+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    1929 assim como na crise de 19/9, tivemos a crise de 1997, na qual surgiram os provedores gratis, as grandes teles tentando BLINDAR a internet no brasil, deixando os provedores de lado...

    bom, agora começou com os problemas de link de dados e pior, com os rádios.

    Tem provedor com SCM e buscando licença STFC.

    O que recomendo é usar a cabeça e começar a oferecer ADSL via mini Fibra óptica onde a massa de cliente chegar a 80% de uma quadra,saí baratinho.
    Abraços

    Erick
    Por onde andava, Filzek?
    Depois da minha compra de um lote de Nano2 contigo, não consegui mais repor a um custo convidativo.

    Atingir estes 80% é que é tenso.
    Baratinho o que significa? Por exemplo, qual o investimento para um cabeamento de uma quadra de 100m em média.
    Na minha cidade a área comercial é em torno de 4 a 5 quadras mas a maioria já é atendida pelas teles. E em áreas residenciais fica complicado atingir um número maior. E ainda tem a questão dos postes.
    Um conhecido, que tem um número grande de assinantes, coisa de 900, estava usando cabo num acordo com a companhia de eletricidade, mas tudo verbalmente. E assim ficou por muito tempo. Agora botaram eles contra a parede. Pediram 13,00 por poste.

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    1929 assim como na crise de 19/9, tivemos a crise de 1997, na qual surgiram os provedores gratis, as grandes teles tentando BLINDAR a internet no brasil, deixando os provedores de lado...

    bom, agora começou com os problemas de link de dados e pior, com os rádios.

    Tem provedor com SCM e buscando licença STFC.

    O que recomendo é usar a cabeça e começar a oferecer ADSL via mini Fibra óptica onde a massa de cliente chegar a 80% de uma quadra,saí baratinho.
    Abraços

    Erick
    Opa Erick !

    Seria uma boa idéia, mas continuamos com o problema do link....

    A solução seria um programa de incentivo (que tanto esperei), para legalizar os provedores por exemplo, com mais de 3 anos de funcionamento e até 500 usuários, em cidades com menos de 500 mil habitantes, um exemplo.

    Dessa forma, a inclusão digital aconteceria, todos estariam conectados, mais computadores seriam vendido e o índice de analfabetismo digital seria reduzido em muito. Mas nossos administradores estão voltados para as grandes teles, fusões, impostos e como roubar e burlar o caixa. Muita coisa poderia ser feita.

    Abraços

  3. #43

    Padrão

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post

    O que recomendo é usar a cabeça e começar a oferecer ADSL via mini Fibra óptica onde a massa de cliente chegar a 80% de uma quadra,saí baratinho.
    Abraços

    Erick
    Esqueceu de um detalhe importantíssimo, a empresa que for vender o ADSL, via mini Fibra óptica vai precisar banda de Internet, o que vc recomenda?

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Esqueceu de um detalhe importantíssimo, a empresa que for vender o ADSL, via mini Fibra óptica vai precisar banda de Internet, o que vc recomenda?
    Só está sobrando ADSL.
    Tenho um concorrente que tem inclusive SCM prórpia e não tem link. Usa ADSL direto. Deita e rola em cima dos lucros.
    Amanhã ou depois, já com o reinvestimento deste lucro ele terá condições de obter um link em cidade mais distante a preços competitivos. Pode-se chamar isso de eficiência administrativa ou de oportunismo proporcionado pela ineficiência das proprias operadoras ao não fiscalizarem o compartilhamento?

    Enquanto pago 1450,00 por mega de link full, eles pagam 130,00 por cada linha com 8 mega de adsl. Junta duas ou três linhas e ver o que se consegue de serviço. Ninguém vai reclamar.
    E não adianta argumentos de que adsl não tem qualidade etc etc. Não tem mesmo, mas mesmo assim, com 8 mega dá para fazer alguma coisa.
    Isso está me deixando com a " pulga atrás da orelha".

