Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Airmax Ubiquiti

    Estamos usando aqui no meu trabalho, há quase 1 ano!!!!!

  2. #42

    Padrão Re: Airmax Ubiquiti

    Estava procurando outra coisa e acabei esbarrando neste tópico...

    Enfim, aqui pelo jeito esta ficando proibido falar mau da UBNT e discordar de certos membros, e isto é realmente uma pena para os propósitos tecnicos cujo quais sempre se baseou o Forum do under que apesar de ser membro a pouco tempo, já utilizo para pesquisa a muitos anos.

    Mas voltando e me atendo a parte tecnica, o JorgeAldo tem razão em seus posts. Por mais que a sincronização da base traga algum beneficio, não será nada absurdamente revolucionário e nem trará ganhos praticos muito significantes.
    Não faz sentido ter uma base sincronizada se as estações clientes tem transmissão aleatória.

    Atenciosamente.
    Riberto de Sousa Junior.

  3. #43

    Padrão Re: Airmax Ubiquiti

    Não sei não Rjunior. Talvêz voce tenha razão. Mas...

    Ninguém ainda usou o sistema, Está recem sendo lançado.
    Mas a idéia é fazer com que as setoriais transmitam em tempos diferentes e assim eliminem possíveis interferencias locais. As interferencias distantes ou externas a rede ainda continuarão.

    E como por ex, numa fração de segundos um setor pare de transmitir, os clientes dele estarão "mudos" também.
    Só não sei até que ponto isso possa interferir na latencia.
    Mas uma coisa eu penso: Se a Ubiquiti lançou esta novidade, deve ter algum fundamento. Empresa grande não costuma errar nos lançamentos, apesar de que isso possa acontecer.
    Vamos ter que aguardar para ver estes RocketM com GPS, por $ 250,00 lá. Aqui já viu né, 500 dólares?

    Vamos ter que esperar para ver. Ainda não dá para sair metendo o pau no lançamento.
    Última edição por 1929; 08-02-2011 às 09:05.

  4. #44
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Airmax Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não sei não Rjunior. Talvêz voce tenha razão. Mas...

    Ninguém ainda usou o sistema, Está recem sendo lançado.
    Mas a idéia é fazer com que as setoriais transmitam em tempos diferentes e assim eliminem possíveis interferencias locais. As interferencias distantes ou externas a rede ainda continuarão.

    E como por ex, numa fração de segundos um setor pare de transmitir, os clientes dele estarão "mudos" também.
    Só não sei até que ponto isso possa interferir na latencia.
    Mas uma coisa eu penso: Se a Ubiquiti lançou esta novidade, deve ter algum fundamento. Empresa grande não costuma errar nos lançamentos, apesar de que isso possa acontecer.
    Vamos ter que aguardar para ver estes RocketM com GPS, por $ 250,00 lá. Aqui já viu né, 500 dólares?

    Vamos ter que esperar para ver. Ainda não dá para sair metendo o pau no lançamento.
    Certo caro amigo, e com certeza a uma desinformação no fato de que o sistema opera SIM somente com a base sincronizada, pois se a base está sincronizada, automaticamente as estações tambem estarão. Pois se a base está transmitindo a estação está automaticamente recebendo, e se a base estaá recebendo a estação está transmitindo. Então realmente só precisamos sincronizar as antenas da base principal !
    A exemplo do sistema Canopy da Motorola !
    É só pensar um pouquinho antes de sair metendo o pau ! Como diz o amigo 1929 !
    Grande Abraçoa todos !

  5. #45
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Airmax Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por rjunior543 Ver Post
    Estava procurando outra coisa e acabei esbarrando neste tópico...

    Enfim, aqui pelo jeito esta ficando proibido falar mau da UBNT e discordar de certos membros, e isto é realmente uma pena para os propósitos tecnicos cujo quais sempre se baseou o Forum do under que apesar de ser membro a pouco tempo, já utilizo para pesquisa a muitos anos.

    Mas voltando e me atendo a parte tecnica, o JorgeAldo tem razão em seus posts. Por mais que a sincronização da base traga algum beneficio, não será nada absurdamente revolucionário e nem trará ganhos praticos muito significantes.
    Não faz sentido ter uma base sincronizada se as estações clientes tem transmissão aleatória.

    Atenciosamente.
    Riberto de Sousa Junior.
    Pelo que entendi no encontro ubnt em Foz, este sistema foi feito para que seu provedor utiliza apenas uma frequencia na torre, assim um ap nao interfere no outro, podendo assim montar aneis de basestation utilizando o mesmo canal, isso eh bom, mas como vc vai falar pro concorrente q tem uma torre ou aparelhos no topo de um predio a uma distancia de 5mts que frequencia x eu to usando e que ele procure outra??? axo que foi mais um negocinho que a ubnt colocou nos radios so pr dizer que a motorola tem e eles tbm, pra min nao vai servir pra nada, o que na verdade a ubnt deveria se preocupa seria no desenvolvimento de radiso com processamento igual ao da motorola.

