1 km de distancia. Com isso utilizo 8 metros de RGC213 entre a omni e o PC-AP e rgc58 nas grades. Este equipamento me atende com niveis de sinal muito bons e sem problemas a 2 anos numa região de relevo péssimo.

    Este PC-AP não dá problema é uma tranquilidade, mas como uso cabos longos ele está de fácil acesso, dificilmente colocaria ele pendurado numa torre pela dificuldade em relação ao peso.

    Voce é de onde?

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Vou dizer minha topologia para vc ter uma idéia:

    ADSL(dedicado no começo do ano)==> Server MK ==> PC-AP

    Server MK com Hotspot, web-proxy, etc:
    PIV 2.0 - 512RAM - HD 10GB -

    PC-AP bridge:

    PIII 500(slot) -128RAM - HD 4GB - 4 PCI Atheros - 3 Gr aquario 24 - 1 omni 15 aquario


    As grades são enlaces para outras repetidoras e a Omni para clientes. Como trabalho com micro células não utilizo painéis, e são poucos clientes em cada célula e no máximo a 1 km de distancia. Com isso utilizo 8 metros de RGC213 entre a omni e o PC-AP e rgc58 nas grades. Este equipamento me atende com niveis de sinal muito bons e sem problemas a 2 anos numa região de relevo péssimo.

    Este PC-AP não dá problema é uma tranquilidade, mas como uso cabos longos ele está de fácil acesso, dificilmente colocaria ele pendurado numa torre pela dificuldade em relação ao peso.

    Voce é de onde?
    Só como comentário, eu já coloquei um PC-AP em uma torre estaiada de 60 metros... Não queiram fazer isso... Tanto para subir tudo como para dar manutenção... eu ainda dei sorte com os módulos de memória... foram 3 em 1 ano... pssss...