  5. #45

    Padrão

    Pensando em soluções a tempos venho analisando e fazendo contas mas não consegui a um numero real....

    Realmente é complicado, tento de toda maneira "concorrer" com adsl aki mas é dificil, pela grande banda por um preço muito barato, eles aumentam a banda e diminui a garantia de banda, mas será o cliente usa de verdade o plano de 1 mb que ele contratou ???

    Vejo que muitos provedores (incluindo eu) que não sabem dimencionar o uso de banda, qual a sua necessidade REAL de banda.

    Agora quem sabe me dizer qual a "conta" qual a "matematica" das grandes teles em relação a venda de ADSL, digo se eles vendem 100 adsl de 1mb qto de link ela deve ter ??

    Nós temos uma conta mágica que a gente usa, mas nosso caso é diferente trabalhamos com menos banda, com isso o cliente consequentimente usa menos, mas será fornecendo uma banda pro cliente de 1 mb, qts % de clientes usam tudo isso ?? Talvez se juntarmos a matematica e experiência de varios provedores podemos ter um numero mais aproximado. E com isso tem uma possibilidade de conseguir mais clientes.

    Agora aproveitando o tópico me ajudem em um coisa:

    Vou atender uma prefitura de uma cidade pequena que eles usão modens da claro (pois ñ tem outro meio de internet lah, nem wireless nem adsl), são 9 modens pegando em média 80 a 100 kbps p/ 28 pcs, ou seja uma banda aprox. 700 a 900 kbps para 28 pcs estão insatisfeitos com o serviço, qual será a banda REAL que GASTAREI de verdade para atender esse cliente ??

  6. #46
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Agora aproveitando o tópico me ajudem em um coisa:

    Vou atender uma prefitura de uma cidade pequena que eles usão modens da claro (pois ñ tem outro meio de internet lah, nem wireless nem adsl), são 9 modens pegando em média 80 a 100 kbps p/ 28 pcs, ou seja uma banda aprox. 700 a 900 kbps para 28 pcs estão insatisfeitos com o serviço, qual será a banda REAL que GASTAREI de verdade para atender esse cliente ??
    caro colega, 28pcs com 1mbps você atende tranquilamente,
    mas claro, você vai ter que limitar os pcs a 256kbps, e fazer um cache pra ajudar em alguma coisa..
    quanto á adsl, aqui na região aconteceu o seguinte:
    cidades com fibra optica eles instalam á cada rack uma saida stm que no caso é 155mb, no qual comercializam 300 600 1m , claro que tem o gatonet que faz da 8..
    cidades que tem o adsl2 , eles instalam 1gb no "armário" , e vendem 1 , 2 ,4 , 8 , 16mb..

    acredito que o trunfo da adsl aqui da região é ter essa bagatela de link todo..
    155mb dá pra brincar e muito.. porque querendo ou não nunca ficam muitos usuários simultâneos.
    sem contar na infra-estrutura de ponto a ponto que é fibra...
    agora tem outras cidades por aqui que não tem fibra e eles levam via rádio, como tambem não tem visada, eles usam aqueles radios da digitel de 1,4ghz, vi 2 enlaces deles.. pra uma cidade tem 8mb pra adsl e outra tem 16mb pra adsl, e na de 8 tem 64 portas adsl pra serem instaladas (o armario deles) e a outra tem 190 e poucos ..

    aqui na cidade são 400 + -..
    quando o numero de cliente aumenta d+ , eles instalam outro armario , com + portas e colocam outro link.. simples e facil :}
    e quando falta banda eles so trocam os radios do enlace de fibra.. ou seja muito mais facil do que nos..
    sendo que a fibra da tele hoje (com os conversores atuais) devem ter de até 8gb.,

  7. #47

    Padrão

    Obrigado pela resposta....

    Fico pensando qto eles devem pagar no MB.... hehehehe !

