+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão USO DE AMPLIFICADOR NA BASE DA TORRE PARA CONPENSAR PERDAS

    bem senhores.

    quero aqui comentar uma ideia.
    primeiramente eu quero expor um gosto que eu sei que outros do fórum compartilham
    como tenho experiência em automação industrial eu não tenho gosto de a caixa de controle ficar perto do equipamento.
    bem na nossa realidade de provedor wi-fi isso significaria que se eu tivesse uma torre de 30 metros e fosse colocar uma caixa hermética para os equipamentos
    sejam eles circuitos dedicados ou pc-ap.
    bem estou muito fora do peso (mas nesse ano de 2010 prometo fazer dieta!!!!!) e fica inviável subir em uma torre de 30 metros.
    e sei também que pelas normas industriais de instalação de caixa de controle (onde ficam os equipamentos) não precisa ficar no alto. vemos isso acontecer nas
    torres das grandes operadoras.
    BEM ELES TEM DINHEIRO PARA COLOCAR UM TIPO DE CABO QUE NÃO DÁ QUASE PERDA NENHUMA. esses LMR DA VIDA.

    MAS BEM, EU NÃO TENHO AINDA ESSE DINHEIRO. sou provedor pequeno que to querendo começar certo e eficaz.

    sei que o cabo RGC 58 tem uma atenuação do "BARALHO". MAS DAÍ EU TIVE UMA IDEIA.
    bem poderia calcular a atenuação de uma certa distância e compensar colocando na ponta de baixo do cabo um amplificador.
    ou seja. por exemplo: se eu passar um cabo de 20 metros. ele me der uma perda de 200mw, ou 23 dBm e uns "quebrados" sabend que eu vou ter uma perda dessa no cabo seria
    interessante eu colocar antes do meu sinal subir um amplificador para que adciona-se potência para que esse seja perdida dutante o trajeto do cabo e quanto chegar na antena
    chegar o sinal no valor correspondente a saída da minha placa ou roteador wi-fi.

    isso geraria muito RUÍIIIIDO????

    PESSO AJUDA AOS TODOS NO FÓRUM. ESPERANDO ACHAR UMA SOLUÇÃO OU OPNIÕES.

  2. #2

    Padrão

    Prejuízos em se utilizar um amplificador:

    1- amplifica seu ruído e soma-se o ruido gerado pelo próprio amplificador = seu sinal fica péssimo e voce causará interferência para si mesmo.
    2- Causará interferência nos seus concorrentes = problemas com eles e talvez o uso de amplificadores por parte deles, prejudicando mais ainda o sinal e/ou indisposição com concorrentes
    3- Concorrentes te denunciando na Tia Ana

    Também estou acima do peso, hhehehehe, mas tenho um ajudante que treino para qualquer tipo de situação que precise.

    Coloque RBs na torre, são mais práticas e baratas do que utilizar cabos caros, e os cabos mais baratos irão lhe dar dor de cabeça, infelizmente não temos como reinventar a roda, heheheheh, quer um sistema funcional e sem problemas , não saia da fórmula.

    De que região do RJ vc é?

  3. #3

    Padrão

    isso ai o kra aqui em cima falou tudo certinho!

    o que vc ta tentanto fazer eh uma

    Implementacao Tecnica Alternativa (Gabiarra)

    e vai se encomodar de ficar assim ó:


  4. #4

    Padrão

    Quer um exemplo simples?
    Meus projetos todos os clientes utilizam os rádios em 17dBm e mesmo assim a rede se comporta bem.
    O rádio normalmente é um Orinoco AP2000 ou uma Routerboard com cartões R52 (O XR2 é mágico mas acho que ainda não tem homologação por parte da ANATEL).
    O que posso te aconselhar é justamente fazer como nossos colegas acima disseram, desça o UTP Cat6 hehehe.
    Caso queira ajuda consulte outros colegas de forum, eu posso te ajudar somente nas equações.

  5. #5

    Padrão

    "Implementacao Tecnica Alternativa (Gabiarra)"
    nem para tanto, só estou discutindo teoria, como não tenho esperiência prática..... pergunto.
    na verdade o que eu quero mesmo é comprar uma daquelas torres que as operadoras usam, fico tarado vendo, igual a mulher gostosa quando passa na rua. mas como disse, só fico tarado vendo.
    dinheiro nada (vale para a mulher gostosa também).
    caro MÁRCIORCT sou do Rio de Janeiro e moro e trabalho na Zona Oeste, mais precisamente região de bangu.
    mas se o troço do amplificador é tão ruim então porque vende tanto.???

