+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Socorro - enlace de 54km

    vou logo dizendo que nao manjo muito do assunto.
    mas é o seguinte:
    to ajuda pra fechar um link de 54 km.
    pelo o que pesquisei aqui no forum usando Antena OiW 33DB + cartão XR5 600 + RB433AH eu configo fechar. so que nao tenho certeza...
    quero passar 8 megas full.
    vi que tem que fazer analise topografica, mas nao sei nem por ond começar.
    gostaria que os mais experientes me ajudassem como puderem

    localização
    PONTO A (de onde partira o sinal 60 metros)= 3°39'33.87"S 45°22'15.89"O
    PONTO B (onde o sinal devera chegar) = 3°40'18.57"S 45°51'8.24"O (aqui, que é o ponto mais alto da cidade, usaremos uma torre de 30 metros)
    qual seria a altura ideal pro ponto A?
    qualquer ajuda é bem vinda.
    gratos desde ja pela ajuda de todos...
    Última edição por xandy; 06-01-2010 às 10:13.

  2. #2

    Padrão

    Meu velho, tudo bem ?

    É o seguinte, fiz a análise topográfica em dois dos programas que mais uso pra isso (Radio Works e Motorola LinkPlanner) e em ambos não deu visada...

    Confirme pra mim se os pontos são mesmo esses :

    Ponto A
    http://img709.imageshack.us/img709/6987/pontoa.jpg

    Ponto B
    http://img710.imageshack.us/img710/4741/pontob.jpg

    (posso ter trocado o A pelo B, mas whatever)

    Pq, se forem, observe o profile que o Link Planner da Motorola gerou :

    LinkPlanner
    http://img9.imageshack.us/img9/4230/mlpprofile.gif

    Pelo link planner, de cara já não deu visada. Isso pq ele calcula a curvatura da Terra já direto.
    Aí fiz pelo Radio Works e "deu" visada, mas quando mandei ajustar pra curvatura da Terra, mesma coisa. Veja:

    Radio Works
    http://img710.imageshack.us/img710/185/rwprofile.gif

    A menos que as coordenadas dos pontos estejam erradas, acho que vai ser meio difícil fechar esse enlace, hein ?
    Mas escute uma segunda opinião.

    Um abraço,
    Evandro

  3. #3

    Padrão

    evandromac, obigado pela ajuda.
    as alturas a que me referi nao sao em relação ao nivel do mar, nao em relação ao terreno.

    nao conheço esse programa, mas olha so os calculos que fiz no link planner:

    http://i46.tinypic.com/2v8hbn9.jpg

    Pessoal, conheci esse programa hoje, entao por favor me corrijam se eu estiver equivocado.
    gostaria de saber tbm o que significa esse "Aggregate IP Throughput"? seria aquantidade de Mega Full que poderiam passar Ptp?

    pretendo usar Antena OiW 33DB + cartão XR5 600 + RB433AH. as configurações no programa estao corretas?
    façam o calculo usando outros programas, radio mobile, radio works (vi aqui no forum q devem ser usados varias fotes).
    qualquer opniao é bem vinda.


    grato.
    Última edição por xandy; 06-01-2010 às 09:51.

  4. #4

    Padrão

    Esses equipamentos "Antena OiW 33DB + cartão XR5 600 + RB433AH" servem para fechar um enlace de 54 km. Isso com bons cabos, ótimo alinhamento e uma boa visada. Mas pelo que vi aqui apresentado por evandromac, parece que os pontos não tem visada. No momento não estou com software para traçar essa rota e confirmar.

    Dê uma lida nesse post: https://under-linux.org/f169/viabili...-ajuda-134313/

  5. #5

    Padrão

    @Xandy

    Não se calcula altura de torres se levando em referência o nivel do mar, sempre é em relação ao chão, pois os programas de cálculo topográfico já tem as informações relativas ao nível do mar e etc. Então, quando for falar em altura de antena, é sempre em relação ao chão, ao terreno, ok ?

    Quanto ao gráfico que você gerou : ou vc entrou com as coordenadas de maneira errada, ou eu entrei. Ou elas estão erradas num total. Você confirma pra mim se os locais são aqueles mesmo que eu te passei no google maps ? Pq não entendo como o cálculo que eu fiz pode gerar um gráfico e o que você fez, gerar outro completamente diferente.

    De qualquer forma, mesmo o gráfico que você gerou não dá visada também. Temos que esclarecer essa questão das coordenadas.

    Quanto aos outros dados que o linkplanner mostra, eu nunca considero, pois são específicos para rádios motorola e antenas motorola, eu só uso o link planner para cálculo topográfico mesmo. Na dúvida use o radio works tb q, é sempre bom ter dois gráficos. Repare que houve congruência entre o grafico do RW e o do LP, com a diferença que no RW se vc não considerar a curvatura da Terra ele aponta linha de vista sim, com a antena de 30 mts, porém, ao forçar a curvatura, acaba a visada.