    Mas é isso ae, o jeito é ganhar no atendimento, assistencia e qualidade do serviço porque em velocidade tah dificil msm viu !!! rsss

    Abraço a todos !

  8. #48

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Obrigado pela resposta....

    Fico pensando qto eles devem pagar no MB.... hehehehe !

    Mas é isso ae, o jeito é ganhar no atendimento, assistencia e qualidade do serviço porque em velocidade tah dificil msm viu !!! rsss

    Abraço a todos !
    Isso que o companheiro citou mostra bem o poder de negociação que eles tem.
    E como você falou em contas, no exemplo que o Luizbe deu de 28 em 1 mega, temos que levar em conta que você não pode simplesmente fazer uma multiplicação tipo:
    1 mega coloco 28
    2 mega coloco 56 etc etc

    Mas em 2 mega já dá para colocar mais que o dobro, como por exemplo em lugar de 56 poderia atender bem 80 e em 3 mega a proporção é quase geométrica e não aritimética.
    Não sei se me expliquei bem, mas quanto mais link, cresce também a proporção de usuarios por mega que dá para colocar.
    Pois quanto mais link tiver, principalmente nesta escala de 100mb a proporção melhora em muito.
    Pois eles trabalham com probabilidades. No caso de termos um mega só, a probabilidade de termos todos ou quase todos usuários online é muito grande.
    Já se tivermos 100mega, mesmo aumento em muito a proporção de assinantes por mega, a chance de termos todos ou quase todos online é bem menor.
    Ou seja, é muito mais facil gerenciar 100mega do que 1 mega, em termos de planos de assinatura.
    E é isso que eles jogam
    Vi um assinante com GVT de 4mega. Navegava muito bem. Fui fazer medições e deu 1500 a 2500 kbps.
    Isso é mais que suficiente para uma navegação comum. Então o assinante nem reclama.
    Mas quando fui fazer download, havia uma limitação, não passando nunca de 600kbps.
    Mas mesmo assim o assinante esta rindo sozinho pois o preço era muito baixo. 59,00
    Podemos nós competir com isso? De maneira nenhuma, até porque mesmo que tivessemos um preço mais baixo de link, com link pequeno não dá para jogar com estes planos mirabolantes.
    Então, respondendo a tua pergunta: realmente não precisamos de 1 mega para navegação normal. E daí a importancia de escolher o perfil do assinante. Se ele é daqueles que vai querer jogar, viver pendurado em site de download, não será um bom cliente para nós. A não ser que tenhamos muito link para isso

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E daí a importancia de escolher o perfil do assinante. Se ele é daqueles que vai querer jogar, viver pendurado em site de download, não será um bom cliente para nós. A não ser que tenhamos muito link para isso
    Sábias palavras

  10. #50
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    só completando a tese:

    quantos mais megas você tem , mais clientes você consegue pendurar.
    eu tive 2mb da oi, deu pra colocar 150 users + -
    com 4mb deu pra colocar 300 só que antes só vendia 80k , depois passei a ter alguns clientes a 256k e um a 600k.

    agora com 16mb da pra colocar uns 450 c/ 256k e tambem ter alguns a 600k e outros a 1mb..
    mas sem exagerar muito em clientes com alta velocidade.

  11. #51

    Padrão

    Boa sorte no novo empreendimento....

    Completando o que vc falou,usar frequencias hj em dia não está valendo a pena,se somarem os custos de equipamentos,despesas de manutenção e o risco que vc corre ao prestar esse serviço (qualidade de sinal,velocidade oferecida,concorrencia,queima de radios) não dá.
    Invista em novas tecnologias,cabo coaxial,fibra FTTX furukawa entre outras,apesar do custo dos equipamentos eles são bons de manuenção,tem empresa de monte comprando,além disso o cabo na rua é um patrimonio valorizadissmo na hora de vender,muito mais do que um radio motorola,por exemplo.
    Além disso o governo está ajudando empresas a comprarem.