  6. #46

    Padrão Re: Airmax Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Certo caro amigo, e com certeza a uma desinformação no fato de que o sistema opera SIM somente com a base sincronizada, pois se a base está sincronizada, automaticamente as estações tambem estarão. Pois se a base está transmitindo a estação está automaticamente recebendo, e se a base estaá recebendo a estação está transmitindo. Então realmente só precisamos sincronizar as antenas da base principal !
    A exemplo do sistema Canopy da Motorola !
    É só pensar um pouquinho antes de sair metendo o pau ! Como diz o amigo 1929 !
    Grande Abraçoa todos !
    PKMC, mas o que digo é o seguinte, em uma grande rede multiponto, como é que se controla a entrada e saida dos componentes da rede (isso só para se ater no básico). aqui minha torre mais carregada tem 200 clientes e isso é pouco, tem gente com muito mais, como é que se controla a entrada aleatória de componentes que entram e saem quando bem intenderem?
    Por exemplo (apenas para ilustrar) 10 clientes resolvem ligar o equipamento e entrar na internet durante o periodo que a base deveria estar transmitindo as respostas das requisições anteriores, entao estes 10 CPEs enviarão suas requisições que não terão retorno, então terão que retransmitir até achar a janela para sincronização.
    Outro fator é o Jitter que será diferente para clientes em diferentes distancias, condições de visada e de sinal, então essa sincronização de elementos aleatórios deveria ser suprimida por um buffer grande e muito eficaz, mas tanto os rockets não tem hardware necessário para um buffer assim, como mesmo que tivesse ainda assim imagino que o delay da rede seria enorme, e a deterioração da rede se daria muito rapidamente além de praticamente impossibilitar o uso de sistemas como o VOIP por exemplo.
    Em termos praticos, sem um hardware que suporte um buffer imenso e sem a sincronização ativa dos elementos clientes, acredito que todo o sistema terá que basear suas janelas de TDMA pelo tempo de resposta do CPE mais lento, e já é possivel imaginar o que um unico elemento com problemas na transmissão (perda de sensibilidade causada por descarga elétrica ou uma simples antena desalinhada pelo vento) poderá causar na rede.
    No fundo tudo isso são suposições baseadas em minha formação profissional teórica, pois ainda não testei o sistema e a documentação da UBNT é uma piada para quem tem por objetivo o estudo dos seus sistemas, mas teóricamente não consigo ver uma grande vantagem no uso do sistema GPS com a linha UBNT M.

    Mas por outro lado, espero ansioso pelo lançamento do sistema com beamforming, este sim, plenamente aplicavel e com rendimento comprovado em equipamentos da wavion.

  7. #47
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AIRMAX - UBIQUITI

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Acho que quer está precisando de um curso de atualização é o Sr.

    Pois o OBJETIVO do sistema de sincronismo é esse mesmo !
    Quando todos os equipamentos estão alocados em uma torre pricipal e sincronizados via GPS.
    Todos os que estão na torre principal transmitem ao mesmo tempo e as secundárias recebem ao mesmo timming.
    ESSE É O PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA SINCRONIZANDO TIMMING POR GPS.

    Só por curiosidade vc ja configurou um ? Sabe a asneira que está falando ?
    Ja estou cansado dos seu comentários sem fundamento prático ou teórico !
    E ainda mais das suas ofenças !

    Se participasse de convenções e cursos de especialização, e ouvisse testeminhos de pessoas que testam na prática saberia o quanto é incoveniente.
    Me desculpe, mas o sistema de gps foi feito para sincronizar e fazer com que eles nao transmitao no mesmo tempo, pois se transmitirem todos ao mesmo tempo ixi, ja penso 5 paineis + uns 3 links todos setados em 5,800MHZ transmitindo ao mesmo tempo, axo q isso foi deixado bem claro no encontro em foz, a sincronizacoa vai fazer com que cada equipamento fade de uma vez, so q isso vai acontecer tao rapido que nao vai ser notado aumento de latencia, pois uma vez sincronizado cada equipamento vai ter seu tempo pra transmitir, e a outra ponta vai responder.

  8. #48

    Question Re: Airmax Ubiquiti

    Não sei compreendi errado. Mas vamos partir do ponto de temos enorme poluição, quando encontramos um canal livre não seria interessante ter um array, todos neste mesmo canal sincronizados para funcionar em comum acordo. Eu acho em termos praticos a ideia legal, sem falar na possibilidade de flutuar para outro canal encontrando ruido, interferência naquele canal.

    Estou errado? Observando que nem estou querendo entrar na parte tecnica e sim na parte pratica da coisa, a parte do dia dia, onde o microondas da sogra já é um problema imagine os rádios do concorrente.

  9. #49
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Airmax Ubiquiti

    Eu DESISTO de tentar fazer enteder algo que é tão ÓBVIO, se ainda tiverem dúvidas, cpomparem com o funcionamento do sistema da MOTOROLA é praticamente igual>

    E SIM. Faz uma ENORME diferença usar esse sistema ! Cerca de uma eficiência acrescida em 40% !

  10. #50

    Padrão Re: Airmax Ubiquiti

    Ola a todos do forum mais vamos voltar ao assunto que é AirMax e vamos deixar o assunto GPS para outro topico, nao que nao seja interessante mais voltando ao AirMax gostaria de saber se alguem usa as setoriais da UBNT em 2.4,
    estou querendo implantar aqui em meu provedor, mais tenho algumas duvidas,
    quanto de banda passa no rocket m2, no meu caso quero usar o Rocket M2 com o
    airmax ativado e nos clientes airgrid ou bullet na grade zirok tudo 2.4, quando deve passar de banda no AP, pretendo usar Antena de 120 graus 15dBi UBNT.
    Muito Obrigado Abraços..