Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB 750 Fazendo Load Balance

    Bom pessoal vi essa RB no Site e to pensando em colocar ela pra fazer balance por PCC ... alguém já usou essa RB ???


    Routerboard 750 Com Licença Mikrotik Level 4. - WIRELESS RJ - WIRELESS RIO - A SUA CONEXÃO.

  2. #2
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão

    Kara!!!

    Pode meter bronca... pois funciona mesmo, o legal é que ela já vem pre-configurada todas as portas já são bridges... Pra que não tem noção ou nunca viu o MK é só ligar e já esta funciona. Os serviços vc pode ir adicionando aos poucos... Eu uso só para load e é ótima. Em alto fluxo """ não trava """. Eu ia montar um server com a RB 44 que é 4 LAN´S só para isto, mas quando eu havi não tive dúvidas, comprei e logo botei para rodar... irei comprar mais uma para testes e estudos.

    Vlw!
    Última edição por Oldayr; 05-01-2010 às 13:57.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Oldayr Ver Post
    Kara!!!

    Pode meter bronca... pois funciona mesmo, o legal é que ela já vem pre-configurada todas as portas já são bridges... Pra que não tem noção ou nunca viu o MK é só ligar e já esta funciona. Os serviços vc pode ir adicionando aos poucos... Eu uso só para load e é ótima. Em alto fluxo """ não trava """. Eu ia montar um server com a RB 44 que é 4 LAN´S só para isto, mas quando eu havi não tive dúvidas, comprei e logo botei para rodar... irei comprar mais uma para testes e estudos.

    Vlw!
    E o preço é bem convidativo.
    Só três perguntas:
    1- como é nivel 4, tem limitação no número de usuários. Mas no uso só como balanceador ísto não é problema?
    2- E a pouca memória RAM, de 32mb não pode criar um gargalo?
    3- E o modelo 750G poderia contornar estes problemas? Este tem processador de 680mhz. E pelo que li, a 750 não tem.

    Mas sem dúvida uma boa opção para balanceador.

  4. #4

    Padrão

    Estou com o mesmo propósito de usar RB como load... Tinha pensado em comprar essa 750 mas meu sócio se equivocou e comprou uma 450.

    Gostaria de saber também a sugestão dos mais entendidos: Qual dessas RB de baixo custo seria o indicado para atender uns 200 clientes on-line?

    Conf. da RB-450:
    CPU AR7130 Atheros 300MHz CPU, 32MB RAM, 5 portas Ethernet 10/100, com 64MB NAND RouterOS L5!

    Conf. da RB-750:
    CPU AR7240 Atheros 400MHz CPU, 32MB RAM, 5 portas Ethernet 10/100, com 64MB NAND RouterOS L5!

  5. #5

    Padrão

    E tem a 493AH que tem também mais processamento e 9 portas.

  6. #6

    Padrão

    Tambem estava pensando em comprar umas dessas para fazer LB mais eu tenho uma placa mae asus aqui muito boa com 5slot pci, e vou por pra rodar nela mesmo.

  7. #7

    Padrão

    Uma coisa que me veio agora a mente.
    Como fica a capacidade da RB 750 lidar com pacotes simultâneos? Pois pelo que andei lendo, além do throughput tem também a capacidade de administrar os pacotes.
    Não vai travar?

  8. #8
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão

    Sim ! Mais se vc calcaular todas as Rb´s são quase todas nos mesmos níveis de processamento e memória... Exemplo: - É o Taitel 880 é quase a mesma configuração e suporta 2º o manual até 100 conexão simultanias, e o custo é de R$ 899,00 q antes era de R$ 1050,00. Esta rb ainda é melhor do que comprar este balancer. Na minha opnião esta rb é muito boa para balancear ao um custo barato frente comprar placas LANs no minimo (3) x R$ 80,00, esta pelo ao menos já vem com 5 portas a R$ 175,00. Na verdade, vc usará esta como modem/roteador , sendo, que mais poderoso, e mão como servidor de demanda da sua rede, creio q não exista limitações.