  12. #52

    Padrão

    Se Nos Formos Parar Bem Pra Analisar que esta na irregularidade e que tem o maior lucro!!!

    Vejamos a cara pega Link Residencial de 1MB Que não e Dedicado em Outras Palavras Não e 1MB Real
    Pelo Valor Aqui na Minha Área de Atuação Por R$ 164,00 Reais Mês E Levanta uma Barra de Ferro de uns 2M
    Pro Céu com Uma Omini Juntando Barra e ante e cabos e conectores gasta ai em torno de R$ 200,00 Reais e uma
    AP De R$ 130,00 Reais Então Primeiro Mês Ele Terá um Gasto Total de R$ 494,00 Na Instalação
    e a Distribuição fica da Seguinte maneira Ele Abre o Sinal e A Galera Que Já Tem O KIT de Outros Provedores Incluindo Os Legalizados Passam a Receber o Sinal Do Cara De Pau que Ainda Tem a Cara Dura de colocar o Telefone no nome da AP e Tem uns que Ate o Valor Coloca ! Atraindo Assim Os Clientes Ou Cúmplices Dos Outros Provedores supondo que esse cara coloque a sua mensalidade no valor de R$ 50,00 Reais com Dez clientes No Primeiro Mês Ele Já Obtém o que Gastou e de quebra ainda ganha R$ 6.00 Reais De LUCRO!!!!!!
    Digam-me Que Empreendedor Idôneo Pode Contra Esse Tipo de Negocio Ilícito mais rentável!!!!!

    Baseado Nesses Argumentos e que eu Digo que e um Absurdo alguém dizer que e mais difícil abrir mão de um provedor legalizado do que montar, uma coisa e você montar um provedor todo legalizado outra coisa e manter ele de pé, o que mais vejo são os que se denominam empreendedor que falam que estão desistindo por que tem gente na ilegalidade compondo meio que uma concorrência desleal, isso e uma besteira imensa pois um bom empreendedor
    Sabe que até isso deve ser levado em consideração antes mesmo de abrir um negocio!!!!
    Entendo que pra um mau empreendedor colocar a culpa em qualquer fator e mai conveniente do que correr atrás de uma forma de destacar o seu empreendimento em meio aos demais!!! Já Que e mais fácil declara falência do que se declara incapaz de sustentar seu empreendimento!!!!

  13. #53

    Padrão

    oq posso falar depois de tantos mestres falaram....................

  14. #54

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcoveck Ver Post
    Boa sorte no novo empreendimento....
    ...
    Invista em novas tecnologias,cabo coaxial,fibra FTTX furukawa entre outras,apesar do custo dos equipamentos eles são bons de manuenção,tem empresa de monte comprando,além disso o cabo na rua é um patrimonio valorizadissmo na hora de vender,muito mais do que um radio motorola,por exemplo.
    Além disso o governo está ajudando empresas a comprarem.
    Sei que o tópico é sobre continuar ou desistir, por isso peço desculpas aos companheiros por entrar neste assunto de cabeamento. Mas é que conversa puxa conversa.
    Quando você diz, "cabo na rua", logicamente há todo um processo de autorização para isso. E como ficam os custos disso? Cabo UTP pelos postes, na minha região está fora de cogitação pois o preço pedido é de 13,00 por poste.
    Em outro post um companheiro sugeriu cabeamento com mini-fibra, coisa que eu nem sabia que existia, e disse ser muito barato.
    Eu não conheço nada da manipulação dos cabos de fibra, mas parece que exige ferramentas especiais para emenda e tal. E se chega com fibra na residencia, vai exigir um conversor?
    E no caso da fibra, vai também pelos postes ou é possível abrir calçadas para instalação? E aí vai depender de autorização de cada proprietário logicamente.
    Desculpe tantas perguntas, mas como leigo, tenho muita curiosidade sobre isso.

  15. #55

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magnotec Ver Post
    Se Nos Formos Parar Bem Pra Analisar que esta na irregularidade e que tem o maior lucro!!!

