+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes Conectam + Não Conseguem Navegar

    E aê galera, Aqui estava funcionando tudo perfeitamente normal (PC-AP, Link, Conexões Wireless e etc), só que do final de dezembro até hoje meu sinal continua chegando com a mesma força e qualidade, porém alguns clientes não conseguem navegar apesar de conseguir fazer o login. ao fazer o Ping, os resultados vieram muito alto, de 2000ms até a perca da resposta. já mudei o canal (pensando haver interferências e não obtive sucesso), já troquei os Pig-Tails, a Placa PCI G520 por uma G510 rev. B1 ambas com chipset atheros e o problema persiste.A minha antena é uma Omni de 18Dbi. uma observação importante: os clientes com placa pci ou ap estão recebendo o sinal praticamente sem interferência, enquanto os que utilizam adptador USB a interferência se torna mais perceptível.
    Última edição por renatokamikaze; 06-01-2010 às 17:25.

  2. #2
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Não há vírus ou algum trafego indesejado no(s) cliente(s)? Verifique pelo "Torch"... Aparentemente é algo como link (entre cliente e ponto de acesso) saturado.

  3. #3

    Padrão

    O colega.. ja penso na omini, qual é ela, aquario de 15? elas pegam humidade... a questao do virus, ficaria todos clientes ruins... e nao so alguns, mas é bom olhar o torch pra ver, so q vc observa isso se tiver consumo demais..

  4. #4

    Padrão

    já verifiquei sobre os virus e estão todos os PCs normais, sem consumo excedente, pois, de um link de 2MB as vezes com 500K de Down utilizado pelos clientes já apresenta o problema e em outras vezes utiliza-se os 1,5MB e não apresenta problema. ping alto na maioria e não é interferência já testei em 8 canais, e em dois canais eu era o unico sinal disponivel e os problemas persistiam independente do trafego utilizado. já tentei pingar para o servidor quando não tinha tráfego (a partir de um cliente) e os pings continuavam altos, enquanto em outros clientes os pings ficavam entre 1ms e 100ms. a antena é uma omni de 18Dbi da aquario. coisa complicada essa!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatokamikaze Ver Post
    já verifiquei sobre os virus e estão todos os PCs normais, sem consumo excedente, pois, de um link de 2MB as vezes com 500K de Down utilizado pelos clientes já apresenta o problema e em outras vezes utiliza-se os 1,5MB e não apresenta problema. ping alto na maioria e não é interferência já testei em 8 canais, e em dois canais eu era o unico sinal disponivel e os problemas persistiam independente do trafego utilizado. já tentei pingar para o servidor quando não tinha tráfego (a partir de um cliente) e os pings continuavam altos, enquanto em outros clientes os pings ficavam entre 1ms e 100ms. a antena é uma omni de 18Dbi da aquario. coisa complicada essa!
    Isso é caracteristica de trafego D+ na sua AP, ou algum cliente com sinal ruim ou até mesmo um de seus clientes com o radio com defeito que esta prejudicando sua AP.
    Outra coisa, este equipamento que voce usa com usb, o que é isso??? não é aquelas anteninhas da aquarios com radinho dentro?? se for cai fora disso é bomba pode ser este o seu problema.

  6. #6

    Padrão

    bem, com pouco trafego ele apresenta o problema, teve dois clientes com que estavam a -87 e -91, já exclui ambos e a rede não apresentou melhora. nos demais estão entre -55 e -69.
    as antenas usb são parecidas com essas "http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-126713011-usb-wireless-kaiomy-antena-de-5dbi-800mw-frete-gratis-_JM" no qual o cabo da antena de grade encaixa no adaptador usb e ele no pc. ou as q já descem o cabo usb da propria antena "http://www.antenaparts.com.br/antenas_wireless_usb.html". lembrando que com alguns clientes que utilizam essas antenas minha rede funcionava normal, o problema foi apresentado de uns dias para cá!

