+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda Mikrotik (iniciante)

    seguinte amigos iniciante em mikrotik sei o basico do basico estou buscando mas vamos ao que interessa
    tenho :
    1 RB433
    2 cartões r52h
    1 Omni 12db hyperlink

    2 links 1.5Mb(cada)
    e em torno de 35 clientes

    qual a melhor forma de configurar a rb para a minha situação?? obrigado

  2. #2

    Padrão

    bom seria uma configuraçao simples pois essa rb nao tem muita memoria e pouco processamento.
    amarrar IP/Mac, os links deixar metada dos cliente para cada link, de preferencia usar os modem adsl em brigde ajuda a nao travar. se vc procurar tem bastante material sobre configuraçoes da rb.
    tem um manual mikrotik como configurar mikrotik. https://under-linux.org/wiki/Mikrotik
    Última edição por juliocfs; 30-12-2009 às 00:57.

  3. #3

    Padrão

    Certo dia um rapaz que estava começando com seu provedor como voce, me fez esta mesma pergunta e minha resposta foi a seguinte, já que voce esta começando por que já não usa autenticação com pppoe ?? daqui a um ano quando voce estiver com 200 clientes vai ser mais difícil e voce vai ter que migrar para algum tipo de autenticação, não tem como fugir, hoje todos os clientes 200 e tantos clientes dele autenticam pppoe.

    Então por que voce não pega um pc coloca um mikrotik a rodar autenticando pppoe e pega esta tua RB 433 e coloca a funcionar em bridge, não esqueça da segurança WPA, access list, etc..

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    sem duvida nenhuma vai ficar mil vezes melhor se vc colocar um servidor pppoe embaixo. A RB é muito limitada.