+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Mikrotik - Servidor Cópia de Seguraça

    Boa noite amigos,

    Eu estou com a seguinte situação:

    Estou montando um servidor para a prefeitura de minha cidade no qual irá ter como sistema de gerenciamento o MK, este servidor tem a seguinte configuração:

    Placa-mãe Phitronics P3000E+
    HD Sata II 160Gb
    1Gb de memória RAM DDRII
    Uma placa Wirelless EnGenius Senão

    Até ai tudo bem as máquinas que ele irá servir serão aproximadamente 10.

    Mas, o prefeito me veio com um pedido de que este servidor possa também gravar informações, tipo, eles tem uma documentação importante e não querem que ela se perca então eles queriam salvá-la no servidor, porém a prefeitura querendo cortar gastos e não querer usar outra máquina servidor na rede para fazer está função me pediu para colocar um segundo HD com uma capacidade maior no mesmo servidor MK, acima citado, para fazer está função.

    Minha pergunta a vocês da comunidade que são mais experiente o MK pode fazer está função, de outras máquinas na rede, autorizadas, possam gravar informações em um segundo disco no servidor? De que maneira isso poderia ser feito?

    Desde já agradeço a todos da comunidade.

    Boa noite!

    E aproveitando Feliz Natal à todos!

  2. #2

    Padrão

    sim,

    vc pode fazer isso usando a nova funcao metarouter

  3. #3
    Avatar de Shaoroc
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Espírito Santo De Vitória, Espirito Santo, Brazil, Brazil
    Posts
    75

    Padrão

    amigo, pq vc num instala um sistema base tipo o debian ubuntu e virtualiza o mk? o mikrotik é um sistema leve to rodando ele aqui em casa para teste com 16 megas de memoria e 100megas de hd e o resto vc manda pro seu servidor de arquivos
    mais caso queira que seja feito pelo mk
    use o ftp para baixar tudo.

  4. #4

    Padrão

    sim,

    vc pode fazer isso usando a nova funcao metarouter
    Vou pesquisar sobre está nova função!

    amigo, pq vc num instala um sistema base tipo o debian ubuntu e virtualiza o mk? o mikrotik é um sistema leve to rodando ele aqui em casa para teste com 16 megas de memoria e 100megas de hd e o resto vc manda pro seu servidor de arquivos
    mais caso queira que seja feito pelo mk
    use o ftp para baixar tudo.
    Sim, seria uma boa está opção, mas o servidor MK teria todo o controle de uma rede externa, fora da máquina, mesmo rodando dentro de outro sistema?

  5. #5

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Eu que escrevi e apresentei essa palestra no MUM/RJ (ptBR). Sim ele poderá usar o Metarouter para tudo isso, mas o mesmo ainda não está disponível para x86, então deveria usar com RB1000 ou com RB450G e as duas possuem limitações, o mais grave referente a espaço disponível para armazenamento. Acredito que a opção, conforme mencionado acima, de virtualizar o Mikrotik e até mesmo outro sistema para servidor de aplicações/arquivos/etc poderá ser melhor aproveitado.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Eu que escrevi e apresentei essa palestra no MUM/RJ (ptBR). Sim ele poderá usar o Metarouter para tudo isso, mas o mesmo ainda não está disponível para x86, então deveria usar com RB1000 ou com RB450G e as duas possuem limitações, o mais grave referente a espaço disponível para armazenamento. Acredito que a opção, conforme mencionado acima, de virtualizar o Mikrotik e até mesmo outro sistema para servidor de aplicações/arquivos/etc poderá ser melhor aproveitado.

    Conteúdo muito bom parabéns!

    Porém como você citou não funciona em x86...

    A questão de virtualiza o MK em outra distribuição Linux ele teria o mesmo controle da rede externa como se ele fosse o único sistema da máquina?

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Killua Ver Post
    Conteúdo muito bom parabéns!

    Porém como você citou não funciona em x86...

    A questão de virtualiza o MK em outra distribuição Linux ele teria o mesmo controle da rede externa como se ele fosse o único sistema da máquina?
    Sim. Faça uma pesquisa por virtualbox, kvm e xen que encontrará bastante material e exemplos.

  9. #9

    Padrão

    Obrigado a todos pelas respostas.

    Vou fazer conforme vocês me orientaram vou usar o MK virtualizado dentro de outra distro e então fazer o controle da rede mais a função de servidor para armazenar dados. Obtendo sucesso eu postarei aqui no fórum como foi passo a passo.

    Obrigado a todos!

    Sds,

    Alan