+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Abertura nanostation

    olá, venho acompanhando a uns 2 anos, as discursos acerca dos nanostation aqui no foram, sempre achei interessante o aparelho, já vi varios links de 5km, 3, 2 até 10km aqui onde moro e funcionando bem, mas nunca peguei um aparelho para testar, bem comprei um nano 2.4, li tudo a respeito que podia ler, fiz alguns testes aqui de curtissima distancia com barreiras ( 4 paredes de alvenaria), estou muito satisfeito com os resutlados, li aqui no forum que a abertura horizontal é entre 55 e 60º....

    já falei demias, vamos ao que interessa, vou colocar ele, a titulo de experiencia, em uma torre, mas vou colcoar apenas a 12 metros de altura, quero fazer o sinal do meu provedor entrar dentro das casas que estão abaixo do antena (20 metros de altura). o sinal já pega com uma omni 15dbi e de 5º na vertical nas mesma altura, mas alguns clientes usam notebook e o sinal fica baixo D+ com a omni.

    o que eu gostaria de saber e qual a abertura vertical do nanostatio 2.4, pois quero calcular o angulo de inclinação para pegar todo um conjunto de casas.

    depois que tiver montado postarei o resultado dos testes se ficou bom ou nao, meu intuito com isso é fazer com que o cliente nao precise da antena externa, que ele fique livre para usar o notebook em qualquer local da casa dele, achei dessa forma o nano uma solução rapida , viavel e de baixissimo custo.

    agradeço desde já a resposta.

  2. #2

    Padrão

    Na pratica a abertura na vertical do nano aumenta para uns 75 graus pelo o que testei. com o notebook pode ate acessar proximo da antena, o seguinte o notebook leva onde quer pode ficar com o sinal ruim e o clinte te liga dizendo que a internet esta horivel acho que vai te da dor de cabeça.

  3. #3

    Padrão

    Ok.. obrigado por responder....
    essa informação vai me ajudar...

    o que acontece é que o conjuno de casas que quero alcançar é pequeno, a maior distancia é de 200 metros, entao o que quero é fazer com que os clientes nao precise de antena externa, tem varios que usam notebook, entao se ficar bom na sala e ruim no quarto pra min tá otimo. pois vou explicar como já expliquei pra um cliente que usa note na casa dele, que a antena o sinal é externo e as paredes atrapalham, mas ele acha que ficou bom e contratou o serviço... a velocidade é no maximo 200kbps, entao se o cliente ficar na faixa dos -70, a conexao fica estavel para essa velocidade. estou conseguindo rodar até 2mbps nessa faixa de RSSI, já consehui tambem com -80.

    eu vou tambem colocar uma antena interna de 5dbi nos clientes que suam PC no lugar da antena externa, aquela antenas com base magnetica., quando eu tiver resultado praticos eu posto pra dizer como ficou..

    eu quero dá é praticidade para meu cliente proximo, sacô, para quer colocar antena externa, se é mais pratico e barato uma interna, e nao enfeita o telhado da casa.

    muito obrigado.
    Última edição por phabiolima; 03-01-2010 às 00:47.

  4. #4

    Padrão

    para este tipo de aplicação existem outros aparelhos... skypilot.. sky gateway..

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por phabiolima Ver Post
    Ok.. obrigado por responder....
    essa informação vai me ajudar...

    o que acontece é que o conjuno de casas que quero alcançar é pequeno, a maior distancia é de 200 metros, entao o que quero é fazer com que os clientes nao precise de antena externa, tem varios que usam notebook, entao se ficar bom na sala e ruim no quarto pra min tá otimo. pois vou explicar como já expliquei pra um cliente que usa note na casa dele, que a antena o sinal é externo e as paredes atrapalham, mas ele acha que ficou bom e contratou o serviço... a velocidade é no maximo 200kbps, entao se o cliente ficar na faixa dos -70, a conexao fica estavel para essa velocidade. estou conseguindo rodar até 2mbps nessa faixa de RSSI, já consehui tambem com -80.

    eu vou tambem colocar uma antena interna de 5dbi nos clientes que suam PC no lugar da antena externa, aquela antenas com base magnetica., quando eu tiver resultado praticos eu posto pra dizer como ficou..

    eu quero dá é praticidade para meu cliente proximo, sacô, para quer colocar antena externa, se é mais pratico e barato uma interna, e nao enfeita o telhado da casa.

    muito obrigado.
    Dependendo da sensibilidade da placa do notebook poderá navegar até com menor sinal.
    Eu não uso este tipo de conexão, mas ontem uma pessoa que veio para os feriados me pediu encarecidamente que eu liberasse para ele até 2ª feira. Concordei com ressalvas, se ficasse ruim ou prejudicasse outros eu descadastraria ele.
    Para minha surpresa, o sinal ficou oscilando entre -85 e -92. E ele bem contente pois conseguia navegar tranquilo. Não travou nunca.

