Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    amigo dsss, usei r5h com potencia de 23 dbm canl 5800 5g-10M

    Vou testar aqui com o XR5, e ve no que dá, pois acho que o problema é no alimentador e não no cartão.
    Última edição por DSSS; 03-01-2010 às 22:49. Razão: correção

  2. #22

    Padrão

    Estou com o mesmo problema seu.. link 22km tbm.. visada limpa.. sinal melhor que consegui foi -77.. mas cai uma chuva vai para -90..
    Estou vendo o que fazer.. to com kit aquario + xr5 + rb411 + rgc213... assim que parar de chuver eu vou trocar os cabos por cellflex 3/8 que ja estão comigo...

    E vamos testar essas opções de configuração que os amigos estão falando.

    ps.: não tenho as config dos cartões aqui comigo.. mas estão em potencia default e se naum me engano canal 5870.. ack dinamico...

  3. #23

    Padrão

    Eu coloquei o a config que o amigo deu a sugestão. Canal 5800, potencia em 23 dBm. 5GHZ 10 Mhz. Resultado -85. Agora só falta o cabo, que vou troca por LMR 900 depois de amanha e ve no que da.

  4. #24

    Padrão

    Troquei o cabo pelo cellflex.. e de cara o sinal melhorou.. depois ficou igual antes.. e agora esta fora do ar.. vou trocar as antenas!

  5. #25

    Padrão

    A unica coisa que melhorou meu sinal foi baixar a frequencia.. em 5800 tava caindo a toda hora.. sinal -92 coloquei em 5180 e agora estabilizou em -78 uma ponta e -82 outra
    Agradeço ao amido DSSS pela dica..

    Mas mesmo assim to achando o sinal fraco...
    vamos ver o que vai dar.. vou ficar o dia todo de olho no ptp..

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    A unica coisa que melhorou meu sinal foi baixar a frequencia.. em 5800 tava caindo a toda hora.. sinal -92 coloquei em 5180 e agora estabilizou em -78 uma ponta e -82 outra
    Agradeço ao amido DSSS pela dica..

    Mas mesmo assim to achando o sinal fraco...
    vamos ver o que vai dar.. vou ficar o dia todo de olho no ptp..

    De nada amigo. dá uma olhada no email do suporte da aquarios que eu enviei:


    \"Boa tarde

    Quanto menor a freqüência menor é a atenuação dos cabos conectores e do espaço livre, com isso o sinal acaba chegando no mesmo ponto com uma potência maior, seu equipamento pode ter uma sensibilidade maior a freqüências menores por isso que mostra uma potencia maior em canais mais baixos. A antena é projetada para ter uma casamento de impedância e trabalhar na freqüência que foi projetada, para não haver retorno de sinal para o transmissor, não quer dizer que ela vai ter um ganho maior na faixa de freqüência a que foi projetada em comparação as outras freqüências, pois tem vários fatores como potencia que determinam a irradiação do sinal.

    Qualquer duvida estou a disposição.

    A Aquário Agradece o contato

    Atenciosamente

    Fernando Sversut Locate | [email protected]
    Engenheiro em Telecomunicações
    Departamento Técnico Comercial | Antenas Aquário
    Fone: +55 (44) 3261-7300 | Ramal 244
    Maringá | Paraná\"

    Minha resposta:


    Ok, obrigado por responder! E gostaria de parabenizar a aquarios por um engenheiro responder essa simples pergunta, rsrsrs. Mas de fato fiz alguns testes aqui em frequências na faixa de 5.700 a 5800 Mhz o throughput é menor com pouca diferença para a frequência 5180. Bom, já que o senhor é engenheiro gostaria de saber sua opnião para o link de 22km (visada total sem comprometimento da zona de fresnel) num rádio de 600 mWatt com sensibilidade de -90 seria o ganho dessa antena o ideal? ou preciso de maior ganho? Pois como relatei, eu estou achando o sinal fraco para uma antena de 25dBi. Pois em testes de simulação ( link abaixo) teoricamente teria pelo menos algo parecido com -59 no entanto o teste prático tem demonstrado bem distante disso. Sei que cada caso é um caso, mas tenho três enlaces aqui bem parecidos e o sinal é similar em todos.

    link para cálculo de enlace
    http://www.mikrotik.com/test_link.php


    Conto com sua ajuda

  7. #27

    Padrão

    Alinhamento tá filé ?

    As duas estão na mesma polarização ?

    Qual tamanho do cabo ?

    Ainda aposto em alinhamento...

    abraços

  8. #28

    Padrão

    E ai alam vou voltar a ver o alinhamento.. agora sinal esta -75 em uma ponta e -82 em outra com alguma variação para pior.. isso é comum??

