+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MELHOR CARTAO PARA ATENDER CLIENTES

    Bom dia pessoal,

    Tenho um provedor de internet e estou passando por problemas de latência em uma de minhas torres.

    Nesta torre tenho uma antena Omni Hyperlink de 15DBi, e RB433H. Na mesma utilizei cartão R52H e agora coloquei um cartão mais robusto da Engenius EMP-8603 v2.

    Porém estou passando pelo mesmo problema de latência nesta torre, os pings estão altíssimos e a navegação lenta. O detalhe é que fica lenta à partir de 20 conexões simultâneas. Atualmente chegam até 40 conexões simultâneas nesta interface.

    Alguém que tenha experiência com cartões, qual o cartão que suporta mais conexões simultâneas que vc conhece?

    Aguardo por dicas.
    Obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão ...

    Como vai amigo, este ano enfrentei problemas de latencia, achava que era o cartão, troquei tudo ate a RB, mas ficou a mesma coisa, então se não era a aparelhagem tinha sobrado ruido e energia eletrica, revi o canal que estava usando, aterrei minha torre e mudei meu cartão de G para b/g, graças a Deus tá fino até hoje, o maximo simultanio que já tivenesta torre foi 35 clientes e tudo funciona bem, quanto a cartões, qual o melhor, posso te dizer que isso depende exclusivamente de cada caso, de cada ambiente que estão cada torre, este ano tive alguns problemas de sinal onde em alguns casos o Xr2 foi a solução e outros o Egenius v1 foi a solução!!!!

  3. #3

    Padrão

    Olá amigo boa noite, se eu fosse vc não trocaria seu r52h, tentaria resolver os problemas com configuração da interface, clientes com sinal ruim que pesam pra kramba ainda + quando navegam à todo vapor, voltagem e amperagem da fonte e etc... pois, cartão engenius e latência alta são casados desde seu lançamento, ainda + se tiver fazendo wds com outro pop, e esqueça pendurar mais de 40 simultâneos por cartão, quando associam 40 ou mais e pelo menos 25% com banda total ainda dar pra aguentar, mais que isso não espere muita coisa dos cartões populares mesmo com painel, mas se com 20 on-line ja tem problema aí realmente vc tem problema, tenta ver aí com o xr2 entre esses e outros eu acho que é melhor, muito menos reclamações. Olha só, vou te contar um pouco das minhas experiências aki talvez possa te ajudar, eu aki não esquentei muito a kbça com troca de cartão não, só q + pra frente vou trocar, cada caso é diferente + o meu era bem parecido com o seu, até os equipamentos hehehe (omni hyper 12dbi, rb433 engenius 8602), média de 40 à 50 simultâneos apartir de 30 morria o provedor, tinhas uns apzinhos aki na gaveta, desci o mastro, coloquei um ap em bridge com antena grade 25dbi na polarização horizontal pra não interferir, uns 2 metros abaixo da omni apontando para a região onde tenho mais clientes inclusive um repetidor que fazia wds com o cartão, mudei a polarização do repetidor e dos clientes que pendurei no novo Ponto de acesso (Engenius senao CB3 ou ECB alguma coisa...) e está tudo uma maravilha, ou seja, dividir a rede em 2 pontos de acesso trabalhando em polarização diferentes desafogando o cartão e o acesso e a latência estão uma maravilha só, a trabalheira toda foi mudar as antenas de alguns clientes pra horizontal sorte que a maioria eram predial com somente um ap em cima, mas em compensação tenho 2 opções e polarizações pra pendurar os clientes na torre inclusive conectei clientes + próximos no ap mesmo estando por tras da grade, foi só apontar. Boa sorte, Deus continue te abençoando,

  4. #4

    Padrão O Casal

    Bom brother

    ja tive problemas com o conjunto r52h e Omni. Existem várias pessoas com o mesmo problemas a solução é tirar omni e colocar setoriais.
    Como não atendia clientes com distância superiores a 1,5 Km, minha solução foi colocar 2 rbs 433 e paineis setorias aquarius, aqueles redondinhos rsss

    resolveu e tenho uma quantidade consideravel de clientes com este pop e com qualidade.

    abraços

    Bruno Queiroz

  5. #5

    Padrão

    sinceramente ??? esta é uma coisa q NINGUEM AQUI DO FORUM sabera te responder com precisão!

    gostaria de saber qual o fator determina o numero de clientes pra se por numa torre, se é quanto mais clientes com melhores sinal oou com menos distancia.... mas ninguem sabe qual fator pra cuidar pra obter melhor perfomace memso!!!

  6. #6

    Padrão

    Tive o mesmo problema alguns meses atrás, 5 ou 6 clientes online o ping ia pra 400ms, 600ms, e notei tbm que o sinal pra uma direção chegava a 1km, pra outras direções não passava de 300mts (em um lado tem 2 provedores um há 80mts e outro á 200mts e mais á frente tem um terceiro á 350mts, todos com omni) tentei todos os canais, troquei a omni, ficou a mesma coisa, troquei o cartão tbm não adiantou, então comprei 3 painéis de 120 em 3 cartões, mudou totalmente, no horário de pico tem 40 simultâneos e o ping fica em 8ms, 10m, 15ms, (uso pc/ap com placa pci Greatek).

