+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão antenas distantes

    ola pessoal, eu sou iniciante e estou montando um provedor de internet, seguinte, estou montando em 2 pontos no ponto 1 em Sobral-Ce irei mandar pra 3 cidades (Ibiapina, sao benedito e Carnaubal), que ficam cerca de 80Km de distancia. no Ponto 2 Em tianguá ireir distribuir para mais 3 pontos dentro da cidade. O problema é que nao tenho noçao do que comprar em questao de antena e servidor, me disseram que o Mikrotik é ótimo, e altura de torres alguem saberia como posso fazer? E alguem conhece algum software que possa fazer simulacao de ponto a ponto? Me disseram que tem um da Motorola mas nao conheco nem o nome, baixei um tal de Radio link e estou tentando aprender. Por favor alguem me socorra

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Nesta página da Motorola tem como entrar os dados das coordenadas e daí voce vai receber um email com um arquivinho bem pequeno .dat
    Este arquivo voce vai importar para uma planilha em excell. Esta planilha não está mais disponível no site, mas eu tenho.
    Vou tentar anexar ela. Se não der pelo forum, me manda seu email que te mando o arquivo com a planilha.
    É só voce fazer o Load do arquivo .dat que receber da motorola e os dados que estão nesta planilha serão trocados para os seus dados.
    Nesta planilha vai além dos dados de distancia e altura, o grafico do link com o relevo e linha de visada. E dá para jogar com altura de torres nas duas pontas e ele altera na hora o gráfico.

    Support
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  4. #4

    Padrão

    Obrigado por este programinha, voce sabe onde possa ter um tutorial dele? e onde eu coloco os pontos das torres, e suas alturas?
    Desde ja Obrigado!!

  5. #5

    Padrão

    Ele é online.

    No primeiro link que postei voce entra na página e rola ela, pois mais abaixo tem uns campos para preencimento.
    Voce coloca as coordenadas que pega no Google Earth e a altura das antenas.
    Para pegar as coordenadas corretamente (dentro das limitações do Google Earth), voce precisa dar um bom zoom no mapa.
    Depois de entrar com os pontos local e remoto, é só preencher os dados para receber um email com o arquvo .dat que vai depois importar para a planilha que postei.
    Nestes campos de dados ele não aceita sinais como til, acentuação.

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Bom, não quero polemizar nada, mas pelo que percebi seu conhecimento no assunto não é muito extenço, nesse caso aconselho a vc contratar alguém para te ajudar, porque não é tão simples assim fazer links de 80km, exige experiência, conhecimento de quais equipamentos usar... e não é só isso pelo que vi vc vai precisar não só de ponto-a-ponto mas tmb de pontos de acesso e dai já vem mais um caminhão de conhecimento... Se vc tiver tempo pode pesquisar muita coisa aqui no fórum, mas se tempo não for uma coisa abundante, o negócio começa a ficar difícil... Trabalhar com rede sem fio é muito legal, mas não é tão fácil como parece, sempre digo isso para o meu chefe... hehe Um abraço.

  7. #7
    Avatar de kakinho
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São José de Ribamar, Brazil
    Posts
    4
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Aê daemon, interessante o anexo... ajudará concerteza ao menos a ter uma noção do que ele vai precisar, mas como pedemesa flw, melhor ver a possibilidade de um suporte profissional...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kakinho Ver Post
    Aê daemon, interessante o anexo... ajudará concerteza ao menos a ter uma noção do que ele vai precisar, mas como pedemesa flw, melhor ver a possibilidade de um suporte profissional...
    Verdade.
    Eu tenho que fazer um de 140km, passando pelo menos por mais dois pontos intermediários e estou receoso.
    No gráfico, depois de testar vários pontos achei dois com visada perfeita. Mas mesmo assim, sei que a coisa não é tão simples como parece.
    Mas se ele usar estes gráficos como base para ampliar o conhecimento, mesmo que ele não faça sozinho, vai dar um plus nos conceitos.
    Pois além dos traçados no papel, tem o desempenho dos rádios, e isto vai depender do que ele quer alcançar.

  9. #9

    Padrão

    Tem como eu mandar esse link direto pr 80Km sem repetidor? quais equipamentos eu necessitaria?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagodbv Ver Post
    Tem como eu mandar esse link direto pr 80Km sem repetidor? quais equipamentos eu necessitaria?
    Numa distancia assim, mesmo não tendo nada que atrapalhe no caminho, precisa levar em consideração a perda própria do enlace. Sempre há uma perda no ar e neste caso ela é bem maior. Por isso, fazer com um ponto no meio fica mais tranquilo.
    Mas algo bem básico poderia ser RB 411ah, com cartoes XR5 ou R52H. E colocar antenas de disco de alto ganho como OIW 33dbi ou Ideal.
    E muita paciencia para fazer o apontamento.

  11. #11

    Padrão

    ALGUEM CONHECE ALGUM ENGENHEIRO ou uma pessoa que possa ME DA UMA AJUDA NISSO? ou fazer um projeto?

  12. #12
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Numa distancia assim, mesmo não tendo nada que atrapalhe no caminho, precisa levar em consideração a perda própria do enlace. Sempre há uma perda no ar e neste caso ela é bem maior. Por isso, fazer com um ponto no meio fica mais tranquilo.
    Mas algo bem básico poderia ser RB 411ah, com cartoes XR5 ou R52H. E colocar antenas de disco de alto ganho como OIW 33dbi ou Ideal.
    E muita paciencia para fazer o apontamento.
    É isso ai... depende de muita coisa... visada, throughtput que vc vai precisar... e assim por diante... como o amigo 1929 disse o ideal é fazer um ponto de repetição dai ajuda muito!