+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Squid e Roteador tp-link

    Feras,

    Aqui no nosso ambiente de trabalho, temos um roteador ( ip 10.241.1.2 ) wireless modelo TL-WR941N/TL-WR941ND e os ip's são configurados da seguinte maneira:

    ip: 10.246.1.X
    máscara: 255.255.255.0
    gateway: 10.241.1.2

    A topologia da rede está da seguinte maneira:

    - os cabos de rede vão para o switch e cada switch tem uma saída plugada no roteador wireless
    - qm usa o wireless diretamente, apenas coloca a chave, se conecta na rede e recebe um ip automaticamente.

    Minha idéia foi a seguinte: fazer um redirecionamento no próprio roteador wireless para uma máquina com o Squid ( ip 10.241.1.105 ) instalado. A máquina que está com o Squid apenas possui uma placa de rede e eu gostaria de deixar os clientes com a mesma configuração de gateway.

    Alguém sabe como que eu posso fazer isso e se isso é possível? Eu dei uma pesquisada, mas vi que o pessoal usa 2 placas de rede. No caso de 2 placas, como ficaria a ligação dos cabos com relação ao roteador e aos switches? E a configuração de gateway?

    Abs
    Última edição por dpcl; 30-12-2009 às 14:52.

  2. #2

    Padrão

    A sua maquina linux poderá ter apenas 01 placa de rede com gateway apontado para o roteador.

    Agora, no seu roteador, para todo tráfego tcp:80 cujo endereço IP origem for diferente do "IP do linux", você redirecione para "ip_do_linux:3128"".


    Isso só será possível se voce conseguir qualificar "IP_source" nesse roteador TPLINK.



    Boa sorte,


    mson77

  3. #3

    Padrão

    Saquei!

    Estamos pensando em fazer o seguinte:

    - Colocar 2 placas de rede no servidor com o Squid
    - Uma placa jogar para o roteador Wireless e a outra placa receber a rede local.
    - Apontar o gateway das máquinas clientes para o servidor

    Essa é uma solução viável ou soa como gambiarra?

    Abraços

  4. #4

    Padrão

    Amigo,


    nessa sua solução, acho que você terá que se aprofundar no seu raciocinio pois:

    1) o seu servidor linux com 2 eths servirá de proxy para conexões tcp:80 de forma transparente. Até ai perfeito;
    2) e para as demais conexoes diferentes de tcp:80? Qual será o tratamento? Voce fará NAT no linux?



    Abraços,