+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking O que devo colocar no meu cliente ??

    Ola amigos, estou em duvida..o que devo por no meu cliente a uns 2Km ...pois ainda nao tenho .muito conhecimento ...Tenho apenas 15 Anos.. Estou começando agora.!!!!!!

    Meu Ap eh um Wr 254 da Ap Router..
    A antena eh uma Hyper Link de 15dBi ..
    e minha torre tem uns 13 metros de Altura..!!

    O que devo colocar no meu cliente.??? Por Favor me Ajudem..!!

    Vlw..galera..

  2. #2

    Padrão

    NanoStation2!

  3. #3

    Padrão

    Se vc usa 5.8Ghz a NANO5 ou BULLET 5 com disco da Aquario são bons equipamentos com performance e estabilidade já comprovada em campo, além da facilidade na instalação, Em 2,4Ghz os APS estão muito baratos possibilitando vc ter kits clientes a um preço final bom, a NANO 2 tem o preço salgado mas segue na linha da praticidade e desempenho... Um AP legal para trabalhar hj é o SENAO ESR 1221 (Engenius) é possivel instalar a firmware em portugues e tem 4 saidas LAN, pode usar uma grade da aquario de 25dbi, uma caixa hermética da Steck e um par de POE, o kit ficará na faixa dos R$ 230. Trabalhar com plaquinhas PCI e USB tmbm funcionam bem porém dão mais mão de obra, acabam desconfigurando e vc não tem a opção do acesso remoto para configuração e verificação do funcionamento.

  4. #4

    Padrão

    Se tiver boa visada chfe, usa nano2 ou bullet2 que é garantido mesmo.

    Flws.

  5. #5
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Se eu entendi bem vc está começando e tem muito poucos clientes, nesse caso, acho que um nano seria muita coisa, principalmente para o bolso.
    Atente para que o link entre "RB411 mk3.10" e "PC-AP2" tenha um throughput maior do que a velocidade do ADSL do "PC-AP3" porque caso contrário vc vai estar desperdiçando link, além de poder prejudicar o desempenho de velocidade nos clientes que acessarem através desse link.
    Outra coisa é que imagino que não haja outra forma a não ser usando uma interface do "PC-AP1" para um link e uma segunda interface para entrada do segundo link que deve vir de um ponto-a-ponto separado do "PC-AP2" (que não tenha conexão com a rede atual do "PC-AP2", o importante é não "misturar" as redes)
    Mas em fim... leia sobre PCC que é o caminho... dai vc vai conseguir resolver ai... qualquer coisa posta ai...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Se eu entendi bem vc está começando e tem muito poucos clientes, nesse caso, acho que um nano seria muita coisa, principalmente para o bolso.
    Atente para que o link entre "RB411 mk3.10" e "PC-AP2" tenha um throughput maior do que a velocidade do ADSL do "PC-AP3" porque caso contrário vc vai estar desperdiçando link, além de poder prejudicar o desempenho de velocidade nos clientes que acessarem através desse link.
    Outra coisa é que imagino que não haja outra forma a não ser usando uma interface do "PC-AP1" para um link e uma segunda interface para entrada do segundo link que deve vir de um ponto-a-ponto separado do "PC-AP2" (que não tenha conexão com a rede atual do "PC-AP2", o importante é não "misturar" as redes)
    Mas em fim... leia sobre PCC que é o caminho... dai vc vai conseguir resolver ai... qualquer coisa posta ai...
    cara eu nao acho errado comecar com nano 2 normal!
    tem que comecar bonbando! se for mais caro que nao muda quase nada! use nano de uma vez!

    senão acontece que nem todos os provedores comecaram,
    usando equipamentos de pouca qualidade, e sabe oq acontece?
    os clientes reclamam ! e dai vc percebe que deveria ter comecado diferente,

    mesma coisas que as ditas plaquinhas! funciona funciona! mas aqui no provedor a gente ve a quantia que se encomoda, e se pudesse arrancar todas que tem ainda na rede eu arrancaria! mas se torna economicamente inviavel

  7. #7

  8. #8

    Padrão

    Para esta distancia vc pode utiliza a CPE-2615 da firemax que é mais barata que o nano e funciona muito bem...

  9. #9
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Vixx cara... respondi no tópico errado... heheh... Essa resposta era pra um outro tópico... hehh... só o primeiro paragrafo que era pra ser desse tópico... que "misturança"! hehe... Desculpem o descuido...

    Mas mesmo assim vamos lá...

    Em primeiro lugar concordo plenamente com vc, se é pra começar, começa direito!
    Mas tmb tem o outro lado da moeda, se ele tem um WR254 no ponto, não adianta nada colocar um Nano no cliente, é jogar dinheiro fora... nesse sentido eu penso que é melhor colocar um AP Bom + uma Direcional de 25dbi... se ajustar tudo direitinho fica uma maravilha...
    Mas óbvio que se ele colocasse um nano no POP e outro no cliente já seria muito melhor...

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    cara eu nao acho errado comecar com nano 2 normal!
    tem que comecar bonbando! se for mais caro que nao muda quase nada! use nano de uma vez!

    senão acontece que nem todos os provedores comecaram,
    usando equipamentos de pouca qualidade, e sabe oq acontece?
    os clientes reclamam ! e dai vc percebe que deveria ter comecado diferente,

    mesma coisas que as ditas plaquinhas! funciona funciona! mas aqui no provedor a gente ve a quantia que se encomoda, e se pudesse arrancar todas que tem ainda na rede eu arrancaria! mas se torna economicamente inviavel
    Última edição por pedemesa; 19-01-2010 às 09:45.

  10. #10

    Post

    use radios ou ns2 o mais recomendavel era o gi-link pq tem 5 portas mais ele ficou muito generico, agora tá saindo os greatek wr 2500g muito bons 5 portas tbm, cadastre o radio e deixe ele jogando dhcp fica até melhor porque se o cliente formatar a maquina você não prescisa ir lá instalar o driver ou se tiver 5 clientes pertos você usa uma antena e distribui ficará em bridge cada cliente tera sua velocidade separada

    qualquer duvida vc posta no forum

  11. #11

    Padrão

    pois eh ele tem um aprouter na torre! mas se ele quiser mudar quando tiver 15 clientes, é somente 1 equipamento para se mudado, e concerteza se mudar jah muda para um routerOS (e a questão que ele já tem o equipamento, ou coloca esse ap num cliente e compra um routerOS que seria o melhor, ou troca daqui uns 15 clientes quando sobrar mais R$).

    a questão de usar RTL8186 ( aps de plastico de 5 portas ) é que já esta começando a ser ultrapassado! a tecnologia nova tá aqui já
    esses aps de plastico ou de polietileno como diz o maia, vão ficar ultrapassados logo logo da mesma forma que as plaquinhas que iam dentro da cpu! agora se pensar em crescer e talz, coloca coisa boa! se der 40 pila a mais no valor do kit, é facil repasse para o cliente final! mas por favor de a qualidade a se cliente! os clientes finais não se importam de pagar 40 a mais de um kit! eles querem que a internet funcione direito.
    sem falar que sua empresa com qualidade ira crescer rapidamente.

    aqui na região atendemos em dois provedores parceiros! no total são em torno de 3500 clientes! utilizamos praticamente 100% ubiquiti no cliente final nesses ultimos meses!
    e quase nem instalamos mais clientes 2.4! a maioria já estamos colocando Nano5.8

    instalou bem! tem visada boa! tem um sinal bom! raramente volta no cliente!
    chegamos esquecer de alguns clientes as veses

    está ai a minha dica! claro cada um tem sua propria opinião