+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PONTO A PONTO EM ALTA POTENCIA E CAUSANDO INTERFERENCIA, É CRIME?

    Gente, um carinha aqui da minha cidade meio metido a sabichão, esta montando pontos a ponto para comerciantes entre outros em alta potencia, o pior é que ele so coloca nos canais que eu uso, os tradicionais 1,6 e 11, minha rede ta meio grandinha, se eu trocar meus canais vou ter muita ordem de serviço, e da me dando uma interferencia do cão!

    Ele usa radio "Acredito que com 400mw, apenas uma suposição", antena proeletronic de 25, e atravessa sinais cortando a cidade.

    Tipo, uma serralheiria aqui contratou ele para passar uma banda larga para os dois donos, ele colocou uma antena destas em alta potência e envia a adsl da serralheiria para a casa dos dois donos, que tambem recebem com antena 25db proeletronic e radio, cada um em uma casa.

    Uma marmoraria fez o mesmo, so que o ponto é para uma unica casa.

    Alem destes tem diversas fazendas puchando net de casas da cidade assim, poluindo desta forma o sinal aqui.

    Minha duvida é: Isto é legal? O que eu posso fazer para acabar com esta festa que esta me dando dor de cabeça?

    Desde já meu agradecimento pelas ajudas que virão!

  2. #2

    Padrão

    Qualquer tipo de transmissão que não seja de uso domestico e não ultrapassando os limites do aparelho (regulamentados pela anatel),pode ser usado pra transmissão wireless, mas neste caso todos os pontos montados são considerados irregulares, precisa de permissão para este uso em especifico, deve-se chamar a anatel e caçar a licença(caso tenha) do tecnico responsavel.

  3. #3

    Padrão

    Bom dia,

    em 2.4GHz há limite de E.I.R.P (potência do aparelho + ganho da antena). Esse total não pode ultrapassar 4000mW (4W).

    No caso do seu vizinho o mesmo está bem acima do permitido. Veja o exemplo:
    - 26dBm - 400mW - potência do rádio
    - 25dBi - ganho da antena
    = 51dBm total

    51dBm equivalem a 125.890 mW ou 125.89Watts. Consequentemente, está fora de permissão ou de anuência legal o que pode causar transtornos a demais equipamentos operando na região e à saúde da população em geral.

  4. #4

    Padrão

    MarceloGOIAS, você saberia me dizer qual o procedimento para conseguir uma autorização para um Link com potencia maior que 4W?

    Seria na Anatel? Quais documentos são necessários? O técnico que for instalar tem que ter alguma licença e/ou alguma formação?

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    O que você pode fazer e mandar um oficio pra anatel, explicando do ocorrido, que ta estourando os mw, so que vc ja viu no selo dos cartoes que fala que opera em caracter secundario e não tem direito a proteção de estações do mesmo tipo.
    O maximo que vai acontecer e eles pedirem pra abaixa a potencia

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    em 2.4GHz há limite de E.I.R.P (potência do aparelho + ganho da antena). Esse total não pode ultrapassar 4000mW (4W).

    No caso do seu vizinho o mesmo está bem acima do permitido. Veja o exemplo:
    - 26dBm - 400mW - potência do rádio
    - 25dBi - ganho da antena
    = 51dBm total

    51dBm equivalem a 125.890 mW ou 125.89Watts. Consequentemente, está fora de permissão ou de anuência legal o que pode causar transtornos a demais equipamentos operando na região e à saúde da população em geral.
    Para cidades com menos de 500 mil habitantes (resolução 506):

    I - Sistemas operando na faixa de 2400-2483,5 MHz e utilizados exclusivamente em aplicações
    ponto-a-ponto do serviço fixo podem fazer uso de antenas de transmissão com ganho direcional superior a
    6 dBi, desde que potência de pico máxima na saída do transmissor seja reduzida de 1 dB para cada 3 dB
    que o ganho direcional da antena exceder a 6 dBi.

    Ou seja, o máximo de potência de saida do transmissor para uso com antena de 25 dbi é de 23,67 dbm (233 mw).
    Última edição por ryiades; 27-12-2009 às 17:14.

  8. #8

    Padrão

    denunciei para a anatel, agora vou aguardar o resultado

  9. #9

    Padrão

    Como vc sabe que ele ta usando 400mW? Pessoal tem uma cisma com isso hein.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Como vc sabe que ele ta usando 400mW? Pessoal tem uma cisma com isso hein.
    Não é cisma amigo, o fato é que eu tenho cartões R52 setados a 350mw e antenas setoriais da EMCtest, na grande parte das interferencias o sinal do cara esta chegando estourando e sobressaindo, o meu ta chegando com 60% as vezes nem isto, não estou afirmando convictamente que ele esta com 400mw mas pela interferencia é bem provavel

  11. #11

    Padrão

    Você está equivocado: em 2.4GHz o pico máximo é de 36dBm, ou seja, 3.998mW.

    Não sei de onde você tirou essa conclusão. Suponho que interpretou incorretamente a legislação.

    Citação Postado originalmente por ryiades Ver Post
    Para cidades com menos de 500 mil habitantes (resolução 506):

    I - Sistemas operando na faixa de 2400-2483,5 MHz e utilizados exclusivamente em aplicações
    ponto-a-ponto do serviço fixo podem fazer uso de antenas de transmissão com ganho direcional superior a
    6 dBi, desde que potência de pico máxima na saída do transmissor seja reduzida de 1 dB para cada 3 dB
    que o ganho direcional da antena exceder a 6 dBi.


    Ou seja, o máximo de potência de saida do transmissor para uso com antena de 25 dbi é de 23,67 dbm (233 mw).

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Você está equivocado: em 2.4GHz o pico máximo é de 36dBm, ou seja, 3.998mW.

    Não sei de onde você tirou essa conclusão. Suponho que interpretou incorretamente a legislação.
    É sério mesmo isso o que você escreveu?

    O inciso que transcrevi nem precisa interpretar, é literal!

  13. #13

    Padrão

    Não estou questionando a transcrição do inciso, mas a sua interpretação abaixo do mesmo.

    Citação Postado originalmente por ryiades Ver Post
    É sério mesmo isso o que você escreveu?

    O inciso que transcrevi nem precisa interpretar, é literal!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Não é cisma amigo, o fato é que eu tenho cartões R52 setados a 350mw e antenas setoriais da EMCtest, na grande parte das interferencias o sinal do cara esta chegando estourando e sobressaindo, o meu ta chegando com 60% as vezes nem isto, não estou afirmando convictamente que ele esta com 400mw mas pela interferencia é bem provavel
    Então vc tb está errado... ele usando potencia baixa pode estar com o sinal melhor do que o seu.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Então vc tb está errado... ele usando potencia baixa pode estar com o sinal melhor do que o seu.
    melhor no sentido de qualidade do sinal eu concordo, mas percentual de sinal chegando no cliente final eu nao concordo com vc, e é o que acontece