+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto de provedor

    Pois bem galera, venho a alguns topicos especulando a melhor forma de ampliar o meu provedor e cheguei a seguinte solução mas não sei se realmente na pratica vai funcionar, vou postar e o que puderem opinar fica a vontade, lembrando que o meu problema é saturação de banda sem possibilidade da operadora ampliar o link (meu provedor ta no maximo) e a unica maneira de amplialo era montar um paralelo, mas estou com a seguinte ideia...

    Torre: Uma RB 600 ( em modo ap) com 4 catões, 4 paineis.

    Estrutura de aparelhagem: 2 RB 450, cada uma chegando um link indempendente, cada uma configurada com um servidor dhcp diferente e rotas diferentes.

    Ideia: seria dividir o fluxo de clientes ao entrarem na RB 600 em dois, a metade em cada link, ou seja, o JOÃO com o mac adres xxxxxxxxx seria cadastrado na (RB 450 1 ) e a MARIA com o mac adres xxxxxxxxxx seria cadastrada na (RB 450 2) e os dois liberados para trafegar na RB 600, assim quando forem entrar ou sair dados utilizarão links diferente, o que acham? Tem alguem que configurou alguma coisa parecida? Lembrando que não quero usar BALANCE.

  2. #2

    Padrão

    vc não precisa de 2 450...
    Load Balancing over Multiple Gateways - MikroTik Wiki

    procura bem ai no under sobre load balance mikrotik... vc vai ver que numa rb vc consegue fazer isto...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    Pois bem galera, venho a alguns topicos especulando a melhor forma de ampliar o meu provedor e cheguei a seguinte solução mas não sei se realmente na pratica vai funcionar, vou postar e o que puderem opinar fica a vontade, lembrando que o meu problema é saturação de banda sem possibilidade da operadora ampliar o link (meu provedor ta no maximo) e a unica maneira de amplialo era montar um paralelo, mas estou com a seguinte ideia...

    Torre: Uma RB 600 ( em modo ap) com 4 catões, 4 paineis.

    Estrutura de aparelhagem: 2 RB 450, cada uma chegando um link indempendente, cada uma configurada com um servidor dhcp diferente e rotas diferentes.

    Ideia: seria dividir o fluxo de clientes ao entrarem na RB 600 em dois, a metade em cada link, ou seja, o JOÃO com o mac adres xxxxxxxxx seria cadastrado na (RB 450 1 ) e a MARIA com o mac adres xxxxxxxxxx seria cadastrada na (RB 450 2) e os dois liberados para trafegar na RB 600, assim quando forem entrar ou sair dados utilizarão links diferente, o que acham? Tem alguem que configurou alguma coisa parecida? Lembrando que não quero usar BALANCE.
    Para uma infraestrutura simples eu colocaria somente um link com a capacidade que preciso, agora se é realmente necessário os 2 links eu dispensaria as duas RB 450 entraria com os dois links direto na RB600 criaria duas classes de ips diferentes e colocaria cada uma delas saindo por um link diferente assim eu cadastraria o João na classe de ip A que sai pelo link A e cadastraria a Maria na classe de ip B que sai pelo link B.

  4. #4

    Padrão ...

    Pois bem amigos, eu realmente posso fazer uma dessas duas opções que foi citada, aqui em na minha cidade tem uma empresa especializada wireless que me garante uma RB 450 configurada para balance sem os pipinos que geralmente acompanha o mesmo que é acesso a sites seguros (de bancos), eles dão garantia no serviço e garantem o serviço totalmente gerenciaveu por mim, ou sejá, vão me explicar o funcionamento e tal, pelo valor que estão me combrando acho que vale a pena arriscar, quanto a torre colocaria então uma RB 600, 4 cartões Xr2 e 4 antenas de 14 oiw, mais sugestões?

  5. #5

    Padrão

    4 xr2 consome muita energia, será que 1 rb 600 aguenta a carga?

    LoadLabance tem de muitos tipos... o que eu te digo é por exemplo, tem 100 clientes, 50 num link e 50 no outro..

  6. #6

    Padrão ...

    Acho que as Xr2 na rb 600 com a fonte certa não tem problema, mas quanto dividir os clientes fisicamente em dois links e não balancealos eu acabei deduzindo que não fica muito bom pois as vezes o perfil de uso dos clientes do link 1 é muito maior do que os do link 2 assim ficando sobrando banda em um e faltando no outro.