+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por anjunior Ver Post
    alam, a frequencia é 8ghz, mas tambem temos odu de 18 e 23.

em relação a instalação, o valor é 1k mesmo. lembrando que todas as despesas sao por conta do cliente.
    esse valor é apenas do servico de instalacao. suporte, cabos, acessosrios, conectores, nao estao inclusos.

no entanto se o cliente quiser uma consultoria ai ja é diferente, pois nesse caso vamos analisar estrutura necessaria, visada, licenciamento da frequencia....
    Opa meu camarada.. blz !

Vamos por partes:

quanto ao valor da instalação vai de cada um. O valor que citei, é já com projeto pronto, se for até 150km daqui, minhas ferramentas, cintos etc..dependendo do cliente, levo até 1 ajudante torrista e o cliente manda mais um. Material por conta deles, mas entrego o projeto pronto. Se der zica, levanto o "porque" (que é o mais importante, falar que não deu é fácil, apontar o problema é tenso).

Voltando ao tópico, posso estar enganado, mas acima de 6ghz, 7, 8 e 11, precisa constar o registro do RÁDIO ENLACE na Anatel. Isso porque são frequências " compradas" ou "reservadas" para as telecoms. Sei disso pq, uma vez íamos subir um site, no morro onde tem Nextel e Embratel. A Anatel, com os dados GPS na mão , não autorizou. Tivemos que mudar a frequencia base para 8, banda baixa de um lado e banda alta de outro (não tinha restrições, mas as ODU´s vêm prontas de fábrica). Mesmo assim, a Nextel já tinha pedido este cenário. Mudamos para 8, mas em outra faixa de canais que agradou todo mundo. Tá uma maravilha até hoje. Mas não é caro, nem burocrático, não lembro os valores.

No mais, vc está certo.

Abraços e obrigado por contribuir !

Alam Dias

2. alam, em relação às frequencias licenciadas o que existe é o seguinte...
    com certeza o enlace tem que ser licenciado junto a anatel, mas como falei anteriormente o serviço prestado é exclusivamente de instalação. Não estou preocupado se o cliente tem licença scm, se licenciou o enlaçe... apenas me atenho a entregar o enlaçe funcionando.

em relação a isso também gostaria de passar uma informação. prestamos serviço de última milha para 2 operadoras, que não irei citar os nomes por ética. e absolutamente NENHUMA delas possuem esses enlaces licenciados. eles licenciam apenas enlaces de backbone e olhe lá!!

3. Com êsses equipamentos dá pra chegar a quantos quilometros com uns 10 - 15 Megas Full?

4. Citação Postado originalmente por anjunior Ver Post
    alam, em relação às frequencias licenciadas o que existe é o seguinte...
    com certeza o enlace tem que ser licenciado junto a anatel, mas como falei anteriormente o serviço prestado é exclusivamente de instalação. Não estou preocupado se o cliente tem licença scm, se licenciou o enlaçe... apenas me atenho a entregar o enlaçe funcionando.

em relação a isso também gostaria de passar uma informação. prestamos serviço de última milha para 2 operadoras, que não irei citar os nomes por ética. e absolutamente NENHUMA delas possuem esses enlaces licenciados. eles licenciam apenas enlaces de backbone e olhe lá!!
    Eu entendi isso, eu também não quero saber se o cara regularizou o enlace. Entrego pronto. Aqui no estado sei também que eles não seguem a risca. Mas da última vez que questionei isso, me falaram que é como se eles comprasse uma faixa inteira para usar dentro do estado, daí não precisa licenciar uma por uma. Não sei se é verdade.

A fim de trocarmos experiência, me fale mais de seu trabalho de última milha, como negociam etc...forma de execução.

Abraços camarada !

5. Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Com êsses equipamentos dá pra chegar a quantos quilometros com uns 10 - 15 Megas Full?
    Esse bichos trabalham com microondas controladas. Tem modelos de 1Gbps:Na chuva, rodando 1Gbps Full Duplex, com mesma qualidade de fibra, da uns 10 ou 15 KM com 99,95% de disponibilidade. Se quiser uns 500Mbps Full, garantido 60km com antenas de 34, dá 99,99% de disponibilidade. Tem um modelo, o ATX200, que é 200mbps full duplex, já linkamos a 59km, com 99,94%, é coisa de doido.

Agora tem modelos com frequencia mais baixa, que para passar 80/80 é mole pra eles, dá até uns 70km. Tudo depende do rádio e o que quer.

Dá uma olhada, vale a pena.

http://www.gigacom.com.br/downloads/gigacom.pdf

Gigacom do Brasil - BroadBand Wireless

Abraços

Alam Dias

Tópicos Similares

1. wi-fi Hotspot Para 20 Km
    Por Gidy no fórum Redes
    Respostas: 31
    Último Post: 09-06-2015, 14:19
  2. Cálculo para Enlace de 20 KM
    Por Andbacar no fórum Redes