+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Receber várias linhas externas no Asterisk

    Pessoal. Trabalho numa empresa que presta serviços de telefonia por rádios monocanais, por este motivo temos em nossa central várias linhas que pertencem á nossos clientes.

    Gostaria de saber se existe alguma maneira de configurar um servidor Asterisk e ligar todas estas linhas no servidor Asterisk, fazendo com que eu possa entregar a linha para o cliente através da rede de dados?

    Tive esta idéia pois também somos provedor de internet wireless e nestes clientes que atendemos com monocanal, são fazendas que usam nossa internet através de equipamentos 5.8Ghz, ou seja, possuem banda de sobra e estão ligados á nossa rede. Se for possível entregar estas linhas telefônicas apartir do momento que o cliente recebe nosso link de internet será um serviço bastante atraente para os cliente, visto que os monocanais sofrem com muita interferência de outros monocanais da região.

    Agradeço quem puder me ajudar.

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    creio que possa sim, fizemos isso ano passado para uma empresa, mas na verdade nós levamos uma linha pra lá via rádio. Usamo tipo ATA, um em cada ponta, tipo um conversor, entregamos no enlace de 5.8 e "desconvertemos" do outro, pronto, tinha linha de telefone lá.

    Procure na internet, creio que nem precise do asterisk, não lmebro se é ATA converter, ou alguma coisa assim, sei que não foi muito barato.

    Outra coisa, se você montar um asterisk filé, com placas originais, voce consegue sim fazer o que quer, as linhas vão entrar nele , e você vai colocar em cada cliente um ATA, ligado na ether do rádio dele, e vai enlaçar com a central, é bem simples. Faça o teste.

    Abraços

  3. #3

    Padrão

    Você entendeu exatamente o que preciso.

    Mas minha dúvida. Para ligar cada linha precisarei de uma placa? Não existe nenhum dispositivo externo que receba as linhas e eu direcione para o Asterisk? Não gosto muito de trabalhar com placas PCI nos servidores.

    Obrigado,

    Gustavo

  4. #4

    Padrão

    Olha só, voce precisa entrar em essas linhas no ASTERISK, a única forma que vejo é através para placas FXS e FXO, depende de como for fazer. Pode até ter uma ATA tipo switch, mas eu desconheço e deve ser mais caro.

    Não vejo problema nenhum em usar PCI no servidor, desde que não seja de baixa qualidade.

    Abraços

  5. #5

    Padrão

    Obrigado pela resposta.

    Pelo que andei pesquisando, existem bancos de canais.
    Um exemplo é este: Asterisk IP PBX, Channel Bank, VoIP Telephony / Fax Products - Xorcom
    Parece uma solução interessante. Mas depois que vi que existem placas que recebem várias linhas, acho que seria o ideal para iniciarmos os testes aqui na empresa.

  6. #6

    Padrão

    Bom dia,

    pelo que entendi são linhas analógicas. Então terá de usar placas FXO. Há no mercado placas para até 24 linhas analógicas. Talvez uma de 8 FXO dará para começar.

    Para quem precisa de grandes quantidades de linhas no asterisk terá de pedir E1 a operadoras. Para cada E1 são entregues 30 linhas digitais. Há no mercado placas para até 4 E1, ou seja, 120 linhas e 120 ligações simultâneas. Para quem precisa de mais de 120 linhas basta adicionar mais placas com interfaces E1.

    Há também servidores prontos para até 2048 linhas.

  7. #7

    Padrão

    Interessante. Obrigado pela resposta.

    E para começarmos a prestar este serviço, além da SCM normal do Provedor, que temos em Parceria com a Localnet, a Anatel exige mais algo?

    Obrigado !

  8. #8

    Padrão

    Alguém com mais experiência pode confirmar isso, mas acho que não dá pra enquadrar como VOIP... seria STFC ?

    Alguém ajuda, pq também fiquei curioso.

