Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Enlace 62Km - Dúvidas

    Olá membros.

    Esse é o meu primeiro post aqui no fórum.

    Bem, vou fazer o meu primeiro enlace e já vou começar com 62km.
    Vou utilizar nos dois pontos "A" e "B" os seguintes equipamentos:

    Antena Oiw 33dbi
    Cartão XR5
    RB 433AH
    Cabo cell flex

    Enlace com visada.

    Quero TENTAR trafegar livremente 20MB nesse enlace OU MAIS!!!. Vamos trabalhar para isso

    DÚVIDA:
    Sendo que, o meu provedor fica a uns 3km do ponto "A" (que fica em uma serra). Então, o que é preciso comprar de equipamentos para fazer esse enlace de 3k do meu provedor até o ponto "A" e que continue rodando os 20mb alcançados no enlace entre "A" e "B"?

    Pensei em utilizar NS5. Até pelo fato de ser uma solução barata, até pq já gastei e muito com os equipamentos desse enlace.. hehehe

    Fico no aguardo por alguma solução

    Ats

    DANILO

  2. #2

    Padrão

    beleza pura
    temos um link bem parecido desse 62,7 km
    mesmo esquipamentos e ta com -65 nesse momento o sinal
    em turbo ta passando 60-63 mb half ( somente 1 polaridade )

    nesse outro link espete um xr5 + grade hyper 22 na mesma rb do ptp de 62 km e na outra ponta coloque xr5+grade22 + 433ah de preferencia

    se quiser pegar grade 27 pelo pouca diferenca de preco melhor

    e corra para o abraco

  3. #3

    Padrão

    Opa Gustavo, blz?

    Cara, mas utilizar um outro cartão no mesmo RB não prejudicará na performace da Rb?
    Por isso que eu pensei em um NanoStation 5.8. O que você acha do NS? Será que em um enlace de 3km ele fecha com um tráfego de 20mb?
    E nesse seu enlace semelhante, conseguiu trafegar um link de quanto?

  4. #4

    Padrão Eu uso na mesma RB e funciona legal

    Citação Postado originalmente por dmwish Ver Post
    Opa Gustavo, blz?

    Cara, mas utilizar um outro cartão no mesmo RB não prejudicará na performace da Rb?
    Por isso que eu pensei em um NanoStation 5.8. O que você acha do NS? Será que em um enlace de 3km ele fecha com um tráfego de 20mb?
    E nesse seu enlace semelhante, conseguiu trafegar um link de quanto?
    Amigo... eu uso aki em enlace de 50 km com dois cartões na mesma RB... não prejudica não... funciona blzinha.

    Abraços
    Eder

  5. #5

    Padrão

    Uso aqui 2 cartões xr5 c/ zirok wll-090 para um enlace de 52,8 km esta neste momento -65 de sinal, mas falta terminar o alinhamento que faço hoje, tambem uso 2 cartões (1 recebendo e outro jogando pro meu provedor base que fica a 18 km) funciona perfeito.

    Vale lembrar que pedendendo da fonte que vc esta usando será necessário colocar uma fonte de "MAIOR" jah que o consumo aumentará devido aos 2 cartões.

    No meu ptp de 18 km usei xr5 c/ zirok wll-060 perfeito..

    Abraço !!

  6. #6

    Padrão

    tenho um enlace de 50km, nos dois lados eu uso RB433AH. eu utilizo todas as 3 mini pci da rb, 1 para o enlace de 50km, outro para enlace de 3km e o ultimo como ap para 2 clientes, isso no lado A.
    no lado B eu tbm utilizo as 3 mini pci da rb, 1 para receber enlace de 50km, outro para fazer outro enlace de 4 km e o ultimo slot para atender cerca de 50 clientes e sempre funciono belezinha. uso fonte de 18v 3,5amp.


    espero ter ajudado.

  7. #7
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    o enlace de 3km eh tranquilo fazer com nano, mas use a linha mimo, sobre o uso dos 2 cartoes na rb sou contra, para enlaces de longa distancia em que vc quer passar 20mb eh bom deixar todo processamento para um so cartão... muitos vao descordar de min, mas fazer o que.... espero ter ajudado, abraços.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dmwish Ver Post
    Opa Gustavo, blz?

    Cara, mas utilizar um outro cartão no mesmo RB não prejudicará na performace da Rb?
    Por isso que eu pensei em um NanoStation 5.8. O que você acha do NS? Será que em um enlace de 3km ele fecha com um tráfego de 20mb?
    E nesse seu enlace semelhante, conseguiu trafegar um link de quanto?
    nao tera problema! fique fica!
    questao dos nanos, ate funciona!
    mas ele tem pouco gerenciamento! bla bla bla
    e outra coisa como o nome já diz STATION são coisas para clientes

    e acho que colocando o outro cartao la vc gasta ate menos e tem todo o gerenciamento do mikrotik

  9. #9
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Uso aqui 2 cartões xr5 c/ zirok wll-090 para um enlace de 52,8 km esta neste momento -65 de sinal, mas falta terminar o alinhamento que faço hoje, tambem uso 2 cartões (1 recebendo e outro jogando pro meu provedor base que fica a 18 km) funciona perfeito.

