+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik parando comunicação com cliente

    Olá a todos,
    tenho o mikrotik em um PC/AP na torre (p4 1.6, 521mb, HD 10GB) não uso proxy, embaixo tenho um BFW fazendo somente loadbalance com 2 ADSL, o que acontece é o seguinte, do nada, o mikrotik pára de responder aos clientes não pinga de um pro outro em nenhum sentido, pra entrar pelo winbox só por mac, por ip não entra (o estranho é que ele continua atribuindo ip pelo dhcp) o ping do mikrotik para o BFW continua normal, e para internet também, esse problema acontece 4 ou 5 vezes por semana, e quando ocorre não volta sozinho e nem reiniciando o pc/ap, tenho que restaurar o backup do dia anterior pra voltar (agendei pra fazer backup todo dia) mas nem sempre volta restaurando o backup ai é uma luta, tem que ficar reiniciando e restaurando o backup até voltar, mas não é tão comum, o mais comum é voltar restaurando o backup, já desci ele da torre, formatei e o problema continua, antes eu usava ele em bridge com o BFW controlando tudo, (o hardware do pc/ap era o do bfw e vice-versa).

    Obrigado a quem puder ajudar.

  2. #2

    Padrão

    Você já trocou as placas de rede? tente usar 3com.
    Se você deixar o Mikrotik sem o BFW acontece tambem? deixa um link direto no Mikrotik e veja o que acontece.

    Pode ser que seja só configuração.

  3. #3
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafasysop Ver Post
    Você já trocou as placas de rede? tente usar 3com.
    Se você deixar o Mikrotik sem o BFW acontece tambem? deixa um link direto no Mikrotik e veja o que acontece.

    Pode ser que seja só configuração.
    Também acho que seja placa de rede...

  4. #4

    Padrão Acho que não é placa de rede

    Se deixar o mikrotik direto no modem em bridge acontece a mesma coisa, acho que não é a placa de rede, porque o pc/ap continua com ping normal para o BFW, só por wirelless é que ele não responde mais, antes eu usava um pc/ap (P3 800MHz, 256MB) em bridge na torre e o BFW (P4 1.6, 512MB) controlando tudo embaixo, funcionava beleza, mas como a placa-mãe do Pentium3 tinha somente 3 slots pci e eu precisava colocar mais uma placa pci, então troquei as duas máquinas de lugar, deixei o BFW 3.0.208 fazendo só loadbalance com os modens em bridge.
    Já formatei o mikrotik e deixei sem nenhuma regra além do necessário pra funcionar.
    O estranho é que o pc/ap não trava, caso contrário não conseguiria entrar pelo winbox e restaurar o backup, e só reiniciando-o não volta a funcionar. Hà 15 minutos atrás aconteceu de novo, já é a terceira vez essa semana e as 3 vezes foram durante a madrugada (menos mal), mas já aconteceu durante o dia também na semana passada (fazem 15 dias que fiz essa mudança). Vcs acham que eu devo trocar a placa-mãe, memória ou outro ítem de hardware? porque acho que placa de rede e configuração não poderia ser né?

    Agradeço a ajuda de vcs.

  5. #5
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flavinhosls Ver Post
    Se deixar o mikrotik direto no modem em bridge acontece a mesma coisa, acho que não é a placa de rede, porque o pc/ap continua com ping normal para o BFW, só por wirelless é que ele não responde mais, antes eu usava um pc/ap (P3 800MHz, 256MB) em bridge na torre e o BFW (P4 1.6, 512MB) controlando tudo embaixo, funcionava beleza, mas como a placa-mãe do Pentium3 tinha somente 3 slots pci e eu precisava colocar mais uma placa pci, então troquei as duas máquinas de lugar, deixei o BFW 3.0.208 fazendo só loadbalance com os modens em bridge.
    Já formatei o mikrotik e deixei sem nenhuma regra além do necessário pra funcionar.
    O estranho é que o pc/ap não trava, caso contrário não conseguiria entrar pelo winbox e restaurar o backup, e só reiniciando-o não volta a funcionar. Hà 15 minutos atrás aconteceu de novo, já é a terceira vez essa semana e as 3 vezes foram durante a madrugada (menos mal), mas já aconteceu durante o dia também na semana passada (fazem 15 dias que fiz essa mudança). Vcs acham que eu devo trocar a placa-mãe, memória ou outro ítem de hardware? porque acho que placa de rede e configuração não poderia ser né?

