+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink PONTO A PONTO

    AMIGOS VEJO MUITA GENTE FALANDO DE WDS. ETC.... PARA MIM AQUI SEMPRE PESOU MUITO . QUALQUER INSTABILIDADE EM PONTO A PONTO. O WDS PESA MINHA REDE TODA;



    SEMPRE USEI E USO E, CONSEGUI DIVERSOSSS NIVEIS DE QUALIDADE USANDO.

    TRANSMISSOR AP + ANTENA DIRECIONAL ZIROK DISCO 24 DBI .DIRECIONAL

    E NO OUTRO PONTO AP CLIENTE + ZIROK DISCO 24DBI DIRECIONAL LOGADO DIRETO NO AP.

    E RETRANSMITINDO VIA CABO, PARA O MIKROTIK BRIGED ONDE FICAM ANTENAS DE TRANSMIÇAO..


    FICANDOOOOOOOOOO SHOWWWWWWWWWWWWWWW..


    E SO UMA DICA QUE JA DEVE SER VELHA. MAS DE TANTO OUVIR em WDS. DIGO NEM TODOS OS CASOS FUNCIONAn BEM

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexebrom Ver Post
    AMIGOS VEJO MUITA GENTE FALANDO DE WDS. ETC.... PARA MIM AQUI SEMPRE PESOU MUITO . QUALQUER INSTABILIDADE EM PONTO A PONTO. O WDS PESA MINHA REDE TODA;



    SEMPRE USEI E USO E, CONSEGUI DIVERSOSSS NIVEIS DE QUALIDADE USANDO.

    TRANSMISSOR AP + ANTENA DIRECIONAL ZIROK DISCO 24 DBI .DIRECIONAL

    E NO OUTRO PONTO AP CLIENTE + ZIROK DISCO 24DBI DIRECIONAL LOGADO DIRETO NO AP.

    E RETRANSMITINDO VIA CABO, PARA O MIKROTIK BRIGED ONDE FICAM ANTENAS DE TRANSMIÇAO..


    FICANDOOOOOOOOOO SHOWWWWWWWWWWWWWWW..


    E SO UMA DICA QUE JA DEVE SER VELHA. MAS DE TANTO OUVIR em WDS. DIGO NEM TODOS OS CASOS FUNCIONAn BEM


    Dessa maneira não consegui repassa o MAC, você tem alguma sugestão?

  3. #3

    Padrão

    AMIGO E SO VC DEIXAR TODOS OS APARELHOS OPERANDO EM BRIGED.(PONTE) NO CASO DE AP X AP CLIENTE. CORRETO ELE OBRIGATORIAMENTE PASSA TODOS OS MAC. TANTO DOS APARELHOS QUANTO DE CLIENTES . CADASTRADOS NO SERVER MIKROTIK . NAO PRECISA NEM COLOCALOS NA TABLEA IP BINDINGS.(CASO USE HOTSPOT) OK

    O PONTO A PONTO E SO PARA FECHAR O LINK. AMBOS NAO FAZEM FILTRO OU CONTROLE DE NADA. OK


    O MAXIMO E SO SEGURANÇA.
    SENDO ASSIM PESA MENOS QUE O MODO WDS. NO MEU MODO DE PENSAR . E NA PRATICA. MELHORES RESULTADOS. AP X AP CLIENTE EM PONTO A PONTO.

    QUALQUER DUVIDA ME FALE !!1

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexebrom Ver Post
    AMIGO E SO VC DEIXAR TODOS OS APARELHOS OPERANDO EM BRIGED.(PONTE) NO CASO DE AP X AP CLIENTE. CORRETO ELE OBRIGATORIAMENTE PASSA TODOS OS MAC. TANTO DOS APARELHOS QUANTO DE CLIENTES . CADASTRADOS NO SERVER MIKROTIK . NAO PRECISA NEM COLOCALOS NA TABLEA IP BINDINGS.(CASO USE HOTSPOT) OK

    O PONTO A PONTO E SO PARA FECHAR O LINK. AMBOS NAO FAZEM FILTRO OU CONTROLE DE NADA. OK


    O MAXIMO E SO SEGURANÇA.
    SENDO ASSIM PESA MENOS QUE O MODO WDS. NO MEU MODO DE PENSAR . E NA PRATICA. MELHORES RESULTADOS. AP X AP CLIENTE EM PONTO A PONTO.

    QUALQUER DUVIDA ME FALE !!1

    Já fiz isso coloquei todos em Bridge, mesmo assim o gateway não enxerga os MAC's que estão atras desse AP que está como cliente.