  7. #7
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    Isso é caracteristica de trafego D+ na sua AP, ou algum cliente com sinal ruim ou até mesmo um de seus clientes com o radio com defeito que esta prejudicando sua AP.
    Outra coisa, este equipamento que voce usa com usb, o que é isso??? não é aquelas anteninhas da aquarios com radinho dentro?? se for cai fora disso é bomba pode ser este o seu problema.
    Concordo que parece trafego demais, mas se o trafego é tão baixo e já dá problema é provável que a instalação esteja muito ruim... vc precisa verificar nos clientes que estão ruins se os conectores não molharam, pigtail e tal... em fim... verificar toda a instalação... Sobre 1 cliente prejudicar o AP não poderia ser porque teria que ficar ruim em todos... mas se fica ruim em muito, não chega a ser todos...
    Sobre as USBs, eu usei plaquinha e pule fora... imagino que as USB dê na mesma... Não usaria... aqui é só rádio.

  8. #8
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatokamikaze Ver Post
    bem, com pouco trafego ele apresenta o problema, teve dois clientes com que estavam a -87 e -91, já exclui ambos e a rede não apresentou melhora. nos demais estão entre -55 e -69.
    as antenas usb são parecidas com essas "http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-126713011-usb-wireless-kaiomy-antena-de-5dbi-800mw-frete-gratis-_JM" no qual o cabo da antena de grade encaixa no adaptador usb e ele no pc. ou as q já descem o cabo usb da propria antena "http://www.antenaparts.com.br/antenas_wireless_usb.html". lembrando que com alguns clientes que utilizam essas antenas minha rede funcionava normal, o problema foi apresentado de uns dias para cá!
    Depois de uma chuva? pode ter sido infiltração na antena... Qual a marca? não conheço elas, mas quem conhece pode dar a opinião se elas tem esse problema de infiltração...

  9. #9
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatokamikaze Ver Post
    já verifiquei sobre os virus e estão todos os PCs normais, sem consumo excedente, pois, de um link de 2MB as vezes com 500K de Down utilizado pelos clientes já apresenta o problema e em outras vezes utiliza-se os 1,5MB e não apresenta problema. ping alto na maioria e não é interferência já testei em 8 canais, e em dois canais eu era o unico sinal disponivel e os problemas persistiam independente do trafego utilizado. já tentei pingar para o servidor quando não tinha tráfego (a partir de um cliente) e os pings continuavam altos, enquanto em outros clientes os pings ficavam entre 1ms e 100ms. a antena é uma omni de 18Dbi da aquario. coisa complicada essa!
    Sobre vc ter testado 8 canais, recomendo que vc leia um artigo aqui do under que fala sobre canais... imagino que vc não saiba que os canais são sobrepostos, sendo os únicos que não-sobrepostos 1, 6 e 11, ou seja, se no canal 3 não tem nenhuma rede, e vc usa ele, mas nos canais 1, 2, 4 e 5 tem muitas redes, é provável que haja interferência sim...
    Ai vai o link: Como Escolher o Melhor Canal WiFi - Blogs - Under-Linux.org

  10. #10

    Padrão

    Ola amigo, e como foi o resultado ja chego a uma conclusao??? sobre a omini?? chego a troca ela pra testa... cara omini da aquario de 18 dB ??? nao conheço ela nao... mas deve se o mesmo material... elas costumam pegar humidade...

  11. #11

    Padrão

    pedemesa obg pelo link, lembrando que testei nesses canais 1, 6 e 11 e deu na mesma. enfim, já verifiquei a instalação completa, já foi trocado o kit completo em alguns clientes (infelizmente por outro do mesmo modelo) e o problema persiste. minha antena é uma aquario, já troquei placas e conectores e dá na mesma (penso em trocar a antena, mas tenho que ter certeza antes $$). não choveu desde novembro até hj e o problema apareceu no final de dezembro. ontem estava 15 pessoas conectadas e trafegando normalmente, enquanto hj com apenas 3 pessoas (com sinais bons e que estavam conectadas ontem) não conseguiam trafegar normalmente. ô problema complexo!