  6. #6

    Padrão

    interessante, funcionam facilmente em MESH, mas para fazer isso pelo que entendi no sites precisam de vários equipamentos distribuidos na cidade, o meu intuito é só alcançar um conjunto de casas, em torno de 100 casas que estão abaixo da minha antena numa area retangular de 250x100 metros, aonde o sinal chega muito fraco com a omni, nao quero jogar o sinal muito longe, a ubiquiti tambem tem equipamentos aprecidos com o sky, vou fazer o teste com o nano, nessa semana que entra, depois posto os resultados, veja como seria o meu esquema. (se a foto nao anexar, perdoe-me)
    http://netdados.net/images/nano.jpg
    ali tme +- 60 casas com visada direta para a antena nano, tneho já alguns cleitnes onde farei os testes. se der certo com certeza ganharei mais clientes.

    ps: alexandre, qual sistema vc usa no seu provedor??

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Dependendo da sensibilidade da placa do notebook poderá navegar até com menor sinal.
    Eu não uso este tipo de conexão, mas ontem uma pessoa que veio para os feriados me pediu encarecidamente que eu liberasse para ele até 2ª feira. Concordei com ressalvas, se ficasse ruim ou prejudicasse outros eu descadastraria ele.
    Para minha surpresa, o sinal ficou oscilando entre -85 e -92. E ele bem contente pois conseguia navegar tranquilo. Não travou nunca.
    ----------------------------------------------------------------------------------------------
    é tudo uma questão de testes. ehhe, na semana passada estive a usar um note com placa atheros, simplesmente excepcional, conctava na minha rede, e navegava com tranquilidade, muito melhor que minha broadcom mas de qualquer forma eu vou testar, se funcionar otimo, se nao, vou ter mais uma antena pra antender meu clientes.

    Valeu.

    phabiolima
    -------------------------------------------------------------------------------------------

  8. #8

    Padrão

    Caro colega eu concordo com nosso amigo "( 1929 )" em termos de sensibilidadde da placa wireless que tiver buscando o sinal, pois tenho cliente em torno de 35 Metros abaixo mas à frente da NANO tenho um ring de 6 antenas NANO2 e no meu cliente coloquei uma mini pci engenius com antena de 2 Dbi na própia placa e nos teste tive uma taxa de transferencia de 380Kbps ... meu perfeitoa meu ver... Valeu, abraços!

  9. #9

    Padrão

    me diz uma coisa, qual a potencia que vc tá usando nos nanos ?? comecei so tetes hoje.

  10. #10

    Padrão

    DEixei elas em 25Dbi pois tenho clientes a uns 5KM.

  11. #11

    Padrão

    Olá a todos, como prometido, estou de volta para psotar os resultados dos restes.

    1º - algumas caracteriscas do nano.
    - canal 8 - velocidade 1MB - potencia 25dbm - ajuste da antena Horizontal - espectro 20mhz (maxwfc qual a largura do seu espectro?? ).
    altura baixa - 11 metros de altura(sei que tá baixo não to com tempo para subir na antena de 20metros) - sem inclinação.

    2º caracteristicas dos itens testados.
    1 - placa mini pci atheros, antena interna notebook (1 ano de uso).
    2 - adpatador USB EDIMAX, chipset ralink (4 anos de uso) + antena de 5 dbi (zero bala), setato para 1MB no software edimax/ralink

    resultados praticos.
    ---distancia 3 - 10 metros abaixo e atras da antena - edimax -> medida no PC (-76 dbm) - medida no nanostation (-77) noise (-96), navegação excelente até 2MB.
    na frente do nano.
    ---distancia de 80 a 100 metros (casa do cliente) - notebook com placas atheros - medida no nano (variando entre -60 e -80), navegação ecelente até 2MB.
    - edimax não ficou muito bom, mas conectou e navegou com -84 medido no nano.
    ---distancia de 150 a 200 metros - edimax - dentro da casa do cliente ficou uma porcaria, mas conectou, variando de -84 a -90 medidos no nano, a velocidade de até 200kbps. ficou estavel em 150kbps, tenho que lembar que na frente da casa do cliente tem uma rede de alta tensão o que atrapalha o sinal.

    para min isso mostra superioridade dos chipset atheros, bem vou fazer + 2 testes, na proxima semana, 2 com placa pci da (encore e atheros) e outro com USB tp-link chipset atheros, depois postos os resultados novamente.

    obs: meus clientes com notebook com chipset atheros etão satisfeitos com os resultados e eu tambem.

    agradeço a todos que leram e ajudaram esse post.

    phabiolima.

    obs. infelizmente no distribuidor local de produtos ele só tinah 2 placas PCI uma da encore(realtek) e outra da d-link. comprei da encore só pra testes.
    Última edição por phabiolima; 18-01-2010 às 23:47.

