+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 1 MEGA EM CLIENTE

    Gostaria de Saber se e Possivel Forncer 1 MEGA em cliente wireless com o cartão r52h e quantos clientes simultanio posso colocar no r52h ccom banda de 1 mega cada cliente. esse cartão na frequencia 2.4 ghz

  2. #2

    Padrão

    em 2.4 o cartão r52h consegui trafego de uns 4mega no maximo , vai conseguir atender uns 6 cliente online e nao no seu limite de banda, teria que usar 5.8 que vai conseguir trafego bem maior na rede.

  3. #3

    Padrão

    Amigo eu desaconselho a pratica, a menos que você tenha todos abaixo de 40db de sinal, pois se um conectar a 1mega (data rate), vai baixar para 1 mega total, no caso de 5clientes daria 200kb pra cada,

  4. #4

    Padrão

    Amigo o que me aconselha para forncer 1 mega em cliente ?

    Citação Postado originalmente por RobertoLima Ver Post
    Amigo eu desaconselho a pratica, a menos que você tenha todos abaixo de 40db de sinal, pois se um conectar a 1mega (data rate), vai baixar para 1 mega total, no caso de 5clientes daria 200kb pra cada,

  5. #5

    Padrão AirMAX

    Blza Brother

    Vai de ubiquiti airMax, porém o investimento é alto estou utilizando para atender um condomínio estou usando ponto a ponto. Todos os clintes com 1 mega tem hora que da trafego de 30 mega.
    e baseado na tecnologia MIMO.

    Mas em breve quero utilizar as setoriais deles rsss

    Olha o link Ubiquiti Networks, Inc. - Products

    Abraços

    Bruno Queiroz

  6. #6

    Padrão

    qual cartão que da um maior trafego em 2,4 ghz ?

  7. #7

    Padrão

    amigo desista de vender 1 mega compartilhado em 2,4Ghz, utilize um par de rádio idependente para cada assinante, creio que não serão muitos... vc pode usar um jogo de nano5 por exemplo que não ocupa muito espaço na torre e atende até uns 4km.

  8. #8

    Padrão

    amigo ao contrario so em lista de espera ja tenho 114 usuarios querendo um mega de link , presiso de uma solução pra quee eu possa vender esses um mega


    em relação ao link estou pensando em pegar 5 mega dedicado da embratel colocar o cache squid e vender para 50 usuarios , ou seja cada usuario com 10% de banda garantida.

    mas meu poblema atualmente e fernecer esse link pro cliente

    se alguem tiver uma solução agradeço !!

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    amigo desista de vender 1 mega compartilhado em 2,4Ghz, utilize um par de rádio idependente para cada assinante, creio que não serão muitos... vc pode usar um jogo de nano5 por exemplo que não ocupa muito espaço na torre e atende até uns 4km.

  9. #9

  10. #10

    Padrão Canopy

    hehe canopy é uma solução mas olha o preço das crianças sahushasuhasu
    é para gente grande! mas se eu tivesse grana com certeza investiria nestas crianças, porém é um sonho distante!

    Devemos pensar no que é real as nossas condições para alguns Radinhos, outros mikrotiks, muito poucos ubiquiti, canopy então nem se fale rss!

    Mas tudo depende da area de onde se atual, no meu caso não valeria a pena um pacote com 100 SM canopy sai pela bagatela de 53.800 K, cada um sai 538,00 então todo investimento feito no seu provedor deve ser pensando no cliente final e no seu custo/beneficio, se vc não tem condições de oferecer esta velocidade para o cliente final por limitações técnicas então não prometa nem diga que vai tentar, pois vc deixara o cliente na expectativa do "quando?".

    Ligações chatas do cliente cobrando e ai "quando" ?

    Abraços

    Bruno Queiroz

  11. #11

    Padrão

    Tenho Canopy aqui nos clientes "Business" e não faz milagre, esse lance de vender 10% de banda garantida é judiar do cliente, não concordo, a não ser que vc for vender R$30,00 1Mega ai sim acho bom négócio. Como vc não vai vender banda real mesmo uma RB600 com 4 XR2/R52H 4 OIW 17dbi 2,4Ghz 90° resolve tranquilamente. Único diferencial que tenho tido em relação aos demais provedores da minha cidade é trabalhar com banda garantida.

  12. #12

    Padrão

    Tenho R52H, e testei 1 Mega nos clientes no primeiro mês! 15 clientes setados para 1024k/300k via 2.4 Ghz e nenhum problema de congestionamento e trafego.