  6. #6

    Padrão

    é , os "amadores" adoram realmente por isso vendem tanto, junta falta de conhecimento com ganancia, quem é profissional na área não utiliza e abomina tal uso e se voce tiver alguém legalizado que se sinta prejudicado com o sinal , tenha certeza que será denunciado, o detalhe é que assim o sinal vai longe prejudicando todo mundo pelo caminho.

    Sou da região dos lagos, pena que é longe , se não daria uma força aí

  7. #7

    Padrão

    Pelo jeito vc não tem torre ainda, tente achar uma localização onde não precise de uma torre tão alta, derrepente uma melhor localização para uma torre menor seja um caminho. Tente um prédio bem localizado ou algo do genero

  8. #8

    Padrão

    Uma breve explicação matemática de relação a unidade de ganho (Bel).
    Vamos supor que a relação de ganho seja um triângulo retângulo e que os catetos são a potência emitidas pela sua antena e cartão e seu atenuante é a hipotenusa. Quando você dobra o tamanho dos catetos, você no mínimo triplica a hipotenusa, seu atenuante. Resumo, terá mais potência porém terá muito mais perdas.

  9. #9

    Padrão

    Acho esse exemplo meio furado, ou não entendi,por exemplo:

    cateto = antena ganho: 9 dB - dobrando 18 dB - A antena é um meio passivo onde, no meu entendimento, o que pode contribuir para geração de ruidos seria um mau projeto e não seu ganho
    cateto = radio ganho: 12 dB - dobrando 24 dB - se utilizarmos o mesmo rádio e aumentarmos a potencia, teremos um acrescimo de ruido mas se trocarmos o rádio para um de alto ganho nativo, próprio para este uso, não teremos grande geração de ruidos
    hipotenusa = atenuante: 15 db - resultado 30 dB - O que é essa atenuação, se for assim o melhor rendimento seria quando os ganhos da antena e do radio tendem a zero.

    Levando-se em conta que o dB é medida numa escala logaritmica em que as medidas para seu devido calculo tradicional deverão ter mesma impedância em todos os pontos, fica dificil fazer comparações simples, isso a meu ver.

    Peço esclarecimentos sobre tal analogia

  10. #10

    Padrão

    CARO MARCIORCT
    tenho uma torre telescópca de 12 metros no alto da minha laje. somando com a altura ela chega a uns 20 metros. bem to disputano pau a pau com as ávores ao meu redor.rsrsrsrs
    acho que to ganhando por uns 3 metros.rsrsrs
    confesso, ainda não tenho torre grande. temos 3 prédios. tenho visada com todo bairro. mas estáva analizando viabiliade de uma torre. e estudando a aquisição de um terreno estrategicamente situado em um "morrinho", bem ja ganharia uns 15 metros da natureza.
    mas creio que o mais viável seja mesmo inicialmente a instalação de bridges em prédios.
    e sobre potência só um comentário. eu uma vez coloquei meu rádio para mais de 100mw e pela busca de clientes conectados eu percebi que o nível de ruídos dele almentou quase o dobro.
    to buscando solução por espectro horizontal. pois vertical tá poluído demais. (espero que ao menos a poluição eletromagnética deixe uma brexinha para a minha radiação horizontal).
    mas então vou abortar de vez. a ideia do amplificador.
    vejo que isso só serve para fazer ATENTATO TERRORISTA NA CONCORRÊNCIA.rsrsrsrsrs
    valew pela a ajuda de todos e fica aberto para mais conhecimento a ser compartilhado por outros.

  11. #11

    Padrão

    EHEHEHEH, na concorrencia e no próprio pé. Invista nos prédios pois voce terá um retorno rápido com os moradores e ainda terá uma abrangencia maior e para várias áreas da cidade a partir dos predios. Quanto a potencia, utilize no máximo 100mW mesmo, muitas vezes voce vai ver que colocando abaixo disso seu sinal ficará mais limpo

  12. #12

    Padrão

    Conselho: caia fora de amplificadores, nunca vi nenhum homologado pela Tia Ana, o que tomei conhecimento, foi de um colega que usou e deu interferência até em sinais de TV próximos.

  13. #13

    Padrão

    e o pior de tudo
    no meu aP EU REDUZI A POTENCIA DE 200MW PARA 63MW PADRÃO (RÁDIO KRAZER COM APROUTER)
    e a velocidade e o ruiído caíram por demais.
    realmente sigo o conselho dos feras.
    potência exagerada é suiídio.