  12. #12

    Padrão

    + 1 teste para quem tá acompanhando.
    situação, 35 metros da torre, bem perto,

    OBJETOS
    1 placa PCI encore - realtek + antena 2dbi/5dbi - PC a 1,5 metro do chão / pc no chão.
    1 USB edimax - ralink + antena de 4dbi/ 5dbi, altura da antena 1 metro do chão.

    bem senhores, esse relato foi apenas uma experiencia, com o nano setado nas mesmas configurações acima citado, só que dessa vez a casa nao está na frente da antena e sim está atrás da antena, neste teste o cliente fica atras do nano, ele tá conectado a 100% na minha omni, com edimax e firmware aproute, tirei o wappro deu pau no edimax.

    bem o que aconteceu com o nano:
    ->usb edimax + antena de 4dbi ou de 5dbi, encontrou o nano e mostrava 50% de sinal (incrivel), quando conectado o nano mostrava -75 a -85, variava, mas navegou bem a 200K.
    -> placa pci com chipset relatek + antena de 2dbi no chão - não encontrou o nano.
    -> placa pci + antena de 5 dbi a 1 metro do chão, encontrou o nano, mostrava 30% a 40% - variava muito, conectou, pegou Ip mas só navegava a 100K, com muita dificuldade.
    -> placa pci + antena de 2dbi , acima de rack, + - 1,5 metro do chão, encontrou o nano com 40 a 50% de sinal, variava muito. conectou, no nanmo mostrou potencia de -89, a pci nem navegou.

    obs: esse post é sobre o nano, entao continuo fazendo teste e mais testes, em breve estarei adiquirindo uma PCI e um USB com chipset artheros.

    T+

  13. #13

    Padrão

    PhabioLima, este teste mostra que voce está conectando por um lóbulo trazeiro do Nano. Isto acontece não só com Nano, mas com outras instalações também.
    E dá para tirar outra conclusão: este negócio de afastar uma antena da outra em 1 metro, 2 metros, etc. para evitar interferências uma na outra, não funciona bem, pois o lóbulo secundário está lá presente e se tiver que interferir vai interferir mesmo.
    Qualquer antena nas proximidades funciona "como se fosse uma omni", irradia para todo lado. Basta ver o lóbulos de irradiação publicados pelos fabricantes.
    Eu aqui em casa conecto numa repetidora minha também por trás da antena e está +- 50m. E uso uma antena externa da aquário como se interna fosse.

  14. #14

    Padrão

    E ai, estava acompanhando o post, mas acabaram os testes ? Qual a conclusão? Qto em real de abertura horizontal atingiu o nano? Vlw..

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dipsilva Ver Post
    E ai, estava acompanhando o post, mas acabaram os testes ? Qual a conclusão? Qto em real de abertura horizontal atingiu o nano? Vlw..
    Posso dizer com segurança que é bem mais que os 60º que o fabricante anuncia. Isto em um ráio de 1km.
    Nestes lóbulos uma coisa que ainda não entendi é sobre o tal ângulo de meia potencia. É muito bonito ver os desenhos dos lóbulos, mas será que existe algum parametro para nos orientar sobre cada um dos círculos do lóbulo, como por ex. o primeiro círculo existe alguma distancia padronizada? E o último círculo que distância teria? Pois sem estes dados o lobulo fica muito no imaginário.

  16. #16

    Padrão

    infelizmente não tive mais condições de fazer novos testes, mas te digo com certeza, muito mais que os 60º, talvez uns 70 a 75º com certeza, na horizontal, e na vertical aparentemente uns 30º ou menos, pois tenho cliente a un angulo de quase 90º e ele pega sinal no note conecta e navega. mas ele usa mais a outra antena, recomendo deixar os clientes semrpe no angulo de 60º e melhor, tenho 2 clientes que estão extamente no limite dos 60º e o sinal é bem melhor que o cliente que tá a 90º. espero ter ajudado.
    falows.