+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Torre em cima de predio - Para Raio

    Ola amigos, tenho 1 pop em cima de um predio de 12 andares, a mais de 1 ano, a torrezinha esta 1,5m abaixo do para raio (tipo centra e único) e nunca deu nenhum problema.

    Agora estou montando outro pop, em um predio de 11 andares, e este não tem para raio central, tem vários para raios pequenos (uns 50cm) que aparentemente se interligam na mesma malha.

    A minha dúvida é.. como vou fazer para colocar a torrezinha em cima do predio sendo que são varios para raios, em alturas diferentes.

    Tem como eu colocar um para raio na minha torrezinha.

    ps: falo torrezinha porque tem 1,5 m so usada como suporte para as antenas..

    Outra questão.. se eu colocar haste de alumínio, diminui o risco de raios?

    Grato desde já,

    Tiago

  2. #2

    Padrão

    coloque o mastro de uns 2 metros.. e um para-raio na ponta... desca o cabo.. tomando cuidado para isolar ele da torre... e ligue no cabeamento ja feito..

  3. #3

    Padrão

    Pelo que entendi neste predio o sistema de aterramento é feito com malha de cobre percorrendo todas as estremidades do predio, sendo assim é so voce ligar o seu neste ja existente, procure usar eletroduto preto de 2" com a malha do para-raios por dentro na parte que ficar na lateral da sua torrezinha para proteger melhor as suas antenas..

  4. #4
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Tiago, o prédio já possui proteção. Aproveite essa proteção. Instalando seu equipamento no predio ele estará no radio de ação do pára-rio. Não instale nada a parte, é pior. Aproveita a própria proteção do prédio (pára raio tipo Gaiola de Faraday). }Até mesmo por que caso um raio caia, você não tem garantia nenhuma de que seu equipamento estará a salvo. Repito, não invista em pára-raios nesse caso.

    Sds,


    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Ola amigos, tenho 1 pop em cima de um predio de 12 andares, a mais de 1 ano, a torrezinha esta 1,5m abaixo do para raio (tipo centra e único) e nunca deu nenhum problema.

    Agora estou montando outro pop, em um predio de 11 andares, e este não tem para raio central, tem vários para raios pequenos (uns 50cm) que aparentemente se interligam na mesma malha.

    A minha dúvida é.. como vou fazer para colocar a torrezinha em cima do predio sendo que são varios para raios, em alturas diferentes.

    Tem como eu colocar um para raio na minha torrezinha.

    ps: falo torrezinha porque tem 1,5 m so usada como suporte para as antenas..

    Outra questão.. se eu colocar haste de alumínio, diminui o risco de raios?

    Grato desde já,

    Tiago

  5. #5

    Padrão

    O modelo do Pára-Raios que você se refere existente no prédio é o Gaiola Faraday, você deve fazer o que o amigo acima citou, colocar um mastro de 2 Metros em sua Torre, com um captor tipo franklin na ponta, se o sua torre for ficar centralizada ao edifico, deverá equalizar o potencial, interligando por meio de cabo de cobre na malha existente em duas laterais do edifico , não precisa se preocupar em isolar o cabo de cobre da sua torre, não é um mero isolador de 2 polegadas que vai proteger sua torre da descarga, isso pode até gerar uma diferença de potencial caso a base da torre se conecte alguma ferrarem do edifico. Hoje em dia as torres são usadas como cabo de descida foi comprovado que a alta tensão em alta freqüência "isso no caso do raio" não diferencia um bom de um mal condutor "aço da torre / cobre". Ele desce pela própria armação da torre e descarrega no sistema de aterramento, pois a massa da torre é muito maior do que os 35mm² do cabo de cobre geralmente utilizado. Boa sorte!
    Última edição por pabloferretti; 29-12-2009 às 09:53.

  6. #6

    Padrão

    É dessa forma que eu faço!!