    Vlw!!!

  9. #9
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão

    Vc não tá pensando em colocar a empresa OI """ toda """, nesta rb, não é???? -
    ------------------Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs...

    Desculpas, não quero perder nem o amigo e nem a piada.



    Esta é uma idéia legal para um custo relativamente bem-baixo para a empresa não perder para os pc´s servidores.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Oldayr Ver Post
    Vc não tá pensando em colocar a empresa OI """ toda """, nesta rb, não é???? -
    ------------------Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs...

    Desculpas, não quero perder nem o amigo e nem a piada.


    Esta é uma idéia legal para um custo relativamente bem-baixo para a empresa não perder para os pc´s servidores.
    Realmente foi boa. Já imaginou se pudessemos chegar a tanto?
    Mas eu li numa lista, se não me engano da ANID, que um dos aspectos a considerar com os balanceadores é a capacidade de lidar com pacotes simultâneos, pois alguns travam.
    Já imaginou 100 usuários online, com um plano de 512k, o que poderia causar de tráfego? Pelo que eu entendi, não seria só a capacidade do link.
    Segundo citado lá, alguns balanceadores não conseguem lidar com mais de 2000 pacotes por seg.
    Mas sou crú neste assunto e preciso também colocar alguma coisa para balancear links

  11. #11

    Padrão

    E ai pessoal... 2000 pacotes por minuto é muiiita coisa...

    Aqui com uns 90 clientes conectados fica 500 pacotes...acho que 2000 pacotes o cara coloca uns 500 clientes simultaneos..

    Após isso o cara pode ($$$) ter soluções mais proficionais de balanceamento!!

    Abraços

  12. #12
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Realmente foi boa. Já imaginou se pudessemos chegar a tanto?
    Mas eu li numa lista, se não me engano da ANID, que um dos aspectos a considerar com os balanceadores é a capacidade de lidar com pacotes simultâneos, pois alguns travam.
    Já imaginou 100 usuários online, com um plano de 512k, o que poderia causar de tráfego? Pelo que eu entendi, não seria só a capacidade do link.
    Segundo citado lá, alguns balanceadores não conseguem lidar com mais de 2000 pacotes por seg.
    Mas sou crú neste assunto e preciso também colocar alguma coisa para balancear links

    O nível de uma rede de 2000 pct por segundo, é muita, + , muita coisa passando... Tem a minha galera do down de filmes, jogos e outros torrents, porém, a grande maioria não utiliza 100% da sua banda, a minha média é de 50 silmultâneos, e é de 200 pcts por segundo da galera q realmente utiliza, esses são os víciados em jogos, filmes e outros.
    O q deve fazer-los travar é o modem, só pra vc ter uma idéia, aki no forum, tem uma pesquisa não sei aonde, mas li recentemente algo do gênero, """ Qual é a capacidade de tráfigo do modem Speed Stream 4200 e o Cisco""", 2º o resultado:

    - Ele em modo,
    Bridge: 100.000 pacotes (pcts/s), maxíma alcançada por este modem
    Roteado: (caia a qualidade, não sei pra quanto, mas, apresentava queda, pois, ele tratava de outros serviços e ficava por si só sobre-carregado e travavam muito.) E repasava isso nos outros sistemas/hadwares.

    Enquanto no CIsco
    Em bridge: 80.000 (daí pra cima)

    Eu acho que esta num bom nível... e não trava...


    vlW!
    Última edição por Oldayr; 09-01-2010 às 10:45.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    E ai pessoal... 2000 pacotes por minuto é muiiita coisa...

    Aqui com uns 90 clientes conectados fica 500 pacotes...acho que 2000 pacotes o cara coloca uns 500 clientes simultaneos..

    Após isso o cara pode ($$$) ter soluções mais proficionais de balanceamento!!

    Abraços
    Eu não tinha nem noção de volume. Mas é bom saber que o valor então não é tão alto.
    Oldayr, aquele tópico do modem eu estava acompanhando e vi isso postado.
    Então em resumo, pelo custoxbenefício desta RB é a melhor opção. Afinal, são só 175,00 reais. O resto é configuração. Uma rb 493ah vai a quase 700,00. E na prática não vai nem se ocupar as 9 portas dela.

