Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netxtreme Ver Post
    Todos sabemos que a capacidade de processamento de nano ñ e lá essas coisas, mais se colocarmos uma rb, e nessa rb ligados os nano em bridge, não conseguiriamos amenizar um pouco esse fator de processamento???

    Fica ai minha dúvida.

    Att.Juliano.
    Vai dar na mesma, pois ele terá que recebar para depois repassar, não é o fato de ser trasparente que o mesmo não está processando nada. Entendeu?

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Vai dar na mesma, pois ele terá que recebar para depois repassar, não é o fato de ser trasparente que o mesmo não está processando nada. Entendeu?
    Vlw pela resposta, agora entendi melhor...

    Pensei que o consumo maior era na autenticação e na criptografia, e dps ficaria mais folgado...

    Agora ficou transparente a coisa...

    Grande abrs e bom ano novo pra vc...

    Att.Juliano.

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netxtreme Ver Post
    Vlw pela resposta, agora entendi melhor...

    Pensei que o consumo maior era na autenticação e na criptografia, e dps ficaria mais folgado...

    Agora ficou transparente a coisa...

    Grande abrs e bom ano novo pra vc...

    Att.Juliano.
    Como você mencionou criptografia, autenticação nos rádios, evidentemente que caso deixe em brigde e e repasse a RB essas taferas, realmente seus rádios teram uma folgazinha muito boa. Abraços!
    Última edição por jociano; 28-12-2009 às 17:48.

  4. #24

    Padrão

    Vários nanos mesmo que tenham pouca capacidade de processamento podem juntas funcionar como um cluster e dividir o trabalho entre suas unidades, isso a um baixo custo que é a pergunta do colega no inicio do topico.

  5. #25

    Padrão

    Pra mim dá no mesmo, do que adianta nego meter 4 cartões numa rb, se o processamento vai ser dividido?

    Agora se for uma rb pra cada cartão já é outra historia.

    Ainda prefiro NS, pela praticidade, facilidade, enfim tudo.

  6. #26
    fmn127
    Visitante

    Padrão

    Diante de todas as respostas, vamos fazer alguns testes e trabalhar com o PTP Nano 5.8 e AP com Nano 2.4.

    Obrigado a todos que contribuíram com o post.

    210 PLUGADO!!!

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Pra mim dá no mesmo, do que adianta nego meter 4 cartões numa rb, se o processamento vai ser dividido?

    Agora se for uma rb pra cada cartão já é outra historia.

    Ainda prefiro NS, pela praticidade, facilidade, enfim tudo.
    Issooo
    isso que eu queria dizer desde o inicio e nao encontrava as palavras...

  8. #28

    Padrão

    Tenho uma sugestao ótima para aqueles que querem o preço mais baixo para CPE - vamos fazer um CPE de Galena. É fácil - so precisa de um pouco de fio de cobre - de preferencia do ferro velho ( novo é MUITO CARO) - e seguir o mesmo esquema de um radio de galena - o mais caro vai ser a pilha que tem de ser nova. RSRSRSRS.

    Eu num guento qdo falam algo como "o preço mata" etc - isso é pe'ssimo. Não tem empresário que queira ser reconhecido que pense assim - simples - um negócio tem de ser PLANEJADO - se fosse planejado corretamente teria o budget correto para a compra dos APS e CPEs e nao tem do que reclamar.

    Nenhum produto tem preço - os produtos tem custo x benefício.

    Nao pensem em custo somente - pensem em ROI e pensem em TCO.

    Solução técnica existe pra tudo - realmente nao tem uma formula para calculo de quantos clientes x capacidade de processamento x memoria x bandwidth x distância, etc - mas tem uma fórmula ótima para avaliar tudo isso - vale a pena ou não vale a pena - dá lucro? se não der lucro - não faça.

  9. #29
    fmn127
    Visitante

    Padrão

    hahaha.

