+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Raio queimando a placa de rede

    Aqui toda vez que chove vira e mexe a placa de rede 10/100 do meu pc-ap vira torrada
    tenho um ap na torre com caixa hérmetica e omni, dessa vez a bagaceira foi maior o raio queimou a porta wan do ap, placa de rede do pc-ap que fica em baixo, placa de rede do meu pc que fica ligado direto no ap. a dúvida e o seguinte, existe algum protetor para interface de rede??


  2. #2
    Não Registrado
    Visitante

    Thumbs up Solução

    Existem no mercado soluções efientes para proteção contra os raios. Chamam-se Dispositivos de Proteção Contra Surtos (DPS) Elétricos. Você encontra na Clamper - Página Inicial ,Modelo: DPS 881.J.020.

  3. #3

    Padrão

    Existe tambem , protetor de surto para cabo UTP da Hyperlink

  4. #4
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Existe tmb para-raios...
    Acho que no seu caso seria o problema, a falta de um... Provavelmente as descarcas estão ocorrendo diteramente na sua antena, ou mesmo em algo muito próximo, ou com contato com a antena... algo nesse sentido... O anti-surto tmb é interessante, mas nunca precisei usar nenhum em nenhum lugar... Veja tmb se o seu PC está aterrado... caixa hermética metálica? aterrada? o negócio é ir atrás da segurança da rede elétrica... Estabilizador para o AP... por ai vai...

  5. #5

    Padrão

    Além dos pararraios, pode-se estudar uma forma de deixar todo o equipamento dentro de uma caixa totalmente metalica, formando, basicamente, uma gaiola para seus componentes.

    Se a torre estiver eficientemente aterrada, a descarga atmosférica sofrida será descarregada no solo pelo aterramento e, neste caso, por ter os equipamentos dentro de uma caixa metálica isolada, a energia irá passar por fora da mesma, não afetando seu interior.

    No caso, todos os componentes dentro da caixa hermética (placas) e os que saem (cabos) devem estar devidamente isolados.



    Isso tudo eu escutei de um professor de física, portanto, caso eu esteja equivocado, me corrijam, por gentileza!!!


    Abraços!

  6. #6

    Padrão

    Existe um cabo chamado CABO FTP se precisar te vendo a 3,50 o metro cabo Nexans FTP Externo com dreno, RJ 45 Blindado a 2,00 cada

  7. #7
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pssousa Ver Post
    Além dos pararraios, pode-se estudar uma forma de deixar todo o equipamento dentro de uma caixa totalmente metalica, formando, basicamente, uma gaiola para seus componentes.

    Se a torre estiver eficientemente aterrada, a descarga atmosférica sofrida será descarregada no solo pelo aterramento e, neste caso, por ter os equipamentos dentro de uma caixa metálica isolada, a energia irá passar por fora da mesma, não afetando seu interior.

    No caso, todos os componentes dentro da caixa hermética (placas) e os que saem (cabos) devem estar devidamente isolados.



    Isso tudo eu escutei de um professor de física, portanto, caso eu esteja equivocado, me corrijam, por gentileza!!!


    Abraços!
    É isso mesmo... o nome é Gaiola de Faraday... É por isso que devemos usar sempre caixas herméticas metálicas aterradas... O negócio do Faraday é só procurar no Google que vai ter alguma matéria de física explicando... Meu pai deu aula de física do 2º Grau e me explicou um dia desses...

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    Existe um cabo chamado CABO FTP se precisar te vendo a 3,50 o metro cabo Nexans FTP Externo com dreno, RJ 45 Blindado a 2,00 cada
    Não seria STP? S de Shield (escudo, blindagem) O STP é Shielded Twisted Pair (Par trançado Blindados) os UTP são Unshielded Twisted Pair (Par trançado Não-blindados)...

  8. #8

    Padrão

    FTP tem uma ou duas blindagem coletiva este meu tem 2
    STP tem blindagem individual em cada par apenas

  9. #9
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Twisted pair - Wikipedia, the free encyclopedia

    FTP digamos é o cabo com mais proteção possível.

  10. #10

    Padrão

    STP é melhor mano!
    vo bate umas foto e posto aqui pra vcs ver

    seguindo o exemplo do link do mano
    CABO FTP
    http://upload.wikimedia.org/wikipedi...FTP_cable3.jpg

    CABO STP
    http://upload.wikimedia.org/wikipedi...Pair_S-FTP.jpg
    Última edição por Pirigoso; 26-12-2009 às 12:30.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    STP é melhor mano!
    vo bate umas foto e posto aqui pra vcs ver

    seguindo o exemplo do link do mano
    CABO FTP
    http://upload.wikimedia.org/wikipedi...FTP_cable3.jpg

    CABO STP
    http://upload.wikimedia.org/wikipedi...Pair_S-FTP.jpg
    então com esta malha metalica revestida no cabo posso ligar no aterramento eletrico;;

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Existe tmb para-raios...
    Acho que no seu caso seria o problema, a falta de um... Provavelmente as descarcas estão ocorrendo diteramente na sua antena, ou mesmo em algo muito próximo, ou com contato com a antena... algo nesse sentido... O anti-surto tmb é interessante, mas nunca precisei usar nenhum em nenhum lugar... Veja tmb se o seu PC está aterrado... caixa hermética metálica? aterrada? o negócio é ir atrás da segurança da rede elétrica... Estabilizador para o AP... por ai vai...

    pior que estava ligado tudo em um nobreak com aterramento.

  13. #13

    Padrão

    nao meu amigo a malha serve como repelente de raio, e este cabo conta com um 9 fios este 1 fio a mais que tem se chama fio de dreno onde é soldado nos conectores RJ45 Blindado assim eliminado a estatica absorvida, este fio é posicionado entre a capa e a primeira protecao , no meu cabo aqui ele fica entre as duas blindagens

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    nao meu amigo a malha serve como repelente de raio, e este cabo conta com um 9 fios este 1 fio a mais que tem se chama fio de dreno onde é soldado nos conectores RJ45 Blindado assim eliminado a estatica absorvida, este fio é posicionado entre a capa e a primeira protecao , no meu cabo aqui ele fica entre as duas blindagens
    mas ajuda a não queimar coisas do tipo, placas de rede, porta de aps???

  15. #15

    Padrão

    amigo use um aterramento bem feito e cabos utp ... aki na minha torre cai raio q dói , nunca queimou nada

  16. #16
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    FTP tem uma ou duas blindagem coletiva este meu tem 2
    STP tem blindagem individual em cada par apenas
    Uhhh... não conhecia os FTP... agora sim...