+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor mikrotik

    pessoal minha duvida e a seguinte se posso instalar o mikrotik em um servidor dell ( e servidor mesmo da dell ) e se o mesmo aguenta uns 2000 clientes ?

    eu quero jogar a rede toda em sima de um servidor para o gerenciamento ficar mais facil e menos trabalhoso

    essa e minha duvida se vale realmente gastar 5 mil reais em um servidor da dell

  2. #2

    Padrão

    Não creio que compense gastar 5K apenas em hardware..

    Com uma boa configuração o Mikrotik dá conta do recado e com parte destes 5.000 você escolhe boas opções para montar o computador..

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Quer gastar seus 5k e ficar feliz, virtualize tudo. Compre o "seu" Dell e manda um Hypervisor+XEN e ai sim poderá ter um ambiente eficiente.

  4. #4

    Padrão

    sergio a estrutura que quero monatar e essa

    1 Servidor dell com o mikrotik
    1 servidor dell com o Centos Com o servidor de DNS e ISPadmin da WGO
    1 servidor dell seria para Servidor de Email , Pois tenho um Alto Nivel de Mensagens por dia e mais de 4 mil contas de emails
    1 servidor dell seria com o debian para squid 3 com zph para cache da rede toda
    e por utimo um servidor para o ispconf para controle de dominios de sites que hospedos inclusive o do provedor proprio

    consigo 2 mil ou mais cliientes nessa conf ?

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Quer gastar seus 5k e ficar feliz, virtualize tudo. Compre o "seu" Dell e manda um Hypervisor+XEN e ai sim poderá ter um ambiente eficiente.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Blz, consegue. Mas já aviso, quer passar raiva é instalar o MT ROS, neste servidor, começando pelo leitor de CD/DVD que é SATA e o MT não reconhece. Depois não poderá usar o multi-cpu, e mais depois quando pensar em usar mais interfaces de rede terá problemas com IRQ. Sem contar que a maior parte dos DELL vem com RAID integrada, a qual será inutilizada no Mikrotik, pois não tem suporte. Desta forma, use os DELL (apesar de não ter mencionado as conf) para seus GNU/Linux e aplicativos. Mikrotik use uma (ou mais) RB1000.

  6. #6

    Padrão

    Sergio, estou planejando em trocar meus equipamentos antes de me legalizar, o que vai acontecer daqui a alguns meses. Tenho muita curiosidade sobre a RB1000 e a RB750 e sua performance. Poderia me ajudar ? Informo que meu número de clientes é pequeno, nem chegou a uma centena, projetando um crescimento para 500 a 1000 clientes e que nas RBs só não fariam web-proxy. Teriam hotspot, firewall, etc.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    RB1000 é tranqüilo, segura bem qualquer configuração do MT. RB serie AH, 600 e 800 também são tranqüilas, rodam qualquer gerenciador de autenticação. Agora RB750 é lixo. Se quiser usá-las em algum cliente para gerenciar uma pequena rede, roda, mas nada de firulas como hotspot ou pppoe.

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    Não Gostaria de estar usando RB pára serviço de servidor , Gostaria de Uma maquina bem robusta
    o que me recomenda sergio ?


    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Blz, consegue. Mas já aviso, quer passar raiva é instalar o MT ROS, neste servidor, começando pelo leitor de CD/DVD que é SATA e o MT não reconhece. Depois não poderá usar o multi-cpu, e mais depois quando pensar em usar mais interfaces de rede terá problemas com IRQ. Sem contar que a maior parte dos DELL vem com RAID integrada, a qual será inutilizada no Mikrotik, pois não tem suporte. Desta forma, use os DELL (apesar de não ter mencionado as conf) para seus GNU/Linux e aplicativos. Mikrotik use uma (ou mais) RB1000.

  10. #10

    Padrão

    cara,

    rb1000 nao fica devendo nada a nenhum servidor nao, debaixo do capo tem simplesmente um powerpc, pelo menos para aplicacoes de networking e para trafego abaixo de 200MB eu garanto!
    tenho rb1000 aqui com 3 sessoes bgp, e trabalhando tranquilo, com um uptime otimo (so nao é maior, pois reiniciei para atualizacao).

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Já mencionei minhas opiniões. Se quiser pesquisar pelo hardware suportado pelo MT ROS acesse Supported Hardware - MikroTik Wiki