    Citação Postado originalmente por pabloferretti Ver Post
    O modelo do Pára-Raios que você se refere existente no prédio é o Gaiola Faraday, você deve fazer o que o amigo acima citou, colocar um mastro de 2 Metros em sua Torre, com um captor tipo franklin na ponta, se o sua torre for ficar centralizada ao edifico, deverá equalizar o potencial, interligando por meio de cabo de cobre na malha existente em duas laterais do edifico , não precisa se preocupar em isolar o cabo de cobre da sua torre, não é um mero isolador de 2 polegadas que vai proteger sua torre da descarga, isso pode até gerar uma diferença de potencial caso a base da torre se conecte alguma ferrarem do edifico. Hoje em dia as torres são usadas como cabo de descida foi comprovado que a alta tensão em alta freqüência "isso no caso do raio" não diferencia um bom de um mal condutor "aço da torre / cobre". Ele desce pela própria armação da torre e descarrega no sistema de aterramento, pois a massa da torre é muito maior do que os 35mm² do cabo de cobre geralmente utilizado. Boa sorte!

  7. #7

    Lightbulb Ops...

    Citação Postado originalmente por pabloferretti Ver Post
    ...

    Hoje em dia as torres são usadas como cabo de descida foi comprovado que a alta tensão em alta freqüência "isso no caso do raio" não diferencia um bom de um mal condutor "aço da torre / cobre". Ele desce pela própria armação da torre e descarrega no sistema de aterramento, pois a massa da torre é muito maior do que os 35mm² do cabo de cobre geralmente utilizado. Boa sorte!
    Lembre-se de uma coisa, se for utilizar a torre como o condutor do raio essa torre deve estar ligada a malha de aterramento do sistema de para-raios e bem ligada por sinal.

    Somente a torre sem o escape para o raio simplesmente vai transformar a torre em seu maior problema.

    Abraços,

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Lembre-se de uma coisa, se for utilizar a torre como o condutor do raio essa torre deve estar ligada a malha de aterramento do sistema de para-raios e bem ligada por sinal.

    Somente a torre sem o escape para o raio simplesmente vai transformar a torre em seu maior problema.

    Abraços,
    Eu deixei isso claro tb!!! "interligando por meio de cabo de cobre na malha existente..."

  9. #9

    Talking Ops2...

    Citação Postado originalmente por pabloferretti Ver Post
    Eu deixei isso claro tb!!! "interligando por meio de cabo de cobre na malha existente..."
    Pablo, só quis reforçar o que voce havia dito, nada mais.

    O maior problema nesse tipo de projeto é que os aterramentos devem ser distintos e bem projetados, inclusive utilizanto o aterramento da rede elétrica para os componentes mais sensiveis e isolando as caixas e placas da torre.

    Abraços,

  10. #10
    Avatar de ultralaser
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Presidente Prudente
    Posts
    174
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    eu não vejo necessidade de aterramento na torre visto que o prédio existem tal aterramento

  11. #11

    Padrão

    Minha preocupação é da torre ficar mais alta que os para raios.. que no caso são bem pequenos...

    Hoje chamei um técnico aqui.. ele vai colocar todas essas ideias no papel. e vou pagar para ele me dar garantia de que não vai haver danos no predio por causa de minha torre..

    Se der algum problema tenho de quem cobrar...

    Não gosto de ficar em dúvida.. prefiro ter a certeza... ate porque tudo é caro e condominio vcs ja sabem como funciona.. chega a cair um raio la vão dizer que foi por causa da minha torrezinha!!!

    Agradeci a todos.. pois todos de alguma maneira ajudaram em muito.. novamente muiiito obrigado pelas ideias.. mais uma vez fico muito feliz em aprender com essa comunidade.

    FELIZ ANO NOVO PARA TODOS NÓS.. QUE EM 2010 POSSAMOS SUPERAR AS TECNOLOGIAS E BUROCRACIAS, LEVANDO A INTERNET PARA MAIS PESSOAS, COM A MELHOR QUALIDADE POSSÍVEL.

    ps: Sergio a letra maiúscula é so para desejar um feliz 2010.. não adianta me chingar .. abraço

  12. #12

    Padrão

    cara chama um engenheiro pra ver isso !!!

  13. #13

    Padrão

    Dá uma olhada nesse material, deve ajudar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Para raios.pdf  

  14. #14

    Padrão Re: Torre em cima de predio - Para Raio

    Pessoal irei ontar duas torres uma de 35 e outra de 45 metros, esse esquema de usar a propria torre para fazer a descida do para raio, como deve ser feita, usar gaiola de faraday ou 3 hastes em linha, se puderem me ajudar ficarei muito grato.