+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão uso ou não uso WDS?

    Olá Srs.

    Temos como pop uma RB433AH com cartões XR5 ligados a paineis setoriais para 5.8Ghz (AIS 581790).

    Essa estrutura é montada como um AP para atender dezenas de condomínios prediais, cada condominio tendo seu respectivo NS5 alinhado com o pop (do nano até os usuários é cabeado).

    A minha questão é:

    Existem problemas de performance/limites caso eu venha a utilizar o mikrotik como AP-Bridge WDS e os NS como Station WDS?

    Sei que com o WDS os macs dos meus clientes chegarão ató o mikrotik, isso para logs seria bom para nós, mas somente para logs, pois toda a gerencia dos clientes é feita sob o PPPoe + FreeRadius. Mas como ficaria a performance da RB trabalhando com todos esses MACs?

    Sei que sem o WDS o NS fará o trabalho de NAT do ARP, por consequencia passando menos processamento para a RB, mas perderia nos meus logs do Mikrotik os MACs dos meus clientes.

    Essas considerações estão corretas? Como voces trabalham atualmente? Com ou sem WDS nesse cenário ponto-multiponto?

  2. #2

    Padrão

    Utilizo uma estrutura similiar. Ponto-a-Ponto, Ponto-multi-Ponto todos em bridge por WDS e concentrador PPPOE.
    Um grande detalhe: Filtro todos os pacotes nas routerboards que não sejam PPPOE. Isso elimina e muito o broadcast na rede, utilizando pouquíssimo das Routerboards.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lessa Ver Post
    Utilizo uma estrutura similiar. Ponto-a-Ponto, Ponto-multi-Ponto todos em bridge por WDS e concentrador PPPOE.
    Um grande detalhe: Filtro todos os pacotes nas routerboards que não sejam PPPOE. Isso elimina e muito o broadcast na rede, utilizando pouquíssimo das Routerboards.
    Porque nos clientes (na estrutura ponto-multi-ponto) voce optou pelo WDS? Voce chegou a avaliar não utiliza-lo?

  4. #4

    Padrão

    Avaliei sim. Prefiro o WDS pelos seguintes aspectos:
    - Concentrar funções de Autenticação, Controle de Banda, Firewall, Proxy apenas em um Servidor ou numa Central;
    - Facilidade para configuração, instalação e manutenção.

    O contra de utilizar ponto-multi-ponto em WDS seria broadcast na rede, mas isso está sendo possível sanar utilizando como autenticação o protocolo PPPOE e filtrando os demais pacotes em todas as Routerboards.

  5. #5

    Padrão

    amigo lessa,

    sua rede está em bridge ou não utiliza assim?

    voce faz o computador dos clientes autenticar em pppoe ou os radios discam e fazem roteamento?

    obrigado.

  6. #6

    Padrão

    A minha rede está em bridge.
    O computador dos clientes discam PPPOE, pois tem casos de mais de um cliente no mesmo kit.