  5. #5

    Padrão

    vamos por partes . ok

    vc disse que o gatwey nao encherga os clientes que estao a traz dos ap em briged?

    esse gatwey e teu ( servidor) mikrotik ?
    geralmente os clientes que nao enchergam os gatwey (servidor). o que quase da na mesma. mas e diferente as soluçoes

    o que pode ser cabo . grande distancia . o que da perda de sinal. web proxy. etc

    me informe parte por parte que te ajudo blz

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexebrom Ver Post
    vamos por partes . ok

    vc disse que o gatwey nao encherga os clientes que estao a traz dos ap em briged?

    esse gatwey e teu ( servidor) mikrotik ?
    geralmente os clientes que nao enchergam os gatwey (servidor). o que quase da na mesma. mas e diferente as soluçoes

    o que pode ser cabo . grande distancia . o que da perda de sinal. web proxy. etc

    me informe parte por parte que te ajudo blz
    Não é outra coiza. Estamos falando de MAC.. o gateway não enxerga os MAC's dos clientes que estão conectado atraz do AP que está como cliente, entendeu?

  7. #7
    Não Registrado
    Visitante

    Wink

    ENTENDI SIM.

    gatwey nao ve o mac. correto. dos clientes . todos estao com ip statico ? ou DHCP ?
    AQUI . montei sistema hoje da mesma forma que informei. vejo todos os mac e ip . desde que estejam staticos e dentro da mesma mascara. caso seja diferente. e mais complicado o seu gatwey ver. geralmente.


    MAS SO para mim ficar mais por dentro. por que precisa ver os macs dos clientes pelo o seu gatwey ?

    por q sinceramente. nao entendi o por q da necessecidadde.

    existem diversas formas de ver.

  8. #8

    Question

    amigo . porque vc quer que o seu gatwey ( servidor de algo) veja o mac o endereço fisico da placa do cliente. ?

    isso seria quase uma rede basica. onde 2 computadores se comunicao.

    PRIMEIRO USE O MESMO IP . STATICO. e mesma mascara ?

    o modo briged que informei no poste nao influencia em nada. deve esta com outro problema. no seu gatwey aii.


    mas fiquei curioso pois se tem os clientes. conectados. o proprio ap informa os macs que estao conecatdos etcc.
    simples scaners tambem

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexebrom Ver Post
    amigo . porque vc quer que o seu gatwey ( servidor de algo) veja o mac o endereço fisico da placa do cliente. ?

    isso seria quase uma rede basica. onde 2 computadores se comunicao.

    PRIMEIRO USE O MESMO IP . STATICO. e mesma mascara ?

    o modo briged que informei no poste nao influencia em nada. deve esta com outro problema. no seu gatwey aii.


    mas fiquei curioso pois se tem os clientes. conectados. o proprio ap informa os macs que estao conecatdos etcc.
    simples scaners tambem
    Vamos lá: vou escrever minha topologia para ver se melhora as coizas, recebo o link em um modem esse link esta conectado no MK, o mk controla tudo tem cache etc.., o mk está conectado a um ap que está configurado como bridge e AP+WDS, em outra torre está com um AP conectado na primeira torre esse AP está como cliente, bridge, dele sai um cabo e é ligado em um outro ap que está configurado como bridge, AP, esatamente assim está funcionando normalmente, tenho alguns clientes com ip estatico e ip dinamico, na tabela arp do MK aparece apenas o MAC do ap que está configurado como cliente, fiz o seguinte teste configurei esse cliente como WDS, beleza apareceu todos MAC certinho no MK, agora esse ap conectado como cliente só repassa o MAC dele mesmo.

  10. #10
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Cara, essa topologia é bem símples e já foi discutida várias vezes aqui. Eu continuo com a minha idéia de sempre.
    Em AP Bridge - Client Bridge, vc só vê o MAC do Client Bridge, os MAC que ficam atrás do Client Bridge não aparecem... não tem jeito! É isso e ponto. Só com WDS...

    Sobre o WDS pesar mais, olhando pelo lado da tecnologia isso é impossível, já que o Client Bridge é "menos transparente" que o WDS, ou seja, usa mais recursos do rádio. O que costuma acontecer é algum problema na rede que gera trafego indesejado, algo com roteamento, ou um IP duplicado por exemplo... Aqui sempre usei WDS, sempre foi uma maravilha, é não vejo como eu controlaria minha rede com Client Bridge... sem MAC a segurança já fica bastante comprometida (Sempre é uma coisa a mais)...