    Agradeço a ajuda de vcs.

    Bom cara, se a máquina não trava como vc disse... não vejo porque trocar memória, ou motherboard... acho que o negócio é vc tentar trocar a placa de rede, que no caso pelo que eu entendi é uma pci wireless... Tem que ser algo com ela... se o resto continua funcionando... Se não resolver dai pode ser o slot pci onde a placa esta... vc usava ele antes? ou era o que ficava sem nenhuma placa? acho que tá bastante claro que o problema é hardware... pelo menos olhando assim pelo que vc falou...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flavinhosls Ver Post
    Se deixar o mikrotik direto no modem em bridge acontece a mesma coisa, acho que não é a placa de rede, porque o pc/ap continua com ping normal para o BFW, só por wirelless é que ele não responde mais, antes eu usava um pc/ap (P3 800MHz, 256MB) em bridge na torre e o BFW (P4 1.6, 512MB) controlando tudo embaixo.

    Agradeço a ajuda de vcs.

    Amigo, Pode ser sim na sua Placa Wireless e também pode ser no slot PCI que o amigo "Pedemesa" disse, E também pode sera a Controladora da Sua Placa mãe.

    Para descobrir o problema é só trocando o equipamento e testando!
    A melhor coisa que te indico, é montar outro equipamento nem que seja simples para seus clientes nao ficarem esperando. e então vá testando.

    Depois posta ai os Resultados...

  7. #7

    Padrão Acho que podem ser as pci wireless mesmo

    Acho que vcs tem razão, mas uso 3 pci wirelless atheros AR5212 (2 samsung e 1 Greatek), uma em cada painel 120,só que notei uma coisa estranha que não liguei muito na hora, mas agora acho que pode ser isso, no pentium3, se eu colocasse uma placa samsung ou greatek (qualquer uma delas) funcionava numa boa, mas se eu colocasse 2 placas travava na tela do post da bios, tenho 2 PC`s pentium 3 e nos 2 acontecia isso, o estranho é que eu usava as 2 placas samsung nessa mesma placa de pentium3 e não acontecia isso, foi de uns tempos pra cá que começou a dar esse problema (tentei setar as irq's manualmente, resetei a bios, troquei a fonte, mas nada adiantou), mas nessa placa-mãe de P4 coloquei as 3 e funcionou, então não me preocupei, mas acho que tem algum problema com essas placas sim, já era pra ter desconfiado destas placas, vou procurar no mercadolivre, 3 placas pra substituir estas aqui, qual modelo vcs recomendam?
    Assim que trocar as placas, posto o resultado aqui.

    Valeu a ajuda...

  8. #8

    Padrão

    Então tente usar AG530 da Dlink, onde a mesma trabalha em Frequencias 2.4 e 5.8.

    Muito Boa a Placa, se nao me engano nos classificados do forum tem um amigo(mp3fm) Que ta vendendo!
    Para saber mais sobre o Anuncio clique aqui
    Vendo Placas D-link Ag530 2.4/5.8 - Ideal Para PC-AP, ou mesmo em clientes.
    Com conector SMA + 1,5 mts cabo + antena.
    Placas estão fora da caixa, porém são novas.
    Dou 3 meses de garantia contra defeitos de fábrica.

    R$ 100,00 a Unidade

  9. #9

    Padrão

    Chegaram hoje as placas que comprei, quero fazer um teste com elas antes, se tudo der certo segunda 06:00 da manhã farei a troca das placas e posto o resultado aqui. Ah só pro caso de alguém também estar procurando as AG530, comprei no mercado livre nesse link MercadoLivre: Placa Rede Adapter Wireless Pci D-Link 108Mbps 11a/11g - R$ 59.99
    o vendedor enviou certinho sem demora.
    vlw.

  10. #10

    Padrão

    Pessoal, só pra informar, troquei as 3 pci (2 samsung e 1 Greatek) por 3 AG 530, o problema foi resolvido, só que notei que o sinal dos clientes que estavam baixo ficaram um pouco mais baixo (de -78 cairam para -83) mas como esses clientes mais distantes ficavam em um lado só coloquei a pci Greatek na antena que atende os mesmos.
    Obs. Eu seto em 20dbm cada uma, será que a Greatek chega a 20dbm e a AG530 não?
    Bom, mas agora já está há 18 dias que fiz a troca e não deu problema nenhuma vez. As 2 samsung é que estavam matando a rede.
    Agradeço a ajuda.