+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 3 casos interessantes

    olá amigos , boa noite , mais uma charada pros mestres.
    tenho uma rede simples com 60 e poucos usuários mas com 3 cenários que preciso resolver antes de implantar o hotspot , as páginas ja estão prontas , as regras pros arquivos sairem a full ja estão sendo estudadas , enfim , só falta uma dúvida aqui a ser tirada .

    tenho 4 perfis de usuários :

    1 - usuário com um pc em casa conectado com kit usb ou cabo .
    2 - um kit radio atendendo várias residências via cabo .
    3 - um kit radio atendendo varios pcs em uma residencia .

    no caso 1 , o hotspot funciona normalmente , moleza !

    no caso 2 , também funciona normalmente , configuro o radio como wds bridge e ele repassa os macs dos clientes direto .

    no caso 3 é q tá pegando , pois vou liberar apenas uma determinada banda pra essa rede interna do cliente , e não queria que essa rede digitasse usuario e senha , e se possivel , que essa rede interna , rode com o dhcp ativado do rádio , assim ficaria separada dos outros clientes , mas que fosse beneficiada com o proxy full. como proceder ? coloco como client router ? client bridge ? e no mk , como fazer ?

    link (192.168.1.254) ----- interface link ----- interface local (10.48.132.1) ----- switch / aps (192.168.254.x) em bridge ----- clientes (10.48.132.x)

    agora no caso 3

    o final da sequencia seria : aps em bridge wds (192.168.254.x) ----- ap em client ? isp ?
    qual ip o ap deve receber ? o mesmo range dos aps em bridge ou na range dos clientes ?
    no mk , devo setar o ap como cliente normal , cadastrando seu wan mac e um ip na range dos clientes e criar uma queue pra ele ? na ip binding e bypassing ?

    eu acho que já achei a soluçao , mas to com medo de implantar e dar pau e os clientes ficarem buzinando que estão sem internet .

    a minha possível solução seria colocar o ap em client router , setar um ip na faixa da interface local na wan do ap com o mac , colocar um ip na lan do ap fora da range dos aps em bridge (tipo 10.0.0.1), ativar o dhcp do ap nessa range , no mk , criar um usuario no hotspot com o ip do ap , setar a velocidade e colocar esse ip no bindind pra passar direto ...

    q q vcs acham , vai funcionar ?

    gostaria que os amigos avaliassem minha dúvida e acho que é uma dúvida de muitos aqui .

    um bom natal e um ano novo de muitos clientes e pouca dor de cabeça !!!!

    grande abraço !!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rjwifi Ver Post
    olá amigos , boa noite , mais uma charada pros mestres.
    tenho uma rede simples com 60 e poucos usuários mas com 3 cenários que preciso resolver antes de implantar o hotspot , as páginas ja estão prontas , as regras pros arquivos sairem a full ja estão sendo estudadas , enfim , só falta uma dúvida aqui a ser tirada .

    tenho 4 perfis de usuários :

    1 - usuário com um pc em casa conectado com kit usb ou cabo .
    2 - um kit radio atendendo várias residências via cabo .
    3 - um kit radio atendendo varios pcs em uma residencia .

    no caso 1 , o hotspot funciona normalmente , moleza !

    no caso 2 , também funciona normalmente , configuro o radio como wds bridge e ele repassa os macs dos clientes direto .

    no caso 3 é q tá pegando , pois vou liberar apenas uma determinada banda pra essa rede interna do cliente , e não queria que essa rede digitasse usuario e senha , e se possivel , que essa rede interna , rode com o dhcp ativado do rádio , assim ficaria separada dos outros clientes , mas que fosse beneficiada com o proxy full. como proceder ? coloco como client router ? client bridge ? e no mk , como fazer ?

    link (192.168.1.254) ----- interface link ----- interface local (10.48.132.1) ----- switch / aps (192.168.254.x) em bridge ----- clientes (10.48.132.x)

    agora no caso 3

    o final da sequencia seria : aps em bridge wds (192.168.254.x) ----- ap em client ? isp ?
    qual ip o ap deve receber ? o mesmo range dos aps em bridge ou na range dos clientes ?
    no mk , devo setar o ap como cliente normal , cadastrando seu wan mac e um ip na range dos clientes e criar uma queue pra ele ? na ip binding e bypassing ?

    eu acho que já achei a soluçao , mas to com medo de implantar e dar pau e os clientes ficarem buzinando que estão sem internet .

    a minha possível solução seria colocar o ap em client router , setar um ip na faixa da interface local na wan do ap com o mac , colocar um ip na lan do ap fora da range dos aps em bridge (tipo 10.0.0.1), ativar o dhcp do ap nessa range , no mk , criar um usuario no hotspot com o ip do ap , setar a velocidade e colocar esse ip no bindind pra passar direto ...

    q q vcs acham , vai funcionar ?

    gostaria que os amigos avaliassem minha dúvida e acho que é uma dúvida de muitos aqui .

    um bom natal e um ano novo de muitos clientes e pouca dor de cabeça !!!!

    grande abraço !!

    E ae, coloque PPPoE que irá resolver seus problemas alem de trazer vários benefícios. Abraço!

  3. #3

    Padrão

    eu crio uma interface pppoe server , na mesma interface ? pode rodar ao mesmo tempo do hotspot ? o cache full vai funcionar sem problemas ?

    obrigado .

  4. #4

    Unhappy

    Citação Postado originalmente por rjwifi Ver Post
    eu crio uma interface pppoe server , na mesma interface ? pode rodar ao mesmo tempo do hotspot ? o cache full vai funcionar sem problemas ?

    obrigado .
    Cara tenho a mesma duvida que a sua, a questão é que minha rede ja está rodando, no caso do radio que atende varios clientes eu fiz uma gambiarra que é a seguinte, nesse caso eu to usando radio edimax 7209apg com firmware original, deixo em modo client, os meus clientes ficam navegando atravez de dhcp que o server hotspot libera, a questão que ta pegando é a nivel de segurança, pois apenas criei usuario e senha e não cadastrei o mac do mesmo, o que significa que se o mesmo usuario pode logar em outros clientes... mas estou procurando uma solução para este problema que ta me matando..

  5. #5

    Padrão

    Amigao vc fala da onde? Posso ajudar sou do Rio de Janeiro !

  6. #6

  7. #7

    Padrão HOtspot

    Blza Brother!

    No caso da residência não vai dar certo pois o usuário tem de logar hotspot no browser, se você colocar em iSP - IP FIXO ou Dinâmico - e amarrar IP x MAC x queue da certo! mAs da trabalho rss.

    Considere o PPPoE pois com certesa vai aparecer mais clientes na mesma situação.

    Eu também utilizava hotspot por esse e por outros motivos adotei o pppoe para clientes fixos.

    e roda junto com o hotspot na mesma interface de boa, só cria um POOL com a faiuxa de ipdeseja e configura-lo no profile.

    Da uma olhada no WIKI que o CATV disponibilizou vários tutos que são impressendiveis até mesmo para os mais experiêntes.

    Abraços

    Bruno Queiroz

  8. #8

    Padrão

    mas ai eh q ta , pra clientes com mais de um pc em casa , quero colocar o radio com uma velocidade tipo 300 kbps e distribuir internamente , sem q os pcs passem pelo hotspot , como se o radio fizesse uma nat interna , gerasse dhcp interno pros pcs .

    entendeu ?

    abraços !

  9. #9

    Padrão

    cara configura seu ap como cliente isp ai um so usurio fará login o restante navegara normal
    se tiver duvidas mim manda seu msn ok. espero ter ajudado.