+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Mikrotik como Servidor Proxy ou Linux

    Bom dia, pessoal criei este tópico pois não achei uma pergunta semelhamente ao que preciso, a dúvida é a seguinte: qual o melhor sistema para proxy linux(debian, ubuntu, bsd, entre outros) ou mikrotik?, e se alguém já montou o mikrotik somente como servidor proxy, qual foi a experiencia, o desempenho é melhor? É mais estável?

    Muito obrigado amigos...

  2. #2
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Também gostaria de saber... em alguns dias estarei implementando...

  3. #3
    cytron
    Visitante

    Padrão

    Bom, acredito que o Linux é melhor devido a flexibilidade, o squid é altamente flexível, pondendo até mesmo o admin criar módulos próprios.

    E não precisará aturar os bugs do mikrotik (não que tenha muitos), mas ficar esperando versão nova ou ter que fazer um downgrade é dureza. E tem mais... Linux é divertido!

    Só tem uma coisa que me deixa descontente... tenho aqui centenas de clientes e o processador do servidor não passa de 3% kkkkkk, acho que exagerei no hardware.

  4. #4
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cytron Ver Post
    Bom, acredito que o Linux é melhor devido a flexibilidade, o squid é altamente flexível, pondendo até mesmo o admin criar módulos próprios.

    E não precisará aturar os bugs do mikrotik (não que tenha muitos), mas ficar esperando versão nova ou ter que fazer um downgrade é dureza. E tem mais... Linux é divertido!

    Só tem uma coisa que me deixa descontente... tenho aqui centenas de clientes e o processador do servidor não passa de 3% kkkkkk, acho que exagerei no hardware.
    hummm... lendo isso acho que vc vai poder me dar uma opinião certeira!!!

    Que hardware vc indica para um proxy? Algo que não precise de atualização até pelo menos 1000 clientes... CPU? Memória RAM? HD? Como é o trafego de rede? Muito intenso?

    Se puder me adiciona no MSN... O endereço tem no icone ai do post... Prometo que não vou tomar muito seu tempo...

  5. #5

    Padrão

    se vc for atender ate 1000 clientes com o squid
    tem q ficar atento nao somente para o hardware, mas tbm para as configuracoes (squid, kernel)
    pois senao... ele nao atendera bem esses clientes

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    se vc for atender ate 1000 clientes com o squid
    tem q ficar atento nao somente para o hardware, mas tbm para as configuracoes (squid, kernel)
    pois senao... ele nao atendera bem esses clientes
    Poderia explicar melhor? Não entendi o porquê...

  7. #7

    Padrão

    nao vai adiantar nada vc ter um servidor com processadores Xeon, hd 1 TB, 8GB memoria
    2 squid rodando, thunder rodando

    se os responsaveis pela abertura das conexoes de rede (os descritores do seu S.O) estiverem setados para poucas requisicoes

    basicamente o que vc vai ter que fazer é algumas configuracoes para q o S.O/sistema suporte mais conexoes.

    da uma olhadinha nesse video... acho q te ajudara um bocado
    Palestra de Lucas Brasilino
    Adequação do Servidor Proxy/Cache Squid a redes de extrema carga - Google Video - Truveo Video Search

  8. #8
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    nao vai adiantar nada vc ter um servidor com processadores Xeon, hd 1 TB, 8GB memoria
    2 squid rodando, thunder rodando

    se os responsaveis pela abertura das conexoes de rede (os descritores do seu S.O) estiverem setados para poucas requisicoes

    basicamente o que vc vai ter que fazer é algumas configuracoes para q o S.O/sistema suporte mais conexoes.

    da uma olhadinha nesse video... acho q te ajudara um bocado
    Palestra de Lucas Brasilino
    Adequação do Servidor Proxy/Cache Squid a redes de extrema carga - Google Video - Truveo Video Search
    Show! valeu ae cara, vou olhar sim... só hj não vai dar mais... mas tá favoritado aqui... Assim que tiver visto eu comento aqui! Abraço,

  9. #9
    cytron
    Visitante

    Padrão

    É isso aí, existem vários detalhes na configuraćão que vai definir o desempenho do servidor, desabilitar a gravaćão de data e hora dos arquivos temporários e cache é uma boa. Muita gente acaba esquecendo disso.