    Vejamos a cara pega Link Residencial de 1MB Que não e Dedicado em Outras Palavras Não e 1MB Real
    Pelo Valor Aqui na Minha Área de Atuação Por R$ 164,00 Reais Mês E Levanta uma Barra de Ferro de uns 2M
    Pro Céu com Uma Omini Juntando Barra e ante e cabos e conectores gasta ai em torno de R$ 200,00 Reais e uma
    AP De R$ 130,00 Reais Então Primeiro Mês Ele Terá um Gasto Total de R$ 494,00 Na Instalação
    e a Distribuição fica da Seguinte maneira Ele Abre o Sinal e A Galera Que Já Tem O KIT de Outros Provedores Incluindo Os Legalizados Passam a Receber o Sinal Do Cara De Pau que Ainda Tem a Cara Dura de colocar o Telefone no nome da AP e Tem uns que Ate o Valor Coloca ! Atraindo Assim Os Clientes Ou Cúmplices Dos Outros Provedores supondo que esse cara coloque a sua mensalidade no valor de R$ 50,00 Reais com Dez clientes No Primeiro Mês Ele Já Obtém o que Gastou e de quebra ainda ganha R$ 6.00 Reais De LUCRO!!!!!!
    Digam-me Que Empreendedor Idôneo Pode Contra Esse Tipo de Negocio Ilícito mais rentável!!!!!

    Baseado Nesses Argumentos e que eu Digo que e um Absurdo alguém dizer que e mais difícil abrir mão de um provedor legalizado do que montar, uma coisa e você montar um provedor todo legalizado outra coisa e manter ele de pé, o que mais vejo são os que se denominam empreendedor que falam que estão desistindo por que tem gente na ilegalidade compondo meio que uma concorrência desleal, isso e uma besteira imensa pois um bom empreendedor
    Sabe que até isso deve ser levado em consideração antes mesmo de abrir um negocio!!!!
    Entendo que pra um mau empreendedor colocar a culpa em qualquer fator e mai conveniente do que correr atrás de uma forma de destacar o seu empreendimento em meio aos demais!!! Já Que e mais fácil declara falência do que se declara incapaz de sustentar seu empreendimento!!!!
    Caramba, é difícil ler o que você escreve, azul, caixa alta nas iniciais.... bem, vamos ao tópico.

    Empreendedorismo é um mix de virtudes e alguns vícios de uma pessoa. Não basta saber o que abrir e como abrir de negócio, mas sim a hora certa de parar, vender ou fechar. No meu caso, não fechei, vendi e bem por sinal. É claro que temos que levar em conta os clandestinos, que aqui até que é tranquilo. Mas voltando ao meu tópico inicial, os motivos foram aqueles. Não vejo, pelo menos pra mim, como um negócio rentável, mas sim como algo que pode ser executado em paralelo á outra atividade (não sei como, não dá tempo heheheh).

    Quanto tempo você opera ? Deve ter uma vasta experiência, creio, pela frase "Entendo que pra um mau empreendedor colocar a culpa em qualquer fator e mai conveniente do que correr atrás de uma forma de destacar o seu empreendimento em meio aos demais!!! Já Que e mais fácil declara falência do que se declara incapaz de sustentar seu empreendimento"

    Destacar seu empreendimento pode ser o limite entre você continuar operando, vender ou quebrar definitivamente. Jamais é mais fácil para um empresário, decretar falência.. isso é a pior coisa que pode acontecer. Você acredita em milagres ? Deve acreditar, porque no mundo dos negócios, o que manda são os números, e eles são cruéis e não perdoam. Não é questão de capacidade, mas sim de DISCERNIMENTO, SAGACIDADE e VISÃO.