    Aqui o meu único problema é que em alguns condomínios preciso usar Client Bridge, porque o Mikrotik não aceitas as conexão WDS dos rádios usando cripto WPA... Até hoje não pude ter certeza disso, mas pelo que li é porque a topologia WDS não suporta WPA, apenas WEP.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Cara, essa topologia é bem símples e já foi discutida várias vezes aqui. Eu continuo com a minha idéia de sempre.
    Em AP Bridge - Client Bridge, vc só vê o MAC do Client Bridge, os MAC que ficam atrás do Client Bridge não aparecem... não tem jeito! É isso e ponto. Só com WDS...

    Sobre o WDS pesar mais, olhando pelo lado da tecnologia isso é impossível, já que o Client Bridge é "menos transparente" que o WDS, ou seja, usa mais recursos do rádio. O que costuma acontecer é algum problema na rede que gera trafego indesejado, algo com roteamento, ou um IP duplicado por exemplo... Aqui sempre usei WDS, sempre foi uma maravilha, é não vejo como eu controlaria minha rede com Client Bridge... sem MAC a segurança já fica bastante comprometida (Sempre é uma coisa a mais)...

    Aqui o meu único problema é que em alguns condomínios preciso usar Client Bridge, porque o Mikrotik não aceitas as conexão WDS dos rádios usando cripto WPA... Até hoje não pude ter certeza disso, mas pelo que li é porque a topologia WDS não suporta WPA, apenas WEP.
    É isso mesmo, porém nosso amigo "alexebrom" disse que conseguiu repasar o MAC usando client Bridge, será que é Firmeware?

  12. #12

    Wink

    aleluiaaaaaaaaaaaaaaa...
    agora sim falou tudo hehehe maravilha o amigo disse tudoo. amigo
    e isso mesmo .

    pesso desculpas mas e tanta informação que precisamos da topologia correta detalhada.

  13. #13

    Wink

    corretamente veja os recursos dos seu ap aqui uso ap router 7.0 6.0 em quase todos ap cliente brige e meu mikrotik ap pc ...ve todos os mac ......

    mas detalhe o meu ap que repassa o sinal que sai do briged cliente e RB 153 3 CARTOS RH52 mikrotik 2.9.38 . SO USO AP CLIENTE PARA CONECTAR NA TORRE.

    vejo qualquer mac de qualquer cliente. e acesso

  14. #14
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexebrom Ver Post
    corretamente veja os recursos dos seu ap aqui uso ap router 7.0 6.0 em quase todos ap cliente brige e meu mikrotik ap pc ...ve todos os mac ......

    mas detalhe o meu ap que repassa o sinal que sai do briged cliente e RB 153 3 CARTOS RH52 mikrotik 2.9.38 . SO USO AP CLIENTE PARA CONECTAR NA TORRE.

    vejo qualquer mac de qualquer cliente. e acesso
    Certo, mas então vc não tem nenhum ponto de repetição conectado como Bridge Client? É isso?
    Nesse caso, é assim que a maioria do pessoal usa aqui:

    POP com AP Routeado (pode ser o modem que roteia, ou o Mikrotik em fim... no ponto de acesso tem o roteamento.
    No cliente Wireless ISP que tmb faz nat de modo a deixar a rede interna da casa do cliente "separada" da rede do provedor...
    Desse modo funciona sem problemas os MAC até porque a conexão é direta com o Mikrotik...
    POP >>> Cliente

    O que a gente costuma encontrar problemas é no caso de usar uma repetidora conectada a esse ponto em modo Bridge Client
    O mesmo POP (com roteamento e etc...), porém com uma repetidora com um rádio em modo bridge client e outro em modo Bridge AP.
    POP >>> Bridge Client + Bridge AP >>> Cliente ISP (Wireless ISP)
    Quem se conecta ao "Bridge AP" não tem o seu MAC mostrado no Mikrotik, e sim o MAC do Rádio em modo "Bridge Client". Ou seja, quem fica atrás do Bridge Client não tem o seu MAC repassado...

    Mas enfim... como q é ai? vc consegue ver os MAC desse segundo exemplo?

  15. #15

    Thumbs up

    AMIGOS UM DETALHE.NÃO MENCIONADO. NESTE POST. PARA FICAR CLARO



    SO VEJO O MAC NESSA TOPOLOGIA POR Q EU REGISTRO E CONTROLO OS CLIENTES POR IP FIXO E MAC . TUDO REGISTRADO NO HOTSPOT
    SE VC NAO REGISTROU O MAC. O MIKROTIK SO VAI VER O MAC SOMENTE DO AP CLIENTE BRIGED MESMO..



    RESUMO SO SABERA O MAC SE REGISTRAR NO SEU SERVIDOR HOTSPOT. O MAC DO CLIENTE A TRAZ DO AP BRIGED

    DE OUTRA FORMAAAAAAA NUNCA VAI VER.