    Sobre hardware, não é muito difícil montar um super servidor, já que o prećo está cada vez mais baixo, e para 1000 clientes, certamente terá mongonês o suficiente para um Xeonzinho hehehehe.

    Coloca o hardware mais violento que você puder, sem sacrificar sua vida, e na hora de colocar hd, coloque o cache em dois hds fazendo raid0, onde o servidor transforma esses dois em apenas um hd (somando a capacidade) e acessando/gravando dados de forma distribuída, melhorando o rendimento.

    Memória... muita, e tem que ser das boas, com dicipador e tudo mais, 8 gigas, pra comećar, controla o squid pra nao comer tudo e deixar o linux com nada, traćar perfil dos clientes para escolher o tamanho dos arquivos em mem e cache. Aqui por exemplo faćo cache de arquivos com até 128 megas... sei que é muito, mas o google não pensa assim, com aquelas centenas de metros e metros de hds ehehehe.

    Placa-mãe, esqueća asus, tem que ser de intel pra cima. Processador é de P4 pra cima hehe, Já usei amd mas não gostei. Só no pc do quarto que é bom, rodando os games.

    Coolers nos HDs (nao é cooler de hd, aquilo é um lixo, coloca cooler de processador mesmo, tipo pra K6).

    Cooler no gabinete não resolve muito, mini arcondicionado é melhor, econômico, cilencioso e só esfria o gabinete ou armário onde fica os gabinetes.

    Fonte... nem preciso dizer.... no mínimo 400,00. Tem que ser fonte de verdade.

    Hd do sitema tem q ter raid1 (backup), eu não fiz isso, achei que ia durar, hummm, 3 anos e agora o hd tá me deixando suar frio, e pra trocar? vou ralar, sem falar que a net vai sair do ar durante isso.

    Pode ser paranóia, mas meu cabo de energia é duplo, eu resolvi duplicar ele para facilitar a troca de tomada, uma ponta eu plugo na tomada destino, retiro a ponta da tomada de origem, e com isso eu troco de tomada sem desligar o servidor. Precisei fazer isso algumas vezes, quando altero o espaćo da sala, mudo as prateleiras ou tenho q dar manutenćão na rede elétrica... tudo sem tirar a net do ar... afinal... cliente nunca entende que é preciso dar manutenćão.

    É isso.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cytron Ver Post
    Bom, acredito que o Linux é melhor devido a flexibilidade, o squid é altamente flexível, pondendo até mesmo o admin criar módulos próprios.

    E não precisará aturar os bugs do mikrotik (não que tenha muitos), mas ficar esperando versão nova ou ter que fazer um downgrade é dureza. E tem mais... Linux é divertido!

    Só tem uma coisa que me deixa descontente... tenho aqui centenas de clientes e o processador do servidor não passa de 3% kkkkkk, acho que exagerei no hardware.


    Qual seria o seu hardware ???


    Att.

    Elo

  11. #11

    Padrão

    bom galera por favor se algum poder me ajudar tenho um servidor proxy mais nao estou conseguindo jogar ele no meu mk sou novo em mikrotik se alguem poder me ajudar agradeço msm vlw

  12. #12
    cytron
    Visitante

    Padrão Re: Mikrotik como Servidor Proxy ou Linux

    Respondendo a pergunta de qual é meu hardware... a muitos meses atrás heheh:

    P4 3.0 GHz, 2 GB RAM, HD 2x80GB RAID0, MOBO Asus (não é das melhores pra servidor).

    Hoje o hardware é meio diferente:

    P4 3.2, 8 GB, HD 4x80 GB RADI0, MOBO Asus (na hora da compra foi o que achei)

    E outro detalhe, são 4 servidores desse, 3 são cache pai, 1 cache filho onde vai para os clientes.