  12. #12

    Padrão

    Amigo, so sobra mesmo a trroca da omini.... essas antenas me dam um trabalho... sempre troco elas por setoriais, ou hyperlink... devido a humidade q elas costumam ter...

  13. #13

    Padrão

    só não testei a omni pq tô se nenhuma rezerva aqui, e comprar apenas para testar seria algo imprudente $$$ para ser feito em pleno inicio de ano e dívidas, só falta testar essa danada. por mim eu colocaria rádio em todos os clientes, porém nem todos tem condições para comprar um kit-cliente com rádio e a velox tá fazendo promoção de mensalidade por R$40 com modem incluso ... infelizmente o rádio aqui é bem mais caro que na região sul do país e o povo não tem paciencia para esperar o sedex entregar.

  14. #14

    Padrão

    tava planejando trocar por setoriais da hyperlink se o investimento não fosse tão alto (apesar do benefício seguir o padrão de qualidade). isso para um futuro proximo. não há viabilidade $$ trocar por setoriais neste momento. só trocar a omni. mas se não for ela o problema eu ficarei com o mesmo problema. alguma outra sugestão? como faço para testar se a omni da aquario tá funcionando corretamente?

  15. #15
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatokamikaze Ver Post
    tava planejando trocar por setoriais da hyperlink se o investimento não fosse tão alto (apesar do benefício seguir o padrão de qualidade). isso para um futuro proximo. não há viabilidade $$ trocar por setoriais neste momento. só trocar a omni. mas se não for ela o problema eu ficarei com o mesmo problema. alguma outra sugestão? como faço para testar se a omni da aquario tá funcionando corretamente?
    É bom painel sim... mas não acho que seja a Omni, todos os clientes teriam de ter problemas... E aqui eu tenho umas 2 aquario de 15dbi e nunca tive problema de infiltração (vou até falar baixo), o que se tem de cuidar sempre é a fita de auto-fusão no conector... fazer bem certinho pra não deixar entrar água por ali... se entrar em outro lugar é problema de fabricação dai...
    Acho que antes não falei dos níveis de sinal... então ai vai... aqui costumo não instalar em clientes onde fica menos de -60... ou seja, os -69 aqui eu não instalaria... mas isso varia.. tem gente que usa a -65 sem problemas... cara, acho que está passando por despercebido alguma coisa... se não são todos os clientes não poderia ser nada no ponto... teria que ser nos clientes... Mas uma coisa é certa, latência alta e com sinal bom é sinal de que a banda disponível está saturada... pra mim isso sempre aconteceu dessa forma... mas derrepente há algum outro problema que cause esse cenário que eu não esteja acostumado a ter aqui...

  16. #16

    Padrão

    Insisto que pode ser algum radio cliente com problemas, caso algum desses radios esteja modulando errado o sinal dos outros na AP continua bom, mas com o desempenho do cartão limitado ao data rate do radio com problemas, que na maioria das vezes fica em 1 mega.

  17. #17
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    Insisto que pode ser algum radio cliente com problemas, caso algum desses radios esteja modulando errado o sinal dos outros na AP continua bom, mas com o desempenho do cartão limitado ao data rate do radio com problemas, que na maioria das vezes fica em 1 mega.
    É verdade! Vc tem razão. Pode ser isso sim, claro! Eu que tava comendo mosca aqui... heh

  18. #18

    Padrão

    tem um sinal de um cliente q tá oscilando muito, chegou a dar entre -75 até -90. nem preciso dizer o q penso fazer com ele né? os demais estão até -62. já troquei o pigtail e consecutivamente a fita de alta fusão (e o problema persistia). um dos problemas detectados eram os adaptadores wifi USB (muitos com problema de fábrica) a maioria dos clientes já trocaram os adaptadores e já mostraram significativas melhoras na navegação.

    EDIT:

    assombrosamente após as mudanças sugeridas e executadas o problema foi resolvido. obg ao pedemesa e ao magnusrk8 pelas dicas!
    Última edição por renatokamikaze; 10-01-2010 às 01:01.