    O problema é o seguinte, primeiro o sinal de troghput, pois o cartao tem um limite maximo de 5.5 Mega operando em B e 22 Mega em G, ou seja 5.5m/5.5m para B e 22m/22m para G, mas você deve levar em consideração que existe interferência e outros fatores de perda de sinal. Para seu provedor ficar redondinho a 1 mega recomendo que instale circuitos dedicados, ou seja, pares de radios fechando PtP da sua torre para o cliente. Logico que vai ficar uma parafernalha só, e para econimizar espaço utilize NANOS2 na torre e AP cliente ou até mesmo a plaquinha PCI(se o sinal estiver acima de -63dbm). Assim você podera conectar até 10 clientes em cada NANO !

  13. #13
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Antes de mais nada eu faria um teste com cartões R52H em G... acho que tem boa chance de ficar legal, eu aqui tenho vários clientes em 1Mbps e alguns em 2Mbps... claro que os de 2 são clientes com grana que só navegam... não tenho problemas em nenhum deles e uso B... usando G o cuidado com o nível de sinal vai ter de ser maior... mas acho que dá... aqui eu tinha vontade de experimentar G, mas meus clientes não são tão compreensivos para que eu possa fazer esse teste... O problema todo gira em torno do FATO: em B mais de 4Mbps praticamente só com reza-braba! e isso se der... nunca consegui... o máximo que cheguei foi 4.6Mbps com Engenius 8602 (acho que é esse o modelo, é aquele que muitos falam mal... eu ainda não tenho do que me queixar, mas vai saber né...) então pensando de um modo grosseiro, vc tem 4.0Mbps para dividir entre os clientes usando modo B... Uma coisa que nunca vi ninguém aconcelhar em wireless é usar B+G, mas derrepente, limitando modulações, dê algum resultado interessante, eu tmb não aconcelho, mas uma coisa é certa em wireless... Cada caso é um caso... então...
    Se a questão do G não suprir, bom, dai acho que só gastando mais mesmo... o a solução de usar os nanos com 10 clientes em cada me pareceu muito atrativa, porém tem que ver como vai ficar a saturação dos canais né... Que aliás na questão do G tmb é primordial, ter uma qualidade de sinal(sinal sem interferências)...

  14. #14

    Padrão

    amigo pra falar a verdade , não estarei vendendo Um Mega estarei vendendo 600 KBPS com burst de 1 MEGA , eu fiz um teste com o nano em 10 clientes com um link dedicado da ebratel setei no mk garantia de 400kbps pra cada cliente , como não serão todos os usuarios estarão online , consigo fornecer esse linkj , meu teste com 10 clientes não obtive reclamação , forão 3 meses de teste

    mas quero fazer uma coisa usando RB e não nano ,

    os amigos acha que consigo 40 clientes em um cartão r52h com esse tipo de conf

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Tenho Canopy aqui nos clientes "Business" e não faz milagre, esse lance de vender 10% de banda garantida é judiar do cliente, não concordo, a não ser que vc for vender R$30,00 1Mega ai sim acho bom négócio. Como vc não vai vender banda real mesmo uma RB600 com 4 XR2/R52H 4 OIW 17dbi 2,4Ghz 90° resolve tranquilamente. Único diferencial que tenho tido em relação aos demais provedores da minha cidade é trabalhar com banda garantida.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmikroti Ver Post
    amigo pra falar a verdade , não estarei vendendo Um Mega estarei vendendo 600 KBPS com burst de 1 MEGA , eu fiz um teste com o nano em 10 clientes com um link dedicado da ebratel setei no mk garantia de 400kbps pra cada cliente , como não serão todos os usuarios estarão online , consigo fornecer esse linkj , meu teste com 10 clientes não obtive reclamação , forão 3 meses de teste

    mas quero fazer uma coisa usando RB e não nano ,

    os amigos acha que consigo 40 clientes em um cartão r52h com esse tipo de conf
    40 simultâneo trafegando a 400k ???
    Difícil, mas nao impossível!

    Cara, vai alocando os clientes até vc ver que a sua rede esta trabalhando a 70, 80% da capacidade e pronto, instala outro cartão(com outra RB se for o caso) e continua alocando os outros. O interessante seria utilizar 5.8Ghz para o trafego mas alto, uma vez que o mesmo é mais sensível a interferência(aumenta muito o ping).