    Vale lembrar que pedendendo da fonte que vc esta usando será necessário colocar uma fonte de "MAIOR" jah que o consumo aumentará devido aos 2 cartões.

    No meu ptp de 18 km usei xr5 c/ zirok wll-060 perfeito..

    Abraço !!
    Olivio, quanto de banda esta passando no enlace de 52 e no de 18 em full duplex ?

    Abraços a todos

  10. #10
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    nao tera problema! fique fica!
    questao dos nanos, ate funciona!
    mas ele tem pouco gerenciamento! bla bla bla
    e outra coisa como o nome já diz STATION são coisas para clientes

    e acho que colocando o outro cartao la vc gasta ate menos e tem todo o gerenciamento do mikrotik
    Ola gzanatta00,

    Não concordo com vc a respeito dos nano, em testes aki para fazer link ptp eles se saim muito melhores do que as RBs, isso falando da linha mimo da ubiquiti é claro, nunca consegui fazer link full com mais de 30 mbs com Rb433ah, rb600, isso fazendo nstreme, trabalhando em turbo etc.., ja com 2 simples bullet m5 passei 35 mb full com 50 mil sessões abertas em um link de 18km com duas antenas diamante emctest fechando enlace a -49,(ja penso o que iria fazer um rocket m5 com uma antena dual), depois desse teste to arrancando minhas rb e botando ubiquiti, a nao ser para fazer AP onde as RBs tem desempenho indiscutivel, mas conviemos que o melhor desempenho hoje se tira das RBs utilizando cartoes Ubiquiti. Desculpa minha discordancia mas eh pra isso q serve o forum.... abraços

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    Ola gzanatta00,

    Não concordo com vc a respeito dos nano, em testes aki para fazer link ptp eles se saim muito melhores do que as RBs, isso falando da linha mimo da ubiquiti é claro, nunca consegui fazer link full com mais de 30 mbs com Rb433ah, rb600, isso fazendo nstreme, trabalhando em turbo etc.., ja com 2 simples bullet m5 passei 35 mb full com 50 mil sessões abertas em um link de 18km com duas antenas diamante emctest fechando enlace a -49,(ja penso o que iria fazer um rocket m5 com uma antena dual), depois desse teste to arrancando minhas rb e botando ubiquiti, a nao ser para fazer AP onde as RBs tem desempenho indiscutivel, mas conviemos que o melhor desempenho hoje se tira das RBs utilizando cartoes Ubiquiti. Desculpa minha discordancia mas eh pra isso q serve o forum.... abraços
    claro a gente aqui na empresa discute as veses questoes como essa! por exemplo
    os nanos vc nao se encomoda com agua no cabo, pigtail no estoura, nao entra agua nas caixas, essa parte eh show!

    mas se quiser trabalhar com ospf! fazer roteamentos certinhos, bunitinhos, usar o freq. usage para ver qual o canal que ta com bastante interferencia! etc etc nao tem essas possibilidades

    questao do link, temos um link de 48km passando 50 mb full de link! 45dow/13up +-, sinal de -55, mas passa 63 half testado
    essa semana fizemos um bonding passou 120mb half , qq coisa tenho uns printscreen

  12. #12

    Padrão Opiniao

    A linha Mimo da ubiquiti tem suas vantagens mas caiu dos meus conceitos qdo vi que a lan é 10/100 mbps.

    como uma empresa lança uma linha de produtos fazendo uma propaganda na pagina principal do seu site de 150 Mbps de Throughuput TCP/IP e a lan do equipo é 10/100, pior ainda indoor a tecnologia pode chegar a 300 mbps, mas e porque a porcaria da lan nao foi projetada como gigabit???

    mikrotik, bonding e muitas outras funcionalidades do routerOS alem de routerboards de boa qualidade garantem links estaveis e com muitos recursos para gerenciamento.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Olivio, quanto de banda esta passando no enlace de 52 e no de 18 em full duplex ?

    Abraços a todos
    52 km:

    Nos últimos testes tah passando 10 mb full mas ainda tenho q ativar o modo turbo e dar uma alinhada final, mas creio q fexo uns 20 a 25 mb full... (devido a outros links jah fechado pela empresa que eu compro link)

    18 km:

    Consegui 28 mb full c/ turbo ativado... axo que ainda da pra melhorar se fizer um alinhamento fino, mas não tenho necessidade de mais banda q isso....

  14. #14
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    52 km:

    Nos últimos testes tah passando 10 mb full mas ainda tenho q ativar o modo turbo e dar uma alinhada final, mas creio q fexo uns 20 a 25 mb full... (devido a outros links jah fechado pela empresa que eu compro link)

    18 km:

    Consegui 28 mb full c/ turbo ativado... axo que ainda da pra melhorar se fizer um alinhamento fino, mas não tenho necessidade de mais banda q isso....
    Opa valew, é que vou tentar fechar um que da uns 20 km mais ou menos, vou precisar de no minimo 25 mega full-duplex, nos testes em bancada deu uns 30, vamos ver na pratica.