  14. #14

    Padrão

    Bom, eu peguei o trem andando né, bom a um tempo eu tenho pesquizado sobre pacotes por segundo e cada vez fico com mais duvidas, pelo que entendi acima a rb 750 suporta 2000 pacotes por segundo, eu considero pouco, pois dei uma olhada agora em uma de minhas rbs que faz um ponto a ponto e tem um painel com poucos clientes nela, e tava utilizando quaze 1000, 526tx e 413rx, como mostra a figura abaixo.

    Bom eu uso rbs 450g para autenticar os meus usuarios aki, não faço balanceamento, uso elas separadas, cada uma para cada link, ai me vem uma duvida e as rbs que uso em bridge suportão todos os p/s? tipo digamos que a 450g suporte os mesmos 2000 pacotes, eu usando 3 rbs seria em torno de 6000 pacotes que poderia usar, mas e a rb que faz o ponto a ponto para distribuir o sinal nas repetidoras iria aguentar o trafego?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	971
Tamanho: 	128,7 KB
ID:      	8586
    Última edição por MaxAdriano; 10-01-2010 às 01:06.

  15. #15

    Padrão

    Nesses testes http://routerboard.com/pdf/tests_april_2009.pdf - a pior performance foi com pacotes de 1500 bytes que deu 16250 pps
    Nessa tabela tem as comparaçoes com grafico , http://routerboard.com/pdf/RouterBOA...Comparison.pdf eles falam em 100.000 pps
    Última edição por kitorkim; 10-01-2010 às 09:25.

  16. #16

    Padrão

    A RB750G pode, segundo o manual, trabalhar 580 Mbps. Acho que é muita coisa por um preço razoávelmente baixo.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    A RB750G pode, segundo o manual, trabalhar 580 Mbps. Acho que é muita coisa por um preço razoávelmente baixo.
    As portas dela são gigabit e além disso tem processador de 680mhz e 256mega de ram.
    Contra 300mhz e 32 de ram da 450 e não é gigabit.
    Só não observei se o tamanho é o mesmo para usar o mesmo case da 450.
    E fica cerca de 50% a mais do preço da 450.

    Tem tudo para dar um bom desempenho

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    As portas dela são gigabit e além disso tem processador de 680mhz e 256mega de ram.
    Contra 300mhz e 32 de ram da 450 e não é gigabit.
    Só não observei se o tamanho é o mesmo para usar o mesmo case da 450.
    E fica cerca de 50% a mais do preço da 450.

    Tem tudo para dar um bom desempenho
    A RB750 e RB750G são do mesmo tamanho físico, que é bem reduzido por sinal, menor que um modem ADSL da D-LINK.
    Comprei 4 peças no PY, 2 750 e 2 750G, ótimo desempnho até onde testei.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    A RB750 e RB750G são do mesmo tamanho físico, que é bem reduzido por sinal, menor que um modem ADSL da D-LINK.
    Comprei 4 peças no PY, 2 750 e 2 750G, ótimo desempnho até onde testei.
    Opa, me enganei ao comentar sobre a série 450.
    O tópico é sobre a 750.

    Mas já que está na pauta, a capacidade de processamento e memória ram da 450G pode representar uma diferença grande para quem tem muitos usuários, neste uso como balanceador?

    Estas porta gigabit fazem alguma diferença para nós que usamos links com capacidade baixas como 4 , 8 ou pouco mais que isiso?

  20. #20

    Padrão

    Pessoal tenho uma pequena duvida so a RB 750g, aqui eu tenho 4 links adsl, pendurados em uma placa mae fazendo um loadbalance, to querendo comprar uma RB 750g para migrar meu balanceador para ela, e vou contratar mais uns 2 links so que ela so tem capacidade para 5lan e ai como eu faço tenho que comprar duas e interliga-las ??? como vocês fazem ???