    As duas antenas estão na Horizontal, e to usando cabo cellflex 3/8 de 2 metros com conectores banhados a prata.

    Estou anexando uma imagem do radio mobile pra vc ver a visada e dar sua opnião...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.JPG
Visualizações:	191
Tamanho: 	143,3 KB
ID:      	8581

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Olá pessoal quero contar meu problema com meu link. Já vi aqui no forum gente fazendo link de 30km com antenas Aquario MM-5825 com sinal na faixa de -68. Eu tenho aqui um link bem pequeno se comparado a esse ai (22 km). Visada perfeita, mas o sinal não sai de -81. Já troquei cabo, antena, mini pci, fonte e o sinal não sobe.

    Meus equipamentos:

    - Rb600 + R5h
    - Fonte de 23V por 3.85 amperes
    - Cabo rg213 (malha de cobre - Flexivel) - 1 m
    - Antena Aquario MM 5825

    do outro lado a mesma coisa.


    Alguém pode me dá uma luz sobre isso? A última coisa que falta é eu por o cabo LMR.


    Agreadeço desde já.


    Você ja testou com o cabo LMR-400, ja tive um problema parecido com o seu o link era mais proximo com o cabo RGC-213 e sinal era muito alto, entao troquei pelo LMR-400 resolveu meus problemas desde então só ultilizo LMR-400 para pequenos enlances e o 600 para grandes enlaces..faça um teste talvez possa ser o cabo!

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    E ai alam vou voltar a ver o alinhamento.. agora sinal esta -75 em uma ponta e -82 em outra com alguma variação para pior.. isso é comum??

    As duas antenas estão na Horizontal, e to usando cabo cellflex 3/8 de 2 metros com conectores banhados a prata.

    Estou anexando uma imagem do radio mobile pra vc ver a visada e dar sua opnião...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.JPG
Visualizações:	191
Tamanho: 	143,3 KB
ID:      	8581
    Se de um lado está com essa diferença toda, pode ser interferência ou alinhamento em um lóbulo lateral da antena do outro lado. Isso costuma acontecer.
    O ideal seria você analizar os canais no lado que está ruim, e ir palitando, já resolvi um problema desses em 25km. Só cuidad para não ficar sem conexão com a outra ponta.

    No meio do caminho não tem árvore, prédio etc...

    Abraços

  11. #31

    Padrão

    Tem algumas arvores sim!! mas com altura abaixo das antenas (mas com certeza o fresnel ta prejudicado por elas).. como disse antes.. não tenho condições de aumentar a altura das antenas, tenho que tirar suco dessa situação.. se passar 5MB full ta ótimo... so tem que funcionar!

    Alam.. pode me explicar melhor o que seria "alinhamento em um lóbulo lateral da antena do outro lado"?

    Em relação aos canais ja fiz de tudo.. a merda é quando cai a conexão da ponta de la e naum volta.. dai o carro sai fritando pneu... ja fui umas quantas vezes pra la.. agora ta ainda como eu disse antes.. caiu uma chuvarada violenta ontem e o ptp não caiu..

    Tudo que eu queria era um sinal realmente dentro do que o pessoal fala sobre essa antena...

    Meu próximo passo é mecher novamente no alinhamento.. e vamos ver o que vai dar....

    E vc amigo DSSS resolveu ai??

    Abraços

  12. #32
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Bom, tenho um link que testei usando NS5 + essa antena e tive o mesmo problema.
    Só resolveu quando coloquei a antena em 5200 10mhz 18dbm nas duas pontas.
    Também notei esse estranho problema ao usar a frquencia de 5800 por exemplo, o sinal ia pra -87 , ao retornar pra 5200 ou menor frequencia, o link fechava em -72 , distancia de 16km com visada limpa e zona de fresnell desobstruida.
    Utilizei no inicio cabos RGC 213 premium, depois tirei e coloquei cellflex 3/8. melhorou muito o sinal. utilizo 1 metro apenas desse cabo.
    Vou testar com tsm off-set de 29 pra ver se melhora.

  13. #33

    Padrão Re: Sinal Baixo em ptp 19 km

    tive um problema parecido com este seu só consegui resolver quando troquei a rb 433 por uma 411 a 433 tinha 2 ptp e não conseguiu tocar o 3º, e não´é fonte pq a fonte é a serta, e lembrando canal em 5.8 usar acima de 5725, vlw as antenas são boas mas, da proxima usa hyperlink, pq hyper só se compara com pluton só, vlw