+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation (Mais Uma Dúvida)Link Ponto A Ponto Curta Distância

    Presiso fazer um link de perfeito de velocidade 11MB , Com ping muito estavél , A distância de 738 metros , com uma torre de 15 metros e outro cano de 8 metros .
    Equipamento:
    Dois Rádios Realtek 400MW 2.4gHZ
    Duas Antenas Aquários de 25 Dbi
    Com caixa hermética com ventilação
    -------
    Problemas do caminho
    Ginasio com telhado de zinco
    Arvores
    ------
    Configuração Esperada
    Canal 14
    Modo B 400 Mw
    -----

    Espero Ping Muito Estavél
    Entre 1ms -220ms Em Trafego Maximo no caso 150kb "Isto é Possível???"
    Última edição por rodrigosls; 20-12-2009 às 00:47.

  2. #2

    Padrão

    colega isso é 2,4? não vai passa 11mb com seu radio realtek, tendo visada perfeita os seus pings vão ficar estaveis até satura a banda...

  3. #3

    Padrão

    Sim . Quantos ms ?? com saturação espero +- 200 ms

  4. #4

    Padrão

    os ms depois de saturado o trafego pode dar até perda de pacote, agora uma dica, vc coloco que pretende usa modo b 400mw isso ai é muito teus ping podem ficar alto até sem trafego deixe perto de 63mw q vai ficar show, vc é de que cidade do rs?

  5. #5

    Padrão

    olá São Lourenço Do Sul.
    100 mw Rola??

  6. #6

    Padrão

    TX Power (OFDM): 100 mw O que é isso ??
    Potência de TX (CCK): 100 mw assim que devo botar??

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigosls Ver Post
    olá São Lourenço Do Sul.
    100 mw Rola??
    amigo essa distancia com 2 direcionais de 25dbi até em 30mw funciona, porem potencia alta só atrapalha. mas testa ai e ve qual potencia fica melhor...

  8. #8

    Padrão Link Longa Distância

    olá MaxAdriano , presiso fazer um link de Rio Grande Para São José Do Norte e para Pelotas.
    Pensei Assim ....
    De Rio Grande Para São José Um Link 5.8 GHZ Nano .
    e de São José para Pelotas 2.4 GHZ Com Rádio Normal, Realtek e Antena com Cabo RGC 213 ..

    -------
    Esse Link é só para transferencia de arquivos , músicas , arquivos , são três Studios de rádio .

    Esse Link Pode funcionar ??

    Pensei Botar
    Em São José Bem Alto 20 Metros 25 Metros

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigosls Ver Post
    olá MaxAdriano , presiso fazer um link de Rio Grande Para São José Do Norte e para Pelotas.
    Pensei Assim ....
    De Rio Grande Para São José Um Link 5.8 GHZ Nano .
    e de São José para Pelotas 2.4 GHZ Com Rádio Normal, Realtek e Antena com Cabo RGC 213 ..

    -------
    Esse Link é só para transferencia de arquivos , músicas , arquivos , são três Studios de rádio .

    Esse Link Pode funcionar ??

    Pensei Botar
    Em São José Bem Alto 20 Metros 25 Metros

    quais as distancias dos pontos e tem visada perfeita?

  10. #10

    Padrão

    nessa distancia ai e 11MB de trafego um par de nanostation 5 sem antena externa resolve... fácil de ajustar, configurar e instalar.

  11. #11

    Padrão

    Olá MaxAdriano essa rede de pelotas para são josé do norte é midia continua , de audio , Programa Usado ToneCast .
    São mais ou menos 40 km ...
    as antenas vão se bem presas ,
    Vai passar só audio

    e a de 5.8 GHZ é só arquivos

  12. #12

    Post Depende do caso

    aqui uso pc-ap um ptp em 2.4 de 1 km o melhor passa 13 mb full e 20 mb half
    agora o canal usado não existe no brasil 2497

    esses radios não aguenta o trafico vai passar estourando 4 mb

  13. #13

    Lightbulb

    amigo.. quer um bom conselho?
    se conselho fosse bom eu não dava, eu venderia mas...

    compre 2 nanostation 5 e nao ira prescisar de antena, nem caixa hermetica.. vai passar bem mais que 11 mbps a FULL duplex!

  14. #14
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    bom, 11Mbps em 2.4GHz... menos de 800m? Em 2.4GHz "G" passa tranquilo, mas não pode ter interferência... e potência tem de baixar... 63mW deve ser suficiente, não use mais de 100mW só vai piorar...
    O problema vai ser a estabilidade... não dá pra dizer se vai ser ou não estável, só testando...

  15. #15

    Lightbulb

    O complicado de usar radio 2.4 ghz, é que é muito bom pra cliente q liga, usa e depois desliga o radio... ja pra ptp vai aquecer e travar.... ja com nano station 5 é garantido q não vai se encomodar em termos de estabilidade!