  9. #9

    Padrão

    Pesquisando encontrei esta matéria: http://www.voipcenter.com.br/modules...hp?storyid=583

    Só que como é antiga não sei se ainda tá valendo esta idéia.

  10. #10

    Padrão

    Amigo, fiz isso a uns 2 anos atras para um pequeno provedor. Coloquei uma placa Digium TDM400P com 4 FXO e mandei com 2 IAxy e 2 ATAs SIP.
    Se a rede estiver funcionando legal, vai funcionar bem. Quando eu peguei pra fazer, a rede nao funcionava direito, aí dava problema. Precisei contornar o problema melhorando o backbone do sujeito.
    Desde já precisas saber que tráfego voip gera muito pacote. O pacote é pequeno, mas gera muito pacote. Então, se for usar 2.4GHz, rtl8186 eu nao recomendaria, no mínimo routerboard, e ainda assim 2.4 nao seria tao confiavel. O ideal seria utilizar 5.8 nessa situação.
    Qualquer coisa, tire mais dúvidas no fórum se precisar de ajuda na configuração ou no diagrama da rede.

    Saudações a todos.

  11. #11

    Padrão

    Saberia me dizer quanto de banda uma ligação VoIP necessita normalmente?

  12. #12

    Padrão

    Com G.711 utiliza em media de 128Kbps down e up. Logicamente podes usar um codec que utilize menos banda.

    Esse G.711 eu gostei bastante, é um codec sem compactação. A voz sai muito limpa, melhor que STFC.

    Saudações,

  13. #13

    Padrão

    Nossa, consome bem mais do que eu pensava. Geralmente nós entregamos um link de 400k para estes clientes. Então em caso de estar usando a internet e o telefone juntos um deles ou os dois poderia ficar com a qualidade comprometida, certo?

  14. #14

    Padrão

    Se voce tem o telefone dentro de um controle de banda sim, já que o computador do cliente vai usar a banda que estiver disponivel, aí criaria um gargalo, e o telefone teria problemas com jitter. Nao chega a 128kbps, mas deve chegar a 100kbps, coloquei 128kbps para garantir, isso usando um codec sem compactação. Mas voce pode usar G.729, que provavelmente utilizaria menos, em torno de 70kbps.

    Saudações,

  15. #15

    Padrão

    OK. A respeito da licença necessária alguém saberia algo?

  16. #16

    Padrão

    Os ATAs possuem licenças G.729, você precisaria de licença no Asterisk. Existem uma "free" que seria bom para voce testar, aí voce compraria a licenca na Digium depois ok?

  17. #17

    Padrão

    Hehe, tudo bem. Mas eu me refiro á licença exigida pela Anatel para prestar este tipo de serviço.

  18. #18

    Padrão Re: Receber várias linhas externas no Asterisk

    Bom dia Amigo.
    Esta informação citada por você é exatamente o que eu preciso para solucionar meu problema.
    Veja. Eu tenho um servidor Asterisk com placa E1 da digium e 1 placa de 4 FXO da digium, tenho também dois ATAs linksys SPA8000 com 8 portas cada um. Eu preciso que o ATA comunique as linhas digitais do E1 com os ramais por meio dos ATAs e preciso que os ramais façam ligações voip comunicandos-e com o asterisk por meio dos ATAs. Como faço essa configuração? Você tem algum tutorial que possa me ajudar?

  19. #19

    Post Re: Receber várias linhas externas no Asterisk

    Bom dia Alamdias

    Eu tenho um servidor asterisk com uma placa E1 (linhas digitais) da Digium e uma placa 4 FXO da Digium, nesta placa FXO tenho 4 interfaces celular conectadas. Tenho também 2 atas linksys SPA8000 com 8 portas FXS. Preciso o seguinte. interligar os ramais comuns da empresa com o servidor asterisk por meio dos ATAs, de maneira que posso com o mesmo ramal efetuar ligações voip, pela interface celular e receber ligações das linhas digitais. Como posso fazer isso? Você tem algum tutorial que possa me ajudar?