+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gráficos dos queues do MKT

    Amigos,

    Tenho um servidor com hotspot e gostaria de guardar os gráficos dos clientes.

    Alguém conseguiu fazer isso em outro servidor? Minha ideia seria guardar os gráficos em um banco de dados. Se alguém souber como fazer isso, por favor, posta aqui.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Prezado Amigo,

    Siga os passos.

    Tools > Graphing > Queue Rules

    + Adiciona os clientes que deseja monitorar por gráfico.

    Depois acesse http://<ip do servidor>/graphs


    Espero ter ajudado.

  3. #3
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flaviobatistela Ver Post
    Amigos,

    Tenho um servidor com hotspot e gostaria de guardar os gráficos dos clientes.

    Alguém conseguiu fazer isso em outro servidor? Minha ideia seria guardar os gráficos em um banco de dados. Se alguém souber como fazer isso, por favor, posta aqui.

    Obrigado.
    Pelo que entendi vc quer GUARDAR os graficos...

    dai no meu entender o melhor seria um servidor com CACTI... ative o SNMP nos rádios dos clientes e monitore pelo CACTI, ainda não tenho isso aqui, mas é uma das minhas prioridades de implementação... rede sem monitoramento detalhado não dá...

  4. #4

    Padrão

    Exatamente, gostaria de guardar os gráficos.
    Teria que extrair informações dos queues do hotspot e mandar eles pro cacti por exemplo, mas não tenho nem ideia de como começar isso.

  5. #5

    Padrão

    ##### Interessado no assunto e acompanhando o tópico #####

    Mas como é feita a integração do CACTI com o MIKROTIK ??? Por SNMP fica complicado pois existem muitos clientes com placa wireless.

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    ##### Interessado no assunto e acompanhando o tópico #####

    Mas como é feita a integração do CACTI com o MIKROTIK ??? Por SNMP fica complicado pois existem muitos clientes com placa wireless.
    Na verdade, integração não há como fazer... o Cacti é um software de monitoramento de rede e trabalha independente de qualquer outra coisa... A questão é que ele monitora através de SNMP ou ICMP mesmo, em fim... através do IP do host... a única coisa é que na questão das plaquinhas, elas não tem SNMP, vou vc só conseguiria monitorar o ping, ou teria que instalar um software que dê ao windows(ou SO do Cliente) suporte ao SNMP para que vc pudesse monitorá-lo usando outros parametros como throughput que imagino que seja o seu caso... Mas tmb acho que isso ficaria muito complicado de gerenciar e no fim não valeria a pena...

    Isso tudo a menos que o Mikrotik disponibilize de alguma forma no seu SNMP os valores dos clientes (mas imagino que não)... Nesse caso vc poderia monitorar apenas o Mikrotik e verificar os clientes através do que o SNMP do Mikrotik está fornecendo... Os parametros que o SNMP disponibiliza em cada host variam, por isso que não tenho como dizer...

    Mas pelo que eu entendi, da forma como o amigo que criou o post quer fazer não tem como... a não ser que o mikrotik consiga de alguma forma exportar os gráficos dele mesmo pra algum local, mas acho que isso não tem como...

  7. #7

    Padrão

    Um fator interessante é!!!

    Alguns clientes em PPPoE não conseguem ser pingados pelo MKT em que estao associados!(aqui acontece isso)