+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Socorro, rede interna 6 km wireless acho que sem visada

    Olá,
    estou com o seguinte problema, tenho uma empresa em um bairro da cidade onde não consigo internet com fio porque atravessa a pista e nenhuma operadora cabeou. no meu caso estou usando uma internet sem fio de uma operadora local, porém é um custo muito alto por muito pouco(conexão maxima 600k) e no meu caso agora terei de ter uma conexao mais bala pois estou implantando um sistema online.
    Em minha casa consigo ter uma conexao legal via cabo, como 6 mb, 12 mb e etc. gostaria de tentar linkar minha casa até a fabrica, porém o meu problema esta sendo o seguinte.
    A distacia é de aproximadamente 6 km, e acredito que é sem visada.
    Pelo o que pesquisei e li, apenas o wimax conseguiria me dar uma distancia grande o suficiente para alcançar desse ponto até o outro sem que tenha problemas com velocidades e etc.gostaria de pedir a ajuda sobre o que fazer e se no caso do wimax funcionar mesmo inclusive nesta distancia como um metodo de rede interna, onde acho os equipamentos, quais equipamento posso usar?onde compro e até alguma referencia de preço ou sei la.

    abaixo imagens da rota
    http://img246.imageshack.us/img246/8033/aeww.jpg
    http://img137.imageshack.us/img137/5254/aewwwww.jpg


    muito obrigado e aguardo respostas
    Obs: vi que o pessoal tem programas aqui para conseguir ver o esquema de visada.porém sou muito leigo no assunto e não entendi muito bem essa parte.se alguma alma caridosa pulder ver pra mim a questão da visada, agradeço desde ja.

  2. #2

    Padrão

    wimax, é uma tecnologia que não amadureçeu. esqueçe...
    e se não tem visada, piorou!

  3. #3

    Padrão

    como o amigo falou wimax é dificil e a questão da visada é essencial, sera que daria pra colocar as antenas numa altura mais elevada ai pra ajuda com visada ou colocar uma repetidora no caminho ou uma alternativa para amenixar o problema da visada é tentar em 900mhz mas mesmo assim tem de ter aluma visada mas o problema é que em 900 mhz passa menos dados...

  4. #4

    Padrão Viabilidade em 900 Mhz

    Citação Postado originalmente por caiotatu Ver Post
    Olá,
    estou com o seguinte problema, tenho uma empresa em um bairro da cidade onde não consigo internet com fio porque atravessa a pista e nenhuma operadora cabeou. no meu caso estou usando uma internet sem fio de uma operadora local, porém é um custo muito alto por muito pouco(conexão maxima 600k) e no meu caso agora terei de ter uma conexao mais bala pois estou implantando um sistema online.
    Em minha casa consigo ter uma conexao legal via cabo, como 6 mb, 12 mb e etc. gostaria de tentar linkar minha casa até a fabrica, porém o meu problema esta sendo o seguinte.
    A distacia é de aproximadamente 6 km, e acredito que é sem visada.
    Pelo o que pesquisei e li, apenas o wimax conseguiria me dar uma distancia grande o suficiente para alcançar desse ponto até o outro sem que tenha problemas com velocidades e etc.gostaria de pedir a ajuda sobre o que fazer e se no caso do wimax funcionar mesmo inclusive nesta distancia como um metodo de rede interna, onde acho os equipamentos, quais equipamento posso usar?onde compro e até alguma referencia de preço ou sei la.

    abaixo imagens da rota
    http://img246.imageshack.us/img246/8033/aeww.jpg
    http://img137.imageshack.us/img137/5254/aewwwww.jpg


    muito obrigado e aguardo respostas
    Obs: vi que o pessoal tem programas aqui para conseguir ver o esquema de visada.porém sou muito leigo no assunto e não entendi muito bem essa parte.se alguma alma caridosa pulder ver pra mim a questão da visada, agradeço desde ja.
    Amigo..pelas imagens acredito que seja fácil fechar este link em 900mhz.Para ser preciso, no entanto, seria possível você retirar as coordenadas dos dois pontos (sua casa e empresa) ? Outro detalhe, vc deve conseguir um link máximo de uns 3mbps, mas se utilizar o Nstreme dá para fazer um full duplex e chegar até 6mbps. Verifica as coordenadas e poste ai ou envie por MP, farei a viabilidade aqui e te posto na sequência.