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por David4NetUsa Ver Post
    ...
    ...
    Solução técnica existe pra tudo - realmente nao tem uma formula para calculo de quantos clientes x capacidade de processamento x memoria x bandwidth x distância, etc - mas tem uma fórmula ótima para avaliar tudo isso - vale a pena ou não vale a pena - dá lucro? se não der lucro - não faça.
    Já que tem solução técnica para tudo, me dá uma sugestão para montar uma célula que tenha uma cobertura razoável, como 1km e que permita penetração indoor e uso de notebook. Isto irá facilitar as instalações e manutenções que são um grande componente dos nossos custos.
    Não temos nada assim, mas se tivessemos com certeza a nossa vida seria facilitada.
    As operadoras de telefonia tem o 3G que sendo bom ou não tanto, está tomando cada vêz mais espaço. E nós não temos esta opção, nem que quizessemos, pois não estamos autorizados.
    Ainda por cima, operadora montam suas ERB e o consumidor mesmo é quem vai decidir que equipamento usar. Nós não, nós temos que montar toda a estrutura, dar manutenção, etc etc. Tudo isso é custo que na maioria das vêzes não tem como ser repassado.
    Na verdade, montar uma ERB em wi-fi é barbada em termos financeiros se comparados aos custos de montar kit clientes. E este último é um custo que está cada vêz mais dificil repassar para os clientes.
    Quantos de nós já não estamos mais cobrando a instalação e verdadeiramente praticando o comodato? muitos e o número está aumentando pois a concorrencia daqui a pouco tempo não vai mais permitir cobrança de kit e ainda por cima mante-lo em comodato. Ou o kit é do cliente ou é do provedor. Isso sim é comodato e aí meu, tem que ver o custo sim, mas com certeza este custo esbarra na qualidade.
    Talvêz voce tenha razão, a melhor formula seja esta mesma: se dá, fica , se não dá cai fora, assim como o amigo AlamDias que vendeu tudo e agora dorme tranquilo.

  11. #31

    Padrão

    Pois é.

    Eu não estou ao par dos custos no Brasil - estou fora daí fazem 8 anos já - mas eu posso fazer uma idéia.

    Algumas soluções viáveis que podem brigar com o 3G podem esbarrar na Anatel.

    Eu tb creio que se vc entra numa briga de espada, tem de ter uma espada, se a briga e de canhão, tem de ter um canhão.

    Os modens 3G normalmente sao USB, externos aos notebooks. Um projeto que fizemos e esta funcionando na Colombia e baseado em Mikrotik com Mini-PCI XR2 e R52H. Utilizamos antenas setoriais de 2.4 da Hyperlink. A cobertura é de 2+ Km mesmo utilizando notebooks. Lembre-se que os notebooks - especialmente os mais economicos tem placas internas muito fracas - com o meu que é intel por exemplo eu consigo facil conexao de 1+Km.

    Outro problema e a questao de penetracao - as paredes - mas isso tb tem solucao - usando por exemplo um wireless USB fabricado pela Alfa - que tem 500 mW - vc consegue boa comunicação no raio de 1+ Km mesmo dentro de casa e 2+km em campo aberto com certeza.

    Em Bahamas, tenho um cliente que tem mais de 2000 clientes - ele so usa os USB da Alfa - ele entrega a internet por usuário como deveria ser o 3G. Se o cliente esta muito longe ele um CPE e WDS para este primeiro cliente e para os outros o mesmo USB.

    É preciso fazer contas - usar um NS2 para um cliente custa caro mas pode manter o cliente por 2, 3 ou mais anos. Usar um CPE barato ( de Galena rsrsrs.) pode custar vc perder o cliente em pouco tempo e com isso o investimento, trabalho, ganhar estress em vez de lucro.

    Outra maneira de aumentar os lucros seria agregar produtos e servicos. Um exemplo disso é vigilancia por cameras atraves de internet. Outra seria propaganda na regiao - ao estilo HotSpot como por exemplo pizzarias, padarias, etc.

    A verdade é que qdo a coisa aperta é preciso criatividade - desistir do negocios por conta da concorrencia também não dá - tem de ir à luta - se alguem consegue, eu tb consigo.

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por David4NetUsa Ver Post
    Pois é.

    Eu não estou ao par dos custos no Brasil - estou fora daí fazem 8 anos já - mas eu posso fazer uma idéia.

    Algumas soluções viáveis que podem brigar com o 3G podem esbarrar na Anatel.

    Eu tb creio que se vc entra numa briga de espada, tem de ter uma espada, se a briga e de canhão, tem de ter um canhão.

    Os modens 3G normalmente sao USB, externos aos notebooks. Um projeto que fizemos e esta funcionando na Colombia e baseado em Mikrotik com Mini-PCI XR2 e R52H. Utilizamos antenas setoriais de 2.4 da Hyperlink. A cobertura é de 2+ Km mesmo utilizando notebooks. Lembre-se que os notebooks - especialmente os mais economicos tem placas internas muito fracas - com o meu que é intel por exemplo eu consigo facil conexao de 1+Km.

    Outro problema e a questao de penetracao - as paredes - mas isso tb tem solucao - usando por exemplo um wireless USB fabricado pela Alfa - que tem 500 mW - vc consegue boa comunicação no raio de 1+ Km mesmo dentro de casa e 2+km em campo aberto com certeza.

    Em Bahamas, tenho um cliente que tem mais de 2000 clientes - ele so usa os USB da Alfa - ele entrega a internet por usuário como deveria ser o 3G. Se o cliente esta muito longe ele um CPE e WDS para este primeiro cliente e para os outros o mesmo USB.