  16. #16
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    O complicado de usar radio 2.4 ghz, é que é muito bom pra cliente q liga, usa e depois desliga o radio... ja pra ptp vai aquecer e travar.... ja com nano station 5 é garantido q não vai se encomodar em termos de estabilidade!
    Sobre não ter problemas em 5.8GHz é bem provável que não mesmo... indico o uso nesse caso inclusive, mas sobre o 2.4GHz esquentar e travar não posso concordar... primeiro pq não é por estar em 2.4GHz ou 5.8GHz q vai esquentar mais ou menos e segundo porque nunca tive problemas de aquecimento com os rádios em geral, tenho rádio em caixas herméticas pegando sol o dia inteiro e nunca houve problema... Isso depende muito mais da construção do hardware do rádio do que qualquer outra coisa. Em último caso, já vi pessoas que colocam só a placa do rádio na caixa hermética.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Sobre não ter problemas em 5.8GHz é bem provável que não mesmo... indico o uso nesse caso inclusive, mas sobre o 2.4GHz esquentar e travar não posso concordar... primeiro pq não é por estar em 2.4GHz ou 5.8GHz q vai esquentar mais ou menos e segundo porque nunca tive problemas de aquecimento com os rádios em geral, tenho rádio em caixas herméticas pegando sol o dia inteiro e nunca houve problema... Isso depende muito mais da construção do hardware do rádio do que qualquer outra coisa. Em último caso, já vi pessoas que colocam só a placa do rádio na caixa hermética.
    exatamente... não pela frequencia.. mas sim por geralmente ser um radinho de baixo custo do tipo zinwell, kaiomy, g-link, d-link, edimax, air-live.... radinhos com chips rtl-8186 que adoram encomodar.... mas tudo tambem influencia no travamento ou nao deles... parece que fica mais propicio a travar se botar um firmware comprado.. mesmo sem mexer na potencia... agora.. ---> nada igual uma mikrotik ou uma nano... principalmente as mikrotik.. poxa reduz muito o indice de falhas usando mk ou ns!

  18. #18
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    exatamente... não pela frequencia.. mas sim por geralmente ser um radinho de baixo custo do tipo zinwell, kaiomy, g-link, d-link, edimax, air-live.... radinhos com chips rtl-8186 que adoram encomodar.... mas tudo tambem influencia no travamento ou nao deles... parece que fica mais propicio a travar se botar um firmware comprado.. mesmo sem mexer na potencia... agora.. ---> nada igual uma mikrotik ou uma nano... principalmente as mikrotik.. poxa reduz muito o indice de falhas usando mk ou ns!
    Isso, estamos falando na mesma linguagem! Os em si não tem me dado nenhum tipo de problema, o pior foram 2 rádios queimados em um ponto no interior (um distrito, interior mesmo!) do município isso foi durante um temporal, é 99,99% de chance de ter caido um ráio na rede elétrica e como não tinha nem estabilizador (agora tem)... Mas respondi aqui só pra confirmar uma coisa que vc falou... Radinho com firmware comprado ou mesmo com outro firmware, caaaara... o que gosta de encomodar... tenho 2 ou 3 aqui, mas em cliente não uso mais... só onde é extremamente necessário, por um motivo ou por outro, senão é rádio com firmware do fabricante, com esse nunca tive problema nenhum. E como vc disse, e Nano (nunca usei, mas pelo que falam aqui...) e principalmente Mik, não tem comparação (nem tecnicamente nem de preço heh, embora os nano não estejam tão caros assim...)

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Isso, estamos falando na mesma linguagem! Os em si não tem me dado nenhum tipo de problema, o pior foram 2 rádios queimados em um ponto no interior (um distrito, interior mesmo!) do município isso foi durante um temporal, é 99,99% de chance de ter caido um ráio na rede elétrica e como não tinha nem estabilizador (agora tem)... Mas respondi aqui só pra confirmar uma coisa que vc falou... Radinho com firmware comprado ou mesmo com outro firmware, caaaara... o que gosta de encomodar... tenho 2 ou 3 aqui, mas em cliente não uso mais... só onde é extremamente necessário, por um motivo ou por outro, senão é rádio com firmware do fabricante, com esse nunca tive problema nenhum. E como vc disse, e Nano (nunca usei, mas pelo que falam aqui...) e principalmente Mik, não tem comparação (nem tecnicamente nem de preço heh, embora os nano não estejam tão caros assim...)
    exatamente... percebi que raramente tenho problemas onde o firmware é original de fabrica... entre nano e mikrotrik tenho 4 mikrotik e 1 nano e ja queimo 2 veses a porta lan.. fora isto... nunca trava nem nada... show de bola mesmo... barato e ja vem com anteninha pra curtos enlance!