+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Opinião

    Galera é o seguinte, gostaria de uma opnião sobre uma mudança que estou pensando em fazer em minha rede.

    Atualmente utilizo o seguinte, tenho um servidor mikrotik concentrador onde amarro IPXMAC, crio subredes /30 para cada cliente, e controlo a banda pelas queues tudo nesse concentrador. Utilizo rbs em ap-bridge para fazer a comunicação wireless.
    Estou pensando em fazer a autenticação e controle de banda utilizando hotspot ou pppoe em cada rb e utilizar o usermanager em uma rb1000 para fazer radius.

    Gostaria de dizer se alguem utiliza esta estrutura e se é aconselhavel?

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Só posso dizer uma coisa... ficará melhor do que a estrutura atual.

  3. #3

    Padrão

    Sergio, mesmo utilizando subredes /30 no concentrador, corro o risco de ter problemas futuramente com o aumento da rede?

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Sim, sem contar que o esquema de autenticação atual (ipXmac) é bem simples de burlar. Imagina uma rede com 1000 clientes e uma /30 para cada um... é pra quebrar as pernas a administração disso.

  5. #5

    Padrão

    O que é mais recomendável em ambiente wireless, Hotspot ou PPPOE?

  6. #6

    Padrão PPPoE

    BLza brother!

    Não sei lhe dizer se é o mais indicado para Wireless, mas eu uso. rss

    Segurança básica - WAP2 por user/rádio - Se um for quebrado não afetará toda a rede
    Autenticação - Bom eu indico PPPoE para autenticação com Radius.
    Por que PPPoE ?

    1º. Bom pppoe trabalha em cima de /32 isso é uma rede para cada cliente, porém trabalha no enlace
    Ex. Gatway: 192.168.1.254
    Cliente: 192.168.1.2
    Broadcast: 192.168.1.2

    2º. Você pode fracionar a Rede.
    Ex. Vc pode usar um concentrador, as rbs em bridges, porém cada rb com ips diferentes, para que elas só se preocupem em trabalhar com o wireless em vez de autenticas nelas, Consome Memória e Processamento.

    3º. Não precisa configurar nat ele ja faz isso sozinho para cada cliente em route!


    Observações

    Pelo fato de trabalhar no enlace o cliente não vai pegar um IP antes de autenticar, isso é vai dar conectividade nula ou limitada!

    Bom como utilizo Rádios/bridge em todos meus clientes fixos, deixo o rádio/bridge com Dhcp ativado, isso elimina a "conectividade nula e limitada!"

    Contras
    Ainda não tive nenhum, pois faço o máximo para que o enlace entre os clientes fiquem perfeitos.

    Observação: Se alguém tiver passado por algum problema utilizando PPPoE posta ai para que possamos aprender e passar experiências para nosso amigo MeioBit

    Abraços

    Bruno Queiroz
    Última edição por caicarabruno; 26-12-2009 às 10:56.

  7. #7
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Na minha rede uso pppoe e nao tenho problemas, ap do cliente q faz a conexa com servidor. muito facil de gerencia tudo, sem dizer q a rede fika bem pequena.

  8. #8

    Padrão

    Uma RB333 por exemplo aguentaria na boa quantas conexões PPPoE simultaneas?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Uma RB333 por exemplo aguentaria na boa quantas conexões PPPoE simultaneas?
    Ola isso é relativo, ela tem um processador de 333mhz, 64 ram e 64 rom, se vc colocar um monte de coisa nela ela vai saturar rápido.

    Eu indico ele como bridge mas se for utiliza-la como concentrador pense em trocala posteriormente


    Abraços

    Bruno Queiroz

  10. #10

    Padrão

    Na verdade ela não seria o concentrador. Irei comprar uma RB1000 para ser o concentrador e utilizaria as RBS que tenho rodando um servidor PPPoE em cada uma e a RB1000 rodando o UserManager. Em cada rb autenticaria simultaneamente aproximadamente no máximo uns 100 usuários.
    Hoje tenho RB333, RB433 e RB600, perguntei quantos usuários aguentaria a RB333 por ser a que tem menos processamento.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    O que é mais recomendável em ambiente wireless, Hotspot ou PPPOE?
    Amigo uso pppoe a quase dois anos é muito bom, mas voce tem q ter sua rede boa quase perfeita em relação sinal cliente, caso contrario voce pode ter problemas.
    Última edição por magnusrk8; 04-01-2010 às 11:06.