    É preciso fazer contas - usar um NS2 para um cliente custa caro mas pode manter o cliente por 2, 3 ou mais anos. Usar um CPE barato ( de Galena rsrsrs.) pode custar vc perder o cliente em pouco tempo e com isso o investimento, trabalho, ganhar estress em vez de lucro.

    Outra maneira de aumentar os lucros seria agregar produtos e servicos. Um exemplo disso é vigilancia por cameras atraves de internet. Outra seria propaganda na regiao - ao estilo HotSpot como por exemplo pizzarias, padarias, etc.

    A verdade é que qdo a coisa aperta é preciso criatividade - desistir do negocios por conta da concorrencia também não dá - tem de ir à luta - se alguem consegue, eu tb consigo.
    Como você está fora do Brasil já por tanto tempo, só pode acompanhar pelos foruns mesmo.
    Mas a realidade do dia a dia é mais complicada.
    Com relação a torres de acesso é isso mesmo. MK Painel e Cartão bom . Tenho R52H.
    Mas tenho também torre só com Nano2 e são uma maravilha.

    Eu estou resolvendo uma parte dos problemas por aderir a linha da Ubiquiti para clientes. Nano2 ainda é caro. Bullet2 fica no mesmo valor se computar antena. Mas deixa a gente tranquilo.

    Os outros radinhos são só os"outros". Não dá para confiar. A não ser uns AP Alfa que foram os primeiros que comprei e até hoje não decepcionaram.
    USB tive tanta decepção que tenho até medo. Mas já ouvi falar bem deste ALFA. Será que vou ter que pagar mais uma vêz para ver?
    Mas o preço dele aqui no Brasil ainda não está muito convidativo.

    Esta conexão que voce falou que faz em 1 km, é dentro de casa? E com USB ALfa?
    A gente acaba ficando com um monte de coisas que acabam não funcionando como queríamos.

    O sonho é este mesmo. Entregar internet dentro de casa com uma instalação simples.

  13. #33

    Padrão USB da Alfa

    O USB da alfa ao qual me referi é este:

    ALFA Network – WLAN, WiFi phone, ADSL, KVM, Bluetooth, PoE Products -- AWUS036H (Upgrade to 1Watt)

    tem realmente 24 dBm no transmissor.

    Eu tb tenho uma amostra do equipamento G2 deles que supostamente tem 2W.

    A Alfa só tem este problema - eles são demasiadamente generosos com as potencias de saida dos equipamentos deles, isso confunde os usuarios e depoe contra o produto - mas eles tem qualidade sim - nao acredite na propaganda e nem no vendedor deles (rsrsrs.) o que tá certo é o catalogo.

    Eu vou ver se consigo mandar uma amostra pro Brasil pra teste. Eu vou verificar como posso fazer isso - acho que tenho um amigo indo pra aí - se ele já não estiver cheio de coisas dele pra levar eu mando as amostras pro meu irmão que mora em SP e depois eu te contato pra enviar aí dentro do Brasil.

    Acho que dará certo assim.

    Eu ainda prefiro que comprem os NS2 porque vendemos muito Ubiquiti aqui nos USA. Daqui a 30 dias receberemos grande quantidade de todos os modelos de antenas da Ubiquiti também - são muitos boas - as painéis e também já está vindo a linha Rocket 2 MIMO e outros 2.4Ghz MIMO também.

    Outra coisa que eu vejo é que eu tenho a impressão que o pessoal calcula pouco o link antes de tentar - é assim mesmo que o pessoal faz no Brasil? Tudo na unha? Tem com calcular a possibilidade do link fácilmente e prever também o bandwidth que estará disponivel no link e também a "largura" da zona de Fresnel.

    Eu só gostaría de procurar se há algum estudo de perda em paredes - de repente o pessoal da Faculdade de Santa Rita do Sapucaí possa fazer isso e "elucidar" os cálculos. Isso tem de ser feito aí no Brasil por causa dos tipos de paredes ( tijolo, bloco, tijolo baiano, etc). Tem muito parametro sim que pode mudar estas perdas mas um estudo prático poderia dar uma luz pra se calcular o link.

  14. #34

    Padrão

    A que preço fica um USB destes aí?

    Aqui no Brasil, os de 500mw da Alfa ficam por um preço proibitivo.
    Eu gostaria mesmo de testar este USB em conjunto com um bom rádio na torre.

    Estive olhando o datasheet dele, e notei que em ofdm a potencia máxima é 24dbm o que dá um pouco mais de 200mw. Só em CCK é que ele dá 30 dbm.