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    sinceramente ??? esta é uma coisa q NINGUEM AQUI DO FORUM sabera te responder com precisão!

    gostaria de saber qual o fator determina o numero de clientes pra se por numa torre, se é quanto mais clientes com melhores sinal oou com menos distancia.... mas ninguem sabe qual fator pra cuidar pra obter melhor perfomace memso!!!
    Na verdade tem muitas variaveis envolvidas para se derterminar o numero de clientes simultaneo nun cartão, mas existe na net calculos que ajudam a dimenssionar suas celulas e tirar o maximo de proveito delas, uma coisa é certa não acredite em cartão milagroso que suporta 50,60 ou ate 70 clientes simultaneos simplismente não existem.

  8. #8

    Padrão

    Seguinte o problema ai não é cartão e sim TRAFEGO, cada cartão consegue trafegar "decentemente" cerca de 2,5MB acima disso começa a latência, por isso que não pode usar antena omni acima de 20 usuarios, vc vai ter de trocar para paineis setoriais cada um no seu cartão para aliviar a quantidade de cliente X cartão, tenho uma torre base que já esta indo para 3 paineis num só lado da torre, pois tem um bairro bastante denso nessa direção. Já vai começando a comprar a parafernalha para evitar dor de cabeça...

  9. #9

    Question

    Citação Postado originalmente por marioth Ver Post
    Bom dia pessoal,

    Tenho um provedor de internet e estou passando por problemas de latência em uma de minhas torres.

    Nesta torre tenho uma antena Omni Hyperlink de 15DBi, e RB433H. Na mesma utilizei cartão R52H e agora coloquei um cartão mais robusto da Engenius EMP-8603 v2.

    Porém estou passando pelo mesmo problema de latência nesta torre, os pings estão altíssimos e a navegação lenta. O detalhe é que fica lenta à partir de 20 conexões simultâneas. Atualmente chegam até 40 conexões simultâneas nesta interface.

    Alguém que tenha experiência com cartões, qual o cartão que suporta mais conexões simultâneas que vc conhece?

    Aguardo por dicas.
    Obrigado a todos.
    ok.. PESSOAL RESPONDAN MINHA DUVIDA

    se eu tenho um rb 433 comun com 3 cartao r52h entao posso obter até 120 conexões simuntane sem ficar lento ??? o que define o numero de simultaneo é é a performace da rb ou o cartao??

  10. #10
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    ok.. PESSOAL RESPONDAN MINHA DUVIDA

    se eu tenho um rb 433 comun com 3 cartao r52h entao posso obter até 120 conexões simuntane sem ficar lento ??? o que define o numero de simultaneo é é a performace da rb ou o cartao??

    Eu acho que os dois mas o importante tbm e quanto vai trafegar nesses cartoes,qual a banda liberada pra cada cliente,ex: nao adianta ter so 2 cliente em cada cartao se cada um tem 1mb liberado que quando a conexao tiver no talo a latencia sobe msm.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    ok.. PESSOAL RESPONDAN MINHA DUVIDA

    se eu tenho um rb 433 comun com 3 cartao r52h entao posso obter até 120 conexões simuntane sem ficar lento ??? o que define o numero de simultaneo é é a performace da rb ou o cartao??
    Por tudo que li ate agora , a resposta para sua pergunta: nem um nem outro. o que limita o cartao nao é a quantidade de pessoas simultaneamente no cartao e sim o limite de megas que passa em um cartao que ,segundo alguns , 3-4 megas. Entao ficaria assim: 40 pessoas a 64kb seu cartao iria suportar tranquilo , 5 pessoais a 1mg ,usando toda banda, seu cartao "abriria o bico"

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Juniin Ver Post
    Por tudo que li ate agora , a resposta para sua pergunta: nem um nem outro. o que limita o cartao nao é a quantidade de pessoas simultaneamente no cartao e sim o limite de megas que passa em um cartao que ,segundo alguns , 3-4 megas. Entao ficaria assim: 40 pessoas a 64kb seu cartao iria suportar tranquilo , 5 pessoais a 1mg ,usando toda banda, seu cartao "abriria o bico"
    trocando em miudos uma routerbosta com 3 cartinha.. daria 120 clientes a 64 kbps tranquilo ??

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    trocando em miudos uma routerbosta com 3 cartinha.. daria 120 clientes a 64 kbps tranquilo ??
    Conforme o que li ate agora sim. pq o que pesa nao é a quantidade de clientes e sim a quantidade de megas no cartao . A tecnologia "B" ,11mg, na real ,com todas as perdas , passa no maximo 3~4megas. no meu caso o maximo que vi passando em um cartao foi 2.9 megas, isso na minha rede.