    [EDITADO]

    Agora entendi pq o seu deu grafico diferente. Vc subiu pra 60 mts a altura da torre em sta ines! Olha, pra dar visada entao vc precisa fazer duas coisas :

    1. Ou vc constroi duas torres de 70 mts de cada lado (fiz isso no LP agora e deu line of sight) - mas prepare-se pq vao ficar CARISSIMAS essas torres desse tamanho
    2. Ou vc coloca uma repetidora no km 25 do trajeto, onde tem um morro alto, com uma antena de uns 30 mts, e coloca duas antenas de 40 mts dos outros dois lados do enlace.

    Perguntinha : vale a pena todo o investimento pra passar somente 8 MB ?


    @Lessa

    É isso aí, não tinha visada, mas com o aumento das torres, acaba dando. Mas fica muito caro!
    Última edição por evandromac; 06-01-2010 às 11:33. Razão: Olhei os dados que o Xandy colocou e verifiquei que ele subiu a altura da antena em sta ines

  6. #6

    Padrão

    pessoal as coordenadas sao essas (medidas decimais do google earth):
    Ponto A:
    latitude: -3.659410°
    longitude: -45.371082°

    Ponto B:
    latitude: -3.671825°
    longitude: -45.852290°

    pessoal desculpem pela ignorancia....

    ______________________________________________

    o que vcs acham se colocar torres de 60mts de cada lado?
    Última edição por xandy; 06-01-2010 às 12:28.

  7. #7

    Padrão

    Xandy,

    As coordenadas estão corretas, converti usando esse site aqui

    Convert Latitude / Longitude in Degrees/Minutes/Seconds to/from Decimal (FCC) USA

    e bateu.

    Olha, se vc quiser mesmo fazer esse enlace, o unico jeito é como falei acima : colocar duas torres altas de cada lado e uma repetidora no km 25. Estou em outro computador, vou baixar o LP aqui, vou te mostrar como estou pensando em te aconselhar, aguarde alguns minutos...

  8. #8

    Padrão Nova Rota

    evandromac, e se eu muda a rota...?
    mudei aqui no link planer e deu. refaçam ai os calculos, please...

    Ponto A:
    Latitude: -3.659514°
    Longitude -45.385489°
    Altura Torre: 60 metros

    Ponto B:
    Latitude: -3.669984°
    Longitude: -45.840555°
    Altura Tore: 40 metros

    obridado pela ajuda...

  9. #9

    Padrão

    Xandy,

    Mesmo mudando a rota nao passou nao.
    Conforme estivemos conversando aqui no chat, acho que a sua melhor opção é 900mhz (acho).
    Podemos esperar quem entende mais de 900mhz falar algo, pois eu quase nao trabalho com essa frequencia.
    A outra solucao seria a repetidora com energia solar no meio do caminho (em 25km), mas vc diz q esta fora de questao, entao... 900mhz!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandy Ver Post
    evandromac, e se eu muda a rota...?
    mudei aqui no link planer e deu. refaçam ai os calculos, please...

    Ponto A:
    Latitude: -3.659514°
    Longitude -45.385489°
    Altura Torre: 60 metros

    Ponto B:
    Latitude: -3.669984°
    Longitude: -45.840555°
    Altura Tore: 40 metros

    obridado pela ajuda...

    ***********************************
    Seguindo Acima,,, seu enlace preciso seria de 50,48km
    usei 60 metros de torre nas duas pontas,,, mesmo assim,,, não foi legal,,,,
    segue a imagem abaixo,,,
    http://img27.imageshack.us/img27/665...romacunder.jpg


    lembrando de Fresnell,,, com 60 nas duas pontas deu visada,,, só não irá passar um bom troughput,,

    [email protected]

  11. #11

    Padrão

    nem 900 ira fechar, mais antes de erguer muita torre e ainda correr risco de nao fechar o link eu reduziria as antenas colocando de 29 dbi e faria um ponto no meio

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evandromac Ver Post
    Xandy,

    Mesmo mudando a rota nao passou nao.
    Conforme estivemos conversando aqui no chat, acho que a sua melhor opção é 900mhz (acho).
    Podemos esperar quem entende mais de 900mhz falar algo, pois eu quase nao trabalho com essa frequencia.
    A outra solucao seria a repetidora com energia solar no meio do caminho (em 25km), mas vc diz q esta fora de questao, entao... 900mhz!

    pelo visto acho vou ter mesmo q colocar a repetidora no km 25, como disse "evandromac".
    estou aberto a sugestoes em relação aos equipamentos a se utilizar.

    obrigado pela ajuda...

