+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão [Curiosidade] "Antena" Tambor usada pela Embratel

    Eae moça da Under-linux... galera, tenho uma curiosidade aqui...

    Queria saber um pouco mais sobre aquelas antenas em forma de tambor (menos de 1 metro de diametro) que a Embratel costuma usar nos clientes, o que é aquilo? é um WiMAX? e as maiores são a mesma coisa? Sei que as de 3 metros são usadas pela mesma Embratel para rádios STM... nesse caso acho que o tambor é só uma antena... mas no caso das menores acho que o rádio fica embutido atrás...

  2. #2

    Padrão

    Olá,

    Os tambores são apenas as antenas.
    O diâmetro da antena depende da distância e throughput do enlace.
    A ODU pode estar diretamente acoplada à antena ou conectada através de um guia de ondas.
    Normalmente os rádios utilizam o padrão PDH ou SDH.

    Att,
    Daniel

  3. #3

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         odu_nokia.jpg
Visualizações:	838
Tamanho: 	42,4 KB
ID:      	8667

    - O enlace da esquerda possui uma ODU NEC acoplada diretamente à antena
    - O outro enlace possui uma ODU Nokia conectada através de um guia de ondas.

  4. #4

    Padrão

    Estas antenas são muito semelhante as parabólicas. Mas tem esta proteção na frente. São chamadas de Radome.
    Segundo eles , a eliminação de interferências é maior.
    Dá a impressão pelas fotos que existe um anel metálico acoplado a parábola e isto impediria a recepção de sinais laterais com mais eficiência.

    A Pluton tem delas para 5.8 , a PTX26-58R
    ANTENAS PLUTON - FONE 19-21050400

    A mesma antena sem o radome fica muiiiito mais barato

    Dá uma olhada na última foto. Isto é o que toda antena de alto ganho precisa ter para facilitar o apontamento. Mas tenho visto isso em poucas.
    Só o preço é que é salgado.

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Dá uma olhada na última foto. Isto é o que toda antena de alto ganho precisa ter para facilitar o apontamento. Mas tenho visto isso em poucas.
    Só o preço é que é salgado.
    As Kathrein que uso tem isto. As OIW 33 dbi também tem regulagem por parafusos, no apontamento vertical delas.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    As Kathrein que uso tem isto. As OIW 33 dbi também tem regulagem por parafusos, no apontamento vertical delas.
    Entre Kathrein, Pluton e OIW, acho que OIW tem preço melhor.

    Martini, tu chegou a receber uma MP que enviei dois dias atrás sobre um pessoal que está para se instalar aí perto de ti?

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Entre Kathrein, Pluton e OIW, acho que OIW tem preço melhor.

    Martini, tu chegou a receber uma MP que enviei dois dias atrás sobre um pessoal que está para se instalar aí perto de ti?
    OIW realmente é melhor, inclusive de sinal... Recebi a mensagem sim, o negócio está desenvolvendo...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    OIW realmente é melhor, inclusive de sinal... Recebi a mensagem sim, o negócio está desenvolvendo...
    Conhece eles?

  9. #9

    Padrão

    galera! sou novo aqui. gostaria de saber se alguem sabe onde comprar torre modular para provedor com o menor custo possivel?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wans1105 Ver Post
    galera! sou novo aqui. gostaria de saber se alguem sabe onde comprar torre modular para provedor com o menor custo possivel?
    Não se impressione só com preço.
    Segurança também é importante, talvêz até mais.

    Aproveitando, já que é novo e por isso está desculpado. Neste assunto que você tocou, já tem material no forum. Dá uma pesquisada.
    E assim, não polui o tópico que neste caso é de outro assunto, sobre antenas radome.

  11. #11

    Padrão

    putz, ganho de 53dbi, essa é excelente, vale o preço. ouvi dizer que o 'pano' na frente é para proteger as antenas de sujeiras e de possiveis ninhos de pássaros nelas,que diminuiria o ganho, isso ouvindo de um engenheiro de telecom da telemar.

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    putz, ganho de 53dbi, essa é excelente, vale o preço. ouvi dizer que o 'pano' na frente é para proteger as antenas de sujeiras e de possiveis ninhos de pássaros nelas,que diminuiria o ganho, isso ouvindo de um engenheiro de telecom da telemar.
    Acho q vc se enganou, se está se referindo as Pluton. O ganho delas é de 30 db

    Peso da Antena: 11.7Kg
    Frequência de Operação: 4.9-6.0Ghz
    Polarização: Linear
    Conector: N Fêmea ( acompanha cabo RGC-8 )
    VSWR: < 1.5:1
    Fixação Ideal: Tubo de 2.0 polegadas (diâmetro externo)
    Diâmetro: 76cm
    Ganho: max 30.0db @ 6.0Ghz

  13. #13

    Padrão

    realmente, li foi a relação de frente costas, hehehhe, 30dbi, aí o preço começa a salgar, mas a segurança é superior.

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    realmente, li foi a relação de frente costas, hehehhe, 30dbi, aí o preço começa a salgar, mas a segurança é superior.
    Sim, principalmente em ambientes com muita interferência.

  15. #15
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Bah galera! Valeu ai as respostas já deu pra aprender muita coisa sobre as Radome... aliás, nem o nome eu sabia né! hehe... Agora já tenho como procurar mais coisas caso precise! Obrigado a todos ai e se alguém tiver mais a falar fique a vontade que info nunca é demais! Abraço.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    realmente, li foi a relação de frente costas, hehehhe, 30dbi, aí o preço começa a salgar, mas a segurança é superior.
    Esta é para locais especiais onde tem muito problema de interferência.
    Tem a mesma sem o radome que custa menos de 500,00
    Só uma coisa me chamou a atenção é que nas especificações o peso das duas é o mesmo. Acho que não deve ser, pois até o sistema de suporte e direcionamento é bem mais elaborado. Além do peso daquele tubo acoplado.
    Como ela é fechada não sei se tem mais alguma coisa dentro, além daquela caixa externa que a sem radome não tem. Acredito que aquela caixa ou tubo acoplado faça o papel de isolar transmissões laterais com mais eficiência. Mas no restante deve ser igual a mais barata.

    Até pouco tempo as operadoras não usavam tanto destas, mas atualmente elas estão presentes praticamente em todas as torres. Isto mostra como até eles estão enfrentando problemas de interferências e neste caso deles mesmo, já que é frequencia licenciada.
    Última edição por 1929; 16-01-2010 às 12:04.