    Abraços e reveja seus conceitos, pode te ajudar na frente.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sei que o tópico é sobre continuar ou desistir, por isso peço desculpas aos companheiros por entrar neste assunto de cabeamento. Mas é que conversa puxa conversa.
    Quando você diz, "cabo na rua", logicamente há todo um processo de autorização para isso. E como ficam os custos disso? Cabo UTP pelos postes, na minha região está fora de cogitação pois o preço pedido é de 13,00 por poste.
    Em outro post um companheiro sugeriu cabeamento com mini-fibra, coisa que eu nem sabia que existia, e disse ser muito barato.
    Eu não conheço nada da manipulação dos cabos de fibra, mas parece que exige ferramentas especiais para emenda e tal. E se chega com fibra na residencia, vai exigir um conversor?
    E no caso da fibra, vai também pelos postes ou é possível abrir calçadas para instalação? E aí vai depender de autorização de cada proprietário logicamente.
    Desculpe tantas perguntas, mas como leigo, tenho muita curiosidade sobre isso.
    O que muda é a mídia e o meio, o serviço continua o mesmo. Se com nossas torres, tínhamos problemas etc.. com rádios, descargas, com postes tempos vandalismo, acidente de carro, etc... o problema é a forma que o serviço é prestado. Não temos incentivo etc.. etc.. daí a conversa começa novamente.

    Mas pra quem tem capital, DEVE sim investir e se preparar para aguentar até a coisa dar retorno. Mas com 5.000 nem rola, tem gente que começa com menos. Alguns podem até alcançar o sucesso, mas só alguns.

    Abraços

  16. #56

    Padrão

    mas como falaram assunto puxa assunto,em cidades menores o cabeamento é mais fácil,é possivel até falar com o prefeito e pedir ajuda,basta ter persistencia,não é "coisa impossível",como lhe falei é um patrimonio valioso.....

  17. #57

    Padrão

    Alam, olha o que eu achei e acho que retrata bem aquilo que te motivou a saltar fora.

    Muitos de nós estamos exatamente nesta situação e não queremos que o nosso epítáfio seja sombrio.

    desculpe ter zipado mas no formato .pps não aceita anexar.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  18. #58

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Alam, olha o que eu achei e acho que retrata bem aquilo que te motivou a saltar fora.

    Muitos de nós estamos exatamente nesta situação e não queremos que o nosso epítáfio seja sombrio.

    desculpe ter zipado mas no formato .pps não aceita anexar.
    Com certeza esta música é uma lição de vida... cabe muita reflexão

  19. #59

    Padrão

    Alam,
    o que você anda fazendo após a venda?
    qual ramo você entrou?

    e você mora em qual cidade?

  20. #60

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Alam,
    o que você anda fazendo após a venda?
    qual ramo você entrou?

    e você mora em qual cidade?
    Eu estou trabalhando em meus antigos contratos de assessoria e suporte para empresa na área de informática, cuidando da loja nova, vendendo bastante antena e radinho para provedor aqui no estado, cuidando de algumas redes, cuidando da minha família, dos meus cachorros e de mim também. E de vez em quando uns enlace cabeçudo para as telecom ou Estado, em microondas etc... um dia desses fizemos outro de 300mb full

    É notório a preocupação com a renda que tinhamos anteriormente, agora é saber administrar o dinheiro da venda e igualar com o rendimento de novos negócios. Mas como já havia dito, eu quero é ser feliz, e ficar mais tempo com minhas gurias, o resto a gente vai acertando.

    Essa vida nossa é muito curta, e acaba de uma hora pra outra. Quem assistiu CLICK sabe como foi angustiante durante o filme, e o alívio que dá quando ele acorda na loja dormindo e ve que tudo não era um sonho (ou uma segunda chance ??) .

    Daí vos lhe pergunto ? Será que teremos a segunda chance ? eu creio que não, então aproveito o hoje, o amanhã a gente vê depois...

    No mais, estamos sempre abertos a novas oportunidades, surgiu até uma luz dentro da embratel, mas é muito cedo para criar expectativas.

    Sou do ES, serra.

    Abraços