    Abraços

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gilmar Ver Post
    A linha Mimo da ubiquiti tem suas vantagens mas caiu dos meus conceitos qdo vi que a lan é 10/100 mbps.

    como uma empresa lança uma linha de produtos fazendo uma propaganda na pagina principal do seu site de 150 Mbps de Throughuput TCP/IP e a lan do equipo é 10/100, pior ainda indoor a tecnologia pode chegar a 300 mbps, mas e porque a porcaria da lan nao foi projetada como gigabit???

    mikrotik, bonding e muitas outras funcionalidades do routerOS alem de routerboards de boa qualidade garantem links estaveis e com muitos recursos para gerenciamento.
    está aqui o Gilmar! que não me deixa mentir

  16. #16

    Padrão

    Olá pessoal!

    Estou com um probleminha, se alguem puder dar uma dica agradeço.

    Tenho um link de 25Km +/-, uso RB-433AH, antenas OTOTECH disco 32,5, cartão R5H, cabo LMR-400, conector DATALINK.


    Teste 1: Ponto A: AP Bridge (apenas para teste, pretendo usar bridge WDS), Band 5G, freq. 5805, noise floor no momento do teste 87db -- Ponto B : Station-pseudobridge, Sinal: -72/68 (TX/RX), CCQ: 54% média.

    - O rate fica em 48/6 (TX/RX) e esporadicamente cai pra 6/6
    - No teste de banda realisado a partir do ponto B, o Rx fica na média de 11mbps, o Tx 12mbps, já em full a coisa fica feia, 700k/2,9m (TX/RX)



    Teste 2: Band 5G Turbo, freq 5800, noise floor 80db, bom.. o sinal no ponto B oscila muito, de 68 a 79, quase nem para conectado.


    Teste 3: Band 5g/10mhz, freq 5825, noise floor na recepção -88 a -93 (oscilando), sinal -61, o rate fica em 18/6 (TX/RX) no momento do teste de banda sobe pra 36/36 (não entendo o pq).

    - no teste fica em 7mbps de RX e 5 de TX, em full fica 2/3,4 (TX/RX)


    Teste 4: Band 5g/5mhz, freq 5815, dando scan no ponto B vejo sinal de -56, porem naum conecta.




    Preciso desse enlace com pelomenos 20mbps em full. O que será q está ocorrendo??



    Se alguem puder me ajudar eu agradeço.

  17. #17

    Padrão

    Primeiro ative um ponto em modo AP BRIDGE e outro como STATION WDS, dpois só ativar o WDS.

    Primeiro veja se tem visada (pois é o começo e a alma de tudo) !!

    Quanto ao sinal, cara essas antenas nunca usei, mas jah te falo acho que com estes cartões 20 MB FULL meio dificil de conseguir, de início daria uma analisada nas conexões depois alinhamento das antenas e de final (que acho ser o seu problema) trocaria os cartões por XR5 UBIQUITI dae sim vc consegue essa transmissão de qualidade, se de tudo não der coloca uma zirok wll-060 que fecha essa distância perfeito c/ visada claro.

    Tenho link de +/- 50 km c/ XR5 com Zirok wll-090 com média 20 a 22 MB FULL....

    Mas definitivamente usando uma rb433ah c/ cabo LMR-400 e conector datalink com baixo sinal é o cartão msm.....

    QQ coisa estamos ae.. abraço !!!

  18. #18

    Padrão

    Opa... esqueci de comentar!!!

    No caso o meu ponto A seria na Av. Paulista em SP. O que acredito que complique um pouco pela grande diversidade de transmissões.

    E quanto ao cartão... tenho em mãos o 8602, vale a pena testar????

    Sobre as antenas da Ototech já usei as de 24, tem um desempenho muito bom. Para esse enlace o proprio fabricande recomendou a de 32,5 devido a distância.


    Vou fazer alguns testes aqui, trocando cartão, pigtail, e até mesmo a antena (por outra do mesmo modelo, é o que tenho a mão aqui) e posto os resultados.


    Valeu pela força


    Abraço!

  19. #19

    Padrão

    Cara emb-8602 é melhor de sinal porem não suporta muito trafego intenso..

    Agora as antenas pra vc ter uma idéia uso uma ZIROK de somente 27 Dbi pra fechar esse enlace de +/- 50 km...

    Quanto as interferências ja não sei, depois de alinhar corretamente tenta mudar de canal....

    Abraço

    (Se lhe ajudei em algo... Click em agradeçer.... rsss...vlw)

  20. #20

    Padrão

    cara sua antena na minha opiniao eu considero umas das melhores! melhor que zirok com certeza!
    cartao teria que ser xr5

    o teu problema ai pode ser agua, cabo (use cellflex compre ca computech pronto)
    desalinhamento (acho que nao eh, seu sinal esta bom)

    e o que mais acho é interferencia (CCQ: 54% média.) ta muito ruim esse ccq! tente mudar de canal! dar um frequencia usage e veja o canal que menos tem interferencia