+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Mikrotik Travando (Urgente)

    Pessoal primeiro vou falar um pouco do meu cenário:
    Tenho uma Routerboard 450 em um shopping em Macaé onde os clientes conectam via PPPoE em rede cabeada e possuo 2 links de duas operadoras para fazer redundancia, utilizo o Proxy-ARP nas interfaces dos links para passar IPs públicos para alguns clientes sendo que atualmente a rede ainda não foi toda migrada pois antes tinha um servidor Linux que fazia o papel de firewall e distribuição de internet, sendo assim os links chegam direto num switch core e dai saem para os servidor linux e para a RB450. Após a instalação da RB450 e o cadastramento dos clientes funcionou tudo normal mas agora a RB trava quase que diariamente tendo que ser reiniciada pelo cabo de energia e não consigo descobrir o que vem causando isso, a unica coisa que notei de anormal foi minha tabela ARP ficar oscilando entre 400 a 1500 endereços na interface do link da embratel e em contato com a operadora eles utilizam proxy-arp no router deles e quando mandei eles desabilitarem meus clientes ficam com navegação lenta e alguns sem nem mesmo navegar. A rede é bem simples com menos de 100 clientes mas a RB trava até com 15 clientes conectados e não consigo identificar nada nos logs.

    Alguém ja passou por isso? Me desculpem o texto longo mas tentei explicar com detalhes o meu problema.

  2. #2

    Padrão mesmo problema

    Amigo estou com o mesmo problema, ja tentei de tudo via software, agora estou indo para o hardware mesmo, falaram q pode ser a fonte, mas no meu caso os clientes continuam a se conectar, todavia não conseguem a conexão com a net. Antes estava desligando a RB pela energia e resolvia o problema, agora nem assim. A unica coisa que notei de engraçado, é que quando mexo no cabo de rede, onde vai meu link, ela volta a funcionar. Amanha vou trocar o cabo aki e ver o q vai dar, qualquer coisa te falo, mas se vc conseguir resolver diga tbm. Abraços

  3. #3

    Padrão

    olha só pode ser agua na antena, pode ser cabo, pode ser fonte, pode ser a rb abrindo o bico mesmo da uma conferida em tudo até no pig tail ok

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por parreira13 Ver Post
    olha só pode ser agua na antena, pode ser cabo, pode ser fonte, pode ser a rb abrindo o bico mesmo da uma conferida em tudo até no pig tail ok
    Rsrsrsrs tu leu o tópico?

  5. #5

    Padrão

    Qual é a versão do MikroTik da sua Routerboard?

    Aconteceu isso comigo com a versão 3.22, se não me engano.
    Última edição por lessa; 28-12-2009 às 00:05.

  6. #6

    Padrão

    Não lembro se foi aqui no fporum que lí sobre o proxy arp, mas não creio que seja a melhor opção, o correto seria quebrar a rede em blocos menores de ip, talvez /30 ou /29 para entregar o ip válido para seu cliente.

    Pode ser isso que está travando. Experimente deixar sem ip válido, NAT simples com IP privado e o arp normal e faça os testes.

    Abraços