  13. #13

    Padrão

    Pode ser a mesma coisa, uma RB433AH ou UAH, com 2 cards XR5, mas as antenas nao precisam ser tao fodonas nao, ja q a distancia vai ser a metade, com duas antenas hyperlink de 27dbi de grade vc consegue de boa. Vc precisa é colocar energia solar entao, e ver quem é o dono do terreno e fechar bem o contrato com ele pra nao ter dor de cabeça depois.

    Para duvidas sobre energia solar, visite emporio nautico na internet (procure no google).
    Fale com Claudio.

  14. #14

  15. #15

    Padrão

    Olá pessoal,

    Estou no mesmo dilema, porem com uma distancia com cerca de 25Km, não consigo no visual, sei que existe um morro na entre os pontos mais não o grau que ele irá me atrapalhar.

    Com o Radio Mobile estou apanhando demais para ele mostrar o enlace, já tentei baixar o LINK PLANNER mais recentemente (conforme informaram em outros posts) só liberam se informar o Mac Address de um produto da Motorola.

    Alguem poderia disponibiliza aqui no forum o arquivo para todos terem acesso.


    Grato,
    Anderson

  16. #16

    Padrão

    Deve ter havido algum engano. O LinkPlanner PTP da Motorola é gratuito. Pode ser baixado daqui :

    http://motorola.wirelessbroadbandsup...ebde8d968ff224

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evandromac Ver Post
    Deve ter havido algum engano. O LinkPlanner PTP da Motorola é gratuito. Pode ser baixado daqui :

    http://motorola.wirelessbroadbandsup...ebde8d968ff224
    Olá Evandromac,

    Grato pela ajuda.

    Obs: tentei baixar no site da Motorola, lá mesmo solicitam e-mail, Mac do equipamento... mas de qualquer forma muito obrigado.


    Anderson

  18. #18

    Padrão continuação

    bem, pessoal. depois de certo tempo e de pesquisar um pouco...
    estou com novas duvidas. como recomendado pelos amigos aqui do forum resolvi usar repetidora...

    Ponto A (o sinal partira daqui)
    latitude: 3°39'30.99"S
    longitude: 45°22'40.38"O
    Altura Torre: 46 metros (altura total da torre é 48 metros. descontei 2 metros, pois a antena ficara 2 metros abaixo do topo)

    Repetidora
    latitude: 3°40'29.37"S
    longitude: 45°37'49.37"O
    Altura Torre: 28 metros (altura total da torre é 30 metros. descontei 2 metros, pois a antena ficara 2 metros abaixo do topo)
    Ponto B
    latitude: 3°40'11.79"S
    longitude: 45°50'25.88"O
    Altura Torre: 34 metros (altura total da torre é 36 metros. descontei 2 metros, pois a antena ficara 2 metros abaixo do topo)

    vi aqui no link planner do ponto A ate a repetidora, deu uma boa visada... mas da repetidora ate o ponto B nao deu muito bem...

    gostaria q me dessem dicas de equipamentos a serem usados ou outras q virem q precise...

    galera, em relação às torres, ja estao construidas. e em relação à frequencia sera 5.8Ghz

    grato pela ajuda desde já....
    Última edição por xandy; 31-01-2010 às 01:28.

  19. #19

    Padrão

    Eu não tenho experiencia pratica em links de longa distância em 900 Mhz mas verifiquei o seguinte:

    - As Ubiquitis XR9 ou SR9 tem 28 dBm de saída. Tem -91 dBm de sensibilidade a 12MBPS.
    - Antenas - esta é uma limitação - a de maior ganho que conheço custa em torno de U$250 aqui nos USA - Pacific Wireless 18 dBm. Uma yagi da Hyperlink sai por uns U$ 60 e tem 14 dBi se não me engano.
    - Usar cabos LMR-400 de baixa perda e conectores de qualidade. Não usar mais do que 3 metros de cabo.

    Calculando o basico, o link é possível e deve chegar a -66 dBm. Tem só um problema - não conheço nenhum que use 900 Mhz com mais de 5Km - falta histórico pra confirmar resultados.

    Quanto ao desejado link de 5.8Ghz a 54 Km, é mais conhecido o resultado - se tiver visada e se não interferir na zona de Fresnel - é relativamente fácil - mas guarde uns 3 dias de trabalho e tudo de boa qualidade pra ajustar o link.
    Usando RB600 + Mini-PCI Engenius 8603 (800 mW) + HyperLink Dish 32 dB eu tenho um cliente que fez um link de aprox. 12MBPS de 70 Km + 17 Km ( tem uma repetidora no alto do morro) - na Venezuela. Mas ele tem ponto de visada nos dois links.

    ** Nota importante: Se for colocar uma torre - contrate um Engenheiro pra calcular - não me vai mandar o serralheiro pra fazer que isso você pode ter um desatre como resultado. Os Engenheiros e a população agradece.