    Eu tenho alguns AP da Alfa que comprei logo que comecei. E deram muito bons. Mas a empresa que importava eles parou com a importação. É a OIWTECH.
    Quanto a Ubiquiti, está realmente bombando. Com estes últimos lançamentos acho que vai revolucionar o mercado de wi-fi. E parece que já está em andamento a homologação deles. Os Nano demoraram mas agora que o nome da Ubiquiti está consolidado, os importadores não estão mais demorando para encaminhar pedidos de homologação.
    E para clientes, esta linha nova , a AirGrid deve também facilitar bastante e dar um bom resultado especialmente para atribuir uma banda mais alta ao cliente.
    O comum para os provedores no Brasil é fornecer 256kbps de banda. Mas isso logo vai mudar, pois as operadoras já estão popularizando planos de 1mega e o consumidor vai ficar cada vêz mais exigente e esta linha nova da Ubiquiti poderá suprir esta demanda.

  15. #35

    Padrão

    Opa gostei da idéia!!No meu caso eu tenho varios condominios num raio de 5KM, nos quais eu poderia instalar uma POP em varios deles com esse ALFA e se os adaptadores usb funcionassem legal dispensaria toda aquela parafernalha de antena etc. E como como foi mencionado NENHUM aparelho USB por aqui conecta a mais de 300mts ( no meu caso), e mesmo assim, os pings são altos, perda de pacotes, enfim, inviavel. Se esse equipamento conseguir conexão num raio de 1KM vai ser uma mao na roda! Minha ideia seria usar os predios com POPs e utilizar um NS5 pra receber o sinal, ou ate mesmo um Alfa com dualband, que ja deve ter no mercado - alias esse tipo de tecnologia dual tem esse objetivo mesmo, envia pro cliente em 2.4 e recebe em 5.8 - os japoneses (chineses, enfim) estao apostando nesse tipo de conexão, e agora nosso amigo David abordou algo bem interessante pra nos provedores: funcionar como 3G sem ser 3G!
    No aguardo
    Última edição por Pruda; 21-02-2010 às 22:45.

  16. #36

    Padrão Re: Duvidas de melhor custo x beneficio com nanostation 2

    Olá, vi pela data que este assunto já possa ter sido resolvido, porém tenho um experiencia inédita e ao meu ver fantastica sobre ring de Nanostation trabalhando como APs juntos...

    Se alguem estiver afim de compartilhar esta experiência estou por aqui....

    [email protected]

  17. #37
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvidas de melhor custo x beneficio com nanostation 2

    Citação Postado originalmente por Rudiney Ver Post
    Olá, vi pela data que este assunto já possa ter sido resolvido, porém tenho um experiencia inédita e ao meu ver fantastica sobre ring de Nanostation trabalhando como APs juntos...

    Se alguem estiver afim de compartilhar esta experiência estou por aqui....

    [email protected]
    Caro Amigo poste aí sua descoberta, solução, como fez e quais os benefícios que oferece, pois afinal o fórum é para isso, compartilhar informações, Afinal Ninguem é tão burro que não tenha nada para ensinar e como ninguem é tão inteligente que não tenha nada para aprender. Vai lá vamos ver o que vc descobriu !

  18. #38

    Padrão Re: Duvidas de melhor custo x beneficio com nanostation 2

    Citação Postado originalmente por Rudiney Ver Post
    Olá, vi pela data que este assunto já possa ter sido resolvido, porém tenho um experiencia inédita e ao meu ver fantastica sobre ring de Nanostation trabalhando como APs juntos...

    Se alguem estiver afim de compartilhar esta experiência estou por aqui....

    [email protected]
    Também tenho curiosidade. Uso Nano2 como Aps nas torres e dão bom resultado mas nada que seja uma experiencia fantástica.
    Os Nano são bons por natureza, mas nunca exigi eles ao máximo com um número elevado de usuários por Nano.

  19. #39

    Padrão Re: Duvidas de melhor custo x beneficio com nanostation 2

    Eu uso 9 nanos 2 aki divididas em 3 pops, coloco 25 clientes em cada com velocidade entre 128k e 300k funciona 100%. Tenho cliente a uma distância de 3.6k com -69 de sinal, nao uso mais que 18dbm e ainda tenho um cache de 3M.
    na minha opinião é melhor dividir clientes por células do que colocar 60 clientes num só cartão ja to usando assim a mais de 1 ano e to satisfeito.
    Última edição por sostenes; 22-05-2010 às 00:34.

  20. #40

    Padrão Re: Duvidas de melhor custo x beneficio com nanostation 2

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    Eu uso 9 nanos 2 aki divididas em 3 pops, coloco 25 clientes em cada com velocidade entre 128k e 300k funciona 100%. Tenho cliente a uma distância de 3.6k com -69 de sinal, nao uso mais que 18dbm e ainda tenho um cache de 3M.
    na minha opinião é melhor dividir clientes por células do que colocar 60 clientes num só cartão ja to usando assim a mais de 1 ano e to satisfeito.
    Eu também notei que não precisa colocar 6 nano para fechar os 360º . Com 4 vai bem e voce parece que vai bem com 3 Nano por torre.
    Como é a topografia na sua cidade, plana? poucas árvores?