  5. #5

    Padrão

    O amigão, muito obrigado, porém como que consigo pegar as cordenadas rsrsrs,
    não sei mesmo, minha primeira vez, tem algum site ou preciso usar algum aparelho em minha residencia e na empresa?
    então, mais esses 3 e 6 mb ja são melhores que os 600k, e assim, caso fizer em 5.8 e etc, não consigo uma meior taxa?
    Obs: em frente a minha empresa tem muitas arvores tambem, que é mais um problema correto?

    muito obrigado
    Última edição por caiotatu; 07-01-2010 às 11:44.

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Pois é... o ideal seria um 5.8GHz, mas ai precisaria de visada privilegiada... Não tem possibilidade de um ponto de repetição em algum local com boa visada para os dois pontos? Outra seria o 900MHz, porém, como o amigo já mencionou, 900MHz não dá muito throughput, e dai vc estaria "perdendo" parte do seu link... Sobre o WiMAX imagino que seja inviável principalmente em função dos custos...

  7. #7

    Padrão

    então necessito ver as rotas agora, ai dependendo como for, me viro para tentar achar um ponto de repetição.estava pensando em fotografar o caminho, para ver se consigo encontrar algo.O "problema" acredito que seja a natureza em termos, a cidade é são carlos - sp e tem muitos altos e baixos sem contar um numero abundante de arvores ;D

    caso o operador da minha internet fizer uma rede interna passando pelas torres dele, seria uma boa opção? o unico problema que vou pagar mais de 100 pau por mes, e ele falo que consigo na média entre 4 e 5 mb.

    esse custo inviavel do wimax seria quanto mais ou menos???
    parece que esta começando sim, estou vendo as empresas começarem a criar rotiadores e etc wimax e a embratel ja tem ate um serviço de internet wimax em várias localidades(ainda não disponivel em minha região =/ ).

    bom, quem puder ajudar ai, agradeço muito, preciso muito dar um jeito nisso com um pouco de urgencia.
    e desde ja agradeço muito toda a galera que ja esta ajudando ai.
    vlww

  8. #8

    Padrão

    Amigo, não se esqueça de uma coisa, a legalidade deste ponto a ponto, pois aqui em minha cidade tem gente montando pontos assim, e para atingir a distancia pretendida estão passando por cima da lei, interferindono sinal de minha torre.
    Resultado, denunciei na anatel, e ate dia 29 de janeiro eles vão la verificar.
    Fique atendo quando as normas, Wireless sem autorização da Anatel, é so para uso restrito e indoor, outdoor presciza de autorização.

  9. #9

    Padrão

    Opa, muito obrigado pela dica, porém essa rede é restrita, e é só para a minha empresa.
    Mais mesmo assim estarei indo atraz da anatel sim, para homologar minha rede.caso faça assim.

    alguem ai sabe me informar como faço para calcularas coordenadas?teria algum site?ou preciso de algum equipamento?

    grandes abraços

  10. #10

    Padrão

    caiotatu, voce pode conseguir as coordenadas atravez de um GPS ou pelo Google earth. é so anotar as coordenadas do ponto A e do ponto B e postar para nos ajudarmos a escolher o melhor sistema wireless a ser usado.

  11. #11

    Padrão

    ok, muito obrigado, amanha estarei vendo com o gps, porque no google minha cidade esta com deslocamento ou seja errada as coordenadas
    muito obrigado mais uma vez

  12. #12

    Padrão

    Olá caio.
    Bom primeiramente aconselho você a aprender a ler, as coisas que respondem no seu tópico, pois pelo que li, já responderam ao seu tópico umas 2 vezes, informando o que seria nescessário você fazer para pegar as coordenadas... mas abaixo lá vão elas:

    APARELHO GPS
    GOOGLE EARTH

    Bom, eu aconselho você arranjar um GPS...

    Mas é isso ai, poste as coordenadas exatas do ponto A e ponto B.

    que iremos lhe ajudar com o Enlance

    Abraços.

  13. #13

    Padrão

    Vejo duas formas.

    1) Você quebra em enlace em 2, com uma repetidora no meio, em algum prédio, casa etc... com nanostation5 mesmo.

    2) para os 100 conto do cara do provedor para usar a torre dele, mas NÃO o equipamento dele, com NANO mesmo e seja feliz.

    do jeito que você quer, de graça, vai ficar complicado.

    Se for em 900mhz, um par homologado é quase 3.000 se não me engano

    Se for com um alvarion da vida hehehe, nem te conto...

    Se for com um par de RadWin 2000, 14.000 conto

    Abraços e tenta fechar direto em 5.8 com uns NANO.